Com um evento grandioso que contou com a presença da direção da Mercedes-Benz do Brasil, autoridades civis, entre elas o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, fornecedores, concessionários e jornalistas, foi inaugurada nessa quarta-feira, dia 23 de março, a mais nova fábrica de automóveis do Brasil.

Em 19 meses desde o anúncio oficial até hoje, com a construção propriamente dita tendo levado apenas 13, a Mercedes-Benz investiu mais de 600 milhões de reais no novo local de produção de automóveis, localizado no município paulista de Iracemápolis, próximo a Limeira, com expectativa de criar cerca de 750 empregos na fábrica até o fim de 2016. Outras posições serão geradas pelos fornecedores e prestadores de serviços na região.

Esta é a quarta unidade de manufatura da marca no Brasil, onde  já está sendo produzido o sedã Classe C,  para depois do meio do ano a produção ser ampliada com o GLA.

Há muitas obras ainda em curso, a maior delas visa instalar a estamparia, armação de carroceria e pintura, já que os carros que estão sendo fabricados agora têm a carroceria importada já pintada, e a maioria dos componentes vêm do exterior. Com a progressiva negociação muitos sistemas e peças serão nacionalizados.

Serão cerca de 20.000 unidades por ano inicialmente. A inauguração da fábrica também comemora os 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil, a única marca a fabricar aqui carros, furgões de carga e de passageiros, ônibus e caminhões, uma extensa linha de produtos.

Aproximadamente 90 funcionários foram treinados em fábricas fora do Brasil, e têm o papel de disseminadores dos métodos da empresa para quem trabalha na nova unidade. O objetivo é manter a qualidade exatamente no mesmo nível encontrado em qualquer outra fábrica da Mercedes, seja na Alemanha, Tailândia, Índia ou Hungria, entre os 26 locais de onde saem os produtos da marca.

Estes colaboradores foram os escolhidos entre 500 que fizeram cursos no Senai de Iracemápolis, que junto com a Mercedes-Benz implantou o curso de técnico em montagem de sistemas automobilísticos, e todos são tratados como estrelas, explicando o slogan do evento “Stars build Stars“, estrelas constroem estrelas.

JJ

(120 visualizações, 1 hoje)