Três anos atrás a BMW e a Toyota iniciaram os trabalhos para desenvolver veículos esportivos, cujas primeiras unidades de produção deverão ser entregues em 2018.

O primeiro fruto da parceria deverá ser o Z5 da BMW. Esse carro deverá ser também basicamente o novo Supra, um nome de peso dentro da Toyota, e que deixou muitas saudades dos entusiastas quando parou de ser produzido em 2002.

Como não poderia deixar de ser com esportivos modernos provenientes de grandes empresas de alcance global, devem ser híbridos, com esse sistema vindo do expertise da Toyota, e o motor de combustão interna sendo BMW, bem como a transmissão toda, levando a força para as rodas traseiras.

As fotos da unidade disfarçada mostram um carro com teto flexível, que não deverá chegar à produção, já que tetos rígidos dobráveis já são a norma nesse segmento de conversíveis há um bom tempo.

Há dois anos a Toyota mostrou o conceito FT-1 em Detroit, e o Supra deverá ter várias características de estilo deste.

Para fazer tudo mais desejável ainda, o novo carro poderá também utilizar a tecnologia de compósito de fibra de carbono já usada hoje nos elétricos da BMW, o i3 e no híbrido i8.

Como o atual Z4 foi lançado na primavera de 2009, o novo Z5 tem tudo para substituir esse modelo, que vem tendo suas vendas diminuídas no principal mercado, os Estados Unidos.

Imaginar uma mecânica BMW e as qualidades construtivas da Toyota, que buscam simplicidade somada a grande qualidade, nos deixam ansiosos pela chegada dos carros às concessionárias.

JJ



Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 7)

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.