O Dodge Viper ACR, a versão dedicada às pistas, está registrado como o carro de rua detentor do maior número de recordes de pistas de corrida de todos os tempos.

São treze os autódromos em que esse impressionante carro, que será descontinuado em 2017, foi o mais rápido em tomadas de tempo com esse objetivo específico.

Algumas são a manhosa Laguna Seca, Road Atlanta e a  Virginia International Raceway. Os tempos estão certificados pelo SCCA  — Sports Car Club of America.

Um dos tempos mais interessantes é o de Laguna Seca, onde o piloto Randy Pobst no Viper ACR com o pacote aerodinâmico Extreme Aero,  marcou  1 minuto 28 segundos e 65 centésimos,  1 segundo e 243 milésimos  mais rápido que o potente Porsche 918. Essa diferença se traduz visualmente no comprimento de onze carros.

Apesar do Viper ter menos potência que o Challenger e o Charger Hellcat, a origem e os anos de desenvolvimento do Viper em corridas ao redor do globo o faz chegar a  ter um chassis muito melhor resolvido para andar rápido em pistas fechadas, e os tempos provam isto. A versão American Club Racer foi assim batizada de acordo com o uso dedicado do carro para as pistas, podendo ser comprado por qualquer pessoa interessada em participar de corridas.

O Viper nunca deu lucro ao fabricante, mas fez a marca ter uma valorização de imagem e lucros indiretos decorrentes disso. É um case de marketing e negócios, além de ser um dos carros mais entusiasmantes de todos os tempos.

São 645 hp (654 cv) sem nenhum tipo de superalimentação, mas com freios cerâmicos da Brembo, pneus Kumho específicos para o carro e um pacote aerodinâmico para grande eficiência, com 771 kgf de força vertical descendente (downforce) na velocidade máxima de 284 km/h. Como a aerodinâmica é regulável, velocidades maiores podem ser atingidas com menos downforce. Tão interessante ainda é saber que o carro é homologado para uso em ruas pela EPA (Agência de Proteção Ambiental), atendendo a todas as normas de segurança e emissões de poluentes como qualquer outro carro de rua.

As pistas são as seguintes: Laguna Seca, Califórnia; Road Atlanta, Geórgia; Wartford Hills, Michigan; Nelson Ledges, Ohio; Motown Mile, Detroit; GingerMan, Michigan; Pittsburgh, Pensilvânia; Grattan, Michigan; Virginia International, Virgínia; Willow Springs, Califórnia; MotorSport Ranch, Texas; Buttonwillow, Califórnia; Inde Ranch, Arizona.  

Dos treze, onze recordes foram batidos pelo engenheiro de desenvolvimento de dinâmica veicular Chris Winkler, um profissional que trabalha há cerca de vinte anos com o Viper.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Publicações Relacionadas

  • m.n.a.

    DODGE VIPER ACR É RECORDISTA EM 13 PISTAS DOS ESTADOS UNIDOS

    …seria um título melhor para essa matéria….

    • m.n.a.
      títulos não devem ser longos demais e na matéria essas pistas estão mencionadas.

  • Gustavo Borges

    Dodge viper é um carro lindo. É incrível de se ver na pista.
    É uma pena ser descontinuado. Quem sabe nosso querido Sergio mude de idea e continue com a linha viper(inclusive com nova geração no futuro).

  • Brenno

    Só um detalhe: Essa víbora ACR é calibrada para atingir máxima de apenas 284 km/h nessas pistas? Pois ao meu ver, essa versão pode atingir mais de 330 km/h. De resto, é uma lenda, é visceral, não tem frescuras. Lembrei de um comercial quando a Víbora era mais novinha: https://www.youtube.com/watch?v=6FLaLZH07J8

  • Christian Bernert

    Curioso para saber o que este Dodge Viper ACR faria no “Grüne Hölle”.