Essa veio do nosso amigo, leitor e “tratorzeiro” Daniel S. de Araújo. É ele mesmo que conta:

“Breve história: equipado com motor 2-cilindros arrefecido a ar e 1,8-L a gasolina, reza a lenda que esse foi um projeto encomendado pelo Ministério da Agricultura para ser comercializado e empregado nas lavouras de café do país (dai essa carenagem maluca). Mas problemas (sempre eles!) entre o Governo e a Allgaier-Porsche não permitiram a seqüência do projeto, de forma que foi vendida apenas a encomenda inicial de 300 exemplares.

Reza a lenda também que alguém esqueceu de avisar aos alemães que aqui é quente e que o trator fritava o operador que ia praticamente escondido dentro da carenagem aquecida pelo motor arrefecido a ar e por isso esses modelos duraram muito pouco. Sobraram muito poucos exemplares, a maioria foi comprada por negociantes brasileiros e exportados para a Europa, onde foram restaurados. Sei de dois aqui no país, um em Brasília e outro aqui em Lupércio (a 30km de onde moro — esse eu vi de perto mas está bem surrado e foi feita muita gambiarra…não é original).”

O Daniel me mandou o link do site porschetractors.com para quem quiser dar uma olhada e de onde duas fotos foram tiradas, que achei a coisa mais curiosa deste mundo.

Neste site, nesta página, há um pequeno texto intitulado “Coffee Train P312”, com as duas fotos, texto que traduzo:

 

Coffee Train P312

 

Porsche tractor B

“Salvo da morte por ferrugem num galpão no Brasil, despachado para o Reino Unido por mar em 2000, e, após anos sendo restaurado, essa extraordinária máquina é o cruzamento de um submarino com um míssil. Acredita-se ser o único exemplo completo e funcionando dos cerca de 300 tratores Porsche projetados para trabalhar nas plantações de café e exportados para o Brasil.

O trator laranja brilhante parece ser a última palavra em aerodinâmica de tratores, mas suas linhas suaves foram desenhadas para evitar danos às delicadas árvores de café. Do mesmo modo, é o único na linhagem dos tratores Porsche que tem motor a gasolina — os donos das plantações de café não queriam cheiro de diesel perto de suas plantas…

Cilindrada: 1.800 cm³
Potência máxima: 24,2 cv
Quantidade produzida: aprox. 300”

BS

Fotos: site PorscheTractor

 

(316 visualizações, 1 hoje)