Ao comprar hoje o cigarro que fumo, novidade: além das fotos nojentas e mentirosas que vêm nos maços há vários anos, agora chega a novidade do aviso na faixa preta no lado do maço que era limpo dizendo “Este produto causa câncer, pare de fumar” e a seguir o número do  telefone do Disque Saúde (a piada…) como sendo da ouvidoria geral do SUS e a assinatura www.saude.gov.br.

MENTIRA porque não está provado que fumar causa câncer, apenas há uma relação entre câncer e fumo, o que NÃO é a mesma coisa.

DESRESPEITO porque um consumidor não pode ser alvo de mensagens (e fotos) torpes num produto que compra, se este é legalmente produzido e vendido. E constitui desrespeito sobretudo à indústria do fumo.

DESAFORO porque as mensagens, além de vis, são mentirosas, como esta abaixo:

 

Marlboro A

Pontas de cigarro dentro do corpo, junto ao coração: acredite se quiser

HIPOCRISIA porque a indústria do fumo é perfeitamente legal, bem como a venda de cigarros, e o produto recolhe vultosos impostos em nível federal e estadual. Causar todo o apregoado mal e permitir que essa atividade exista é a forma mais sublime de hipocrisia.

Vergonhoso e ultrajante. E pensar que tudo isso parte de quem é pago — por nós! — para nos representar, os deputados e senadores.

BS

(220 visualizações, 2 hoje)