Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas MOTOR DURAMAX DA GM PROPULSIONARÁ O SUBSTITUTO DO HUMVEE – Autoentusiastas

MOTOR DURAMAX DA GM PROPULSIONARÁ O SUBSTITUTO DO HUMVEE

Motor GM Duramax

Da Automotive News:

A divisão de motores da General Motors americana será a fornecedora do motor do sucessor do Humvee do Exército dos EUA, uma operação que deverá resultar na entrega de até 55.000 motores V-8 diesel.

O novo Veículo Tático Leve Conjunto (JLTV, a abreviação em inglês) será produzido pela Oshkosh Defence LLC, do estado de de Wisconsin e será dotado de uma versão de especificação militar do Duramax V-8 turbodiesel utilizado nas picapes de porte grande da GM. Terá câmbio automático da Allison Transmission LLC, fabricante que já pertenceu à GM.

 

Oshkosh

O veículo tático leve conjunto, substituto do Humvee, será fabricado pela Oshkosh Defence LLC (foto Oshkosh)

Jennifer Christiansen, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Oskosh, disse que a empresa avaliou diversos motores antes de se decidir pelo Duramax V-8. O motor de 6,6 litros, desenvolvido e fabricado em conjunto com a Isuzu, vem sendo  o cavalo de batalha da GM desde 2001, sendo o motor da maioria das versões de trabalho pesado das picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra. A versão civil desenvolve potência 402 cv e torque 105,8 m·kgf

Nenhum porta-voz da GM foi encontrado para comentar o assunto.

A GM aplicou melhorias ao motor várias vezes desde 2001, mas a configuração biturbo de duplo comando e 32 válvulas nunca foi alterada. Já foram produzidos mais de 1,5 milhão desses motores.

O Humvee que está sendo substituído tem motor GM diesel dos anos 1980.

A Oshkosh não informa nenhum especificação da versão militar do motor Duramax, mas disse que consumirá menos combustível tanto em marcha-lenta quanto em condução normal.

O contrato é para 17.000 unidades do utilitário militar, mas poderia subir para 35.000 ao custo de US$ 50 bilhões, segundo noticiou o jornal Washington Post. O JLTV será utilizado pelo Exército e pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

A GM produzirá o motor Duramax na sua fábrica em Moraine, Ohio, e o veículo será fabricado em Oshkosh, Wisconsin.

A Oshkosh venceu a Lockheed Martin e a AM General na concorrência realizada.

Ae/BS

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

  • CCN-1410

    Esse é o tipo de informação que eu gosto e que poderia ter mais.

  • RoadV8Runner

    Pela foto do JLTV na linha de montagem, perto dele o Humvee é um picape compacto…

  • Juvenal Jorge

    Que magnífico monstro esse JLTV !
    E de uma marca muito antiga e que até mesmo no Brasil já foi usada no passado, com a presença de máquinas de construção civil.

  • jr

    Fico com a impressão que a segurança dos soldados vai dar um salto positivo.

  • Daniel S. de Araujo

    Escolheram um bom diesel! Os GM Duramax estão com um bom conceito no mercado, junto com os Powerstroke Scorpion e os Cummins ISB6.7 6 cilindros em linha!

    • Lucas Vieira

      Essa Duramax compra muito motor de terceiros também, como o Duramax 2.8, que é projeto da VM Motori, que no Brasil é feito pela MWM… uma salada danada!. Gostava dos Detroit, tinham alma de GM, hoje Duramax pra mim não fede nem cheira, mas não tenho conhecimeto da qualidade de seus motores.

      Abraço