Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas AUDI S6, SEDÃ-CAPETA – Autoentusiastas

Durante muito tempo, apaixonado por automóvel a fim de um carro “bravo” levava para a garagem um cupê de duas portas, suspensão dura, desconfortável, dois lugares fictícios atrás e um ridículo porta-malas. Na outra vaga da garagem, o carro para levar a família, um manso sedã confortável, bem comportado, e… sem nenhum tempero.

A eletrônica mudou tudo: tem sedã com pinta de familiar com cerca de 500 cv sob o capô, que o marido leva à pista para um trackday ou que vai às compras com a esposa no dia seguinte.

Assim é o Audi S6 que dirigi em Salzburg, na Áustria. A linha A6/S6 recebeu uma plástica no final do ano passado e o sedã deixa transparecer — de leve — seu vigor mecânico, pela cor vermelha e pelas ponteiras do escapamento. Mas é só ligar o motor para se revelar um capeta em forma de automóvel. Nas autoestradas alemãs, sem limite de velocidade, o carro é pura festa até os 250 km/h, máxima limitada pelo  corte de injeção. Mas não teria dificuldade para chegar aos 300 por hora, o pessoal de Ingolstadt, a seu pedido, terá o maior prazer em “quebrar” o código limitador no módulo de comando eletrônico do motor.

 

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O coração V-8 de 3.993 cm³ da fera, 450 cv de 5.800 a 6.400 rpm e 56 m·kgf de 1.400 a 5.700 rpm

A fera é tracionada por um V-8 de quatro litros, injeção direta, dois turbocompressores, potência de 450 cv e torque de 56 m·kgf. Aliás, torque em abundância — máximo! — bem antes mesmo do ponteiro chegar a2.000 rpm, precisamente a 1.400 rpm e assim vai até 5.700 rpm;  a potência, de 5.800 a 6.400 rpm.Toda essa cavalaria passa por uma caixa robotizada dupla-embreagem de 7 marchas e chega ao sistema de tração permanente nas quatro rodas que pode ter, opcionalmente, um diferencial esportivo (de ação limitada).

O S6 assusta não somente pelo desempenho, mas principalmente por não se esperar tanto de um carro com “jeitão” de bem comportado. Zero a 100? Mesmo pesando 1.895 kg crava 4,6 segundos, “ali” com outros dois “foguetes” alemães: AMG E-63 e BMW M5 que marcam 4,3 s. O consumo impressiona também, pois roda cerca de 10 km com 1 litro de gasolina Super Plus de 98 octanas RON. Contribui o sistema “cylinders on demand” que desliga quatro cilindros quando os sensores percebem serem dispensáveis, como estar em estrada plana e em velocidade constante. Nesse momento, uma super-tecnologia não deixa o motorista perceber coisa alguma. A modificação do som do motor é compensada por uma emissão sonora específica pelo sistema de áudio do carro. E o corte do motor pela metade provocaria uma pequena vibração não fossem seus coxins hidráulicos ajustados automaticamente para a condição.

 

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Agradável aos olhos, tudo onde deve estar

A engenharia da Audi não esqueceu nada: o conjunto final é perfeitamente afinado, com motor, câmbio, transmissão, direção e suspensão trabalhando em perfeita harmonia. Num trecho de estrada (entre sul da Áustria e norte da Itália) onde caía um senhor temporal, assustei-me ao perceber que ultrapassava vários outros automóveis até me lembrar de que o S6 era o único por ali com tração nas quatro rodas: um show de segurança no piso molhado. O carro permite vários ajustes de comportamento e a suspensão de molas pneumáticas e amortecedores de controle eletrônico se encarrega de abaixar o automóvel em 10 mm se assim desejado.

 

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Quatro rodas com pneus 255/40R19W

Dispensável comentar todo o aparato eletrônico de segurança, o nível interno de silêncio, o conforto e espaço inclusive no banco traseiro — 2.910 mm de entreeixos! —, no vasto porta-malas de 530 litros e os cuidados de acabamento. Ponto negativo? A tração integral protesta em algumas manobras em baixa velocidade com tranquinhos nas rodas traseiras. Que, segundo a Audi, são absolutamente normais. Mas incomodam…

O Audi S6 ainda não chegou ao nosso mercado, mas seu preço já foi estabelecido em R$ 440 mil.

BF

 



Sobre o Autor

Boris Feldman
Coluna: Opinião de Boris Feldman

Boris Feldman é engenheiro elétrico formado pela UFMG, também formado em Comunicação, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos. Além da coluna Opinião de Boris Feldman no AUTOentusiastas, é colunista do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, e do jornal O Povo, de Fortaleza e tem o programa de rádio Auto Papo, na emissora Alpha FM, de São Paulo, e em mais 38 emissoras pelo país, com três edições diárias.

  • Lemming®

    E o infarto furmigante chegou no preço!
    Pode rotular? Ministério da Saúde adverte. Preço no último parágrafo!

  • Félix

    Rápido e discreto.

  • Milton Evaristo

    Deveriam acabar com esse acordo de 250. Vem um Hyundai e te passa voando.

  • Andre Carvalho

    Espetacular!!!

  • RMC

    Boris
    Guardadas e ressalvadas as devidas proporções de preço, custo, disponibilidade financeira e condições viárias, foram estas mesmas emoções e considerações que que fizeram comprar um Jetta TSI há algum tempo.
    Claro que ele não tem nem metade dos aparatos técnicos e eletrônicos de um A6/S6, mas se defende muito bem no nosso mercado. Pelo preço de oriental-eletrodoméstico de excelente qualidade e confortável (daqueles que você talvez nem se lembre direito da marca, mas que vão te servir por muito tempo – prefiro não citar nenhum para não despertar a ira de ninguém – e que também já tive) você comprar um carrão, que pode, como você disse, participar de um track day no sábado, ir a uma festa à noite e visitar os parentes ou amigos no domingo. E tudo isso com galhardia e sem te quebrar as finanças.

    Pena eu ter restrições orçamentárias, a brincadeira poderia ser ainda melhor do que já é com o Jetta …
    RMC

  • Cristiano Reis

    Quase 3 metros de entreeixos, maior do que muita sala de apartamento por aí…

    • 3 metros de entre-eixos = sonho distante 🙁

  • Lorenzo Frigerio

    Isso é que é painel! Less Is More. Aprendam, Ford, GM, Hyundai…

  • Marco R. A.

    Forte, rápido, bruto e com visual lindamente pasteurizado e homogeneizado… como todo Audi (menos o TT).

  • Carlos

    Uma provocação: Qual o real bônus do sistema de áudio compensar a mudança no uso dos cilindros? De pronto eu tendo a achar que a mudança no som do motor é algo aceitável e reflexo da própria máquina, maquiar isso é como botar som de motor convencional em motor elétrico.

    • Thales Sobral

      Pode ser que alguns clientes estranhem a mudança no som…

  • Caio César

    Totalmente off-topic, mas estou “desesperado” (rs). Compramos um Fusca e navegando pelo Mercado Livre encontrei as rodas 15
    do Fusca mexicano. adquirimos na tala 5,5. Será que irão pegar nos para-lamas? Achei que a medida era a original, mas só agora vi que a
    a tala é a mesma 4,5″. O que faço com os pneus que cabem nessas tala 5,5, será que
    fiz bobagem? Agradecido aos amigos…

    • Olha, não posso falar com propriedade, mas meu irmão teve um Fusca, e colocou tudo quanto foi roda nele. Os pára-lamas do besouro são gigantes, não acredito que haja motivo para muita preocupação.

      • Caio César

        Valeu…

  • Car Science

    Show de Carro! Como bem disse o “RMC” o que mais se aproxima em nossa realidade é o Jetta TSI. Sem firulas. Só qualidade construtiva e desempenho espetacular. S6 sonho de carro!