O Gol e o Voyage 2017, ainda em sua 5ªgeração e  que completa oito anos em julho — a 6ª só deve chegar em 2018 — acabam de receber modificações importantes, anunciadas hoje pela VW.  As versões de 1 litro ganham o motor de 3 cilindros EA-211,  representando fim de carreira para o 4-cilindros EA-111 na linha Gol, e foram aportadas algumas modificações na carroceria, principalmente internas. Estas estão no painel de instrumentos completamente redesenhado, em sintonia com os tempos atuais, uma mudança oportuna e sobretudo necessária para os olhares voltarem ao ex-rei do mercado brasileiro, reinado que durou 27 anos (1987-2013).

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Painel do novo Gol/Voyage 2017 (divulgação)

Assim era o painel até então:

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Uma solução magnífica associada ao novo painel é o suporte para telefones móveis. incluído em qualquer dos dois pacotes de infotenimento.

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Uma ótima solução, ter onde fixar o aparelho móvel; pode ficar na vertical também, os grampos de fixação são ajustáveis (foto divulgação)

As mudanças externa foram menores, especialmente na dianteira, que conserva a “cara Wolfsburg” que vem dando identidade à marca nos últimos anos. Na traseira do Gol está a mudança de maior impacto, o formato do vidro traseiro que passou a ter a base reta, evocando o primeiro Gol, de 1980.

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Na traseira do Gol, a maior mudança, formato do vidro (foto divulgação)

No Voyage praticamente não houve mudanças, a mais significativa, claro, sendo o painel. O que não mudou nos dois modelos foi o motor 1,6-litro, que permanece o “MSI pobre”, ou seja, o EA-111, na versão Highline. Era de se esperar que a VW aproveitasse o momento da mudança radical da motorização 1-L no Gol e no Voyage para estabelecer um marco divisor na linha aplicando o EA-211 (o MSI “rico”),  superior em tudo ao EA-111. Certamente adicionaria valor ao Gol e ao Voyage.

O três-cilindros

No caso das versões 1-litro do Gol e do Voyage, Trendiline e Comfortline, houve nítida adição de valor com a aplicação do EA-211 tricilíndrico, um motor incomparavelmente mais moderno que o anterior. A potência é maior, passou de 72/76 cv (sempre gasolina antes, “norma” do AE) a 5.250 rpm para 75/82 cv a 6.250 rpm. Com gasolina o torque ficou igual, mas a rotação de pico baixou de 3.850 para 3.000 rpm e segue num platô até àquela rotação superior. Mas com álcool o torque caiu de 10,6 para 10,4 m·kgf, com o mesmo comportamento de rotações de com gasolina. Ou seja, houve aumento de potência à custa de rotação e aumentou a elasticidade devido ao torque máximo ocorrer em rotação mais baixa agora, havendo mais potência em giro baixo.

Dirigindo-os percebe-se melhora nítida  em acelerações e retomadas, apesar de ter havido alongamento de todas as marchas mantendo a mesma relação de diferencial. Veja na tabela abaixo, considerando a maior medida dos pneus, 175/70R14, raio dinâmico 292 mm:

 

EA-111 4-cilindros EA-211 3-cilindros
Marcha Diferencial v/1000 Marcha Diferencial v/1000 Dif. + %
4,167 4,929 5,360 3,769 4,929 5,926 10,6
2,300 4,929 9,710 2,095 4,929 10,660 9,8
1,433 4,929 15,585 1,281 4,929 17,434 11,9
0,975 4,929 22,906 0,927 4,929 24,092 5,2
0,776 4,929 28,780 0,740 4,929 30,180 4,9

 

A aceleração 0-100 km/h era feita em 14,4/14,1 segundos e agora é em 12,6/12,3 segundos, um ganho apreciável. Melhorou também a velocidade máxima, que passou de 158/160 km/h para 168/170 km/h (álcool), outro ótimo ganho. A diferença de área frontal corrigida entre o antigo é o novo é pequena, era 0,702 m², é 0,693 m² agora, informa a fábrica, diferença de 1,3% (os Cx são iguais, a diferença é na área frontal, 2,01 m² ante 2,03 m²). É pouco mas sempre ajuda, como também contribuem os pneus de baixo atrito de rolamento.

Com o alongamento das marchas, o motor, quando o carro está na sua velocidade máxima, agora fica aquém da rotação de potência máxima em 650 rpm, a 5.600 rpm. Antes, ultrapassava-a em 300 rpm, a 5.550 rpm. Com a alteração das relações das marchas, que antes era 4.170 rpm a 120 km/h em 5ª marcha, agora é quase 4.000 rpm.  Como já sentido no up!, a suavidade de funcionamento desse motor faz 4.000 rpm parecer menos. Continua a impressionar a voracidade para subir de giro, chegando ao corte limpo a 6.500 rpm bem antes do que se espera.

Há um quê de estranho, escutar “um som de up!” num Gol ou Voyage, já que é uma novidade na linha, sendo que o mesmo não ocorreu com o up! por se tratar de um produto inédito entre nós. Estranho, mas nada ruim, pelo contrário, trata-se de real vida nova aos dois VW.

De resto, o Gol e o Voyage são como vinho, estão cada vez melhores de andar. A sensação de robustez que passam é notável, como é seu temperamento na hora de serem exigidos ao máximo. A precisão da direção, o funcionamento suave de todos os comandos, o rodar firme sem ser duro, tudo leva a acreditar estarem esses dois no melhor de sua forma.

O “estarem como vinho” reflete-se também na impressão de boa fabricação e montagem, com uma qualidade de pintura que impressiona de tão perfeita.

App-Connect, a novidade

O App-Connect é o novo sistema de infotenimento da Volkswagen, uma tecnologia global que equipa também o novo Passat. O sistema permite o espelhamento de smartphones na tela tátil com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. As telas são de alta definição em cores e de 6,33 polegadas para máxima visualização e interatividade, além da leitura de mensagens de texto (SMS, short message service) do telefone celular por meio dos alto-falantes. Além disso, é possível responder a mensagem por comando de voz, que enviada em formato SMS. Outro benefício do AppConnect é se poder parear dois celulares ao mesmo tempo, uma facilidade que traz grande benefício.

Para registrar a chegada do Gol mais conectado de sua história de 36 anos, foi criado o pacote “Gol Connect”, uma série especial exclusivamente na cor azul Lagoon, de grande jovialidade. A cor está na carroceria bem como no painel e nos exclusivos tecido dos bancos.

O Gol Connect vem com central multimídia Discovery Media, a topo de linha, que além do espelhamento traz um sistema de navegação integrado. A versão pode ser equipada com a novidade que é suporte para celular posicionado no centro do painel em posição elevada, de perfeita visibilidade, para um dirigir mais seguro e também interativo. A série inclui adesivos pertinentes a ela, um pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e exclusivas rodas de aro 15 com pneus 195/55R15 de baixa resistência de rolagem.

Matéria provisória

No momento que está matéria foi para a rede, 19h30, hora determinada pela VW como fim do embargo de mídia, o AE está no evento de apresentação desses novos VW, no Citibank Hall, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo.

Assim que possível essa matéria será atualizada com os preços e amanhã (terça 23/2) será publicada matéria mais ampla.

Launch

O momento em que o Voyage e o Gol foram apresentados oficialmente nesta noite de segunda-feira (foto autor)

BS

Atualização (22/2 20h30 e 22h30)

Preços do Gol:

1-litro
Trendline: R$ 34.890
Comfortline: R$ 42.690

1,6-litro
Trendline: R$ 40.190
Comfortline: R$ 47.490 (I-Motion + R$ 3.300)
Highline: R$ 51.990 (I-Motion + R$ 3.300)

Gol Connect
1,0 manual R$ 45.190
1,6 manual R$ 49.990 (I-Motion + R$ 3.300)

Preços do Voyage:

1-litro
Trendline :R$ 40.990
Comfortline: R$ 46.590

1-6-litro
Trendline :R$ 44.590
Comfortline:   R$ 49.790 (I-Motion + R$ 3.300)
Highline:  R$ 55.290 (I-Motion + R$ 3.300)

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Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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