Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas FORD FAZ PESQUISA DE CORES E NASCE SITE DO FOCUS – Autoentusiastas

Para criar as cores dos veículos, os designers da Ford buscam inspiração nas últimas tendências de diferentes áreas, desde moda e mobiliário até smartphones. Esse trabalho inclui a produção de séries especiais, como a recente Black and Red Edition, em preto e vermelho, do Ford Focus na Europa.

“Cores contrastantes, fortes e expressivas costumavam ser reservadas para os extrovertidos, mas agora são parte de uma tendência muito maior que inclui não só carros como roupas e produtos eletrônicos”, diz John McLeod, designer-chefe de Personalização de Veículos da Ford Europa. “Vermelho e preto são tradicionalmente cores esportivas e as duas juntas fazem uma combinação muito arrojada, ideal para fãs de emoções. Não é um carro para pessoas comuns”.

Para muitas pessoas, a cor e o estilo dos carros demonstram traços da personalidade do dono e como ela gostaria de ser vista pelo mundo. Um recente estudo da Ford Europa buscou entender melhor essa relação e o apelo que determinadas cores têm para o consumidor. Entre outras revelações, ele mostrou que, em muitos casos, há grandes diferenças entre homens e mulheres que escolhem a mesma cor de veículo.

Ao todo, foram entrevistadas 204 pessoas de 25 a 65 anos no Reino Unido, por meio do método NEO PI-3, um instrumento de avaliação da personalidade. Para mostrar qual cor de veículo mais combina com cada pessoa, a marca disponibilizou um questionário on-line que traz também algumas descrições de personalidade (clique aqui para ver o teste em inglês).

Por exemplo, mulheres que preferem carros pretos muitas vezes se veem como criativas e centradas na realização de tarefas, podendo ficar descontentes rapidamente se as coisas não acontecem como querem. Já os homens fãs dessa cor de automóvel se dizem desorganizados, facilmente distraídos e dependentes de outros para completar projetos.

Por sua vez, homens que gostam de carros azuis seguem mais a emoção do que a razão quando precisam tomar decisões. Já as mulheres buscam harmonia nos relacionamentos, evitam conflitos e têm grande força de vontade.

Homens que dirigem carros azul escuro, e aqueles que usam ternos dessa cor, tendem a ser mais conservadores. Os que preferem carros vermelhos tendem a ser mais organizados pessoalmente, metódicos e objetivos. Já o público masculino que gosta de carros da cor prata acha mais fácil manter a calma em momentos de estresse. Para as mulheres, as cores de carros prata, azul escuro e vermelho não tiveram claramente indicados os seus traços marcantes de personalidade.

O assunto é bastante interessante, mas devemos lembrar que há mais comportamentos humanos do que cores de carros.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • BrunoL

    Na verdade, nem só a cor dos carros refletem algum traço de personalidade. O modelo escolhido, na minha opinião, revela muito mais e com maior precisão.

  • Lorenzo Frigerio

    Você pode ter seu Focus em qualquer cor, desde que seja preto, prata, cinza ou branco.

  • Lorenzo Frigerio

    Mr. Car, outro dia vi um tiozão dirigindo um Jetta TSI que só pode ter
    sido encomendado: azul metálico médio, com bancos creme. Uma pessoa de
    bom gosto. Eu não teria dificuldade de encomendar um igual.

  • BlueGopher

    Mais do que refletir a personalidade do motorista, creio que elas refletem sua disponibilidade na comumente reduzida paleta de cores do fabricante.