Há alguns anos, 2008,  Roland Gumpert, ex-chefe da área de rali da Audi nos tempos do Audi Quattro, fundou sua fábrica de carros, e lançou o Apollo. Um monstro alemão com cerca de 360 km/h de velocidade final, nunca foi nenhum primor de beleza, e desejado apenas por alguns poucos adoradores das raridades e dos carros sem desenho exagerado. O Apollo é um produto mais industrial do que de arte, se podemos simplificar assim.

Depois de praticamente falir em 2012, o dinheiro veio da China, que agora detêm a empresa, apesar do trabalho continuar sendo o mesmo, e feito no mesmo lugar, em Denkendorf, na Alemanha.

Agora em Genebra a empresa está mostrando um carro com estilo chocante, para ser analisado com cuidado e tempo, e batizado de Arrow (flecha), já se sabe que o desempenho não será pequeno.

Com motor 4 litros V-8 e dois turbos, de origem Audi, terá potência próxima dos 1.000 cv e 102 m.kgf de torque máximo a rotações ainda não divulgadas, tem câmbio de sete marchas sequencial e tração apenas traseira.

No chassis, tubos de aço e Kevlar com compósito de fibra de carbono para a cabine. A carroceria é de aluminio e fibra de carbono.

O peso não foi divulgado com precisão, mas afirma-se não mais de 1.200 kg, o que daria relação peso / potência de 1,2 kg/cv , permitindo os números de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e velocidade máxima de 359 km/h, passando, antes de chegar a ela, pelos 200 km/h em 8,8 segundos depois de sair da imobilidade.

O carro ainda não está pronto, e deverá começar a ser fabricado apenas no final de 2016.

JJ

 

 



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas