Räikkönen e Ferrari: como está, fica

 

A Ferrari anunciou hoje (quarta, 19/8) a renovação do contrato de Kimi Räikkönen por mais um ano, notícia que soou como uma badalada desafinada nos sinos da igreja de Maranello. Sem apresentar resultados sequer comparáveis aos obtidos por Sebastian Vettel nesta temporada — até agora o alemão soma duas vitórias e 170 pontos contra um terceiro lugar e 76 pontos do finlandês —, a decisão parece ter sido baseada em fatores econômicos: o nome favorito para substituir Kimi era o do seu conterrâneo Valteri Bottas, mas a Williams teria pedido € 12 milhões pelo seu passe.

Em tempos em que a Ferrari e dirigida por um executivo focado em números, Sergio Marcchione, a hipótese é bastante válida; a possibilidade de Sebastian Vettel — conhecido pelo relacionamento conturbado que teve com Mark Webber em sua melhor fase na Red Bill Racimg —, ter se posicionado contra a chegada de um jovem de enorme potencial também não deve ser posta de lado. Outros nomes que foram captados no radar italiano foram os de Daniel Ricciardo — assim como Bottas, também com contrato em vigor até 2016—, e Nico Hulkenberg, cada vez mais relegado à condição de eterna promessa. Ao que tudo indica o alemão deverá disputar sua manutenção na Force India com seu atual companheiro de equipe Sérgio Perez e Pascal Wehrlein, protegido da Mercedes, no time que usa os motores alemães.

Com visto recusado para a Reppublica di Maranello, Valteri Bottas deve permanecer mais um ano na Williams, junto com Felipe Massa, que já deu indícios claros que exercerá, em comum acordo com o time, a opção de disputar a terceira temporada pela equipe de Grove.

WG

 

Kimi e Ferrari: mais uma temporada juntod (foto Ferrari/Studio Colombo)

Kimi e Ferrari: mais uma temporada juntod (foto Ferrari/Studio Colombo)



Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 7)

Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

  • Boa noticia!!! A F1 precisa de “figurassas”, como o Kimi…

    • Wagner Gonzalez

      De acordo, Ricardo!

  • Salve caro Wagner Gonzalez,
    Qual seria a escolha melhor para substituir o Kimi, na sua opinião, independentemente das questões financeiras?

    • Wagner Gonzalez

      Grande Alexander,

      Prazer tê-lo a bordo do AUTOentusiastas. Seja muito bem-vindo!

      Escolha difícil, essa… O poder aglutinador do Vettel é um problema para quem quer que complete o time.

      • Sobre estar no AUTOentusiastas, é um honra e uma grande responsabilidade caro amigo Wagner Gonzalez…
        Grato por suas boas-vindas!
        Aliás eu jamais terei como agradecer o muito que você já fez por mim de uma maneira absolutamente franca e amiga, valeu amigão!!!

  • m.n.a.

    o Kimi estava bem na última corrida…..o carro dele que andou “soltando pedaços” e finalmente “deu pau”….

  • Kevin “Schãoantz!” (F.Lopes)

    Kimi merece, afinal este ano a Ferrari dele quebra mais que a de “Seb”, fora as trapalhadas do time. O que ele precisa é de um fim de semana sem problemas para mostrar seu talento.

    • Wagner Gonzalez

      Em situações como as que o Kimi está vivendo este ano não se pode deixar de lado a possibilidade de que o carro dele seja usado para desenvolver novas soluções, pagando um preço alto para quem já conquistou um título mundial. Como seu companheiro de equipe tem um saldo “ligeiramente” mais alto, sobrou para o finlandês.

  • Cláudio Cardoso

    Só uma correção: o melhor resultado do Kimi no ano foi um segundo lugar no Bahrein, e não terceiro. No mais, o próprio Vettel disse que a performance dos dois está muito próxima e que a diferença de pontos se justifica mais pelas falhas no carro do Kimi.

    • Wagner Gonzalez

      Tem razão, Cláudio!

  • Jorge cruz

    Acho que pesou bastante o fato de Kimi ser um dos melhores pilotos no quesito “desenvolvimento do carro”… Isso e fato. Além de ele ser o mais original dos pilotos em atividades e se repetir um ano igual aos dois de Lotus, pode ser campeão de novo antes do Alonso… Rsrsrs

    • Wagner Gonzalez

      Assim seja, Jorge Cruz. Caso o Kimi repita a performance desta temporada não será surpresa se junto com ele outros nomes forem afastados da Scuderia…

  • Victor Brayner

    Por um Kimi mais “sortudo” nesta segunda metade da temporada e na temporada que vem…
    Hulkenberg eterna promessa? A vitória na 24 Horas de Le Mans concretizou muito bem seu nome, mas seu porte físico e falta de patrocinadores com muito dinheiro nessa F-1 cada vez mais cega não ajudam…

    • Wagner Gonzalez

      Victor, não fui claro ao omitir o termo “F-1” nessa condição de eterna promessa. De qualquer forma não podemos esquecer que há pilotos que se deram muito bem nos protótipos e jamais brilharam na F-1, a começar por Vic Elford…

  • Fernando Oliveira Lopes

    Verdade Wagner, é duro ser relegado ao posto de “operário” da equipe, a falta de testes leva a experimentar coisas novas nas corridas.