A melhor definição para a Fiat Toro é um suve moderno com caçamba e aptidão para trafegar em condições de terreno difíceis por oferecer tração 4×4, mas sem esquecer que muitos compradores hoje optam pelo suves de tração em duas rodas apenas, no  caso as dianteiras. Suve de cinco lugares verdadeiros, com cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos.

Seu porte é grande, 4.916 mm de comprimento, 1.844 mm de largura sem contar espelhos, 1.743 mm de altura e grande distância entre eixos, 2.990 mm.  Pesa, no caso da topo Volcano, 1.871 kg. A manobrabilidade está de acordo com seu porte, diâmetro mínimo de curva de 12,9 m, portanto está longe de ter vocação urbana. Seu elemento é mesmo a estrada, no caso do Brasil (cidades americanas há muitas décadas preveem veículos grandes).

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Para chegar à Toro, A FCA aplicou muita engenharia nela.  Ela deriva do suve Jeep Renegade, mas além do entre-eixos alongado em 420 mm, a suspensão traseira McPherson deu lugar a uma multibraço, capaz de lidar melhor com a carga útil de 1.000 kg, ante metade disso no Renegade. À suspensão traseira foram aplicadas molas de constante variável e auxílio de um corpo de poliuretano, mais outro entre o amortecedor e o suporte superior. Tudo, segundo a lógica o que diz a FCA, para tornar o veículo com o mesmo grau de conforto de marcha independente da carga a bordo. E como toda suspensão traseira multibraço, o posicionamento das rodas visa beneficiar o comportamento em curva, importante com toda essa carga a bordo.

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A suspensão traseira multibraço da Toro; freios traseiros são a tambor

Como o Jeep Renegade, a picape Toro é produzida na fábrica da FCA Latin America em Goiana (PE).

O desenho da Toro mostra as luzes de posição e de uso  diurno separada dos faróis principais, de efeito agradável, e a solução inusitada da tampa traseira da caçamba dividida e de abertura vertical, o que facilita o carregamento por se poder chegar próximo ao assoalho da caçamba de 829 litros, com estepe sob o veículo.  Um extensor de caçamba — que pode ser montado na fábrica —, aumenta esse volume em 405 litros.

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Tampa da caçamba dividida e de abertura vertical

Versões
São duas versões, Volcano e Freedom. A primeira custa R$ 116.500 é dotada do mesmo motor 2-litros turbo Multijet do Renegade, 170 cv 3.750 rpm e 35,7  m·kgf a 1.750 rpm, câmbio automático epicíclico  (ZF) de 9 marchas e tração 4×4 sob demanda.

A Freedom, como o nome ‘liberdade’ em inglês diz,  oferece opções de motorização, câmbio e tração.  E possível ter o mesmo motor diesel, com tração 4×2  ou 4×4,  câmbio manual de 6 marchas nos dois casos. Custam respectivamente R$ 93.900 e R$ 101,900. Mas a capacidade de carga da Freedom 1,8 flex  é de 650 kg somente.

E há a versão flex gasolina-álcool com motor E.torQ EVO 1,8-L (1,75-L, mais corretamente) (com injeção de gasolina para partida a frio) de 135/139 cv a 5.750 e 18,8/19,3 m·kgf a 3.750 rpm, que evoluiu com coletor de admissão de dois roteiros e bomba de óleo de vazão variável, que desenvolvia 130/132 cv a 5.250 rpm e 18,6/19,1 m·kgf à mesma rotação (considerar sempre números com gasolina e álcool).  Neste versão a tração é apenas 4×2 com câmbio automático de 6 marchas (Aisin). É a Toro de menor preço, R$ 76.500.

Há também uma série especial chamada 1,8 Opening Edition, por R$ 84.500, com um pacote de equipamentos.

Como andam

Claro, a Freedom diesel 4×2 é mais rápida, com aceleração 0-100 km/h em 9,5 s e velocidade máxima de 190 km/h.  Se for a 4×4, é igual à 4×4 no 0-a-100 km/h  9,5 s, mas a máxima é de 188 km/h. A diferença de peso entre as duas é pequena,  29 kg (1779 x 1,708 kg). Com pneus 225/70R16, a v/1000 em 6ª é 39,3 km/h, 120 km/h com motor a 2.500 rpm. A velocidade máxima certamente é em 5ª, 3.050 rpm. O corte de  rotação é a 5.000 rpm.

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A Freedom 1,8 que dirigi

A Volcano, com eu disse, pesa 1.871 kg, e isso se reflete no 0 a 100 km/h em 10 s, uma pequena diferença. A velocidade máxima repete a da Freedom de mesmo motor e tração 4×4, 188 km/h. A grande diferença é o câmbio de 9 marchas, em que a v/1000 em 9ª é de nada menos que 63,8 km/h, o que representa 120 km/h a 1.880 rpm. Provavelmente atinja a velocidade máxima em 7ª, a 4.350 rpm.

A Freedom 1,8-L tem desempenho mediano e quem a comprar sabe que não terá nem de perto do desempenho das diesel, e seria bem-vindo um câmbio manual. A FCA, embora afirme que o público comprador desse tipo de veículo prefira o automático, acenou que possível que venha um versão manual posteriormente. Mas mesmo com sai hoje dá para usar sem problema.

Só foram divulgados dedos de consumo da Freedom com motor 1,8-L, dados Inmetro/PBE, que é de 8,3 e 10,5 km/l, cidade e estrada, com gasolina e 5,8 e 7,4 km/l com álcool.

O rodar é agradável, nos poucos pisos irregulares encontrados na região o contato com o solo é perfeito e ela ataca as  curvas com precisão e desenvoltura. É mais um grande acerto sob responsabilidade do engenheiro italiano  Claudio Demaria, diretor de engenharia da FCA Latin America.

A posição  de dirigir é de automóvel, com pouca altura do banco em relação ao assoalho, os instrumentos têm boa legibilidade praticamente “Wolfsburg”, embora o conta-giros fique  à direita —  e falta a faixa degradê no para-brisa!

O único senão da dirigibilidade é na Freedom diesel, em que a carga do pedal de embreagem é bem alta e sua progressividade é pequena, o que vai requerer adaptação pelo motorista. A operação do câmbio manual (a cabo) é muito precisa.

A habitabilidade é boa, com espaço razoável para os ocupantes do banco traseiro, que não encontram um túnel central tão alto.

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“Eu atrás de mim”, espaço razoável no banco traseiro; o vidro das portas traseiras baixam completamente

A marca Fiat está entrando num segmento até agora inexplorado, apesar de dominar absoluta o mercado de picapes derivadas de automóveis, com a Strada. A rede de concessionárias se verá diante de igual quadro de quando a Volkswagen lançou a Amarok.

A FCA tem planos ambiciosos para a Toro, espera chegar a 50.000 unidades por ano. E a concorrência é forte, há a Renault Oroch.

BS

 

Os detalhes das versões

FREEDOM 1,8

Itens de série

.Abertura elétrica bocal de abastecimento
. Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
.Apoia-pé para o motorista
.Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
.Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
.Ar-condicionado
.ASR (Controle de Tração)
.Banco do motorista com regulagem de altura
.Bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira
.Bolsa porta-objetos nas portas
.Câmbio automático de 6 marchas
.Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas
.Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
.Cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos
.Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia).
Conta-giros
.Controlador e limitador de velocidade.
.Direção assistida elétrica
.Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
.ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
.Estepe tamanho normal
.Espelho no para-sol lado motorista e passageiro
.Follow me home
.Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
.Ganchos para amarração de carga na caçamba
.Hodômetro digital (total e parcial)
.Hill Holder
.Kit aerodinâmico
.Lanterna traseira a LED
.Lanterna traseira de neblina
.Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
.Luz de leitura
.Para-choque traseiro com soleira cromada
.Porta-escadas
.Porta-óculos
.Porta-luvas iluminado
.Quadro de instrumentos 3,5″ com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT
.Rádio Connect (RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming)
.Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
.Revestimento de caçamba
.Rodas de aço estampado 16”
.Sensor de estacionamento traseiro
.Suspensão traseira multibraço
.Tampa traseira dupla com abertura elétrica
.Tomada 12V
.Travas elétricas (rravamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
.Vidros climatizados verdes
.Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
.Volante com regulagem de altura e profundidade
.Volante EAS – Energy Absorbing System
.Volante com comandos de áudio e fone

Nota: a Freedom diesel tem alguns itens mais, como iluminação da caçamba, protetor de cárter

Itens opcionais

. Teto solar elétrico
. Roda liga Leve 16″; Kit parafusos antifurto das rodas (um por roda)
. Bancos revestidos parcialmente em couro
. Barras longitudinais no teto
. Pintura metálica
Kit Pleasure 1 – Faróis de neblina; .Retrovisores externos elétricos com memoria ( Tilt down /rebatimento / luz de conforto); Capota Marítima.
Kit Pleasure 2 – Apoia braço traseiro; Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico); Kit externo (Grade frontal com cromado + Maçanetas e retrovisores externos pintados); Porta objetos passageiro; Apoia-braço central traseiro; Para-sol Iluminado; 2ª Tomada 12V; 2ª entrada USB; Brake Light; Iluminação de caçamba; Alarme.
kit Safety – Side bags dianteiros; Window bags; Knee bag (Air bag de joelho motorista);TPMS (Sensor de pressão dos pneus); Bancos revestidos parcialmente em couro.
Kit Techno 1 – Ar condicionado dual zone; Câmera de ré traseira; Volante em couro com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta; Voice recogniton; Central Multimidia Uconnect Touch NAV 5”; 6 Alto Falantes; Tapete em carpete.

 

CORES SÓLIDAS

– Branco Ambiente
– Vermelho Colorado
– Preto Shadow

CORES METÁLICAS

– Prata Melfi
– Vermelho Tribal
– Marron Horizon
– Preto Carbon
– Verde Botanic

 

VOLCANO 2,0

Itens de série

Abertura elétrica bocal de abastecimento
.Alarme
. Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
.Apoia-braço central traseiro com porta-copos
.Apoia-pé para o motorista
.Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
.Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
.Ar-condicionado dual zone
.ASR (Controle de Tração)
.Banco do motorista com regulagem de altura
.Banco do passageiro rebatível e porta-objeto
.Barras longitudinais no teto
.Bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira
.Bolsa porta-objetos nas portas
.Câmbio automático de 9 velocidades
.Câmera de ré
.Central Multimidia Uconnect Touch NAV 5” (comandos de voz, com porta USB, viva voz Bluetooth e função áudio Streaming)
.Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas
.Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
.Cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos
.Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia)
.Console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos
.Conta-giros
.Controlador e limitador de velocidade.
.Direção assistida elétrica
.Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
.ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
.Espelho no para-sol lado motorista e passageiro iluminado
.Faróis de neblina com sistema Cornering
.Faróis com sistema DRL
.Follow me home
.Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
.Ganchos para amarração de carga na caçamba
.Grade frontal com cromado
.Hodômetro digital (total e parcial)
.Hill Holder
.Hill Descent Control
.Iluminação de caçamba

.Iluminação interna com efeito night design
.Kit ferramenta
.Lanterna traseira a LED
.Lanterna traseira de neblina
.Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
.Luz de leitura
.Maçanetas externas cromadas e retrovisores externos pintados
.Para-choque traseiro com soleira cromada
.Para-sol iluminado
.Porta-escadas
.Porta-óculos
.Porta-luvas iluminado
.Protetor de cárter
.Quadro de instrumentos com display 7” colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional
.Rádio Connect (RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth e função áudio Streaming)
.Retrovisores externos elétricos com memória (Tilt down/rebatimento/luz de conforto) e com luzes indicadoras de direção integradas
.Revestimento de caçamba
.Rodas de aço estampado 17” + pneus de uso misto
.Sensor de estacionamento traseiro
.Sistema 4WD (4×4)
.Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro
.Soleira metálica
.Suspensão traseira multibraço
.Tampa traseira dupla com abertura elétrica
.Terceira luz de freio
.Tomada 12 V
.Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
.Vidros climatizados verdes
.Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
.Volante com regulagem de altura e profundidade
.Volante EAS – Energy Absorbing System
.Volante em couro com comandos de áudio e fone.
.2ª Tomada 12V; 2ª entrada USB
.6 Alto falantes

 

Itens opcionais

. Teto solar elétrico
. Bancos revestidos parcialmente em couro
. Pintura metálica
kit Safe – Side bags dianteiros; Window bags; Knee bag (Air bag de joelho motorista);TPMS (Sensor de pressão dos pneus); Bancos revestidos parcialmente em couro; Banco motorista com regulagem elétrica (assento em 8 posições).
Kit Techno 3 – Kit Hight Tech (sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico); Keyless entry’n’go; Partida remota; Voice recogniton; Volante com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta; Capota marítima.

Cores sólidas  

– Branco Ambiente
– Vermelho Colorado
– Preto Shadow

Cores metálicas     

– Prata Melfi
– Vermelho Tribal
– Marron Horizon
– Preto Carbon
– Verde Botanic

 

 

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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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