Apresentada em maio e tendo falado dela  em seguida aqui no Ae, faltava o essencial uso da Golf Variant no uso, no dia-a-dia, bem diferente do que experimentá-la num circuito como o da Fazenda Capuava. Assim com o hatchback do qual deriva, esta Variant exala eficiência e precisão por todos os poros. Percebe-se isso andando por aí, dentro da cidade (São Paulo) e dando esticadas pelos municípios vizinhos no interior e no litoral.

A Golf Variant vem da fábrica de Puebla, no  México, que abastece também os mercados americano e canadense, além da região do Caribe. É reprodução fiel da produzida na Alemanha a não ser pelo freio de estacionamento, elétrico por tecla lá e por alavanca no lado de cá do Atlântico. Uma pena em termos, já que ela é localizada bem próxima ao assento do motorista, o melhor alcance que vi até hoje em qualquer carro que tenha dirigido.

 

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Eu estava com saudade de dirigir uma perua. Depois que  Fielder, Parati e Grand Tour saíram de cena ficou um certo vazio no mercado, tentativamente compensado com  a SpaceFox, que não é exatamente uma perua, e os suves que vendem cada vez mais. Por isso, com já escrevi, considero auspiciosa a vinda da Golf Variant para o Brasil, embora, infelizmente, não seja tão acessível quanto seria desejável devido ao seu preço, que começa em R$ 89.190 (Comfortline) e R$ 96.950 (Highline, a testada). Ambas são propelidas pelo brilhante motor EA211 1,4-L TSI, turbo e injeção direta, 140 cv e 25,5 m·kgf, este máximo já a 1.500 rpm.

Se o comprador deseja a Golf Variant Highline com todos opcionais disponíveis, entre os quais controle de cruzeiro de cruzeiro adaptativo e teto solar panorâmico, terá de desembolsar R$ 131.297, ou seja, R$ 34.347 de opcionais, todos em forma de pacotes que são acumulativos em itens.  Dentro do mesmo monte-o-seu pelo site da VW, a Comfortline vai a R$ 105.400, R$ 16.210 de opcionais.

 

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Mas pondo esse lado amargo de lado, o fato é que se trata de uma perua adorável. O comportamento dinâmico repete o Golf, que todo o invisível é exatamente igual, até pneus. A diferença mesmo fica por conta do comprimento 307 mm maior, o que muda um pouco a distribuição de peso, para melhor, como em toda perua. Já contei aqui que quando a VW resolveu competir no Campeonato de Marcas em 1984 (eu era funcionário e cuidava de competições), o diretor de engenharia Philipp Schmidt insistiu em utilizarmos a Parati em vez do Voyage, tanto pela melhor aerodinâmica que o sedã, quanto pela distribuição de peso, mas Marketing foi contra e acabamos usando o Voyage mesmo.

 

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O comportamento em curva é exemplar. Conta com controle de estabilidade e de tração desligável, bloqueio eletrônico do diferencial com função adicional de vetoração por torque (freia ligeiramente a roda dianteira interna à curva). A direção é bastante rápida, mais até que no Golf hatchback (de 15,5:1 para 13,6:1, 2,7 voltas entre batentes ante 3). A suspensão é bastante firme e se sente um pouco o mau piso da cidade de São Paulo, recompensado por uma disposição ímpar para se andar rápido, especialmente nas curvas.

 

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Mas o forte da Golf Variant esta na traseira, na parte destinada à bagagem. Os detalhes surpreendem e encantam, como o tampão do compartimento rígido e dobrável firmemente encaixado nas guias. Ele pode ser, uma vez dobrado, acomodado sob a tampa do assoalho em local próprio e firme. Sabemos o problema que é precisar retirar o tampão para levar um volume mais alto e não ter onde deixá-lo.

 

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Encanta também puxar maçanetas nas laterais e ver os encostos do banco traseiro rebaterem automaticamente. Mais ainda ver que os cintos de três pontos laterais (como é também o do passageiro do meio) terem uma guia próximo ao ponto de ancoragem para evitar que ao voltar o encosto à posição normal este prenda o cinto. Como é bom ver coisas bem-boladas e bem-feitas, complementado por levantar a tampa do assoalho e ver o estepe rigorosamente igual às demais rodas, e levantar o sobretapete e ver que existe bate-pé para os calcanhares do motorista. Nota 10 se tivesse faixa degradê no pára-brisa.

Tudo isso, motor eficiente com câmbio idem (DSG de sete marchas), posição de dirigir irrepreensível, visual interno e instrumentos “Wolfsburg”, poder atravessar as autoestradas a 120 km/h com motor a 2.300 rpm levando 605 litros de bagagem gastando pouca gasolina (é “inflex”), com uma extensa lista de itens de série e opcionais (ver lista completa adiante), torna essa novidade no mercado um dos carros mais desejáveis por quem aprecia coisas bem feitas — e bonitas, mas aí é questão de gosto pessoal. Acho a Golf Variant linda e sobretudo charmosa.

BS

Fotos: Paulo Keller (mais fotos adiante)

Vídeo:

 

 

FICHA TÉCNICA VW GOLF VARIANT 1,4 TSI
MOTOR
Designação EA211 R4
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° de cilindros/configuração Quatro/em linha
Aspiração Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar
Diâmetro x curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo 25,5 m·kgf de 1.500 a 3.500 rpm
Corte de rotação 6.500 rpm, limpo
N° de válvulas por cilindro 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada
N° de comandos de válvulas Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento
Formação de mistura Injeção direta
Gerenciamento do motor Bosch MED
Combustível Gasolina comum (95 octanas RON)
TRANSMISSÃO
Embreagem Duas, automáticas, a seco
Câmbio Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira
Relações das marchas 1ª 3,500:1; 2ª 2,097:1; 3ª 1,343:1; 4ª 0,933:1; 5ª 0,974:1; 6ª 0,778:1; 7ª 0,653:1; ré 3,182:1
Relações da diferencial 4,800:1 e 3,428:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 24 mm
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva 10,9 m
Relação de direção 13,6:1
N° de voltas entre batentes 2,7
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros Disco ventilado de Ø 288 mm
Traseiros Disco de Ø 272 mm
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 7Jx17, inclusive estepe
Pneus 225/45R17W, inclusive estepe
Marca e tipo no carro testado Michelin Primacy de baixo atrito de rolamento
PESOS
Em ordem de marcha 1.357 kg
Carga máxima 523 kg
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, perua 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal 2,17 m²
Área frontal corrigida 0,629 m²
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.562 mm
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.027 mm
Altura 1.468 mm
Distância entre eixos 2.630 mm
Bitola dianteira/traseira 1.549/1.520 mm
CAPACIDADES
Porta-malas 605 litros
Tanque de combustível 50 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 9,5 s
Velocidade máxima 205 km/h
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade 11,7 km/l
Estrada 13,3 km/l
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª/7ª 43,5/51,9 km/h
Rotação em 6ª/7ª a 120 km/h 2.750/2.300 rpm
Rotação em vel. máxima, 6ª 4.900 rpm

 

EQUIPAMENTOS GOLF VARIANT HIGHLINE 1,4 TSI
Interior
Apliques cromados no interruptor de luzes
Aros cromados nas saídas de ar do painel
Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
Bancos revestidos de couro
Bate-pé no assoalho do motorista
Bolsas porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
Botões de ajuste dos espelhos e comando dos vidros com apliques cromados
Cinzeiro e acendedor de cigarros
Cobertura rígida removível do compartimento de bagagem
Descansa-braço dianteiro com porta-objetos
Encosto do banco traseiro dividido 1/3-2/3
Faixa decorativa no painel e no revestimento das portas
Ganchos para sacolas no compartimento de bagagem
Porta-copos na dianteira (2) e na traseira (2)
Porta-luvas com chave, iluminado e saída de ar-condicionado
Porta-objetos nas portas
Porta-óculos central no teto
Quatro pontos p/ amarração da carga no compartimento de bagagem
Revestimento do porta-malas com compartimento adicional lateral
Sobretapetes na dianteira e na traseira
Volante de direção e manopla da alavanca de câmbio em couro
Exterior
Carcaça dos espelho e maçanetas externas na cor da carroceria
Desembaçador do vidro traseiro
Faróis e luz traseira de neblina
Faróis halógenos com indicadores de direção integrados
Grade dianteira com moldura cromada na parte inferior
Grade do radiador preta e entradas de ar com insertos cromados
Pára-choques na cor da carroceria
Ponteiras de escapamento duplas e cromadas
Repetidoras dos indicadores de direção nos espelhos
Rodas de alumínio “Dover”, 16″, pneus 205/55R16
Tampa do compartimento de bagagem com defletor integrado
Vidros esverdeados com isolamento térmico
Itens opcionais
Ajuste elétrico do banco do motorista (bancos em couro somente)
Assistente de Estacionamento 2 com câmera traseira
Chave de presença (acesso sem chave e partida do motor por botão)
Detector de fadiga
Faróis de xenônio com luz de uso diurno a LEDs
Rádio com navegador Discover Media com tela de 5,8 pol. e sistema voice control
Rádio com navegador Discover Pro com tela de 8 pol. e comando e sistema voice control e memória de 64 GB
Rodas de alumínio “Madrid”, 17 pol., pneus 225/45R17
Seleção de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Individual)
Sistema Pre-Crash
Teto solar elétrico panorâmico
Itens funcionais
Acionamento elétrico dos quatro vidros um-toque abrir/fechar
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados
Alerta sonoro de faróis ligados
Ar-condicionado digital bi-zona com filtro de poeira e pólen de carvão ativo
Bloqueador de diferencial XDS
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista (sete no total)
Cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores
Cintos traseiros de três pontos (3)
Controlador automático de velocidade
Controle de estabilidade e tração (desligável)
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Espelhos externos com rebatimento elétrico ao trancar o veículo
Freio de estacionamento elétrico de controle eletrônico
Freios a disco nas quatro rodas (dianteiros ventilados)
Função Auto-Hold (mantém veículo imóvel em rampas por 2 segundos)
Função de faróis ligados ao se aproximar/afastar do veículo
Iluminação ambiente nas portas e espaço dos pés
Imobilizador de motor
Luzes de leitura dianteiras em LED
Mostrador multifuncional Plus
Pára-sóis com espelhos iluminados
Pára-sóis dobráveis e quatro alças de teto
Rádio/toca-CD “Composition Media” com entrada para iPod, tela tátil de 5,8 pol. e com sensor de aproximação, Bluetooth e SD Card
Retrovisor interno eletrocrômico
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
Sistema desliga-liga (pode ser desligado)
Terceira luz de freio a LED
Tomada de 12 V e iluminação do porta-malas
Travas de portas e tampa traseira elétrica e acesso sem chave
Volante multifuncional em couro
PACOTES DE OPCIONAIS
Pacote Elegance
Map Car (três anos de atualização gratuita dos mapas do GPS
Rodas de aluminio de 17 pol. “Genova” com pneus 245/45r17)
Seleção de perfil de condução (normal, esporte, eco e individual)
Sistema infotenimento “Discover Media”, com rádio/toca-CD, tela tátil de 5,8 pol., comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, interface para iPod/iPhone e navegador GPS
Sisteme Kessy (acesso ao veículo sem chave e botão de partida)
Pacote Exclusive
Itens do pacote Elegance, mais:
DLA (dynamic ljght assist), assistente de luz dinâmico
Faróis bixenônio com luz de uso diurno, regulagem dinâmica da altura do facho, luz de curva dinâmica e medidor do nível da água do lavador de faróis
Revestimento interno de couro com aquecimento dos bancos dianteiros
Pacote Premium
Itens do Pacote Premium, mais:
ACC (adaptive cruise control, controle de cruzeiro adaptativo de distância e velocidade, com função de frenagem de emergência na cidade e sistema de monitoramento frontal
Banco do motorista com ajustes elétricos
Detetor de fadiga
Sistema Pro-Active (proteção proativa dos passageiros)

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