Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas INFORMAÇÕES SOBRE CAMPANHAS OU RECALL – Autoentusiastas

Os Estados Unidos se notabilizaram por ser o primeiro país onde os direitos dos consumidores se fizeram valer de verdade, e na área de veículos esse assunto é vasto, já que se trata de um produto complexo.

Para auxiliar os donos de veículos, existe um serviço interessante da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) –  Administração Nacional de Segurança Viária –  que é um mecanismo em seu site que permite que qualquer pessoa com acesso à internet receba informações sobre convocações de correção de defeitos, os conhecidos recalls. O sistema é simples e gratuito, acessível pela página abaixo, em inglês.

http://www-odi.nhtsa.dot.gov/subscriptions/index.cfm

Podem ser selecionados os tipos de informações que se deseja receber, campanhas de todos os carros, apenas por marca e modelo, pneus, bancos de segurança de crianças, motocicletas, capacetes, outros equipamentos para motos, ônibus escolares, e até trailers e motorhomes, comuns por lá.

Uma outra capacidade interessante do site da “Nitsa”, como se fala no jargão da indústria, é que qualquer cidadão americano pode entrar com um pedido de investigação, para que a agência do governo descubra se algo que o usuário verificou como sendo problema é real.

Além dessa comodidade, pode-se pesquisar todo recall feito em território americano, inclusive colocando-se o VIN (número de chassis) para se saber se um carro específico teve algum recall e qual foi. Também se recebe a informação quando uma investigação é aberta, para que se fique atento ao possível problema em seu próprio veículo.

Apesar de estarmos falando de Estados Unidos, muitos modelos vendidos lá são iguais ou similares aos que temos no Brasil, e ter essa fonte de informação é muito importante também por aqui.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • walterjundiai

    Tem um certo fabricante lá de Minas Gerais cuja “qualidade” das peças já se tornou regra e seus carros mereciam um recall.Mas o povão continua comprando, fazer o que né ? Estamos no Brasil…