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PIAN GT EM 3D, HOMENAGEM A UM GÊNIO DO DESIGN BRASILEIRO

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Caro leitor ou leitora,

O Ae, a sete dias de completar seu oitavo ano de existência,  tem o prazer de anunciar a chegada de mais um colunista — são seis agora — o conhecido alemão de coração brasileiro Alexander Gromow, reconhecidamente o maior conhecedor de Volkswagen no Brasil, autor de livros (“Eu Amo Fusca” e “Eu Amo Fusca II”), autor da coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar (http://maxicar.com.br) e dono do site Arte & Fusca Brasil (www.fuscabrasil.net). Um verdadeiro ativista na preservação de veículos históricos, especialmente o Volkswagen, no dia 24 de junho 1995 lançou em Bad Camberg, na Alemanha, o “Dia Mundial do Fusca”, que ficou estabelecido como 22 de junho. Foi um trabalho de cinco anos e a data escolhida tem um sentido especial:  foi o dia de 1934 em que o escritório de projetos do Prof. Ferdinand Porsche recebeu a incumbência de projetar e construir o carro do povo.

Sua coluna “Falando de Fusca” estará no Ae toda segunda-feira às 10h00, na qual o Alexandre Gromow compartilhará conosco todo seu conhecimento a respeito do e da Volkswagen.

Quanto ao carro da foto, você entenderá assim que ler a sua primeira coluna .

Seja bem-vindo, Alexander!

Bob Sharp
Editor-chefe

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PIAN GT EM 3D, HOMENAGEM A UM GÊNIO DO DESIGN BRASILEIRO

 

Por Alexander Gromow

Meu grande amigo e excepcional designer Márcio Lima Piancastelli faleceu no dia 18 de junho de 2015, após anos de luta contra grave enfermidade.

Em 2003, seu nome estava na ponta da língua, tanto citado que foi no capítulo dedicado ao VW Brasília no meu primeiro livro, “Eu amo Fusca”. Mas ele estava distante. Muitos anos depois, no dia 6 de setembro de 2014, participei de um encontro do VW SP2 Club em sua casa, em Araçoiaba da Serra (SP), a 125 quilômetros da capital, para comemorar o seu aniversário. Como se sabe, Piancastelli é autor do desenho do grã-turismo SP1/2, além de outros trabalhos como os VW TL, Brasília, e de ter participado da criação da família Gol, do Santana, do Logus, do Passat GTS Pointer e do Gol de segunda geração.

Ao chegar lá, dei-lhe um exemplar de meu livro com uma dedicatória especial. O encontro foi selado com um abraço. Com alegria, mostrou o livro aberto no capítulo do VW Brasília, sua obra também, para seu colega de tantos anos, José Vicente Novita Martins, o Jota.

 

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Márcio Piancastelli recebe o meu livro

Nesse evento, tive oportunidade de visitar o ateliê do Piancastelli, cujas paredes estavam cobertas com seus trabalhos. Também tive acesso a um álbum que ele intitulou “Márcio Piancastelli — O designer do Brasil — Meus brinquedos favoritos”. Fiz diversas fotos, que podem ser vistas neste álbum. Esta é uma parte do acervo que o Piancastelli tinha, eram aquelas que ele mais gostava de mostrar para seus visitantes. Entre os desenhos que consegui fotografar havia muitos estudos que não vieram a ser executados, alguns muito interessantes. Fiquei então imaginando como seria se eles tivessem sido realizados…

 

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O ateliê de Márcio Piancastelli

Veio-me naquele momento a idéia de homenagear o Piancastelli, mas para isso eu precisaria da ajuda de um amigo, o Dan Palatnik, expert em desenhos em 3D feitos for computador através de modelagem e renderização. Ele não só concordou de pronto a participar da homenagem, como disse ser um fã do Piancastelli, inclusive já tendo iniciado uma série de trabalhos com carros de designers brasileiros que não saíram do papel, caso da “materialização virtual” de projetos do Simca Xangô, do Anísio Campos, e do DKW GT, do Ari “Aruanda” Antônio da Rocha, além do Metra GT dos irmãos Bob e Rony Sharp. Era preciso eleger um desenho do Piancastelli para “virar realidade”

Em janeiro de 2015 falei com a filha dele, a Alessandra, que conversou com seu pai, ficando definido que seria o seu primeiro desenho feito durante estágio na Carrozzeria Ghia, em Turim, na Itália, em 1963 — estágio que foi o prêmio recebido pelo segundo lugar no “Concurso Lúcio Meira”, em São Paulo, em 1962, oferecido pelo carrozziere Luigi Segre (criador do Karmann-Ghia), que fazia parte do corpo de jurados juntamente com Brook Stevens, Mario Fissore e Giuseppe Farina.

 

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O desenho original atualizado: o eleito

O desenho original havia sido atualizado em 1998 e foi o material de partida. Mas era necessário que proporções e várias informações adicionais fossem definidas para permitir o trabalho do Dan. Para isso foi providencial a ajuda do Marcelo Lóss, marido da Alessandra, especialista em renderização (ele trabalha na Ford como Design Quality Engineer). Em alguns fins de semana ele e Alessandra foram à casa do Piancastelli e, com orientação dele, Marcelo estabeleceu as dimensões e definições necessárias.

Àquela altura as condições de Piancastelli pioravam, cansava-se facilmente.

 

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Marcelo Lóss trabalhando para dimensionar o carro, com Piancastelli orientando

Com base nos dados fornecidos por Marcelo, Dan compilou a modelagem e no dia 29 de janeiro enviou a renderização para ele. Esse dia fora o de mais uma quimioterapia e, terminada, Piancastelli, muito cansado, recostou-se no carro da filha antes de voltarem para casa, quando Marcelo mostrou a arte ao seu sogro. Como num passe da mágica, Piancastelli se encheu de energia, aprumou-se no banco, pegou uma caneta e se pôs a comentar e rabiscar as primeiras artes feitas por Dan. Aquela ação de modelagem estava realizando um pequeno milagre…

 

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Ao sair da sessão de quimioterapia, a grande surpresa de Márcio Piancastelli, ver o seu carro como ficaria

O Dan estava dando prioridade para este trabalho que por si só trazia uma forte carga de emoção e o concluiu acrescentando a engenharia de interior e detalhes de acabamento escolhidos com o cuidado e o requinte que a qualidade deste design exigia.

Até este ponto, 8 de fevereiro do corrente ano, o carro ainda não tinha um nome, mas depois de algumas consultas foi batizado como Pian GT.

 

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Batizado: Pian GT

As fotos do carro chamaram a atenção de especialistas e de leigos no mundo inteiro, e muitos queriam saber quando ele estaria disponível para a compra. As fotos falam por si sós.

 

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Márcio Lima Piancastelli merecia mesmo essa homenagem. Onde quer que esteja, que dê inspiração aos jovens designers brasileiros.

 

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O processo de criação

O processo de modelagem e renderização, que permite dar vida a desenhos, é algo incrível e que requer muito conhecimento e proficiência no uso dos softwares que permitem se chegar ao resultado final. Este vídeo, feito a partir de uma apresentação preparada pelo Dan, dá uma idéia do trabalho envolvido e demonstra o quanto de competência foi empregado, bem como a qualidade e senso aguçado de estética do Dan, um verdadeiro designer cibernético.

Gostaria de complementar esta matéria com o ponto de vista do Dan e do Marcelo:

Dan: “Quando você, Alexander, me fez a proposta de modelar uma criação do Márcio, fiquei muito honrado de poder participar, ainda que de forma indireta, da concepção do projeto, porque a modelagem deu vida, mesmo que virtual, a um desenho interessantíssimo que permanece atual passados tantos anos.
Logo que recebi os primeiros desenhos achei que o Pian GT, como foi batizado o desenho, daria um belo resultado. Afinal, trata-se de uma berlinetta bem-proporcionada, típica do princípio dos anos 60. Embora tenha influência de vários desenhos, é originalíssima.
O desenho do Márcio é claríssimo e foi preciso pouca informação complementar para preencher os detalhes que não aparecem no original. Conversando com o Marcelo, definimos a curvatura da frente afilada, a área alargada sobre as rodas traseiras, o desenho das lanternas. Iniciei a modelagem e só mais adiante notei que as portas eram estilo carlinga (com o vidro da frente e capota num só módulo) e ausência da coluna A. Marcelo confirmou que era essa a intenção do Márcio.
Acrescentei detalhes do interior — bancos, painel, volante — de modelos de esportivos italianos que já havia feito e o Pian GT ficou pronto. O resultado, sou suspeito, foi elogiado por designers e conhecidos que atuam na confecção de carrocerias artesanais mundo afora. Um tento para o design automotivo brasileiro.
Eduardo Prado certa vez me enviou o desenho técnico do Metra GT que os irmãos Sharp fizeram nos anos 60, mantendo a mecânica e o entre eixos original do DKW. Conversamos sobre as vantagens da modelagem 3D como simulador do processo real de projeto que vai do desenho ao “buck” de argila ou madeira pré-estamparia das chapas. Usando as vistas como base, fiz apenas algumas alterações sutis na carroceria. Recompensador ver as perspectivas de um desenho que até então só existia em vistas ortogonais.

 

4 Esportivos Nacionais

Esportivos nacionais na Garagem Digital: Pian GT, DKW GT, Metra GT e Xangô

Através da modelagem do carro recordista Carcará, fiz contato com Anísio Campos. Ele me ligou e fez uma visita ao estúdio, onde entre muitos casos mencionou o projeto do Xangô, um esportivo montado sobre chassi encurtado do sedã Simca Chambord. No mesmo instante dei uma busca na internet e baixei a vista lateral que ele tinha desenhado, uma linda arte em tons de ultramarino. Combinamos que o Xangô ganharia vida digital para, como o Metra GT, poder ser apreciado em todos os ângulos. O que faltasse de informação visual seria orientado pelo próprio Anísio em troca de e-mails até as imagens finais.
O terceiro esportivo nacional da galeria foi o DKW GT de Ari Rocha. Descobri esse desenho numa conversa com Roberto Fróes, proprietário de um sedã DKW-Vemag, e solicitei mais informações ao próprio Ari, que então publicou a arte original e descreveu como seriam a frente e a traseira. Mais um projeto que se tivesse chegado às ruas teria mudado o panorama automobilístico brasileiro e hoje seria cobiçadíssimo entre os colecionadores.
Sem falar no privilégio que é a interação com esses projetistas pioneiros do automobilismo brasileiro.
Continuo em busca desses projetos que nunca foram adiante, para ampliar o setor dos esportivos virtuais nacionais na minha Garagem Digital. Se você souber de mais desses desenhos… É um trabalho de divulgação apenas. Mas assim vamos acrescentando mais detalhes à história do design automobilístico nacional.”

Marcelo: “O Pian GT, como foi batizado, sempre foi um dos meus desenhos favoritos no acervo do Márcio. Sempre admirei as linhas limpas e clássicas daquele carro que no meu imaginário sempre teve um motor central, plano. Fiquei muito feliz quando depois das conversas o Márcio escolheu justamente o que eu mais gosto para ser modelado e renderizado pelo Dan, principalmente devido às suas proporções e seu tamanho.
Deste período existem algumas propostas que ele elaborou na Ghia para a Ford, Borgward, Lamborghini e Jaguar que estão no arquivo pessoal dele. Porém o Pian GT não foi feito para nenhuma destas empresas, mas ele declarou que foi um dos primeiros desenhos elaborados já com o conhecimento adquirido no período de aprendizagem/estágio na Ghia.
Quando começamos a modelação para atender aos pedidos do Dan, logo apareceram umas perguntas sobre a proporção e a minha idéia principal foi identificar veículos que tinham o mesmo tamanho/proporção. Identifiquei o Porsche 914/6 como base, e depois das minhas perguntas fomos ao ateliê do Márcio, acho que foi uma das últimas vezes que estivemos lá juntos. Ele resgatou um desenho em blueprint do Alfa 33, que ele guardou desde a época de seu estágio e que tem a vista lateral, superior, frontal e traseira. Com estes desenhos em mãos fizemos alguns esboços e comentários que serviram para a modelação,
Minha maior surpresa foi quando ele afirmou que o desenho original do Pian GT deveria estar em proporção. E após medições, a proporção perfeita foi identificada na distância para o solo, na altura do teto do carro e na distância entre eixos.
Assim, cada desenho enviado pelo Dan foi recebido com muito carinho e deixava o Márcio impressionado com a capacidade dele de representar com realidade as suas idéias.
A forma da dianteira e a duas janelas foram imediatamente lembradas por ele. O formato do vidro dianteiro foi um resgate das idéias iniciais dele na Ghia, um carro conceitual de um estudante sonhador à época. Até ele mesmo já havia se conformado com o fato de que um carro sem colunas é muito difícil de ser realizado, mas a pergunta do Dan sobre a coluna A resgatou esta idéia.
Assim, cada impressão dos desenhos do Dan trazia mais um sopro de vida, visto que a doença do Márcio progredia rapidamente. E os últimos dados que foram definidos foram o formato das lanternas, e o logo que ele escolheu, que foi o triângulo vermelho da bandeira de Minas Gerais, de onde era natural.
O resultado final foi um orgulho para todos e ele presenteou, com cópia,s irmãos, sobrinhos e netos.”

 

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O Pian GT poderia ter existido

AGr

A coluna “Falando de Fusca” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

Sobre o Autor

Alexander Gromow
Coluna: Falando de Fusca & Afins

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

  • 015b

    Seja muito bem-vindo!
    Só tem a enriquecer ainda mais o site!

    • Difícil reportar a importância para mim e a conseqüente emoção em estar aqui. Peço a paciência de todos do time com o meu “período de adaptação” e agradeço a recepção!!!
      Afinal de contas conheço muitos de vocês há mais de 20 anos…
      Saudações refrigeradas a ar.

  • Mr. Car

    Bem-vindo ao time, Gromow. Estréia com o pé direito, como se diz. Belíssima matéria, com belíssimas ilustrações, he, he!

    • Dear Mr. Car!
      Bom receber este seu abalizado parecer sobre este artigo de estreia como membro deste incrível time de redatores.
      Já estive por aqui antes como convidado, e estou super motivado agora como um da equipe!

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Esse album poderia ser editado como livro. Com certeza reservaria um para mim.

    • Caro Fernando Bento Chaves Santana,
      Esta idéia já existe há algum tempo, e novamente o Marcelo Lóss e sua esposa estão trabalhando na preservação do patrimônio do Márcio Piancastelli.

  • Francisco Assis Neves

    Por que não tentam tirar a idéia do papel (ou do computador)? A priori parece fácil: chassi e mecânica de VW a ar, redimensionada, carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro, interior simples utilizando peças disponíveis no mercado. Bom, já a grana para isso que é complicado. Pode-se tentar uma vaquinha virtual ou um patrocínio da VW, pois nada como criar um carro homenageando aquele que criou ou colaborou para criar os sucessos de venda da VW do Brasil.

    • O caminho acredito estar aberto, o design pertence à Família Piancastelli e acho que o Marcelo Lóss (está no Facebook) seria a pessoas certa para falar sobre esta idéia. Quando o Dan Palatnik divulgou a modelagem para seu circulo de colegas do ramo muitos tiveram uma reação semelhante, portanto pode até ser que sua idéia encontre eco. Boa sorte.

  • AlexandreZamariolli

    Herzlich willkommen, Gromow.

  • Fernando Bento Chaves Santana
    • Caro Fernando Bento Chaves Santana,
      Se você está falando de uma modelagem e renderização deste modelo a bola deve ser passada ao Dan Palatnik (que está no Facebook), ele fez um trabalho com um veículo Gurgel há pouco tempo.

    • Ilbirs

      Esse aí ficaria ainda mais interessante se transformado em modelo de fato e nesse caso, o motor BMW boxer arrefecido a água que sugiro para um Supermini ficaria muito interessante.

  • Luciano Gonzalez

    Muito feliz de ver uma autoridade em VW aqui no Ae, Seja bem vindo Alexander.
    Não o conheço pessoalmente mas já li bastante à seu respeito (e do rosinha, hehe), já conversamos no passado em algum fórum ou comunidade.
    Inesquecível foi uma entrevista que você deu à um programa de TV pouco antes do relançamento do Fusca, você deu uma aula à aqueles leigos que participavam do programa.
    Abraço!

    • Caro Luciano Gonzales,
      Bom reencontrar você aqui no AutoEntusiastas, fico à sua disposição também pelo Facebook, não estou mais participando de Fórums…
      A entrevista de 02/02/1993 (aliás dia de meu aniversário) na pérfida e merecidamente falecida TV Jovem Pan (disponível no You Tube e no Vimeo) foi um marco. Três “redatores” de péssima estirpe (pois queriam me derrubar e se distanciaram de meu foco, pois fui para lá como presidente de um clube e amante da marca) que tentaram vingar-se da volta do Fusca, decisão do Itamar Franco, logo sobre a minha pessoa, se revezavam na elaboração de perguntas cada vez mais desbaratadas. Só que não contavam com o meu preparo (modéstia às favas), acho que saíram bastante chamuscados em sua tentativa… Estes “redatores” ofereceram um dos piores exemplos de imprensa televisiva jamais visto.
      Tks

    • Davi Reis

      Sabia que o nome do Alexander me era familiar! Foi uma entrevista para a TV Jovem Pan, certo? Já vi essa entrevista, uma verdadeira vergonha. Estavam mais interessados em atacar a VW do que realmente discutir o renascimento do Fusca.

      • É verdade, caro Davi Reis, mas foi possível defender o Fusca.

    • Grato Luciano Gonzales,
      Já não participo mais de Fóruns, agora estou concentrando a comunicação no Facebook e por e-mail. Bem como nas respostas a comentários de meus trabalhos.
      A tal entrevista de 02/03/1993 na agora falida TV Jovem Pan foi emblemática, na introdução do vídeo, que foi disponibilizado na Internet em 2007, podem ser vistas as condições sob a qual a TV Jovem Pan realizou o programa. Sei que milhares já viram este vídeo que foi até usado em “media training”, mas caso alguém ainda não o viu e ficou curioso o link no Vimeo é:

      (O áudio do vídeo está com muito ganho é bom baixar o volume antes de dar o play)
      Saudações refrigeradas a ar

  • Eduardo Palandi

    Que história bonita, Alexander. bem-vindo, e parabéns ao Ae pela “aquisição” do colunista!

    • Valeu caro Eduardo Palandi,
      Estar por aqui é uma hora e uma bela de uma responsabilidade…
      Saudações

  • Italo

    Mais um craque no timaço de escribas do Ae, artigo excelente.

    Juntando os talentos do sr. Piancastelli com o mago dos renders Dan Palatnik o resultado só poderia ter essa qualidade.

    Só faltou o link para os que quiserem conhecer os demais trabalhos do Dan:

    http://garagemdigital.blogspot.com.br/

    • Grato Italo,
      O foco do artigo estava no Pian GT, e, por tabela, nos três outros carros de designers brasileiros, o Metra GT, o DKW GT e o Xangô –que aparecem no artigo numa incrível ilustração todos juntos.
      Mas foi uma boa ideia colocar o link para os demais trabalhos do Dan Palatnik.

  • Danilo Grespan

    Seja bem-vindo sr. Gromow!

  • guest

    Bem-vindo, Gromow!

    Se possível, gostaria de dar uma sugestão para a Garagem Digital do Dan Palatnik (que faz trabalhos fantásticos): uma renderização da Bettina, desenhado pelo Juca Chaves (é esse mesmo que você está pensando, o cantor). Veja em

    http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Jipe-Centaurus-e-outros-brasileiros-misteriosos-tp4640938p4641078.html

    • Salve guest,
      Acho que ai o assunto deve ser apresentado ao próprio Dan Palatnik que eu seu comentário conclamou pessoas que tivesses casos semelhantes a comunicá-los para ele.
      O contato com o Dan pode ser feito pelo Facebook.

  • Viajante das orbitais

    Muito bem-vindo. Sou fã de VW. O Pian GT é um carro muito bonito, em nível internacional. Jaguar E-type ? Prefiro um Pian GT. Gosto do tamanho, do tipo de carroceria e da falta das colunas A.
    Com certeza muitos compradores o prefeririam quando se dessem conta da grande visibilidade.
    Hoje em dia fazer um carro seguro sem colunas A não deve ser muito difícil. Qualquer receio poderia ser diminuído adicionando barras atrás dos encostos como em conversíveis.

    O resultado final 3D ficou tão bom que se eu tivesse apenas visto as fotos eu pensaria que o carro realmente existe.

    • Grato pelas boas-vindas Viajante das orbitais,
      Curiosamente, no álbum de desenhos do Piancastelli que fotografei, há um trabalho feito para a Jaguar, durante o estágio na Itália, bastante interessante, veja a foto.
      É verdade o Pian GT modelado ficou muito bom mesmo!!!
      Pois é, como você mesmo pôde ver apesar do nome esta coluna volta e meia vai tratar de assunto um pouco mais abrangentes, como esta homenagem ao Piancastelli…
      Saudações

  • Fusca Noventa E Cinco

    Eu, como proprietário de Fusca, bato palmas!!!

  • Leonardo Mendes

    Primeira vez que vejo uma foto do Gromow, o nome já me era familiar desde priscas eras.

    Agora com licença… preciso colocar o queixo de volta, ele caiu ao ver as imagens do Pian GT… lindo tributo.

    • Opa, Leonardo Mendes,
      Prazer em conhecê-lo também.
      Saudações

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Estes desenhos iniciais do então Gurgel CENA também são desafios interessantes

    http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/quatrorodas/309/gurgelcena.jpg

    http://www.lexicarbrasil.com.br/gurgel-i/#

    • Acho que o Dan Palatnik deve estar antenado nestes comentários também, Fernando Bento Chaves Santana.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Infelizmente as empresas transnacionais não estão interessadas em prestar qualquer homenagem ou reconhecimento aos locais que contribuíram com sua história.

  • Samuel Henrique Mandelbaum

    Bem-vindo ao time dos Autoentusiastas, grande Gromow! E inicia arrasando, excelente artigo! Parabéns a todos!

    • Grande Dr. Samuel Henrique Mandelbaum.
      Grato pelas boas-vindas e por seu comentário sobre este primeiro artigo.
      Um abraço

  • Rafael Malheiros Ribeiro

    Como fã e proprietário de Fusca, além de leitor seu em outros meios, fico feliz por sua participação no meu site preferido!

    • Caro Rafael Malheiros Ribeiro,
      Seja bem-vindo ao “Falando de Fusca” aqui no AUTOentusiastas, vamos dar continuidade ao trabalho de tantos anos agora para esta clientela tão seleta como é a deste site!
      Saudações

  • francisco greche junior

    A parte antes das projeções do carro, que cita quando ele viu as fotos após seção de tratamento me emocionou de verdade. Poxa, reconhecimento, que coisa bonita!

    • Confesso que esta parte me emociona todas as vezes que eu a leio… Um pequeno, porém importante milagre,
      Foram injeções de energia durante todo o tempo que levou o trabalho de esclarecimentos e modelagem/renderização.

  • Mário César Buzian

    Muito feliz ao ver um delicioso e histórico texto do nosso grande amigo Gromow aqui no Ae, e que seja o primeiro de muitos que vamos avidamente aguardar !!
    Meus parabéns à belíssima e merecida homenagem ao Márcio Piancastelli, um homem visionário de extremo bom gosto e talento, que nos deixou um legado sensacional – marcou uma era de design “brazuca” com muito orgulho e redefiniu o “besouro”, dando seu toque de gênio ao Brasília, um carro lindo, espaçoso e “na moda” dos anos 70. E sem falar nos SP, carros que deixou muita gente de boca aberta na mesma época…
    Muito obrigado pelo belo presente logo na segunda-feira, meu amigo Gromow!!
    Abraço grande desse ´paulistano “exilado” nos pampas, com muita alegria!

    • Caro Mario César Buzian,
      Que honra e alegria receber o seu comentário!
      Estamos aqui e no MAXICAR, trabalho certamente não vai faltar… (até rimou…).
      Este artigo fala de um causo especial, mas haveria muito a dizer sobre o Marcio Piancastelli, sobre sua coragem e senso de oportunidade ao enfrentar o desconhecido na Itália, e sobre tudo que ele teve condições de fazer em sua produtiva vida…
      Pois é, minhas origens são bem mais longínquas, mas tenho uma porção dos Pampas também, pois me criei em boa parte em Morretes, no Rio dos Sinos, e em Porto Alegre, onde estudei no Grupo Escolar 3 de Outubro e no Ginásio Padre Réus, na Tristeza, ali ao lado da Igreja e em frente da pracinha, depois fui para o Júlio de Castilhos, então colégio padrão do estado…
      Assisti a muitas corridas de rua, tanto no Circuito da Pedra Redonda, como no Circuito da Cavalhada…
      Mas isto foi há muito tempo mesmo, mas quem sabe o que estou falando deve lembrar daqueles tempos heroicos.
      Saudações

  • Diogo

    Eu gostaria de ter pelo menos 10% desse talento artístico. Achei muito interessante observar como os desenhos do Marcio foram se atualizando ao longo do tempo, é perceptível como o artista (considero essa criação de designs uma arte) de certa forma é influenciado pelas tendências da época em que vive e, ao mesmo tempo, propõe novas formas criando as tendências futuras. Meu filho há um tempo me pediu que desenhasse um caminhão de lixo. Tentei o meu melhor e ao final ele disse – “que feio”, mas acabou gostando. Alguns talentos são inatos. Obrigado, Alexander, pela bela história.

  • RoadV8Runner

    Muito bom saber que agora poderei ler os textos de Alexander Gromow por aqui. Bem vindo ao AUTOentusiastas! E, como já disseram, estréia em grande estilo, uma justíssima homenagem ao grande Piancastelli.
    Muito bonito o Pian GT. Junto com os demais carros na “foto virtual”, é mais um modelo que mostra o incrível potencial que tínhamos no Brasil e não foi aproveitado como deveria.

    • Caro RoadV8Runner,
      Grato por seu comentário, agora é trabalhar para manter a coluna todas às segundas-feiras… (só de pensar na responsabilidade já fico com as pernas bambas…)
      Sei que é um assunto polêmico, mas eu até acho que no caso da VW do Brasil houve, num determinado instante, uma abertura “jamais vista” para designers tupiniquins, quando surgiram o Brasilia e o SP, se bem que logo a poderosa “casa matriz” voltou a mostrara a sua força.
      Ainda bem que agora o Brasil exporta designers para o mundo e certamente o trabalho Piancastelli, em especial, fomentou a criação de um bom plantel de designers brasileiros.

  • WSR

    Olá Alexandre, fico muito satisfeito ao vê-lo fazendo parte do time do Autoentusiastas. Não posso deixar de parabenizar, também, pelo livro sobre o Fusca. Tenho um exemplar (autografado) que foi lido e devidamente relido várias vezes.

    O Pian GT é realmente lindo. Não sei se daria certo, mas em outros países alguns carros fora-de-série eram vendidos sob a forma de “kit-car”. Talvez pudesse ser uma saída mais econômica para o Pian GT sair do papel.

    O que mais gostei, no entanto, foi ver uma versão targa do SP2. Ficou belíssimo! Talvez não teria sido sucesso no Brasil por ser a terra do “cornowagen”, infelizmente. Acho os targas bem mais charmosos que os descapotáveis.

    Por último, não sei seria uma boa idéia, mas acho que os familiares do Piancastelli poderiam vender cópias de alguns desenhos. O do SP2, por exemplo, é daqueles que a gente não cansaria de ficar admirando na sala. Talvez seria uma forma de manter viva a memória do Márcio, algo muito mais importante que o lado econômico da coisa.

    Abraço!
    Wanderson

    • Salve WSR,
      Estou muito gratamente surpreendido por toda esta recepção, bom demais. Que bom que você está valorizando o meu livro isto dá muita energia para continuar trabalhando…
      O Pian GT, que não tinha um nome até que o trabalho de modelagem começou – até lá ele era “o primeiro desenho que foi feito lá na Ghia”, é um belo carro mesmo.
      Nem me fale de “cornowagem” eu me irrito sempre que lembro deste episódio. A VW ofereceu ao Brasil um carro com teto solar de aço da Webasto da melhor qualidade, dando um super-conforto inusitado, mas a clientela não tinha condições de entender o que isto significava e partiu para a galhofa… Acho que foi jogar pérolas aos porcos! O pior que tem gente que chama o meu Fusca que tem um teto-solar original de fábrica disto também, imagine só a minha alegria…
      Pelo que sei tanto a Alessandra, como seu mariod Marcelo (filha e genro) planejam fazer uma tipo de memorial para o Piancastelli, mas acho que reproduções poderia ser disponibilizadas sim.
      Saudações

      • WSR

        Salve Alexander,

        Esqueci de parabenizá-lo pelo seu Fusca também. Não ligue para o que os outros falam do teto dele, pode ter certeza de que é inveja pura, rs. O carro é absurdamente lindo.

        Agradeço a gentileza do comentário. É realmente uma honra trocar palavras com uma pessoa tão importante no cenário automobilístico brasileiro.

        Em tempo, encontrei uma foto sua através do google e vou deixá-la aqui porque também sou entusiasta de computadores antigos. Aliás, acho que a tv da foto era uma Semp de 16″, certo?

        http://maxicar.com.br/wp-content/uploads/2015/03/gromow10.jpg

  • NICKS31

    “Como num passe da mágica, Piancastelli se encheu de energia, aprumou-se no banco, pegou uma caneta e se pôs a comentar e rabiscar as primeiras artes feitas por Dan. Aquela ação de modelagem estava realizando um pequeno milagre…”

    Rolou um suor aqui nos olhos!

    • Salve NICK31,
      O Francisco Greche Junior também ressaltou este parágrafo. Esta constatação foi feita pela Alessandra, filha do Piancastelli, e foi isto que ela me reportou. Eu me emocionei e continuo a me emocionar com isto. Certamente este trabalho não teve o condão de curá-lo, mas teve condições de ajudá-lo a enfrentar uma triste e terrível parte da vida. Ela me reportava que ele reagia muito bem não só às atualizações que o Dan Palatnik enviava através do Marcello Lóss, como também a meus contatos com ele, fossem diretos (poucos) como indiretos através dela. Há uma segunda foto daquele momento que eu posto abaixo.

  • Diney

    Seja bem-vindo para um up! turbinado no site.

    • Olá Diney,
      O up! anda na minha “linha de mira”, já testei o manual, o robotizado e agora falta testar o turbo.
      Grato pelas boas-vindas!

  • Eduardo Mizuno

    Alexander, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, muito ouvi e muito lí o seu nome. Proprietário de Fusca e derivados, muito interessante a sua nova coluna que vem completar o AUTOentuasiastas. Gostaria de parabenizá-lo e dar as boas vindas ao excelente time dos AUTOentusiastas. A sua homenagem ao Márcio Piancastelli foi de uma nobreza ímpar, parabéns.

    • Caro Eduardo Mizuno,
      Acho que, num destes eventos dos AUTOentusiatas a gente poderá ter a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.
      Grato pelos parabéns e pelas boas-vindas; bem como pelo comentário sobre a matéria.
      Aliás o trabalho de um escritor não seria nada se não houvessem pessoas a lê-lo, ato contínuo, o fato de participar de um time diferenciado como são os AUTOentusiastas é temperado e “avaliado” pelos comentários recebidos, dai a minha grande alegria e orgulho em receber comentários; reconheço e agradeço a todos que investem o seu precioso tempo para enviar comentários.
      O mesmo se aplica às minhas palestras, sem a audiência eu estaria falando para as paredes…
      Valeu!

  • Belo “statement” caro Diogo, mas tenho certeza que para seu filho apesar da reação inicial o tal caminhão de lixo estava bom demais…
    O próprio Piancastelli também começou a desenhar bem cedo e alguns de seus desenhos foram preservados até hoje, será que a gente teria coragem de chamá-los de feios?
    Veja uma página do álbum dele, o mais antigo desenho é de 38…
    Grato por seu comentário!

  • Alex Szymanski

    Parabéns pela reportagem, muito interessante todo o relato e a iniciativa de recriar clássicos em modelagem 3D!!

  • Salve WSR,
    O Rosinha agradece…
    Você pode estar certo que quando posso eu sempre respondo aos comentários, infelizmente nem sempre é possível. Neste caso, como eu estou podendo responder, vamos lá!!!
    Esta foto é da Revista Microhobby, da antiga Microdigital que fabricava os computadores da linha TK. Eu colaborei com esta revista com vários programas para a linha dos TK-95. O computador da foto é um Sinclair Spectrum que está com uma expansão para 48K!!! Está com 2 microdrives. impressora e gravador K-7 dedicado para dados.
    O televisor é um Semp-Toshiba, que na época era alugado. Pela foto dá para ver que ela foi tirada muito tempo atrás…

    • Italo

      Caramba, então eu já era seu leitor há 30 anos e não sabia (ou lembrava), algumas Microhobby ainda estão aqui até hoje guardadinhas. Muito sofri transcrevendo programas das revistas para o meu saudoso TK-83 com expansão de 16Kb. 🙂

  • Juvenal Jorge

    Alexander,
    seja muito bem-vindo ao Ae. Eu e outros editores estamos muito honrados. Conheço o Marcelo Lóss pessoalmente, trabalhamos na mesma empresa, encontrei-o semana passada, e posso dizer com certeza que ele é um grande entusiasta, além de ter um Chamonix Spyder 550.
    Piancastelli foi genial, será ainda mais conhecido no futuro, quando a História for um assunto mais importante no Brasil.

  • Nora Gonzalez

    Belo texto, Alexander. E faço minhas as palavras do Juvenal. Seja bem-vindo ao Ae!

    • Grato, confrade Nora Gonzalez,
      Aliás, por falar aqui do AUTOenstusiastas, as sua deliciosas matérias defendem com altiva soberania e excelente conhecimento, sem falar do humor sempre presente, a mulher no meio de tantos barbados, ranzinzas ou não…
      Em tempo, me incluo entre os ranzinzas!
      Um cordial abraço

  • Caro Juvenal Jorge,
    Grato pelas boas-vindas. Imagine só como eu estou igualmente honrado de poder fazer parte, mesmo que como “caçula de 68 anos” neste time de feras. Agradeço a suas eventuais sugestões e críticas, que receberei com agradecimento.
    O Marcelo Lóss é uma pessoas especial, sabe muito sobre a saga do Piancastelli, quem sabe, algum dia ele e sua esposa, a Alessandra, se debrucem sobre a elaboração da biografia deste grande designer tupiniquim. Ai sim o seu vaticínio será realidade e de uma fonte mais do que fidedigna.

  • Washington Souza

    Só eu vejo traços do CCX nesse carro ai?

    • Acho que você, caro Washington Souza, observou que o Pian GT foi desenhado em 1962 e o Koenigsegg CCX é bem mais recente…
      Mas as semelhanças muitas vezes vão do ponto de vista de quem as encontra, é uma questão de sensibilidade…

  • Rogério Oliveira

    GromoW! Algumas pessoas, deveriam viver para sempre! Não sei o que falar de Piancastelli! Sei que ele foi muito corajoso em desenvolver seu trabalho no Brasil, visto o grande mercado Europeu que ele podia ter seguido! Vejo dentro de seus grandes sucessos, 2 troféus!
    Primeiro! Colecionadores Alemães, possuírem em seus acervos, um SP2! Isto já diz tudo!
    Segundo! Xeiques Árabes, possuírem em suas garagens, SP2!

    Já vindo aos modelos contemporâneos, o segundo troféu! O VW Gol de segunda geração! O melhor Gol já fabricado! E sem influência dos designs de Wolfsburg!

    Obrigado Piancastelli!