Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas DELOREAN VOLTARÁ A SER PRODUZIDO – Autoentusiastas

No final de 2015, o Congresso dos Estados Unidos da América aprovou mudanças importantes para os fabricantes de réplicas. O resumo da nova lei é que um carro que seja uma cópia de um outro feito há pelo menos 25 anos antes, não precisa atender testes de impacto como de carros novos. Os testes de emissões não mudam, ou seja, os motores precisam ser pouco poluentes e atender as leis em vigor no ano de produção da réplica. Podem ser usados motores de outros carros já certificados, simplificando muito o processo. A lei se chama Low Volume Motor Vehicle Manufacturers Act (H.R. 2675), e a quantidade máxima é de 325 carros de cada modelo.

Isso abriu o mundo por lá, com muitas ideias incubadas podendo se tornar realidade, e vários fabricantes já existentes podendo criar novos projetos sem os elevados custos de certificar seu produto nas regras de testes de impacto.

O que acontece agora então é que empresas como a DeLorean Motor Company, sediada em Humble, Texas, bem perto de Houston, pode começar a produzir e vender o DMC-12, carro mundialmente famoso devido à trilogia cinematográfica “De volta para o futuro”,  que é de conhecimento de todos que gostam de filmes de ação, aventura ou simplesmente diversão pura.

A empresa existe desde 1995, tem os direitos sobre o modelo e todos os equipamentos da antiga fábrica irlandesa. Vende peças aos donos desse interessante carro, além de consertar, restaurar e vender carros usados. Desenvolvem e comercializam também kits de solução de problemas crônicos, como, por exemplo, um reforço da fixação da barra estabilizador dianteira ao chassis. Em suma, é o lugar para se manter de forma correta o conhecidíssimo DeLorean.

Com a nova lei, que também vai gerar empregos (e isso é o que importa de verdade), a empresa espera vender pelo menos 300 novos DMC-12 por ano, começando em 2017. Ainda não foi anunciado o motor que será usado nesses carros zero quilômetro.

O negócio é bem estabelecido, com cinco unidades nos Estados Unidos, Texas, Flórida, Califórnia, Illinois e Washington, e pode ser melhor entendido no site oficial www.delorean.com .

O renascimento do DMC-12 é o melhor exemplo de voltar para o futuro.

JJ

Sobre o Autor

Juvenal Jorge
Editor Associado

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

  • Victor_maravs

    “Longa vida à livre iniciativa, às boas ideias e as pessoas que dedicam sua inventividade à criação de obras que fazem do mundo um lugar mais legal.”

    Assino embaixo!