Eis aí o novo Toyota SW4 a ser lançado em dezembro próximo. Foto do sítio argentino Autoblog tomadas na região de Mendoza, onde nos próximos dias a marca apresentará o picape Hilux.

Mudança geral. Nove centímetros maior ante último modelo ainda encontrável nos revendedores; grade lembrando a dos Corolla e, como marca de individualização, súbita ascensão à altura do falso quebra vento das portas traseiras. Atrás, spoiler e antena de rádio inspirada em BMW.

Versões de composição, com cinco e sete lugares; novo motor diesel 2,8-litros, turbo com geometria variável, 177 cv de potência, e torque 42,8 m·kgf para a caixa de marchas manual de seis marchas, e de 45,9 m·kgf para usar em automática, com seis marchas. Versões 4×2 e 4×4, esta acionada por botão.

 

Arredondando a conta, o Peugeot 308 2ª edição

Goste ou não — o que é difícil —, a 2ª edição do Peugeot 308 é ótima solução para o momento vivido pela Peugeot. Momento da fabricante exige equilíbrio e criatividade, pois se por um lado havia a necessidade de revitalizar o 308, por outros haviam a crise na matriz; no mercado argentino; nas vendas no Brasil; e por trás a chegada do nacional VW Golf, sempre objetivo de comparação eleito pela Peugeot.

Marca francesa utilizou regra da classe média universal: quem não tem grana, tem que ter charme. Daí, sem orçamento para produzir o novo 308, implementou o modelo antigo para mantê-lo em produção, à espera de boas notícias. Neste período de contemporização, mudanças para atingir os sentidos do motorista: nova frente, composta por grade, pára-choques, faróis com a nova assinatura da marca. Interior cuidado, melhor ajuste entre partes, maior implemento aos equipamentos de segurança, como seis almofadas de ar, cintos de segurança com ancoragem em três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros, fixação Isofix para cadeiras de crianças e freios a disco nas quatro rodas em todas as versões. Mudanças mecânicas para melhorar comportamento da suspensão e aumento da taxa de compressão do motor 1,6 a 12,5:1 para obter menor consumo e emissões. O motor evoluiu para a Classe A, do Inmetro. Na versão turbo a transmissão foi alongada em cerca de 11% para reduzir ainda mais consumo. Na versão de topo, GPS e câmera de ré.

Peugeot manteve a filosofia definida ano passado a partir de pesquisas: que o consumidor enxerga a marca como elegante, refinada, sofisticada. Assim, removeu as versões baratas e peladas, focou em ampliar o conteúdo, mesmo nas versões de base. Hoje são apenas três: Allure, com motor 1,6 e 2,0 aspirados, e Griffe THP, com motor 1,6 turbo. Câmbios manual de cinco marchas e automáticas com seis.

A fórmula é bem montada, sedimenta e justifica o critério de refinamento na marca, mas faz-se presente a falta no volante de direção dos comandos de marcha para a caixa automática.

Quanto custam:
Allure 1,6  manual R$ 69.990; Allure 2,0 automático R$ 75.990; e Griffe 1,6 THP R$ 82.990.

 

Foto Legenda 02 coluna 4515 - Peugeot 308

Peugeot 308, 2ª edição

Alfa atrasa lançamentos

Bom sítio da Automotive News Europe ouviu fornecedores, especialistas, e anunciou adiamento pela Alfa Romeo para as vendas dos modelos Giulia. Quadrifoglio, versão forte, atraso de seis meses, postergando vendas antes planejadas para fim de 2015, para meados de 2016. Utilitário esportivo, nove meses.

Na prática, reflexo das informações de Sergio Marcchione, chefe da FCA, sobre revisão de perspectivas da rapidez de expansão da marca Alfa em função da queda do mercado chinês, prometendo crescimento máximo de 5% neste ano.

Marca se dedica para, em mês ou dois, ajustar novos objetivos.

 

Plano Produto Alfa Quando será Quando seria
Giulia Quadrifoglio metade 2016 fim 2015
SUV princípio 2017 segundo trimestre 2016
Outros modelos em

base Giulia

   fim 2016 março 2016

 

Foto Legenda 03 coluna 4515 - Alfa

Alfa Giulia Quadrifoglio, mais seis meses

 

RODA-A-RODA

Razão – Na venda em curso para 10% das ações da Ferrari na Bolsa de Nova York, prova do mundo dos negócios ser descompromissado com o coração e/ou emoções. Vendedora é a Ferrari NV — Naamloze Vennootschap, descritivo para empresa de acionistas e que podem ser negociadas em bolsa de valores.

Muda – Na prática internacional, nossa equivalente S.A., sociedade anônima. Curiosidade está no fato de NV ser de registro holandês, bem distante da Itália, Modena, Maranello, base emocional e sangüínea da Ferrari. Esta, agora, é apenas um emblema. Novo nome é New Business Netherlands NV.

Curiosidade – Ações da Ferrari — quero dizer New Business Netherlands —, cotadas pouco acima de US$ 50. BMW, o dobro: US$ 101.

Datsun – Pertencente à Nissan, marca de entrada Datsun expôs no Salão de Tóquio o Redi-Go-Cross, um CUV, crossover utility vehicle. Quer, em dois anos, chegar aos mercados de países em desenvolvimento, Rússia, Índia, Indonésia e África do Sul. Preço, muito inferior aos concorrentes, menos de 10.000 euros.

Brasil – Aqui, por enquanto não. Renault e Nissan, aliadas, devem crescer mais.

 

Foto Legenda 04 coluna 4515 - Datsun

Datsun, o conceito, sem planos ao Brasil

Negócio – Desdobramento das trapalhadas das emissões dos motores diesel VW nos EUA, valor de revenda dos automóveis da marca com tais motores caiu 16% a partir de 18 de setembro, quando anunciado o problema.Volkswagen of America tomou medida lógica: indenizará revendedores para os usados em estoque, recebidos a preço maior.

Mais – Estuda comprar os carros estocados há mais de 60 dias, e formula com os revendedores. Enquanto não há luz neste túnel, estes estão proibidos de vender os diesel 0-km, mas os aceitam como entrada em outros VW.

Cuidado – Há que proteger os mantenedores do negócio de automóveis, os revendedores e os compradores. Daí ser previsível VW a estes emitir cartão bônus ou cheque como manifestação de boa vontade, do tipo desculpas e compensação monetária pelo inconveniente.

Óbvio – Governo Federal reduziu o imposto de importação sobre carros elétricos recarregáveis na parede. De 35% a pouco mais de 2%. Razão aritmética: importação, tão pequena, não causa crise de abastecimento nem eventual Apagão – já protegido pela redução das atividades comerciais e industriais.

Onda – BMW aproveitou e reduziu preço de seu modelo i3: R$ 169.950 em versão Rex e R$ 30 mil mais pela equipada versão Red Full. Automóvel urbano usa motor de motocicleta para tocar gerador e carregar bateria de íons de lítio.

Tempo – Bom portal Car and Driver publicou foto do picape VW Saveiro com frente mascarando as modificações a ser implementadas pela marca como refresco à família Gol/Voyage/Saveiro na derradeira fornada antes da próxima geração, em desenvolvimento. Mudança frontal adota a assinatura estética internacional. Internamente aumento de itens de infodiversão.

Conjuntura – Honda freou inauguração da fábrica em Itirapina, SP. Entraria em produção em dezembro, para anuais 120 mil Fit e derivados City e HR-V.

Tranca – Aplicados investimentos previstos, pronta, passou cadeado no portão, à espera de reação do mercado. Se em 2016 vendas caírem ou mantiverem níveis deste ano, ficará fechada. Não precisa maior capacidade industrial.

Cenário – Com a administração pública inerte, sem planos ou promessas, o movimento do país se reduz. Atualmente a indústria automobilística trabalha com horizonte cinza e distante. Prevê início de retomada apenas em 2017.

Freio – Muita frustração em Itirapina. Cidade e região esperavam e investiram em treinamento para 2.500 empregos diretos. Agora, só para seguranças.

Refresco – Nissan dotou seu picape Frontier de mais tecnologia e segurança, central multimídia, câmera de ré. Bem completo a partir da versão de entrada, nas superiores, mais equipamentos e firulas como comandos de som no volante e rodas liga leve em aro 18”.

Mais – Motor diesel, 4 cilindros, 16V, injeção direta e turbo, 190 cv, tração nas 4 rodas engatável até 80 km/h, câmbio manual de 6 marchas, automática com 5. Preço inicia em R$ 113.990. Negócio da Nissan é mostrar-se comparativo e mais barato frente ao Toyota Hilux a ser lançado nestes dias.

Diesel – Caminha a possibilidade do uso de motores diesel em veículos de passeio. Aprove Diesel, organização sem fins lucrativos contando com o talento de engenheiros especializados faz andar a proposta.

Caminho – Grupo de parlamentares ouviu especialistas, e melhor sinalização veio da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos. Não é mais contra; montou grupo de estudos; e argumenta necessidade de prazo para início da permissão, para se estruturar industrialmente — fazer os motores diesel no Brasil.

Novidade – Das expostas na 20ª Fenatran, mais universal é da Alcoa: caminhão com partes e chassis em alumínio, capaz de reduzir 1 tonelada em peso — e aumentá-la em carga. Chama-se Super Truck e é proposta factível nestes dias de produtividade.

Negócio – Duplicação e melhoras na BR-050, ligação de Brasília a São Paulo.  Concessionária obteve R$ 1,6B em empréstimo junto ao BNDES, BDMG e Caixa Econômica: duplicará o trecho faltante, entre o trevo de Cristalina, GO, e a chegada à divisa com São Paulo, na localidade mineira de Delta, e melhorias.

Coisa boa – Concessão de estradas é coisa boa.  Para a concessionária. Para o público, outra visão: pagou pela implantação, pagará pedágio — caro, muito caro, pelo uso —, e seus impostos subsidiarão financiamentos para as obras que deveriam ser feitas com a arrecadação.

Punição – 2º. Juizado Especial Cível de Brasília condenou a CAOA Hyundai a devolver valor correspondente a 30% do valor pago por um Hyundai Veloster. Cliente argumentou que o automóvel não tinha a potência anunciada pelo fabricante, mas substancialmente menor, como denunciou a imprensa.

TAC-Zotye – Informação da Zotye Motors, compradora da TAC, produtora do jipe Stark, lançar modelo flex e câmbio robotizado, de produção local. Fiat se inclui fora do negócio: informa, não venderá seus conjuntos a terceiros.

Momento – Revista GQ traz matéria sobre Sérgio Habib, importador dos JAC. Conta o freio em seus planos após o governo federal criar o programa Inovar-Auto, incentivando novas fábricas de veículos — com mínima nacionalização —, e aumentar o IPI dos importados em 30 pontos percentuais.

… 2, – Habib continua sendo o maior revendedor de automóveis no país, com mais de cem pontos de venda — metade Citroën —, mas o obstáculo federal e a crise do país levaram-no a reduzir operações e custos.

Magrela – Bicicleta elétrica de criação nacional pela Vela Bikes chega ao mercado com características interessantes: 350 watts de potência, autonomia de 30 km, permite retirar a bateria, tem entrada USB para recarga do celular.

Mais – Velocidade de até 25 km/h, vendas pela internet www.velabikes.com.br, para configurar tamanho, escolher cor e combinar financiamento em 12 meses. Preço, R$ 4.390. Opiniões?  https://vimeo.com/125601053.

 

Foto Legenda 05 coluna 4515 - bicicleta elétrica

Vela, bicicleta elétrica

Registro – 1º de novembro Coluna registrou 48 anos de publicação ininterrupta desde 1967. Viu e comentou muito em produtos e tecnologias, poderosos chegantes depois saídos pela trilha do esquecimento. Amizades, decepções, inimizades. Tem sido um bom posto de observação de costumes.

Negócio – FPT Industrial fez acordo com Mercury Marine para adequar seu motor FPT 6,7 litros diesel, com injeção mecânica, a embarcações entre 30 e 50 pés — aproximados 9 a 15 m para balsas de passageiros —, táxi aquáticos, usos governamentais. Cliente manda, e assim será chamado Mercury Diesel.

Varejo – Pirelli padronizou sua rede de revenda de pneus a público. Uniu Pneuac, Abouchar e Campneus sob esta denominação. Negócio incluirá e.commerce e terá como executivo-chefe Maurício Canineo, ex número 1 da marca em Venezuela e Colômbia. Inicia com 124 lojas.

Gente – Raul Randon, industrial, Empreendedor da Década pelo Prêmio LIDE de empreendedorismo.OOOO Randon criou empresa de implementos de transporte com seu nome, e pelo caminho já produziu caminhões, maçãs, vinhos e queijos. OOOO Tem o toque do perfeccionismo. Prêmio merecido. OOOO

 

Boa notícia, 1,0 TSI do VW up! é o Motor do Ano até 2,0

Em meio à celeuma mundial sobre emissões acima do nível legal por motores diesel alemães, o motor do up! turbo, o TSI flex feito no Brasil, foi eleito pelos jurados da revista Autoesporte como o Motor do Ano, e levou o prêmio em duas categorias: até 1,0 e até 2,0. Engenho de futuro, com boas soluções tecnológicas, durável, baixas emissões e baixo consumo, mudou a cara do produto, no caso o up!, oferecendo grandezas até então inconciliáveis, o rendimento e o consumo, performance e durabilidade.

Ao apresentá-lo ao mercado, a VW disse ser “muito mais que turbo”. E ao lançamento à rede de revendedores, utilizou frase desta Coluna sobre sua performance: “1,0, anda como um 1,8, bebe como um 0,9.” Uma boa descriçãoO pequeno motor, de projeto e construção racionais para obter menos peso e mais rendimento, com a aplicação do turbo e injeção direta, quatro válvulas por cilindro, consegue em 999 cm³ de cilindrada, gerar em seu primeiro estágio 105 cv de potência e 16,8 m·kgf de torque, resultados de motores de cilindrada muito maior.

O prêmio busca reconhecer o talento de desenvolvimento de fabricante nacional, e no caso da VW o motor turbo VW utiliza conceito e muitos componentes do motor EA211, de três cilindros. Aplicar o turbo exibiu modificações seriadas para obter bons resultados, e estes superaram o projeto inicial.

O prêmio de Autoesporte bem demonstra o reconhecimento de sua superioridade, ao preencher duas categorias: até 1.000 e até 2.000 cm³. Concorrentes na listagem considerada pelo júri eram os motores diesel FCA 2.000 com cabeçote MultiAir aplicado no Jeep Renegade; V-6 3.000 Audi. Da cilindrada, o três-cilindros de Nissan March e Versa.

A aplicação dos conceitos e do turbo no pequeno motor mudou o ponto de vista sobre a utilização deste adjutório. Antes olhado como capaz de oferecer aumento de potência, tratado apenas como equipamento para veículos caros e com aptidão esportiva, sua aplicação no up! TSI oferece resultados a partir de surpreendente ganho em dirigibilidade e prazer de conduzir, dando ao pequeno automóvel resultados de aceleração e recuperação de velocidade como se equipado por motor de grande cilindrada, embora apresentando consumo espartano. É o menor motor turbo e único com injeção direta e turbo em produção no país.

 

Foto Legenda 06 coluna 4515 -Jose Loureiro.jpg

José Loureiro (d), gerente de desenvolvimento de engenharia da Volkswagen, recebe o prêmio de César Bérgamo, da Editora Globo (foto de Rafael Jota )

RN

rnasser@autoentusiastas.com.br
A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

 

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