Fim de semana em Interlagos mostrou como é triste a maneira que a prefeitura da cidade cuida do seu patrimônio e o quanto os responsáveis pelo esporte precisam melhorar. Quem sabe a nova Old Stock possa ajudar nisso; falece o Prof. Rubens Carpinelli.

 

Old Stock: largada de uma nova categoria pode marcar início de nova fase (foto André Lemes)  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Coluna 2015012022 OldStocl Largada Andre Lemes

Old Stock: largada de uma nova categoria pode marcar início de nova fase (foto André Lemes)

Tinha tudo para ser um fim de semana sem lamúrias ou chororô. Afinal foi o evento do ano e, possivelmente, o derradeiro dos boxes atuais, incluindo a estréia de uma nova categoria. Só que o que se viu em Interlagos foi um retrato claro da irresponsabilidade com que se gasta o dinheiro público e a maneira como alguns integrantes de uma comunidade outrora marcada pela camaradagem atua na prática do esporte. Em uma palavra, lastimável.

 

Camillo Christófaro e a equipe Willys, símbolos dos meus primeiros anos de Interlagos (foto arquivo pessoal)  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Carretera Arquivo pessoal

Camillo Christófaro e a equipe Willys, símbolos dos meus primeiros anos de Interlagos (foto arquivo pessoal)

Sigo o automobilismo paulista desde os anos 1960, o que me permite fazer comparações, comentar sobre mudanças e incentivar uma discussão a respeito. Se queremos um automobilismo saudável, com perspectiva e que seja viável dentro do contexto atual, é preciso união e muito trabalho. Sem mencionar que o status quo do esporte precisa, necessariamente, mudar toda a sua estrutura e aqui é o primeiro dos problemas.

O poder do automobilismo paulista está concentrado nas mãos de poucos e comandado por uma federação que é administrada por esses mesmos poucos. Alguém poderia dizer que por serem poucos não podem fazer muito, evidentemente um comentário jocoso: se há vontade, é possível. O que se viu nos últimos e penúltimos tempos é a postura de que vale mais a pena investir R$ 1 para ganhar R$ 2 do que investir R$ 2 para ganhar R$ 10. Longe vão os gloriosos tempos quando o Centauro Motor Clube organizava provas curtas e longas com pompa e circunstância; os cartazes que promoviam as grandes corridas eram objeto de desejo de qualquer entusiastas que honrasse esta condição. Até hoje rogo praga às traças que devoraram os pôsteres que consegui naquela época. Se alguém tem a foto ou um exemplar, que entre em contato por favor.

 

Simplicidade: em tempos de vacas magras esta pode ser a solução para uma categoria acessível e divertida (foto André Lemes)  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Coluna 2015012022 Mecanica Andre Lemes

Simplicidade: em tempos de vacas magras esta pode ser a solução para uma categoria acessível e divertida (foto André Lemes)

Por que falo sobre isso? Passei o último sábado em Interlagos circulando pelo paddock e pelas arquibancadas. Na parte detrás aos boxes vi um reforma mal acabada e digna de fazer passar vergonha quem tem um mínimo de carinho por Interlagos. Terraços com espaços abertos, banheiro com pia quebrada, sem luz e com mau cheiro de fazer toalete de rodoviária do interior parecer loja de perfume, particularmente o feminino.

Quando chove, como aconteceu nos dois últimos sábados, entra água nas salas recém-construídas, aquelas do fundo do paddock. Quem subiu à torre jura que viu pisos alagados…

Vamos aos boxes. Existe alguém que sabe dos perigos de se fumar num ambiente que contém significativas quantidades de líquidos inflamáveis? O que dizer de um piloto que se deleita fumando charuto, sentado em uma cadeira de praia na porta do seu box? Ele aprovaria ver seu mecânico fumando quando trabalha em seu carro? Ao ver a cena cheguei a pensar, ironicamente, que se tratava de um protesto contra a porca reforma que foi feita durante o ano e que exterminou uma boa parte de mecânicos, preparadores e pilotos. Ao comentar com um colega sobre o fato, porém, descobri que não era a primeira vez que isso acontecia.

Também não foi a primeira vez que um carro circulou na contramão dos boxes enquanto havia atividade de pista. Vale notar que esse carro era uma picape a serviço dos organizadores do evento, o que não ajudou em nada, pelo contrário, mostrou um enorme desrespeito aos competidores — que pagam uma salgada taxa de inscrição para participar das provas —, aos profissionais que ali trabalhavam e aos regulamentos a serem seguidos. Com relação aos organizadores, cabe discutir a instrução passada a alguns pilotos durante um briefing: um piloto me confidenciou que após o safety car deixar a pista e o comissário postado indicar que a largada está autorizada, as ultrapassagens são permitidas, independente do competidor ter cruzado a linha onde está situado o posto de sinalização do diretor de prova, o conhecido PSDP, ou ter alinhado em último.

O que se viu de piloto acelerando antes da hora na largada lançada da Copa Classic foi demais. Isso gerou uma diferença de velocidade entre os que vinham atrás e aqueles que mantinham a formação até cruzar a linha de chegada e certamente contribuiu para o acidente que pode ser visto neste vídeo e neste outro. Não foi a única demonstração de pressa neste fim de semana. A largada da prova de F-1600 (categoria originada em um racha da F-Vee), foi dada quando um comissário ainda estava no grid, como mostram a foto de Du Cardim e este vídeo.

 

Coluna-2015012022-Laragada-1600-Du-Cardim  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Coluna 2015012022 Laragada 1600 Du Cardim

Queimando a largada: comissário ainda estava na pista quando início da prova foi autorizado (foto Du Cardim)

O cenário político também não é muito melhor, seja em nível estadual ou nacional. A Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) já abriu suas baterias contra a Liga Paulista de Automobilismo (LPA) ao mesmo tempo que pipocam notícias sobre o desgaste cada vez maior de Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) com os aliados que o mantiveram na presidência para um segundo mandato. No âmbito estadual, a Fasp decretou que seus funcionários e comissários técnicos e desportivos não poderão atuar nos eventos realizados pela LPA; certamente a medida não tem como base a proposta de criar empregos…  Com relação a Pinteiro, é sabido que sua proposta de lançar o presidente da Comissão Nacional de Velocidade — Waldner Bernardo de Oliveira (mais conhecido como Dadai) —  como seu sucessor não agradou seus correligionários. Nomes como Rubens Gatti e Pedro Sereno são os mais comentados para a sucessão, que será em janeiro de 2017, e certamente não consideram Dadai como o novo mandatário do esporte.

 

Edson Souza, vencedor da primeira prova da Old Stock (foto André Lemes)  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Coluna 2015012022 Vencedor OldStock Andre Lemes

Edson Souza, vencedor da primeira prova da Old Stock (foto André Lemes)

A caminho de casa fui ver a largada da Copa Classic das arquibancadas descobertas, onde tive a companhia de um funcionário da administração do autódromo. Esse mesmo funcionário estacionou seu veículo da mesma forma que os funcionários da vigilância interna pediam para que o público não o fizesse. E atesto que ele não parou ali para abrir os sanitários fechados à chave ou orientar algum serviço de alimentação, posto que este luxo inexistia. Quem se sente incentivado a ver boas corridas, com grids médios de 30 carros se não tem o mínimo e conforto e, de quebra, vê os administradores do autódromo desrespeitando as próprias normas?

 

Marcos Philippi (64) vencedor da segunda prova. Djalma e Fábio Fogaça ficaram em segundo nas duas provas (foto André Lemes)  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Coluna 2015012022 Disputa OldStock Andre Lemes

Marcos Philippi (64) vencedor da segunda prova. Djalma e Fábio Fogaça ficaram em segundo nas duas provas (foto André Lemes)

Trocando tudo em miúdos, com o fim de ano chegando é um bom momento para arregaçar as mangas e botar a casa em ordem, no mínimo dar o primeiro passo. Falando nisto, quem deu um passo importante foram os criadores da categoria Old Stock, George Lemonias e Paulo Soláriz. Após muita batalha, idas e vindas eles conseguiram reunir 16 Opalas com motorização 250-S, pneus radiais e preparação mínima, enfim, mais uma demonstração que a salvação do esporte está no automobilismo de raiz. Como toda novidade, ainda há espaço para ajustes e correções; o exemplo a cartolas, administradores e pilotos, porém, está dado: quem quer faz, corre atrás do sonho para chegar na frente de quem espera que tudo caia nos braços.

 

Adeus ao Professor

 

Professor Rubens AntIonio Carpinelli, 1923-2015 (foto Nobres do Grid)  INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA Coluna 2015012022 Carpinelli Nobres

Professor Rubens Antônio Carpinelli, 1923-2015 (foto Nobres do Grid)

Quem algum dia pôs os pés no paddock de Interlagos ou visitou a sede da Fasp, sem dúvida ouviu alguma vez alguém mencionar o “Professor”. Essa menção era referente a Rubens Antônio Carpinelli (1923-2015), que lecionou matemática e matérias correlatas no Colégio Mackenzie e no curso vestibular Recurso a alguns dos principais pilotos brasileiros, e que faleceu ontem. Acometido de câncer há alguns anos, Carpinelli preferiu se afastar paulatinamente das pistas e passou seus últimos dias em Jacareí (SP), onde seu corpo será cremado nesta terça-feira. Aos familiares e admiradores do Professor Carpinelli, nossas condolências.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

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  • Franklin Weise

    Detalhe que estamos falando de iniciativa privada. Nem esta parece funcionar aqui no Brasil.

  • Robertom

    Não pude ir no sábado, mas fui no domingo, e presenciei boas provas de F1600, Clássicos de Competição, Marcas e Pilotos 1.6, e Old Stock.
    As equipes de Resgate e Sinalização que normalmente trabalham no Camp. Paulista são a Interlagos (do Ernesto) e a Speed Fever (do Barranco) foram substituídas por uma outra, que estava perdida.
    Na largada da Classic ficou claro o erro crasso da direção de prova em não dar a bandeirada, se o “Safety Car” veio para Box tem que dar a largada, havendo carros fora de posição que fossem penalizados,
    Será que chamaram a pessoa que estava com a bandeira quadriculada na etapa da Stock em Ribeirão Preto para dar a largada ?
    Outro exemplo, na prova do Marcas (com + de 40 carros) um Celta branco explodiu o motor no Laranjinha, demoraram um “século” para rebocar o carro quebrado e inicialmente não sinalizaram o óleo derramado, vários carros rodaram ou escaparam alí e quase bateram no Resgate e no Celta.
    Quanto ao Autódromo e a reforma, uma vergonha, os banheiros não tinham luz, vazamentos, infiltrações, pias quebradas e sujeira total.
    Se nem o que era novo estava funcionando direito, o que podemos esperar…
    Além do fato que praticamente não se vê nada do miolo, não dá mais para assistir a corrida do terraço e o único lugar viável é um cantinho ao lado do prédio de imprensa onde não cabem mais de 20 ou 30 pessoas.

    O projeto do novo Padock é visivelmente muito caro (com uma enooorme área envidraçada) e inadequado.
    Considero também que “Demolir os Boxes e a Torre” é um crime hediondo contra o esporte motor e as finanças públicas, basta fazer a manutenção, principalmente trocar as portas.

    • CorsarioViajante

      Manutenção?? Fazer manutenção?? Nada disso! Tem que demolir tudo e reconstruir de novo! Os motivos todos nós sabemos.

  • Wagner Gonzalez

    Ric Talarico,

    A cada jornada torna-se mais evidente que precisamos recomeçar do zero e tomando como ponto de partida um plano alto com cóncavo e convexo!

  • Robertom

    Aqui o acidente do Marcelo Caslini da Classic Cup, camera “on board” do carro 44, Rogério Tranjan.
    https://youtu.be/gqk2eIwJMIE

  • Wagner eu estive lá no sábado dia 19, para me divertir e principalmente para prestigiar o Jan na prova de regularidade de clássicos, mas a largada atrasou e eu precisei ir embora, mesmo assim registrei algumas imagens. https://youtu.be/rDRtn8eptlY

  • Marco Antônio Lima,
    Essa foto, usada apenas para ilustrar a matéria, não corresponde exatamente a como é a pista hoje. Provavelmente foi algum estudo de alteração. Veja como é o traçado na realidade.

  • Leonardo Mendes

    Todo ano inventam reformas em Interlagos, enquanto isso uma pista sem noção como Monte Carlo não deve ver nem reboco de parede…
    Viramos reféns da FIA, como bem disse um conviva mais abaixo.

  • Marco Antônio Lima

    Obrigado, Bob, pela atenção. Que alívio!!! Pensei que iam mutilá-lo mais ainda, ufa!!! Por mim, voltaria ao traçado antigo…. Aproveitando, desejo a você e a toda a “família” AE, um ótimo Natal, e um 2016 muito melhor que o ano que já vai tarde.