Foi um grande ano, esse que está a poucas horas de terminar. Caminhamos juntos, o AE e seus leitores e leitoras, mais do que nunca em nossa história de sete anos e cinco meses.

Este ano foi marcado por dois momentos inesquecíveis, o I Passeio AUTOentusiastas em julho e o I Encontro AUTOentusiastas, em dezembro, este inaugurando uma parceria com o Box 54 que renderá muitos frutos. A pedidos de alguns leitores, já estamos planejando a I Convergência AUTOentusiastas, leitores saindo do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo em seus carros e todos se encontrando com os AUTOentusiastas em alguma cidade ou ponto a ser definido; outras Convergências, sempre saindo de três capitais, estão nos nossos planos.

 

AA

O I Passeio AUTOentusiastas, em julho

Outro fato notável foi a equipe AE ter crescido, e como!

Além das já consagradas colunas “Conversa de Pista” do Wagner Gonzalez, “Visão Feminina” da Nora Gonzalez e “De Carro Por Aí” do Roberto Nasser, no começo do ano Boris Feldman passou escrever sua quase homônima coluna “Opinião de Boris Feldman” aos sábados. Em março chegou Fernando Calmon, um dos maiores nomes, se não o maior, do jornalismo especializado em veículos, com sua coluna “Alta Roda” toda quarta-feira. Em agosto foi a vez do “papa” em Volkswagen, Alexander Gromow, se juntar ao time de colunistas, escrevendo a coluna “Falando de Fusca” toda segunda-feira.

O nosso grande time de editores recebeu reforço do Luís Fernando Carqueijo, focado em off-road, para compartilhar seu vasto conhecimento do mundo dos veículos 4×4. E fechando o ano com chave de ouro chegou ao AE uma grande personalidade do mundo editorial, o editor Sérgio Berezovsky, com toda a sua bagagem acumulada em 38 anos nos principais veículos de imprensa de São Paulo, dos quais 13 em posições-chave na revista Quatro Rodas.

Somando editores e colunistas, somos 21 agora. Que timaço!

No dia 21 de novembro inauguramos o site reformulado, juntamente com o novo logotipo e a nova abreviação oficial do AUTOentusiastas, AE no lugar de Ae. Embora o anterior só estivesse em uso há 16 meses, estávamos devendo um visual mais moderno e de navegação mais dinâmica e fácil.

Nesse pacote de mudanças um aspecto mereceram atenção especial as fotos, bem maiores agora. Outra medida foi eliminar a margem direita justificada (uniforme) dos textos visando garantir superior legibilidade a quem acessa o AE por smartphones e tablets, que já chega a 30% dos leitores. Mas com a hifenização adotada, inexistente antes, a margem direita fica bem pouco irregular. Enfim, a preocupação foi aprimorar as funcionalidades, o que deu um bocado de trabalho junto ao desenvolvedor Eduardo Sardinha.

Uma boa notícia é que se encontra-se em preparação o site irmão AUTOentusiastas Classic, que terá todo o conteúdo do AE do período blog, ou seja de agosto de 2008 a julho de 2014. Temos recebidos muitos pedidos para disponibilizar as matérias antigas. Até o final de janeiro o autoentusiastasclassic.com.br deve estar no ar. Mas as melhores matérias serão paulatinamente republicadas no novo AE.

Aqui no AE, ainda que haja fundamento prático para tal, não deixamos o pessimismo nos abater. Nesses períodos mais difíceis não adianta se lamentar ou reclamar. O que resolve é arregaçar as mangas e fazer o que tem que ser feito, trabalhar. É a única maneira de se colher frutos no futuro. E em 2016 não vai ser diferente. Nosso entusiasmo não será diferente.

E para nós a continuidade da participação dos leitores é fundamental e estimulante. Vamos para mais um ano!

Que venha 2016!

Tenham todos os leitores e leitoras um Ano Novo repleto de alegrias e realizações!

Com o abraço de

Arnaldo Keller
Alexander Gromow
André Dantas
Bob Sharp
Boris Feldman
Carlos Mauricio Farjoun
Carlos Meccia
Felipe Madeira
Fernando Calmon
Josias Silveira
Juvenal Jorge
Luís Fernando Carqueijo
Marco Antônio Oliveira
Marco Aurélio Strassen
Milton Belli
Nora Gonzalez
Paulo Keller
Roberto Agresti
Roberto Nasser
Sérgio Berezovsky
Wagner Gonzalez

 

Nota importante: Até hoje o AE vinha utilizando as regras ortográficas anteriores ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, primeiro por discordar veementemente das mudanças — e não estamos sozinhos nisto! —, segundo, por ter sido facultativo continuar com as regras de antes. Mas o prazo para isso termina hoje e temos que nos sujeitar à lei. Assim, partir de amanhã todos os textos obedecerão às regras ortográficas vigentes.

 

50 imagens de 2015

(95 visualizações, 1 hoje)