O Japão destaca-se por investir muito em tecnologia de comunicações e informática (TCI) e, não por coincidência, conquistou a posição de trânsito urbano e rodoviário entre os mais seguros do mundo. A cultura nipônica se destaca por planejar longamente, avaliar tudo o que pode dar errado e, só então, executar com firmeza e prazos cumpridos à risca.

Pela limitação de espaço viário desenvolveu legislação veicular específica. Só lá existe a categoria chamada kei-jidosha (carro leve, em tradução literal do japonês) que recebe vantagens tributárias e de custo de seguro. Para ficar livre da obrigatoriedade de garagem, ativo bastante caro no limitado solo japonês, exigem-se comprimento e largura máximos de 3,4 m e 1,45 m, respectivamente, além de motor de até 660 cm³. Nos demais modelos a largura também é tributada à parte.

Carros importados sempre sofreram algum tipo de cerceamento, chamadas barreiras não tarifárias. Isso mudou com o os recentes acordos de livre comércio. Tanto que marcas europeias e americanas voltam agora ao bienal Salão do Automóvel de Tóquio. Sua 44ª edição será de 29 de outubro a 14 de novembro (17 dias, tão longo como o de Paris).

Uma das atrações é o projeto temático Smart Mobility City (Cidade com Mobilidade Inteligente ou SMC em inglês). Trata-se de um enorme pavilhão para representar uma cidade fictícia, porém real em alguns pontos (foto acima). Os visitantes poderão testar protótipos de direção autônoma e antever avanços da mobilidade individual no futuro. Apesar de sistemas coletivos de transporte funcionarem muito bem lá, o Japão sabe que nada substitui a liberdade motorizada, seja com unidades a combustão interna, híbrida ou elétrica.

A experiência gente-carro-cidade promete sensações inéditas nesse tipo de exibição. Novos meios de locomoção, estilo de vida, mudanças sociais e de valores se juntam às próximas gerações de veículos. Os organizadores atraíram fabricantes de autos e companhias dos setores privado e público envolvidas em telecomunicação, meio ambiente, energia, desenvolvimento urbano, construção civil e materiais avançados para demonstrar produtos, tecnologias, sistemas e serviços de ponta.

Mais impressionante será a Estação Principal, no centro SMC. O local apresentará tecnologias e meios avançados de transporte. As pessoas poderão dirigir veículos de micromobilidade (lugar só para o motorista) e inclusive sair do pavilhão para estender a avaliação.

A segunda estação é o Laboratório de Pesquisa de Mobilidade Pessoal. De acordo com os organizadores, as instalações reproduzem a busca incessante pela coexistência harmoniosa entre veículos e pessoas. De forma inédita, se realizarão testes de forma contínua no seu interior e quem quiser opinar ou colaborar com sugestões terá atenção especial.

Última parada foca nos laboratórios de TCI, porém amplia o escopo para Energia e Entretenimento. Haverá demonstrações e testes com carros de direção autônoma em área espaçosa no teto do prédio que abriga a exposição.

A SMC 2015 está em sua terceira edição – começou no Salão de Tóquio de 2011 – e agora se transforma em polo de atenção para visitantes de todo o país e do exterior.

 

RODA VIVA

 

QUEDA nas vendas vem atingindo ritmo de investimentos em fábricas novas ou novos produtos. Fornecedores acenam que o segundo SUV (Projeto 551) da Jeep, em Goiana (PE), está em compasso de espera. Já o subcompacto da Fiat (Projeto X1H), em Betim (MG), confirmado para início de 2016, sairá com motor 4-cilindros. O 3-cilindros (nova geração) só no final do próximo ano.

SUBARU WRX é daqueles carros feitos para quem gosta de explorar todas as virtudes de um sedã esportivo de verdade. Desenho pode não atrair tanto, mas mecanicamente conquista pela tração nas quatro rodas e o novo motor turbo de 2 L, 268 cv e 37,7 kgfm. Um automóvel totalmente previsível. Seu câmbio automático CVT é bom, mas em altos regimes não empolga.

APERTO financeiro chegou à ANP, encarregada de monitorar a qualidade de combustíveis em todo o Brasil. Número de postos vigiados caiu mais de 50%. Recomenda-se pedir e guardar nota fiscal para possíveis reclamações contra fraudes. Para piorar, a NGK tem encontrado contaminação de óxido de ferro em velas de ignição, um desleixo de transporte e tancagem.

LANÇADO semana passada, sistema online de controle de autopeças, parte importante da Lei do Desmanche, do estado de São Paulo, para inibir furto e roubo de veículos. Agora se pode consultar por QR Code de celulares e tabletes a procedência a partir de etiquetas afixadas em cada peça com número único de série. Uma garantia de compra com origem legal.

POUCOS sabem que a GM colocou na internet versões digitalizadas de manuais de proprietário de todos os seus modelos produzidos ou comercializados no Brasil de 2008 a 2016. Mão na roda para quem extraviou o livreto. E em outro site www.reparadorchevrolet.com.br há manuais completos de reparação com vista explodida para identificação de códigos das peças.

FC

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Foto: divulgação
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  • Lemming®

    Fiat como sempre explorando ao máximo os motores…outra GM da vida.
    Se com a “fiscalização” que tinha a ANP já não servia para muita coisa agora é que os ratos vão fazer a festa. Desgoverno total…
    Fornecendo os manuais para poder abandonar o navio??

  • Daniel S. de Araujo

    Louvável a GM colocar versões digitalizadas dos manuais de seus produtos. Todos os fabricantes deveriam seguir esse exemplo e colocar versões digitais. Não ocupa tanto espaço assim e faz bem a imagem da empresa.

    • CorsarioViajante

      Também acho!

    • Mr. Car

      Também acho bom, para o caso de comprar um usado que venha sem o manual, mas gosto de ter o livreto. Faz parte do show de um 0-km, he, he! Se bem que nos 0-km também serve se as informações vierem em um disquete ou pen drive. A Renault é outra que tem os manuais disponíveis em seu site, só não sei se depois disto, eliminaram os manuais impressos.

    • CCN-1410

      Tudo bem, mas nada como ler um “livrinho”, hehehe…

  • CCN-1410

    O kei-jidosha poderia ser uma excelente opção para nossas grandes cidades, é só querer, e os motores poderiam ser os novos três cilindros de 1-litro.
    Quanto à Cidade com Mobilidade Inteligente, deve ser muito chata.

  • vstrabello

    Muito bom liberar manuais de reparo, tenho o do Celta e vira e mexe entro no portal Reparador Fiat. Isso dá conhecimento e autonomia (caso tiver ferramentas próprias) para o reparo dos carros em oficinas independentes.

  • Cristiano Reis

    Eita lasqueira, deve ser por isso que o consumo de gasolina no carro que ando aumentou drasticamente, com certeza estão adulterando com força…

  • marcus lahoz

    Muito bom este guia da GM, hein. Parabéns pela iniciativa. Mas deveria ter de todos os modelos, inclusive os mais modernos.

  • walterjundiai

    Concordo plenamente, eu gostaria de ver esses carrinhos maravilhosos aqui no lisarb. E sobre os carros autônomos, eles só interessam à grande indústria de TI. No futuro quem quiser descobrir como é o prazer de dirigir um veículo terá que comprar uma moto!

    • Mr. Car

      Terá que ter um carro antigo, isto sim, he, he!

  • Daniel S. de Araujo

    Hehehe também gosto…tanto que coleciono!!!!

  • ochateador

    Só colocar a opção de entregar 1 manual impresso na casa da pessoa.
    Cobra uns 20 reais pelo manual + frete e agrada-se a todos.