Caros leitores e leitoras,

Hoje, neste dia 24 de agosto de 2015, o AUTOentusiastas completa sete anos de existência. Mas antes de falarmos sobre esse sétimo ano e do que vem pela frente, fizemos uma retrospectiva baseada nas principais partes das matérias que publicamos a cada aniversário desde a criação do Ae em 2008.


Primeiro ano – Nascimento do blog e comunicação com leitores

Logo no começo percebemos que tínhamos muitos leitores assíduos e assim nos esforçamos para manter um nível de atividade constante, com posts diários e interessantes. Algumas vezes chegamos a falhar por pura falta de braço, motivada pela ocupação profissional de cada um.

Entendemos que os leitores são parte essencial de nossa dedicação, ou o blog não teria razão de ser. Assim como queríamos dividir nosso entusiasmo, nos alimentamos do entusiasmo de vocês. Fizemos um esquema onde todos os colunistas recebem todos os comentários por e-mail. Portanto, queríamos que vocês tivessem certeza de que líamos praticamente tudo e respondíamos o máximo que podíamos.

E para comemorar o primeiro ano de vida pensamos em algo para despertar e manter ainda mais o entusiasmo de todos nós. Como quase todos os colunistas oficiais já haviam contado suas histórias de entusiasmo, convidamos seis personalidades para nos falar sobre entusiasmo por automóveis. Alexander Gromow, Fabrício Samahá, Fernando Calmon, Jason Vogel, José Luiz Vieira e José Resende Mahar contaram suas histórias em postagens exclusivas e espetaculares.


Segundo ano – Aproximação das comunidades entusiastas

Ao longo do segundo ano tentamos nos aproximar mais da comunidade blogueira e das redes sociais como o Twitter e depois, o Facebook. O blog também convidou a todos os leitores da comunidade blogueira que enviassem os endereços de seus blogs sobre carros para serem listados na página inicial com a idéia de facilitar o contato e o relacionamento entre todos nós. Afinal “sofremos” todos da mesma paixão.

Naquele segundo ano, para comemorar o aniversário, o AUTOentusiastas prestigiou a nossa comunidade com textos de blogueiros de destaque e exposição de fotos de dois fotógrafos autoentusiastas. Convidamos os blogueiros — em ordem alfabética — Fernando De Gennaro (De Gennaro Motors), Flávio Gomes (Blog do Flavio Gomes), Juliano “Kowalski” Barata (Blog do Mulsanne) e o  Renato Bellote (Garagem do Bellote) a escreverem sobre o seu autoentusiasmo. E convidamos os fotógrafos automobilísticos Fabio Aro e Leo Sposito a fazerem uma exposição de suas melhores fotos no AUTOentusiastas.

Além disso, aproveitamos a ocasião para melhorar a formatação da nossa página. Para facilitar a leitura aumentamos a largura da coluna central e o tamanho da fonte dos textos. Com isso quisemos deixar a sua leitura mais fácil e prazerosa.

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas pretendia evoluir e se consolidar definitivamente como um dos melhores blogs sobre carros do Brasil.


Terceiro ano – O resultado é maior que a soma das partes

O autoentusiasmo envolve muitos aspectos, do histórico ao legal em questões de trânsito, passando pela técnica automobilística e pela questão energética, e cada editor tem seu estilo, sua personalidade, como o leitor certamente já notou. Isso só tornava o AUTOentusiastas cada vez mais rico, numa variedade tendo o automóvel como centro, que acreditamos ser apreciada.

Nesses três anos alguns colunistas nos deixaram, outros chegaram. É assim mesmo, faz parte, como se diz. Mas suas participações continuam todas aqui, é importante conservá-las, uma honra para nós. Nesses três anos tivermos uma participação sempre crescente dos leitores, com comentários e mensagens e, como numa rua de mão dupla, respondemos. Não como gostaríamos, responder a todos, é impossível, mas procuramos fazê-lo dentro das nossas possibilidades de tempo. E esse falar com o leitor nos é muito prazeroso.

Tivemos alguns problemas de comentários desrespeitosos e até ofensivos, que nos levou a pensar e implantar outro regime, como identificação e moderação, mas isso teria a desvantagem de quebrar a rapidez de todo esse contato. Por isso, e confiando em que essa prática se reduziria, continuou inalterada a sistemática de acesso livre à seção de comentários, mas com a subseqüente eliminação daqueles mais inconvenientes.

Àquele altura escrevemos: “Aos leitores, dos quais muitos já viraram amigos, o nosso muito obrigado pela leitura e participação. De nada valeria tudo que fizemos nesses três anos sem a intensa presença de vocês comentando.”


Quarto ano – Ajustes

Foram quatro anos nessa fantástica mídia que se reveste de uma rapidez e uma agilidade impressionantes e que pareceram bem mais. Eu diria 1 x 5, como se estivéssemos na grande rede mundial de computadores há 20 anos.

A partir de 25 de outubro de 2011 tivemos de reformular as postagens, que de duas por dia, às 9 e 16 horas, passaram a uma ao meio-dia, com edição extra sempre que necessário. Mas sem abrir mão da pontualidade que para nós é compromisso assumido com o leitor.


Quinto ano – Reforço de peso

Nesse ano  ocorreram algumas mudanças, tanto no conteúdo quanto no corpo editorial.

No dia 12 de dezembro de 2012 tomamos uma medida há tempo solicitada por muitos leitores: moderar os comentários. Não o queríamos, pois é natural que todos gostem de ter o comentário postado imediatamente, mas o volume de comentários maliciosos e/ou ofensivos havia chegado a um ponto insustentável, não nos restando alternativa. Mas mantivemos possível o anonimato — contrariando alguns leitores — por acharmos ser um direito não revelar o próprio nome. A favor da moderação estava o fato de que ela seria monitorada permanentemente, resultando na menor demora possível para liberação. O mais notável foi o nível de exclusão ter sido bem baixo a partir de então, não chegando a 5%, o que mostrou, mais uma vez, o nível de conhecimento e educação do nosso universo de leitores, que muito nos orgulha.

Um grande nome que se juntou ao corpo de editores foi Josias Silveira, que como sócio dirigiu a Sigla Editora durante 27 anos, responsável pela publicação das revistas Oficina Mecânica, Duas Rodas e Videonews. O Josias tem um estilo de escrever que é um verdadeiro deleite, combinado com seu forte embasamento técnico de engenheiro. Ele chegou no dia 12 de março de 2013.

Foi nesse quinto ano que o Ae  passou ter colunistas.  Um, o veterano jornalista e também advogado Roberto Nasser com sua coluna semanal “De Carro por Aí”, toda sexta-feira às 10 horas, começando em 24 de abril. Outro, Wagner Gonzalez, grande conhecedor do automobilismo de competição, com larga vivência na Europa, escrevendo a coluna, também semanal, “Conversa de Pista” toda terça-feira às 10 horas; estreou no dia 2 de julho.

Tivemos também o grato retorno do editor e engenheiro mecânico Felipe Madeira no dia 10 de outubro, ele que havia sido um dos embriões do AUTOentusiastas, mas que tivera de parar de escrever por motivos profissionais.

Falando de horário, um compromisso do AUTOentusiastas com o leitor ou leitora é pontualidade, ponto de honra nosso. Todo dia, exatamente ao meio-dia, há post novo – 365 dias por ano! Se notarmos que poderá haver atraso, que são raros, avisamos.


Sexto ano – De blog para site e ainda mais próximos dos leitores

Este foi um ano especial, diferente, quando decidimos que havia chegado o momento de passarmos de blog a site, no que já vínhamos pensando há tempo. O registro do domínio autoentusiastas.com.br, por exemplo, havia sido feito há quase três anos.

O AUTOentusiastas se tornou site no dia 1º de julho de 2014.

Claro, esperávamos alguma dificuldade na mudança de plataforma, o volume de migração de textos seria descomunal (e ainda não está terminado, caso dos comentários de cada post), mas achamos que valeu a pena, principalmente para você, que agora encontra as matérias por tema e por autor, além de termos criado a área de Últimas Notícias. Tivemos extremo cuidado para que a interface do site fosse fácil e intuitiva de utilizar, sem diferir muito da do blog.

Outra boa alteração foi adotarmos a ferramenta de moderação Disqus, que alguns leitores já vinham pedindo. Além de ser mais racional, ela nos permite editar fácil e rapidamente os comentários à semelhança de uma revisão de texto, com isso todos podem lê-los com a melhor grafia e gramática possíveis. Isso porque sabemos que muitos leitores — 20% — utilizam smartphones para fazer comentários e que os recursos ortográficos destes aparelhos são limitados, além ser habitual escrever-se palavras de maneira abreviada. Você já deve ter notado esta edição desde que passamos a utilizar o Disqus.

Para comemorar a data, anunciamos que os leitores ganhariam um presente: o espaço Histórias dos Leitores. Nele o leitor poderia contar e compartilhar suas experiências com o automóvel, seu autoentusiasmo, seus “causos”.  Foram necessários pouco menos de 60 dias para que seção fosse inaugurada, devido a estarmos no processo de ajustes do site, mas no dia 2 de outubro de 2014 publicamos a primeira história de leitor.

E como foi esse sétimo ano?

Sétimo ano – Aprendizado

Iniciou-se com o novo formato de site. No início tivemos que fazer alguns ajustes e logo todos os leitores e nós mesmos nos acostumamos com o formato.

Mal começou o sétimo ano, 2014-2015, tivemos o prazer de receber o novo editor Carlos Meccia, indicado pelo Roberto Nasser, com matérias muito ricas e repletas de histórias reais sobre seus 39 anos como engenheiro da indústria automobilística. Sua primeira matéria foi publicada no dia 24 de setembro. E começou a nova coluna “Visão feminina”, assinada pela experiente jornalista da grande imprensa e, sobretudo, uma verdadeira autoentusiasta, que encanta a todos às quartas-feiras, a Nora Gonzalez.

Coincidentemente, a Nora estreou junto com o Carlos Meccia no dia 24/9, no horário a ela reservado, 10h00, aliás o horário de todas as colunas do Ae.

Já neste ano de 2015 chegou o conhecido jornalista e colunista Boris Feldman assinando a coluna “Opinião de Boris Feldman”, todo sábado, iniciando no dia 7/3. Alguns dias depois, 26/3, foi a vez de Fernando Calmon, com sua experiência de jornalismo, entre mídia impressa e TV, de mais 40 anos, replicando no Ae sua coluna “Alta Roda”, publicada em vários estados. Seu dia é 5ª feira.

Mais recentemente (8/6) tivemos o retorno do editor Marco Aurélio Strassen, que precisou se ausentar por motivos particulares em agosto de 2014,  agora dedicado exclusivamente a análises mensais de mercado todo início de mês, assim que  são publicados os resultados de desempenho da indústria.

Nenhum outro site tem esse elenco de colunistas e editores — pensamos — porém havia um espaço a ser preenchido nas segundas-feiras às 10h00. Quem veio para preenchê-lo, com muita honra para nós, foi Alexander Gromow, o maior conhecedor de Volkswagen e da história da fabricante. Sua coluna “Falando de Fusca” estreou segunda-feira passada e hoje. dia do nosso sétimo aniversário, ele se apresentou pela segunda vez.

Também reforçamos nosso canal no YouTube (esperamos que todos já tenha se inscrito) e encontramos o nosso formato de vídeos. Ainda temos que fazer alguns ajustes com relação a equipamentos, mas o formato já foi muito bem aceito, inclusive vídeos mais longos.

Fizemos uma ação inédita com a Audi, o Audi Day. E desde então estamos tentando repetir a dose com outras marcas. Estamos em entendimentos com Mercedes-Benz, Lexus e Triumph — isso mesmo, um dia de motos! Se vocês fizerem algum coro pode ser que o processo se acelere.

Também fizemos experiências com podcasts. O resultado foi muito bom. Queremos retomar isso com mais organização e freqüência. Na realidade faltou braço. No entanto o Wagner Gonzalez encontrou uma boa fórmula para os podcasts da coluna Conversa de Pista.

Iniciamos os testes de 30 dias com o editor Roberto Agresti, que fizeram muito sucesso. E logo o RA aparece com um novo teste.

Concluímos o nosso primeiro projeto especial com a Bosch, também com ampla aceitação, na nossa busca por um conteúdo exclusivo e com a nossa cara. E hoje mesmo estamos anunciando nosso segundo projeto especial, agora com a Renault. Que nasceu da nossa busca incansável pelo autoentusiasmo.

E recentemente fizemos a atividade mais legal do ano — e da nossa história de sete anos —, o I Passeio AUTOentusiastas, no dia 19/07/15. Ainda estamos devendo a matéria completa, mas o objetivo principal, que era a integração com os leitores e entre os leitores, foi alcançado plenamente. Estamos já pensando na segunda edição. E a matéria deve sair logo.

O próximo passo

Ganhamos um bom ritmo e nossa audiência vem crescendo consistentemente. Discutimos muito sobre que tipo de site queremos ser. Para crescermos com mais vigor teremos que atrair uma base de leitores bem mais ampla. Mas isso nos tornaria mais parecido com o que já existe por aí,  e fazemos questão de manter a nossa essência.

Mas achamos que mesmo mantendo-a podemos melhorar e tornar o Ae mais atraente para a nossa base de leitores existente. Por isso já estamos trabalhando em um site totalmente novo. Não será um simples facelift! Vamos melhorar a navegabilidade, trazer mais dinamismo e facilitar a leitura nos smartphones. Mas o conteúdo será o mesmo. E por falar nisso, estamos refazendo toda a importação do conteúdo que estava no blog, inclusive os comentários.

 

logo

Uma das idéias para o logo do  Novo Ae!

Com tudo isso, nosso oitavo ano será o ano da consolidação.

E o que nos motiva, e sempre motivou, é esse espírito de equipe entre os editores e também entre os leitores. Esse grupo, dos melhores editores com os melhores leitores, torna o Ae realmente algo único.

Agradecemos a participação e o entusiasmos de todos.

Com o nosso abraço,

Alexander Gromow, André Antônio Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Boris Feldman, Carlos Maurício Farjoun, Carlos Meccia, Felipe Madeira, Fernando Calmon, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Marco Aurélio Strassen, Milton Belli, Nora Gonzalez, Paulo Keller, Roberto Agresti, Roberto Nasser e Wagner Gonzalez.

Foto da abertura: Paulo Keller
(63 visualizações, 1 hoje)