Uma das primeiras coisas que logo se aprende no curso elementar de pilotagem de avião é inspecionar o aparelho antes da cada vôo. E o primeiro passo da seqüência de inspeção observar o avião de longe, em que pode ver se o trem de pouso está em ordem (nada está torto), se as asas estão com aspecto e posição normal, enfim, é uma pré-inspeção. Claro, aprendi a fazer o mesmo ao andar num carro pela primeira vez, sacar o “jeitão” dele. Ao fazer isso semana passada na apresentação do novo Citroën C4 Picasso, antes de sair com ele, gostei do que vi: rodas nos cantos, prenúncio de carro acertado, quanto mais sendo de uma marca que sempre se esmerou na questão de estabilidade — de “chão”, como o Arnaldo gosta de dizer.

Os números batem com o interessante visual: 4.428 mm de comprimento e 2.785 mm de entreeixos. Sobram 1.643 mm totais além do centro das rodas, o que dá os curtos balanços dianteiro de 879 mm e traseiro de 764 mm. Sem saber que os pneus eram 205/55R17V (Michelin Primacy), eu tinha certeza do que encontraria, uma precisão só, nada de sair de frente.

A Citroën está colocando no mercado o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso, cinco e sete lugares, respectivamente, e não se trata apenas de um maior que o outro, em escala, há diferenças de formato da carroceria, o que é notável e merecedor de todo aplauso, especialmente num mundo excessivamente enfurecido de tão preocupado com “racionalização” e “economia de escala”. É a prova de que nem tudo está perdido.

O desenho do Grand C4 Picasso é mesmo diferente do modelo menor, veja abaixo:

Compare o perfil do Grand C4 Picasso com o do C4 Picasso da foto de abertura: bem diferentes (foto divulgação)

Compare o perfil do Grand C4 Picasso com o do C4 Picasso da foto de abertura: bem diferentes (foto divulgação)

Preços começam em R$ 110.900 para o C4 Picasso e R$ 120.900 para o Grand C4 Picasso, e cada um tem versões chamadas de Seduction e Intensive que se diferenciam em acabamento e itens de série (ver lista completa de cada no final). A Citroën prevê vender 850 unidades por ano, das quais 70% serão o de cinco lugares.

Ambos são dotados do motor Prince, o 1,6 THP a gasolina de 165 cv e 24,5 m·kgf  fruto da cooperação entre a PSA Peugeot Citroën e a BMW, que já provou sua excelência em várias aplicações do grupo e que conhecemos bem no Brasil. O câmbio é um  novo Aisin automático epicíclico de seis marchas com trocas manuais e seqüenciais apenas pela borboletas do volante, uma vez que a alavanca seletora é minúscula — prática e agradável de usar, fica “espetada” na coluna direção, lado direito.

No centro do painel fica o já conhecido grupo de instrumentos da linha Picasso, só que deste vez totalmente virtual e que permite várias configurações, como vimos há pouco no Audi TT. Um delas é o velocímetro de leitura analógica com um digital no centro, muito prático e, por ser tudo virtual, não há efeito de paralaxe como no Etios. Claro, pode-se configurar conta-giros tanto circular quanto escalar. E até colocar uma foto relaxante de uma paisagem ou qualquer outra, como a do seu dono ou dona.

Painel central digital

Painel central digital (foto divulgação)

 

O projeto do novo C4, que entra na segunda geração (primeira é de 2006) é totalmente novo (“plataforma nova”, como fábricas e gostam de dizer e jornalistas, de repetir) e resultou numa redução de peso da ordem de 140 kg, ajudado pelo capô de alumínio e porta de carga (de abertura/fechamento elétrico) e assoalho desse compartimento em compósito de fibra de vidro. Com a nova estrutura, o motor está localizado 60 mm mais baixo. Continua o enorme pára-brisa “zênite” e o mesmo tipo de pára-sol corrediço visto no mais recente C3. A área envidraçada totaliza 5,3 m², inclusive o teto de vidro panorâmico.

O interior é amplo e todos os bancos são individuais. Como “marca registrada Citroën” desde o 11 de 1934, os assoalhos são planos, o que é ótimo. Eu “atrás de mim” fico perfeitamente à vontade.

Um detalhe muito interessante é o porta-objetos entre os bancos dianteiros, que constitui também o descansa-braço, poder ser retirado mediante mecanismo de soltura bem simples de operar.

Bom espaço traseiro (foto autor)

Outro item interessante é o banco do passageiro dianteiro “Relax”, em que há um apoio de pernas escamoteável de acionamento elétrico.

Embora o recurso estimule a posição reclinada do encosto, deve-se evitá-la ao máximo por ser possível o corpo escorregar sob o cinto numa colisão. Lembre-se do aviso de manter o encosto na posição vertical nos aviões quando da decolagem e do pouso, que serve primariamente para evitar que isso aconteça num parada brusca e, secundariamente, para não tornar difícil a evacuação em caso de emergência.

Na Grand C4 Picasso os dois bancos da terceira fileira são total e facilmente escamoteáveis.

 

 O “faz-tudo”

Explico o título. O C4 Picasso e o Grand C4 de mesmo sobrenome fazem tudo o que sedãs, peruas, crossovers e suves de tração em duas rodas fazem, combinado com o estilo marcante e moderno que muitos apreciam, ampla capacidade de bagagem— 537 litros no menor e 575 litros no maior se a terceira fileira de bancos estiver escamoteada, 130 litros se não —. espaço interno de sobra e interior aconchegante e do nosso tempo.  Para famílias numerosas ou com “agregados” tipo namoradas (os) de filhos (as), parentes que precisaram morar junto ou mesmo babás, o Grand C4 Picasso é a solução lógica sem ser um grandalhão, pois não chega a 4,6 metros de comprimento.

Para quem não dá muita importância a esses pontos, é um carro de dinâmica exemplar que traz embutido o DNA da marca e um rodar impecável, de automóvel, com conjunto motriz de primeira grandeza e sem preocupação com que combustível utilizar senão gasolina comum/aditivada ou premium.

Explicado. E em breve faremos teste “no uso” com cada um.

BS

FICHA TÉCNICA CITROËN C4 PICASSO/GRAND C4 PICASSO
C4 PICASSO GRAND C4 PICASSO
MOTOR
Denominação THP 165
Tipo 4-cil., 4-tempos, transversal, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Material do bloco/cabeçote Alumínio
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima¹ 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Formação de mistura Injeção direta, gerenciamento Bosch MED17.4
Pressão de superalimentação 0,8 bar
Combustível Gasolina comum/comum aditivada ou premium
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro, câmbio automático Aisin epicíclico de 6 marchas com trocas manuais por borboletas, mais ré, tração dianteira
Relações das marchas 1ª 4,048:1; 2ª 2,375:1; 3ª 1,557:1; 4ª 1,160:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0,672:1; ré 3,194:1
Relação do diferencial 4,065:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Caixa de direção Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção 16:1
N° de voltas entre batentes 3
Diâmetro do volante direção 375 mm
Diâmetro mínimo de curva 11,3 m 11,4 m
FREIOS
Dianteiros Disco ventilado Ø 304 mm
Traseiros Disco Ø 290 mm
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7J x17
Pneus 205/55R17V (Michelin Primacy HP)
Estepe Temporário, 135/90R16M
CONSTRUÇÃO
Arquitetura Monobloco em aço, capô de alumínio, porta de carga e assoalho do porta-malas em compósito de fibra de vidro, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto 0,295
Área frontal (calculada) 2,50 m² (est) 2,57 m²
Área frontal corrigida 0,737 m² (est) 0,760 m²
DIMENSÕES
Comprimento 4.428 mm 4.597 mm
Largura sem/com espelhos 1.826/2.117
Altura 1.625 mm 1.644 mm
Entreeixos 2.785 mm 2.840 mm
Bitola dianteira/traseira 1.585/1.590 mm
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas 537 L 575 L/130 L c/ 3ª fileira
Tanque de combustível 57 L
Peso em ordem de marcha 1.405 kg 1.430 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima¹ 210 km/h
Aceleração 0-100 km/h¹ 8,4 s 8,7 s
Consumo urbano² 10,5 km/L
Consumo rodoviário² 15,4 km/L
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 6ª 44 km/h
Rotação a 120 km/h em 6ª 2.700 rpm
Rotação à vel. máxima em 5ª 6.000 rpm
¹ Com gasolina premium 98 octanas RON
² Com gasolina Super Plus européia de 98 RON sem álcool

 

 

EQUIPAMENTOS
CITROËN C4 PICASSO/GRAND C4 PICASSO C4 Picasso Seduction C4 Picasso Intensive Grand C4 Picasso Seduction Grand C4 Picasso Intensive
SEGURANÇA
Acendimento automático do pisca-alerta em frenagens fortes S S S S
Ajuste elétr. retrov. ext/rebatíveis eletricamente e luz de acompanhamento de LEDs S S S S
Alarme periférico e volumétrico S S S S
Alerta de cintos dianteiros não atados S S S S
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortina (6) S S S S
Cintos de segurança de 3 pontos para todos S S S S
Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros com pré-tensionador S S S S
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade S S S S
Controle de estabilidade e de tração S S S S
Detectores de obstáculos traseiros com indicaçaõ gráfica e sonora S S S S
Detectores de obstáculos traseiros com indicação gráfica, sonora e câmera de ré S S S S
Faróis bixenônio com acendimento automático S S
Faróis de neblina com função curva (exceto com faróis de xenônio S S S S
Fixação Isofix nos 3 bancos da fileira do meio S S S S
Freio de estacionamento elétrico automático com ajuda de arrancada em aclive S S S S
Limpador de pára-brisa com sensor de chuva e indexado à velocidade S S S S
Park Assist 360º:                                               Park Assist sistema de baliza automático         Visão 360º (veículo visto de cima e arredores)   Smart Move: monitor de ponto cego                   Retrovisores externos indexados à marcha à ré Detector obstáculos D/T c/ indic.gráf. e sonora O O
Trava para crianças nas portas traseiras S S S S
Vidros traseiros com bloqueio para crianças S S S S
CONFORTO
Abertura/fechamento elétrico da porta de carga O O
Ar-condicionado autom. bi-zona e ajuste fluxo nas saídas para a segunda fileira S S S S
Lanterna portátil guardada no porta-malas S S
Pack Crianças:                                                   Cortinas nas janelas da segunda fileira               Bancos da 2ª fileira c/ ajuste longitudinal             Espelho convexo adic. para vigilância crianças. S S S S
Pára-brisa Zenith c/ prote. térmica e pára-sóis S S S S
Porta-objetos entre os bancos removível S S S S
Tela tátil de 7″ do comput. bordo e climatização S S S S
Teto panorâmico c/proteç. térmica e cortina elétr. O O
Vidros com acion. elétr. 1-toque e antiesmagam. S S S S
SISTEMA DE ÁUDIO E MULTIMÍDIA
Bluetooth p/ telef. e MP3 p/ o rádio (conf. celular) S S S S
Central multimídia c/ tela tátil 7″, MP3, comandos no volante, USB, HD interno e 6 alto-falantes S S S S
GPS c/ mapa do Brasil e tela tátil colorida 7″ O S O S
Pack Multimídia plug’n’play p/ pass. da 2ª fileira:     Central Multimídia c/entradas de som e vídeo         Duas telas LCD integr. apoios cabeça bcos 1ª fila   Dois fones estéreo sem fio recarregáveis O
Painel instr. central tela color. HD 12″ personaliz. S O
Painel instr. central tela LCD preto e branco. S S
BANCOS E REVESTIMENTOS
Banc. de couro e tecido Finn + Pack Banc. Relax     Cinco apoios de cabeça super-comforro                 Bancos dianteiros com massageador                       Banco passag. c/ apoio de perna escamoteável     Luzes leitura nas mesas tipo avião da 2ª fileira       Retrovisores ext. c/ memória e indexados à ré O O
Bancos de tecido “Ondalice” pretos S S S S
Bancos dianteiros com regulagem de altura S S S S
Bancos tras. indiv, escamoteáveis, 2 bancos na 3ª fileira S S
Bancos tras. indiv, reclináveis, dobráveis e com regulagem longtudinal, 3 bancos na 2ª fileira S S S S
Descansa-braços dianteiros reguláveis S S S S
Iluminação de ambiente LED no console central e nos pés dos passageiros dianteiros S
Mesinhas “avião” e porta-revistas nos encostos do bancos dianteiros S S S S
Porta-objetos sob os bancos dianteiros (exceto com Pack Relax) S S
Volante revest. couro c/ 2 grupos de comando S S
Volante revest. couro c/ 4 grupos de comando S S
ESTILO E ACABAMENTO
Barras longitudinais de teto em alum. escovado S S
Frisos laterais em alumínio escovado S
Luzes diurnas de LEDs S S S S
Pack LED 3D                                                       Lanterna traseiras de LED com efeito 3D               Indicadores de direção diant. a LEDs                     Vidros laterais traseiros e traseiro escurecidos S S

 

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