Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas A KOMBI DA FORD – Autoentusiastas

O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug que quer dizer “veículo combinado” e/ou “veículo multiuso”. O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, idéia do importador holandês Ben Pon, de um veículo inédito até então, baseando-se em um utilitário feito sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham péssima aerodinâmica, porém, com novos estudos na Faculdade Técnica de Braunschweig o veículo ganhou novas formas, resultando praticamente na VW Kombi que conhecemos. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre o chassi do Fusca, não atendendo aos requisitos estruturais para a aplicação utilitária. Então, uma nova estrutura foi projetada no conceito de monobloco, dando a necessária robustez ao veículo. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o utilitário ganhava as ruas na Alemanha em  março de 1950, iniciando o sucesso da Kombi.

 

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Volkswagen Tipo 2 Kombi Bus

No Brasil, o grupo Brasmotor passou a montar a Kombi em regime CKD, no ano de 1951. Já em 1957, a Volkswagen começou a produzi-la em sua fábrica de São Bernardo do Campo, sendo o primeiro veículo da marca manufaturado no Brasil.

Na foto de abertura vê-se uma Kombi furgão para treinamento técnico da rede de assistência técnica VW criada pela Brasmotor, então representante da Volkswagen no Brasil (ver matéria recente de Alexander Gromow a esse respeito).

 

A Ford também teve a sua Kombi

Na realidade, o  Ford FK 1000/1250, mais tarde Ford Taunus Transit, era uma cópia da VW Kombi em estilo. Na mecânica se diferenciava pelo seu motor dianteiro arrefecido a água com tração traseira. Foi produzido na fábrica Ford, em Colônia, Alemanha, de 1953 a 1965.

 

ford taunus transit

Ford Taunus Transit, cópia da Volkswagen Kombi

Em 1965, a Transit começou a ser feita na fábrica Ford em Langleide (Reino Unido), realmente em sua primeira geração, já diferente em estilo de sua rival Volkswagen, porém mantendo sua vocação utilitária multiuso. Com o motor colocado em posição avançada e com tração traseira, mantinha desenho próprio e com muita personalidade.

Com três motores disponíveis — 1,7-L V-4 OHV gasolina, 2-L V-4 OHV gasolina, 1,6-L L-4 Diesel — e câmbio de quatro marchas com relações curtas, tinha bom desempenho, com velocidade máxima acima de 100 km/h.

Todas as versões, com chassis em escada, eram muito robustas, oferecendo  capacidade líquida de carga entre 610 e 1.780 kg

A Ford Transit foi idealizada prevendo inúmeras configurações, inclusive com chassi aberto para instalação de vários tipos de carroceria, a gosto do comprador.

 

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Ford Transit Mk1 1965, com seu desenho muito bem resolvido

 

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Transit Mk1, folder de seu lançamento em 1965; o cwt é antiga unidade de peso no Reino Unido, chama-se hundredweight, igual a 112 libras, e como 1 libra = 0,454 kg, os números do folheto indicam capacidade de carga de 610 a 1.780 kg

 

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Ford Transit Mk1, mostrando uma de suas configurações

 

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Transit Mk1, chassis em escada com várias configurações possíveis

 

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Ford Transit Mk2

A Transit continuou com seu estilo motor avançado até 1985, quando em 1986, em sua terceira geração, adotou a frente com o capô do motor e o pára-brisa sem formar ângulo, já lembrando as vans de hoje.

 

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Ford Transit Mk3, já com o capô do motor sem formar ângulo com o pára-brisa

Eu particularmente prefiro o desenho de motor avançado, que tinha muita personalidade, tanto é, que inspirou até desenhos animados como, por exemplo, o personagem Scooby Doo e sua van Mystery Machine.

 

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Mystery Machine do personagem Scooby Doo

 

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Transit Mystery Machine, icônica realmente

Cinco milhões de Transit foram feitas de 1965 até 2005 (40 anos em produção) e o 5.000.000º veículo produzido em Southampton (Reino Unido) foi doado à uma instituição de caridade na Inglaterra

O Brasil conheceu a Ford Transit em 2008, em sua quarta geração, importada da Turquia. Nesta época a Ford  já  pensava em produzi-la no Brasil, mercado promissor de vans para o transporte de pequenas cargas em uso urbano.

 

Transit

Ford Transit Mk4

Ficou no mercado brasileiro até o modelo 2013 importado da Turquia, encerrando as importações em 2014. Interessante é que a Argentina continua importando a Transit, mesmo com sua economia mais desfavorável que a brasileira.

Em 2009 houve um plano de negócios para produzir a Transit na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, que estava na época com suas instalações sub-utilizadas, mas o plano não vingou.

Enquanto a cinquentona VW Kombi se aposentou em 2013, a outra cinquentona Ford Transit continua firme e forte no mercado mundial, inclusive na China.

Em sua quinta geração, já incorporando o “bocão”em seu desenho, a Ford Transit continua a ser um excelente utilitário, com mais de oito milhões de unidades produzidas desde o seu lançamento em 1965.

Quem sabe um dia a Ford, em um instante de “bons fluidos”, decida  produzir a Transit no Brasil.

 

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Transit com o “bocão” incorporado

Encerro a matéria com uma homenagem à Argentina, que ao longo dos anos está sempre um passo à frente do Brasil em termos de viabilização dos produtos Ford para o mercado local.

CM

Créditos: wikipedia – acervo do autor – imagens google

Sobre o Autor

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

  • Silvio

    A MK1 é incrivelmente parecida.

    http://i123.photobucket.com/albums/o283/stephentazz/taunus-transit.jpg

    Olhando rapidamente dá para confundir

    Lado a lado dá pra perceber semelhanças (formato da porta, bananinha, rodas…) e diferenças (pára-brisa inteiriço, ausência de quebra-vento) bem interessantes.

    http://onlytruecars.com/data_images/gallery/01/ford-taunus-transit/ford-taunus-transit-07.jpg

  • Ilbirs

    A meu ver a fabricação argentina da Transit seria uma boa para a Ford, pois daria mais um veículo a compartilhar o conjunto motriz da Ranger. Mas por ora vamos ficar naquela situação de saber se teremos ou não uma pipocada com um oval azul a certificar. A Transit da geração passada emplacou bem por aqui e é incompreensível que a nova não esteja nesta parte do mundo.

    • Lucas Vieira

      Não acho que emplacou tanto assim, tanto que hoje virou mico, basta ver seu preço no mercado de usados se comparado a Ducato e Sprinter. A Ford pecou no pós-venda, o que é essencial em veículos comerciais, e seu limitado sucesso no Brasil foi em virtude de exigências de um único cliente (Vale). Porém um produto de qualidade superior a concorrência…. Como sempre, burradas dos burocratas da Ford. Acho um produto bem mais interessante que o retorno da série F, que ainda é difícil de se ver nas ruas.

  • Danniel

    O mesmo ocorre no Chile, em um semáforo a coisa mais difícil de ser ver são dois carros iguais! Uma diversidade muito grande.

  • Ricardo Kobus
    Acha isso realmente? Não é isso que transparece nos textos dele, apesar de trabalhado na Ford praticamente 40 anos. Olhe bem nas matérias dele, inclusive critica a empresa e até elogia outras.

  • Lucas Vieira

    Concordo, mas hoje disputam categorias diferentes, a Transit concorreria hoje com a VW Crafter, e não a T6.

  • André K

    Como não é uma matéria de avaliação, e sim uma descrição histórica contada por ele, por que ele precisaria ser “imparcial”?

  • Matheus Ulisses P.

    Excelente matéria, Meccia! Mais um grande produto que a nossa querida Ford do Brasil inexplicavelmente
    Foi um prazer poder conversar com o senhor pessoalmente no sábado!

  • Matheus Ulisses P.

    Ótima matéria, Meccia! Mais um grande produto que inexplicavelmente nossa querida Ford do Brasil bobeou em oferecer por aqui!
    Foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente no sábado! Aliás, toda equipe AE é fantástica!

  • Wilson Nobre
    Caro Wilson, muito bom vê-lo por aqui!
    Um abraço!

    • Wilson Nobre

      Carissimo Bob,

      Seguindo o seu conselho de participar do Autoentusiastas desde a fase como Blog, ieio quase tudo, vejo quase todos os videos e escrevo raramente.

      Completei 10 anos morando perto de Zurique e tenho que dividir meu tempo com o trabalho, estudo, meus dois filhos e a esposa.

      Impressionante como o AE cresceu. Espero que continue crescendo e que os brasileiros aprendam com os mais experientes sempre mais sobre automoveis.

      Eu aprendo muito ainda com os veteranos do AE e tenho saudade do SENAI-RJ, onde eu lecionava na Agencia de Manutenção Automotiva da Tijuca e aprendia também muito com os instrutores da Ford, GMB, VW, Fiat e PSA.

      Sobre a Kombi da Ford acho este link bem explicativo:
      https://de.wikipedia.org/wiki/Ford_Transit

      Grande abraço

      Wilson

  • Carlos A.
    Eu também fiquei contente em conhecê-lo