Foi neste cenário de elaborados efeitos luminosos no palco do auditório do centro cultural  “Cidade das Artes”, no Rio de Janeiro, que a Renault apresentou à imprensa nesta segunda-feira a picape cabine-dupla Duster Oroch. Ela havia sido mostrada no último Salão do Automóvel, mas só ao vê-la pronta, terminada nos detalhes, é que se pôde aquilatar corretamente como é o novo Renault. Desenhado especialmente para o nosso mercado, não existe no resto do mundo, nem mesmo na Romênia, onde está a Dacia, marca da fabricante francesa há 15 anos que é berço do Duster e, por extensão, da nova picape.

 

Renault Duster Oroch Dynamique (1)

Basicamente, a Oroch é um Duster com caçamba e seu porte a situa entre as picapes leves, derivadas de automóveis compactos, e as chamada médias. Inicialmente a tração é só dianteira — mais tarde virão a 4×4 e a de câmbio automático — com diferença de a suspensão traseira ser independente, a mesma McPherson de três braços do Duster 4×4, porém com todos os elementos reforçados, segundo a Renault, em vista dos 650 kg de carga útil.

 

Renault Duster Oroch Dynamique (2)

O volume interno da caçamba é de 683 litros e pode ser acrescido de 300 litros mediante o extensor acessório. O entreeixos é 155 mm maior que o do suve, 2.829 mm ante 2.674 mm. A construção é monobloco com subchassi dianteiro.

Chega em três versões: Expression 1,6 16v, Dynamique 1,6 16v e Dynamique 2,0 16v ao preço-base de R$ 62.290, R$ 66.790 e R$ 70.790, respectivamente. O motor 1,6-L é o bom e elástico  K4M duplo-comando de 110/115 cv a 5.750 rpm e 15,1/15,9 m·kgf a 3.750 rpm (gasolina/álcool), acoplado ao transeixo com câmbio manual de 5 marchas, enquanto o 2-litros é o F4R de mesma arquitetura, 143/148 cv a 5.750 rpm e 20,2/20,6 m·kgf a 4.000 rpm, este com variador de fase na admissão como todos da família, acoplado ao transeixo com câmbio manual de 6 marchas. Nos dois câmbios o comando é a cabo e no de 6 marchas a ré é sincronizada.

 

Nova Renault Oroch. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem

Pré-venda na rede começa no dia 10/10, vendas efetivamente em 1/11; na América Latina, só primeiro semestre do ano que vem.  A Oroch — segundo a Renault, nome de uma tribo de 500 habitantes no sul da Rússia, fronteira com a Ucrânia — tem assinatura do Technocentre da Renault, na França, com participação da divisão Renault Design América Latina, em São Paulo. A Oroch é fabricada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

O espaço interno é amplo, seguramente resultado do grande entreeixos — curiosamente o mesmo da Ford Courier — e os passageiros do banco traseiro se sentem confortáveis, com bom espaço para pernas e adequada inclinação do encosto; há cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos (fotos abaixo), com o detalhe do apoio central pode ser escamoteado para não atrapalhar a retrovisão pelo espelho interno.

A picape mede 4.693 mm de comprimento, 1.821 mm de largura (1.997 mm contando os espelhos) e 1.695 mm de altura. O vão livre do solo mínimo é 206 mm, 4 mm menos que o do Duster 4×4. A tampa da caçamba tem fechadura e só com ela abaixada é que se tem acesso ao elevador do estepe, uma inteligente solução para dificultar o trabalho dos amigos do alheio (foto abaixo).

 

DSC03478

A construção da Oroch é nitidamente bem cuidada e o interior do compartimento do motor não foi esquecido nesse processo, uma vez a pintura interna é exatamente igual à externa, um cuidado que vem sendo esquecido por muitos fabricantes  para satisfazer o fantasminha Custo.

 

DSC03468

O “invisível” caprichado, dá gosto ver

Como anda

Como os horários estavam apertados e só seria possível dirigir uma versão, escolhi a Dynamique 1,6, uma vez que o que mais me interessava era conhecer o Oroch como um todo e já sabendo que a diferença básica estava apenas no motor e no câmbio.

O comportamento dinâmico apenas com três ocupantes é correto. A Renault conseguiu autorização do Exército para utilizar o seu  campo de provas na Restinga de Marambaia no teste da imprensa, onde há um “oval” (retângulo, na verdade) de 6 quilômetros (50% maior que o de Indianápolis) e com quatro curvões com leve superelevação, onde se pode acelerar a pleno com segurança. Até chegar à área militar, o percurso permitiu avaliar o veículos em várias condições, inclusive longo trecho de paralelepípedos e pequena serra.  Totalmente aprovado, comportamento em curva que satisfaz plenamente, sobretudo pela precisão e sensação de monobloco de alta resistência à torção. O freios mostram boa potência, mas seria preferível discos na traseira em vez de tambor, especialmente no caso de muita carga a bordo. A direção tem assistência hidráulica que demonstrou ser correta. Os pneus são 215/65R16 e exclusivamente Michelin LTX Force fabricados no Brasil.

Para o motor 1,6 a Renault informa aceleração 0-100 km/h em 14,3/13,2 segundos e velocidade máxima de 160/164 km/h. A v/1000 em 5ª é 31,1 km/h para 120 km/h a 3.860 rpm, à velocidade máxima de 164 km/h o motor está a 5.200 rpm, portanto 550 rpm abaixo do pico de potência. Se em 4ª (26,3 km/h/1000) estaria 6.235 rpm, portanto deve ser a marcha para chegar ao máximo de velocidade. a 1,6-L pesa 1.292 kg.

Com carga máxima o desempenho deve cair, embora nada que inviabilize a versão. Quem for utilizar a Oroch sistematicamente com muita carga deve optar pela versão 2-litros, que acelera de 0 a 100 km/h em 10,6/9,7 segundos e vai 178/186 km/h. Fazendo contas, a v/1000 em 6ª é 36,7 km/h, em que a 120 km/h o motor está a 3.270 rpm e a velocidade máxima é em 5ª a 5.980 rpm (v/1000 de 31,1 km/h).  Em 6ª seriam 5.070 rpm à velocidade máxima, rotação bem distante do pico. A 2-L pesa 1.346 kg.

Os consumos de combustível oficial Inmetro/PBE, gasolina e álcool, são:

1,6 litro
Cidade, 9,6 km/6,6 km/l
Estrada, 10,9/7,5 km/l

2 litros
Cidade, 9,2/6,4 km/l
Estrada, 10,8/7,3 km/l

Há uma cor sólida, a branco Neige, e seis metálicas: cinza Acier, prata Étoile, preto Nacré, vermelho Fogo e verde Esmeralda, esta de lançamento.

Em breve faremos um teste “no uso” com a nova picape, preferencialmente a Dynamique 2-litros.

Ficou uma boa impressão desse novo produto Renault.

BS

 

FICHA TÉCNICA RENAULT DUSTER OROCH
VERSÃO 1,6 16V Expression/Dynamique 2,0 16V Dynamique
MOTOR
Designação Renault K4M Renault F4R
Arquitetura L-4, transversal, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, arrefecido a líquido; F4R: variador de fase na admissão, 44º
Atuação das válvulas Indireta por alavanca-dedo Indireta por alavanca-dedo, fulcrum com compensador hidráulico
Material bloco/cabeçote Ferro fundido/alumínio
Cilindrada 1.598 cm³ 1.998 cm³
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm 82,7 x 93 mm
Taxa de compressão 11,2:1
Combustível Gasolina e/ou álcool (flex)
Formação de mistura Injeção eletrõnica seqüencial no duto
Potência G/A 110/115 cv a 5.750 rpm 143/148 cv (G/A) a 5.760 rpm
Torque G/A 15,1/15,9 m·kgf a 3.750 rpm 20,2/20,9 m·kgf a 3.750 rpm
Corte de rotação 6.500 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro, manual de 5 marchas mais ré, todas sincronizadas exceto ré Transeixo dianteiro, manual de 6 marchas mais ré, todas sincronizadas
Relação das marchas 1ª 3,73:1; 2ª 2,05:1; 3ª 1,32:1; 4ª 0,97:1; 5ª 0,82:1; ré 3,55:1 1ª 3,73:1; 2ª 2,11:1, 3ª 1,45:1; 4ª 1,11:1; 5ª 0,91:1; 6ª 0,77:1; ré 3,55:1
Relação do diferencial 4,93:1 4,44:1
Rodas motrizes Dianteiras
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra estabilizadora
Traseira Independente, McPherson, dois braços inferiores paralelos, um braço longitudinal, mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mín. de curva 10,7 m
Voltas entre batentes 3,4
Relação de direção N.D.
FREIOS
De serviço Duplo circuito hidráulico em diagonal
Dianteiros Disco ventilado de Ø 269 mm
Traseiros Tambor de Ø 229 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6Jx16
Pneus 215/65R16T
PESOS E VOLUMES
Peso, ordem de marcha 1.292 kg 1.346 kg
Carga útil 650 kg
Caçamba 683 L
Tanque de combustível 50 L
DIMENSÕES
Comprimento 4.693 mm
Largura com/sem espelhos 1.997/1.821 nn
Altura 1.695 mm
Distância mínima do solo 206 mm
Ângulo de entrada/saída 26º/19º54′
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A) 14,3/13,2 s 10,6/9,7 s
Velocidade máxima (G/A) 160/164 km/h 178/186 km/h
CONSUMO Inmetro/PBE) (G/A)
Cidade 9,6/6,6 km/L 9,2/6,4 km/L
Estrada 10,9/7,5 km/L 10,8/7,3 km/L
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 (5ª) 31 km/h (6ª) 36,7 km/h
Rotação a 120 km/l últ. marcha 3.870 rpm 3.270 rpm
Rotação à vel. máxima (4ª) 6.260 rpm (5ª) 5.980 mm

 

EQUIPAMENTOS RENAULT DUSTER OROCH
Versões EXPRESSION DYNAMIQUE DYNAMIQUE
1.6 16V 1.6 16V 2.0 16V
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura interna da tampa de combustível S S S
Acelerador eletrônico S S S
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas S S S
Alerta sonoro da reserva de combustível S S S
Apoio de braço nas portas dianteiras S S S
Ar-condicionado S S S
Ar quente S S S
Banco do motorista com regulagem em altura S S S
Bolsa tipo canguru atrás dos bancos dianteiros S S S
Computador de bordo com 10 funcionalidades S S
Direção hidráulica S S S
Duas tomadas 12 V S S
Iluminação do interior central dianteira S S S
Iluminação do interior central traseira S S S
Iluminação do porta-luvas S S
Indicador de temperatura externa S S
Indicador de troca de marcha S S S
Luz de leitura do passageiro S S S
Pára-sol do motorista com espelho de cortesia S S
Pára-sol do passageiro com espelho de cortesia S S S
Controlador e limitador de velocidade S S
Relógio digital S S S
Retrovisores externos com regulagem elétrica O S S
Retrovisores externos com regulagem manual S
Sensor de estacionamento traseiro · ·
Travas elétricas nas portas S S S
Vidro do motorista com função um-toque e sistema antiesmagamento S S
Vidros dianteiros elétricos S S S
Vidros traseiros elétricos S S S
Volante com regulagem de altura S S S
Volante com revestimento em couro natural e sintético S S
ESTILO EXTERIOR / INTERIOR
Arco de proteção anticapotagem S S S
Bancos com revestimento parcial em couro natural e sintético O O
Barras de teto longitudinais S S S
Luzes diurnas (DRL) S S S
Rodas de alumínio de 16″ S S S
SISTEMA MULTIMÍDIA
Sistema multimídia Media NAV Evolution com tela tátil de 7’’ e GPS S S
4 alto-falantes S S S
Comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite) S S S
Conexão Bluetooth® para áudio e telefone S S S
Funções Eco-Coaching e Eco-Scoring integradas ao Media NAV S S
Rádio 3D Sound by Arkamys com conexão USB e auxiliar S S
Rádio CD MP3 (“3D Sound by ARKAMYS”) com conexão USB/iPod e AUX S
Sistema multimídia Media NAV Evolution com tela tátil de 7’’ e GPS S S
SEGURANÇA
Airbags duplos dianteiros S S S
Alarme perimétrico S S S
Barra de proteção lateral nas portas S S S
Chave com comando de travamento a distância por rádio frequência S S S
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos S S S
Cintos de segurança laterais tras. de 3 pontos S S S
Desembaçador do vidro traseiro S S S
Dois apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura S S S
Faróis de neblina O S S
Freios ABS com EBD e auxílio à frenagem S S S
Protetor do cárter S S S
Sistema de travamento automático das portas a 6 km/h) S S S
Terceira luz de freio S S S
Trava para crianças nas portas traseiras S S S
Três apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura S S S

 

(691 visualizações, 1 hoje)