Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas FLUENCE SM3 É O ELÉTRICO MAIS VENDIDO NA COREIA – Autoentusiastas

Dentro de sua meta de permanecer como líder de vendas em veículos de emissão zero no mundo, hoje com mais de 274 mil unidades, a aliança Renault-Nissan, através de sua empresa coreana, a RSM (Renault Samsung Motors), domina o mercado naquele país, com um terço de todos os veículos elétricos lá circulando.

O Fluence SM3 Z.E. tem 1.767 unidades nas ruas desde 2013, quando foi lançado, com 1.043 sendo vendidos só em 2015. O carro é 100% elétrico e boa parte do desenvolvimento do modelo foi feito lá mesmo.

Para incrementar o desejo de compra, há 16 centros-piloto para manter a frota nas 226 concessionárias. Há também um centro de reparação de baterias. Por parte do governo, os incentivos estão na compra, com bônus, além de carregadores públicos de uso gratuito e estacionamentos com preços reduzidos.

O Fluence elétrico é o único sedã médio no mercado de lá, e tem 135 km de autonomia. É usado como veículo oficial e táxis na capital, Seul, além dos clientes particulares.

A título de lembrança, no final de 2015, o Contran homologou para emplacamento no Brasil o pequeno Twizy, conforme já noticiamos aqui no AE.

JJ



Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.