Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas AUTOENTUSIASTAS, SETE ANOS – Autoentusiastas

Caros leitores e leitoras,

Hoje, neste dia 24 de agosto de 2015, o AUTOentusiastas completa sete anos de existência. Mas antes de falarmos sobre esse sétimo ano e do que vem pela frente, fizemos uma retrospectiva baseada nas principais partes das matérias que publicamos a cada aniversário desde a criação do Ae em 2008.


Primeiro ano – Nascimento do blog e comunicação com leitores

Logo no começo percebemos que tínhamos muitos leitores assíduos e assim nos esforçamos para manter um nível de atividade constante, com posts diários e interessantes. Algumas vezes chegamos a falhar por pura falta de braço, motivada pela ocupação profissional de cada um.

Entendemos que os leitores são parte essencial de nossa dedicação, ou o blog não teria razão de ser. Assim como queríamos dividir nosso entusiasmo, nos alimentamos do entusiasmo de vocês. Fizemos um esquema onde todos os colunistas recebem todos os comentários por e-mail. Portanto, queríamos que vocês tivessem certeza de que líamos praticamente tudo e respondíamos o máximo que podíamos.

E para comemorar o primeiro ano de vida pensamos em algo para despertar e manter ainda mais o entusiasmo de todos nós. Como quase todos os colunistas oficiais já haviam contado suas histórias de entusiasmo, convidamos seis personalidades para nos falar sobre entusiasmo por automóveis. Alexander Gromow, Fabrício Samahá, Fernando Calmon, Jason Vogel, José Luiz Vieira e José Resende Mahar contaram suas histórias em postagens exclusivas e espetaculares.


Segundo ano – Aproximação das comunidades entusiastas

Ao longo do segundo ano tentamos nos aproximar mais da comunidade blogueira e das redes sociais como o Twitter e depois, o Facebook. O blog também convidou a todos os leitores da comunidade blogueira que enviassem os endereços de seus blogs sobre carros para serem listados na página inicial com a idéia de facilitar o contato e o relacionamento entre todos nós. Afinal “sofremos” todos da mesma paixão.

Naquele segundo ano, para comemorar o aniversário, o AUTOentusiastas prestigiou a nossa comunidade com textos de blogueiros de destaque e exposição de fotos de dois fotógrafos autoentusiastas. Convidamos os blogueiros — em ordem alfabética — Fernando De Gennaro (De Gennaro Motors), Flávio Gomes (Blog do Flavio Gomes), Juliano “Kowalski” Barata (Blog do Mulsanne) e o  Renato Bellote (Garagem do Bellote) a escreverem sobre o seu autoentusiasmo. E convidamos os fotógrafos automobilísticos Fabio Aro e Leo Sposito a fazerem uma exposição de suas melhores fotos no AUTOentusiastas.

Além disso, aproveitamos a ocasião para melhorar a formatação da nossa página. Para facilitar a leitura aumentamos a largura da coluna central e o tamanho da fonte dos textos. Com isso quisemos deixar a sua leitura mais fácil e prazerosa.

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas pretendia evoluir e se consolidar definitivamente como um dos melhores blogs sobre carros do Brasil.


Terceiro ano – O resultado é maior que a soma das partes

O autoentusiasmo envolve muitos aspectos, do histórico ao legal em questões de trânsito, passando pela técnica automobilística e pela questão energética, e cada editor tem seu estilo, sua personalidade, como o leitor certamente já notou. Isso só tornava o AUTOentusiastas cada vez mais rico, numa variedade tendo o automóvel como centro, que acreditamos ser apreciada.

Nesses três anos alguns colunistas nos deixaram, outros chegaram. É assim mesmo, faz parte, como se diz. Mas suas participações continuam todas aqui, é importante conservá-las, uma honra para nós. Nesses três anos tivermos uma participação sempre crescente dos leitores, com comentários e mensagens e, como numa rua de mão dupla, respondemos. Não como gostaríamos, responder a todos, é impossível, mas procuramos fazê-lo dentro das nossas possibilidades de tempo. E esse falar com o leitor nos é muito prazeroso.

Tivemos alguns problemas de comentários desrespeitosos e até ofensivos, que nos levou a pensar e implantar outro regime, como identificação e moderação, mas isso teria a desvantagem de quebrar a rapidez de todo esse contato. Por isso, e confiando em que essa prática se reduziria, continuou inalterada a sistemática de acesso livre à seção de comentários, mas com a subseqüente eliminação daqueles mais inconvenientes.

Àquele altura escrevemos: “Aos leitores, dos quais muitos já viraram amigos, o nosso muito obrigado pela leitura e participação. De nada valeria tudo que fizemos nesses três anos sem a intensa presença de vocês comentando.”


Quarto ano – Ajustes

Foram quatro anos nessa fantástica mídia que se reveste de uma rapidez e uma agilidade impressionantes e que pareceram bem mais. Eu diria 1 x 5, como se estivéssemos na grande rede mundial de computadores há 20 anos.

A partir de 25 de outubro de 2011 tivemos de reformular as postagens, que de duas por dia, às 9 e 16 horas, passaram a uma ao meio-dia, com edição extra sempre que necessário. Mas sem abrir mão da pontualidade que para nós é compromisso assumido com o leitor.


Quinto ano – Reforço de peso

Nesse ano  ocorreram algumas mudanças, tanto no conteúdo quanto no corpo editorial.

No dia 12 de dezembro de 2012 tomamos uma medida há tempo solicitada por muitos leitores: moderar os comentários. Não o queríamos, pois é natural que todos gostem de ter o comentário postado imediatamente, mas o volume de comentários maliciosos e/ou ofensivos havia chegado a um ponto insustentável, não nos restando alternativa. Mas mantivemos possível o anonimato — contrariando alguns leitores — por acharmos ser um direito não revelar o próprio nome. A favor da moderação estava o fato de que ela seria monitorada permanentemente, resultando na menor demora possível para liberação. O mais notável foi o nível de exclusão ter sido bem baixo a partir de então, não chegando a 5%, o que mostrou, mais uma vez, o nível de conhecimento e educação do nosso universo de leitores, que muito nos orgulha.

Um grande nome que se juntou ao corpo de editores foi Josias Silveira, que como sócio dirigiu a Sigla Editora durante 27 anos, responsável pela publicação das revistas Oficina Mecânica, Duas Rodas e Videonews. O Josias tem um estilo de escrever que é um verdadeiro deleite, combinado com seu forte embasamento técnico de engenheiro. Ele chegou no dia 12 de março de 2013.

Foi nesse quinto ano que o Ae  passou ter colunistas.  Um, o veterano jornalista e também advogado Roberto Nasser com sua coluna semanal “De Carro por Aí”, toda sexta-feira às 10 horas, começando em 24 de abril. Outro, Wagner Gonzalez, grande conhecedor do automobilismo de competição, com larga vivência na Europa, escrevendo a coluna, também semanal, “Conversa de Pista” toda terça-feira às 10 horas; estreou no dia 2 de julho.

Tivemos também o grato retorno do editor e engenheiro mecânico Felipe Madeira no dia 10 de outubro, ele que havia sido um dos embriões do AUTOentusiastas, mas que tivera de parar de escrever por motivos profissionais.

Falando de horário, um compromisso do AUTOentusiastas com o leitor ou leitora é pontualidade, ponto de honra nosso. Todo dia, exatamente ao meio-dia, há post novo – 365 dias por ano! Se notarmos que poderá haver atraso, que são raros, avisamos.


Sexto ano – De blog para site e ainda mais próximos dos leitores

Este foi um ano especial, diferente, quando decidimos que havia chegado o momento de passarmos de blog a site, no que já vínhamos pensando há tempo. O registro do domínio autoentusiastas.com.br, por exemplo, havia sido feito há quase três anos.

O AUTOentusiastas se tornou site no dia 1º de julho de 2014.

Claro, esperávamos alguma dificuldade na mudança de plataforma, o volume de migração de textos seria descomunal (e ainda não está terminado, caso dos comentários de cada post), mas achamos que valeu a pena, principalmente para você, que agora encontra as matérias por tema e por autor, além de termos criado a área de Últimas Notícias. Tivemos extremo cuidado para que a interface do site fosse fácil e intuitiva de utilizar, sem diferir muito da do blog.

Outra boa alteração foi adotarmos a ferramenta de moderação Disqus, que alguns leitores já vinham pedindo. Além de ser mais racional, ela nos permite editar fácil e rapidamente os comentários à semelhança de uma revisão de texto, com isso todos podem lê-los com a melhor grafia e gramática possíveis. Isso porque sabemos que muitos leitores — 20% — utilizam smartphones para fazer comentários e que os recursos ortográficos destes aparelhos são limitados, além ser habitual escrever-se palavras de maneira abreviada. Você já deve ter notado esta edição desde que passamos a utilizar o Disqus.

Para comemorar a data, anunciamos que os leitores ganhariam um presente: o espaço Histórias dos Leitores. Nele o leitor poderia contar e compartilhar suas experiências com o automóvel, seu autoentusiasmo, seus “causos”.  Foram necessários pouco menos de 60 dias para que seção fosse inaugurada, devido a estarmos no processo de ajustes do site, mas no dia 2 de outubro de 2014 publicamos a primeira história de leitor.

E como foi esse sétimo ano?

Sétimo ano – Aprendizado

Iniciou-se com o novo formato de site. No início tivemos que fazer alguns ajustes e logo todos os leitores e nós mesmos nos acostumamos com o formato.

Mal começou o sétimo ano, 2014-2015, tivemos o prazer de receber o novo editor Carlos Meccia, indicado pelo Roberto Nasser, com matérias muito ricas e repletas de histórias reais sobre seus 39 anos como engenheiro da indústria automobilística. Sua primeira matéria foi publicada no dia 24 de setembro. E começou a nova coluna “Visão feminina”, assinada pela experiente jornalista da grande imprensa e, sobretudo, uma verdadeira autoentusiasta, que encanta a todos às quartas-feiras, a Nora Gonzalez.

Coincidentemente, a Nora estreou junto com o Carlos Meccia no dia 24/9, no horário a ela reservado, 10h00, aliás o horário de todas as colunas do Ae.

Já neste ano de 2015 chegou o conhecido jornalista e colunista Boris Feldman assinando a coluna “Opinião de Boris Feldman”, todo sábado, iniciando no dia 7/3. Alguns dias depois, 26/3, foi a vez de Fernando Calmon, com sua experiência de jornalismo, entre mídia impressa e TV, de mais 40 anos, replicando no Ae sua coluna “Alta Roda”, publicada em vários estados. Seu dia é 5ª feira.

Mais recentemente (8/6) tivemos o retorno do editor Marco Aurélio Strassen, que precisou se ausentar por motivos particulares em agosto de 2014,  agora dedicado exclusivamente a análises mensais de mercado todo início de mês, assim que  são publicados os resultados de desempenho da indústria.

Nenhum outro site tem esse elenco de colunistas e editores — pensamos — porém havia um espaço a ser preenchido nas segundas-feiras às 10h00. Quem veio para preenchê-lo, com muita honra para nós, foi Alexander Gromow, o maior conhecedor de Volkswagen e da história da fabricante. Sua coluna “Falando de Fusca” estreou segunda-feira passada e hoje. dia do nosso sétimo aniversário, ele se apresentou pela segunda vez.

Também reforçamos nosso canal no YouTube (esperamos que todos já tenha se inscrito) e encontramos o nosso formato de vídeos. Ainda temos que fazer alguns ajustes com relação a equipamentos, mas o formato já foi muito bem aceito, inclusive vídeos mais longos.

Fizemos uma ação inédita com a Audi, o Audi Day. E desde então estamos tentando repetir a dose com outras marcas. Estamos em entendimentos com Mercedes-Benz, Lexus e Triumph — isso mesmo, um dia de motos! Se vocês fizerem algum coro pode ser que o processo se acelere.

Também fizemos experiências com podcasts. O resultado foi muito bom. Queremos retomar isso com mais organização e freqüência. Na realidade faltou braço. No entanto o Wagner Gonzalez encontrou uma boa fórmula para os podcasts da coluna Conversa de Pista.

Iniciamos os testes de 30 dias com o editor Roberto Agresti, que fizeram muito sucesso. E logo o RA aparece com um novo teste.

Concluímos o nosso primeiro projeto especial com a Bosch, também com ampla aceitação, na nossa busca por um conteúdo exclusivo e com a nossa cara. E hoje mesmo estamos anunciando nosso segundo projeto especial, agora com a Renault. Que nasceu da nossa busca incansável pelo autoentusiasmo.

E recentemente fizemos a atividade mais legal do ano — e da nossa história de sete anos —, o I Passeio AUTOentusiastas, no dia 19/07/15. Ainda estamos devendo a matéria completa, mas o objetivo principal, que era a integração com os leitores e entre os leitores, foi alcançado plenamente. Estamos já pensando na segunda edição. E a matéria deve sair logo.

O próximo passo

Ganhamos um bom ritmo e nossa audiência vem crescendo consistentemente. Discutimos muito sobre que tipo de site queremos ser. Para crescermos com mais vigor teremos que atrair uma base de leitores bem mais ampla. Mas isso nos tornaria mais parecido com o que já existe por aí,  e fazemos questão de manter a nossa essência.

Mas achamos que mesmo mantendo-a podemos melhorar e tornar o Ae mais atraente para a nossa base de leitores existente. Por isso já estamos trabalhando em um site totalmente novo. Não será um simples facelift! Vamos melhorar a navegabilidade, trazer mais dinamismo e facilitar a leitura nos smartphones. Mas o conteúdo será o mesmo. E por falar nisso, estamos refazendo toda a importação do conteúdo que estava no blog, inclusive os comentários.

 

logo

Uma das idéias para o logo do  Novo Ae!

Com tudo isso, nosso oitavo ano será o ano da consolidação.

E o que nos motiva, e sempre motivou, é esse espírito de equipe entre os editores e também entre os leitores. Esse grupo, dos melhores editores com os melhores leitores, torna o Ae realmente algo único.

Agradecemos a participação e o entusiasmos de todos.

Com o nosso abraço,

Alexander Gromow, André Antônio Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Boris Feldman, Carlos Maurício Farjoun, Carlos Meccia, Felipe Madeira, Fernando Calmon, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Marco Aurélio Strassen, Milton Belli, Nora Gonzalez, Paulo Keller, Roberto Agresti, Roberto Nasser e Wagner Gonzalez.

Foto da abertura: Paulo Keller


Sobre o Autor

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

  • Davi Reis

    Longa vida ao Ae! Um brinde à equipe sempre competente e muito rigorosa em relação a qualidade do trabalho feito. Como sempre acontece com uma boa equipe, é impossível dizer que um ou o outro contribui mais do que os restantes. A imensa contribuição de todos é a marca do site, definitivamente.

  • CCN-1410

    Parabéns a todos!
    Quanto ao logo, se assemelha aos ícones celtas.

  • Victor Gomes

    Vida longa ao AUTOentusiastas! Acompanho os textos do site desde 2009. Espero acompanhá-los por muito tempo ainda!

  • AlexandreZamariolli

    Continuaremos juntos. Porque dirigir é viver, o resto é somente espera.

    • MAO

      Alexandre,
      Amém!!!!!

  • Mr. Car

    Efusivos parabéns, e abraços para toda a equipe Autoentusiastas! Quando abro meu Internet Explorer, já caio diretamente aqui, he, he!

  • Luciano Ferreira Lima

    Puxa, que logo lindo! Suas formas orgânicas ficaram harmoniosas, pergunto: Adoraria colocar um logo desses no meu antiguinho, é possível que com o tempo adquiramos para comprar com vocês? Seria permitido aos leitores ou seria deselegante usar sem ferir os direitos da arte criada pelo mestre? Perdoem-me se falei algo errado mas quando vi o logo, tratei de pegar o babador.

  • Thiago A.B.

    Parabéns a todos os editores pela consolidação deste projeto entusiástico que é o Ae, ímpar na imprensa automobilística nacional!! Desejo ótimas matérias e novos desafios!! Forte Abraço!

  • Diney

    Parabéns, e que continue sempre com a qualidade apresentada.

  • FELIZ VII ANIVERSÁRIO AUTOentusiastas…
    Uma, ou duas, andorinha/s não faz/em verão…
    Mas podem fazer a diferença, não é Bob Sharp e Paulo Keller???
    Caros confrades AUTOentusiastas, os que já foram e os que são agora e os que virão para manter este “circulo da vida entusiasta”, como o místico e lindo novo logo tão bem insinua, meus parabéns. Mas acho que temos que destacar a dedicação e competente condução deste trabalho feita pelo “hard core” AUTO entusiasta!
    Que este trabalho se perpetue por muitos e muitos anos…
    Enquanto existirem AUTOentusiastas de plantão!

  • Aldo Jr.

    Parabéns a todos, e ao Bob em especial, pela excelência do conteúdo. E vamos juntos, para mais muitos “sete anos”. Abraços.

  • Bruno Passos

    Parabéns a todos os responsáveis pelo site!!! E meus sinceros agradecimentos pelo excelente conteúdo e pela contribuição com a cultura e conhecimentos automobilísticos do nosso País!

  • André K

    Parabéns!

    Sinto falta dos textos do Alexandre Garcia, do Portuga Tavares e do Cruvinel, mas entendo que a vida tem suas cobranças e nem sempre dá para ficar escrevendo para os outros, de graça.

    No mais, excelente como sempre. Tem um dístico muito comum no mundo empresarial de hoje em dia: “Melhoria Contínua” advindo da área de Qualidade. Esse dístico se aplica perfeitamente ao trabalho de vocês!

    • Lorenzo Frigerio

      O Ogro está no Flatout; agora uma boa razão para freqüentar mais aquele site, que, tal qual o Zacharias, é “uótimo”.

  • rafaelaun

    Adorei a proposta do logotipo. Resume muito bem a idéia do grupo, a abreviação do nome como um emblema de automóvel e a menção ao movimento infinito e/ou traçao de autódromo. Ao designer, parabéns pela idéia e como sugestão, faria apenas uma suave mudança no efeito de profundidade aplicado ao símbolo central. A serifa do “A” não está harmonizando o conjunto. Um abraço.

  • É muita pretensão minha, me sentir parte disso… Sou um mero espectador (só leitor, seria injusto, dada a característica multimídia do Ae)… Mas sou um espectador muito agradecido a essa turma que se reuniu, há 7 anos, para fazer esse negócio maravilhoso, chamado AUTOentusiastas… Vida longa ao Ae!

  • Matheus Ulisses P.

    Parabéns a todos! Ainda hei de apresentar o Ae para os meus netos (isso por que ainda nem tenho filhos… hehe)!

    • Mr. Car

      Acho que não vou conhecer os seus netos, he, he, he! Mas torço para que eles conheçam o Ae!

  • Daniel S. de Araujo

    Vida longa ao Ae!

    Estar junto com o Ae é uma honra, dos costumazes leitores com quem partilhamos opiniões, é muito bom mesmo!

  • Lucas

    Caramba! Sete anos? Caramba, meu!!!
    E eu já acompanho o Ae desde o terceiro. Como o tempo voa!! E sem a menor chance de deixar de acompanhar.

    Parabéns Ae, por ser essa beleza. Parabéns editores, que fazem o Ae ser essa beleza. E parabéns aos leitores, que enriquecem ainda mais o Ae nos comentários.

    Abraço.

  • Francisco Neto

    Esse logo é espetacular! Que maravilha! Parabéns a todos!

    VIDA LONGA AO AE!

  • Antonio Pacheco

    Parabéns a toda equipe responsável pela existência do Autoentusiastas. Sou um fã de carteirinha, talvez comentando menos do que o necessário, porém frequentando diariamente o site. Que venham mais 8, digo, mais 80 anos!

  • GFonseca

    Muito obrigado por nos presentear diariamente com conteúdo de primeira linha. Parabéns e vida longa ao AE!!

  • Jr_Jr

    Excelência e confiabilidade, sentimentos passados desde a primeira leitura.
    É um prazer acompanhar a constante evolução e sentir-se em casa nesse espaço virtual.
    Um grande abraço a todos, parabéns!!! E vida longa ao Ae!!!

  • Fórmula Finesse

    Mil parabéns; AE já têm o tempo de vida da icônica Motor 3, com uma equipe tão competente e apaixonada quanto…Sou leitor desde o primeiríssimo post e visitante diário (menos nos finais de semana onde desligo do mundo digital).
    Vida longa, o logo ficou perfeito, só temos na condição de leitores… agradecer!

  • Carlos A.

    Parabéns ao Ae e muitos anos de vida! Continuem com os textos deliciosos na leitura e ricos em conteúdo, além dos testes filmados e comentados dos carros. Sobre o novo Logo achei interessante, por mim está aprovado!

  • Uber

    Parabéns! E gostei do novo logo.

  • Rod1970

    Parabéns ao Autoentusiastas, vida longa! Dos editores eu já acompanhava o Bob Sharp desde a época do BestCars (Do banco do motorista), até enviei um email para ele falando sobre celular e automóvel se não me engano, uma de suas matérias. Curto muito os testes e opiniões dos editores, bem melhores que certos blogs e sites de automóvel que vejo por aí. Gostei do logotipo também 🙂

  • Aureo Teixeira

    Parabéns a toda equipe que compõe o AUTOentusiastas! E também para nós leitores que fomos presenteados por esse alto nível de conteúdo.

  • Francisco Passarini Junior

    Parabéns pessoal, o que seria de nós, leitores autoentusiastas sem esse site maravilhoso? 🙂

  • MENDES BH

    Nossa como passa rápido. Cheguei aqui sem querer, buscando uma matéria que nem me lembro mais e não consegui mais sair! Parabéns! Vida longa a este excelente site!

  • REAL POWER

    Espero que o Ae tenha pela frente uma longa estrada, mas não uma estrada plana e reta. Mas sim uma estrada para AUTOentusiastas. Com sequências de curvas, decidas instigantes e subidas desafiadoras. Pistas largas para explorar toda sua magnitude a fim de colocar o carro sempre no melhor trassado, onde se possa reduzir calmamente de quinta para quarta e encher o motor contornando a larga curva com sorriso no rosto. Que seja estreita e sem acostamento, mas de asfalto liso e sem buracos. pois assim são divertidas, nos obrigando a usar o freio com todo cuidado para que o mesmo não se canse antes de nós. Onde cada curva fechada nos leve ao tão esperado punta-tacco, que o giro do motor suba, que a curva seja deixada para trás e a pequena reta seja o suficiente para jogar marcha para cima. Uma estrada aberta, para poder usar nossos carros tal qual foram projetados, para encher os cilindros de ar assim como nossos pulmões, uma longa estrada para se viver feliz.

  • c4vitesse

    Parabéns pelo trabalho de jornalismo feito com muita qualidade, inteligência e por sempre manterem a essência das visões dos editores em todas as matérias, sem medo de ousar ou ir contra a maré.

  • robson santos

    Vida longa Autoentusiastas !

    Aqui se aprende, aqui se discute, até se bate um papo, aqui tem estilo, aqui se filosofa, aqui se tem um motivo mas nada se encerra num hobby !

    Parabéns à equipe, e aliás, parabéns de novo só pelo logo, que criatividade !

    Abraços a todos

  • Lemming®

    Não me lembro quando comecei a acompanhar…ohhh memória…mas faz tempo hein!
    Parabéns a toda a equipe e a todos os autoentusiastas destas paragens!
    Quanto ao logo demorou um pouco para reconhecer o Ae…acho que está faltando algum detalhe…mas posso estar meio lesado pelo almoço…hehe

  • marcus lahoz

    Bacana hein…a dica dos DISQUS quem passou para o BOB fui eu hein… também quero minha parcela.. HAHAHA; brincadeira.

    Definitivamente o AE é um dos melhores sites de automóveis que existe, aprendi aqui que não existe carro ruim (tirando os que eu não gosto), existe sim o carro para o gosto de cada pessoa.

    Que venham mais 100 anos de sucesso, grande abraço!!!

    • Mr. Car

      Adorei o “não existe carro ruim, exceto os que não gosto”. Bem na linha do “meus amigos não possuem defeitos, meus inimigos, se não tiverem, eu invento”, he, he!

    • marcus kahoz
      É verdade, tinha até me esquecido disso, foi você que sugeriu o Disqus! Grande sugestão!

  • Milton Eller

    Parabéns e que venham mais 80anos!!!! ABS

  • Mineirim

    E o tempo passa…
    Que rapidez incrível! Sinal de que a leitura do Ae é interessantíssima!
    Parabéns a todos.

  • Newton ( ArkAngel )

    O Ae tem como padrão algo que faz falta neste país : coisas niveladas por cima.

    Praticamente tudo que poderia ser dito a respeito da excelência destes site já foi dito pelos amigos autoentusiastas. Só me resta citar o lema do Lexus:

    “The relentless pursuit of perfection”

  • Danilo Grespan

    Parabéns equipe! Acho muito bom que todos que escrevem para o AE parecem focar em algo mais íntimo, como se estivesse próximo com o leitor, e não um texto seco, que não empolga. Isso é muito bom para nós, que já temos o AE como leitura diária, com alguns acessos pela manhã, tarde e noite só para dar uma olhadinha se algo mudou e nos comentários. E olha que acabei chegando por aqui atrás de material do Bob, quando aconteceu sua saída do BestCars… depois disso não saí mais, diante de grandes textos não só do Bob, como de todos os demais. Um grande abraço, e que nos próximos anos o AE só fique melhor!

    • Mr. Car

      Grespan, sou outro que veio parar aqui correndo atrás (no bom sentido, claro, he, he!) de um certo cidadão que eu gostava muito de ler no BestCars, e sumiu de lá. Procurando pelas matérias dele, acabei descobrindo o Ae.

  • Roberto Mazza

    Um prazer fazer esta leitura. Abraços e muito obrigado.

  • kravmaga

    Parabéns e continuem assim.

    A maioria dos leitores quer ver cada vez mais matérias técnicas e testes completos e detalhados de automóveis que a maioria pode comprar (carros até 200 mil reais), sem matérias pagas e puxa-saquismo que acontecem muito em revistas e programas de tv especializados em carros.

  • Daniel

    Parabéns a todos idealizadores e colaboradores do Ae. Pelas excelentes matérias e por tornar nossos dias mais divertidos!

  • Eduardo Palandi

    Parabéns, AE!

  • WSR

    Parabéns e vida longa ao æ!

  • JT

    Parabéns ao Ae. Minha rotina está tão corrida que lendo sobre o aniversário deste belíssimo site lembrei que meu próprio site (mplafer.net) completou 14 anos no dia 15 de agosto! É muito tempo para um veículo tão novo como a internet. Parabéns para todos os abnegados que dedicam parte de seu tempo para o prazer da leitura do próximo, que muitas vezes a gente nem conhece.

  • Lorenzo Frigerio

    Lamento o sumiço do Portuga Tavares, já que as matérias do próprio Nasser em geral focam mais a atualidade. Os galaxeiros ficaram órfãos.
    Quanto ao aniversário do Ae, repito o que já disse antes: fazendo um trocadilho sobre Ieda Maria Vargas e o American Express Card (para quem se lembra)… não saio de casa sem LÊ-LO!

    • RoadV8Runner

      Somos três então. Ainda no final de semana estava pensando por onde anda o Portuga Tavares.

  • adrRrrrrrr

    Parabéns ao AE!

    Um de meus desejos, apesar de reconhecer a dificuldade da criação de tal material, seria poder adquirir um adesivo ou chaveiro do AE, seria uma honra.

    • Mr. Car

      Voto no adesivo: todo mundo vê, he, he!

    • Vamos fazer! Mas ainda demora um pouco.

  • BlueGopher

    8 anos? Como o tempo passa…
    Parabéns pela altíssima competência de toda a equipe e pela qualidade do trabalho realizado.
    Admirável a decisão de abrir mão da quantidade para publicar apenas poucos posts, e todos eles tão interessantes.
    Demonstra respeito ao leitor, que desta forma não perde tempo peneirando pilhas de informações vazias.

    Quanto ao possível logo, muito bonito.
    Poderia até enfeitar o capô de um belo carro, com louvor.

    • Car Science

      Boa BlueGopher! Também acho. Até pelo fato de podermos nos reconhecer ao meio ao caos que vivemos e nossas ruas. Compartilho dessa ideia. Até penso em poder customizar com o Login. Abs.

      • Vamos fazer adesivos e camisetas. Mas ainda demora um pouco. Valeu!

        • Leo-RJ

          Opa!! Serei o primeiro a compra! Faço questão de difundir.

  • Carlos Cesar Kempis

    Parabéns a todos editores do Ae bem como a todos os leitores que desfrutam do prazer da ótima leitura.

  • Eduardo Silva

    Não posso deixar de registrar os meus parabéns e também agradecimento por este excelente espaço, talvez o mais sério e importante sobre automóveis da atualidade.

  • Car Science

    Parabéns ao AUTOentusistas! Com certeza encontrei o melhor site sobre o mundo dos automóveis sendo pelos editores e também pelos leitores. Pude aprender muito e compartilhar de minhas experiências. Espero que continue sempre assim. Integro e autêntico!

  • Mr. Car

    Dois a lamentar.

  • Mazini

    Parabéns AE, e principalmente parabéns a todos vocês editores, que são pessoas que passamos a admirar, respeitar e gostar, sim gostar, como gostamos de um amigo, que é o que todos vocês são para nós. Falo isso por todos nós leitores que encontramos em vocês nosso espelho não só quanto á carros, mas também em visão de vida.
    Mais uma vez, parabéns AE, continuem sempre sendo o que são, não deixem nunca a chama se apagar.
    Mais do que meu site favorito, vocês são o motivo de eu querer ligar o computador ás vezes depois de meia-noite, tendo enfrentado um dia todo de trabalho..
    Mas é o mínimo de esforço que posso fazer em retribuição a homens tão sérios e competentes que mesmo tendo muitos compromissos encontram um espacinho na agenda para nos deleitar com suas palavras.
    Vocês são meus ídolos, todos vocês.
    Parabéns.
    Que este site dure tanto quanto um Fusca, pois já é um parceiro fiel como este.

  • ochateador

    Melhoria do site para acesso via mobile (smartphone/celular/tablet/chamem-do-que-quiser), façam isso com calma e de forma bem pensada, porque a quantidade de porcaria que vejo por aí é impressionante.
    Eu sempre uso a versão do site feita para desktop/notebook e raramente usa a versão mobile (acho muito ruim de usar).

    • Lucas dos Santos

      O único problema que eu tenho em acessar o AUTOentusiastas pelo celular é que o texto ultrapassa a largura da tela do dispositivo, criando uma inconveniente barra de rolagem horizontal. E se reduzir o zoom para o texto “se encaixar” na tela, fica muito pequeno e ruim de ler.

      Creio que se o Ae conseguir resolver isso, nem precisa de versão móvel. Dessa forma, uma única versão já seria compatível com todos os tamanhos de tela.

      • Lucas, o site será responsivo, ou seja, se adequará a qualquer tamanho de tela. Abraço

    • guest

      Também tenho a mesma preocupação d’ochateador, de que a intenção de facilitar a “navegabilidade” em dispositivos móveis venha a prejudicá-la em desktops.
      Penso que se deve considerar que o Ae não é twitter nem whatsapp, mas que seus textos vão muito além dos 140 caracteres, tendo ainda muitas fotos e tabelas em cada matéria.
      Ademais, o formato atual é intuitivo, numa evidente sequência cronológica. Em sítios que “focaram” em dispositivos móveis (a exemplo do BestCars, MSN, Yahoo, etc.), o uso de “janelas” autoajustáveis faz a visualização ficar confusa em desktops, sem uma ordem lógica, fato irritante que me levou a deixar de frequentar aqueles sítios.

  • Mazini

    Me emocionei (sério) e acabei esquecendo de comentar sobre o novo logo.
    Muitíssimo bonito!!!!
    Foi algum de vocês que criou?
    abraços

  • André K

    Eu sei, mas ele escreve lá no Project Cars apenas.

  • Lucas dos Santos

    Meus parabéns aos editores e aos colegas leitores que fazem desse site um ótimo ambiente para os autoentusiastas.

    O crescimento do site é notável, tanto no conteúdo como nos vídeos. Adorei a notícia de que é site ficará amigável a dispositivos móveis. E gostei muito do novo logo. Ficou muito bem resolvido e harmonioso. Meus parabéns ao autor da arte.

    Vida longa ao Ae!

  • Armen

    Parabéns pelos 7 anos e sucesso no novo site. O logo AE está maravilhoso! Como designer gráfico parabenizo o pessoal de criação.

  • Lucas

    Gente, vocês vão me desculpar, mas sinceramente eu não simpatizei muito com a proposta de logotipo, não. Eu bati o olho e ele me passou a impressão de haver uma suástica “embutida” nele. Me remeteu a Suástica nazista… Mas é só uma observação.

  • RoadV8Runner

    Falar o quê do AUTOentusiastas? Não existe muito mais a ser dito além do que já apresentado pelos outros leitores. Acrescento apenas que o ambiente do Ae em geral, tanto de editores quanto de leitores, nos faz sentir parte de uma família, como se já nos conhecêssemos desde sempre.
    O logo ficou bem interessante, diferente de tudo que se vê por aí. Também faço coro à venda de adesivos ou chaveiros, compraria e usaria com prazer.
    E Dona Mercedes, Dona Lexus e Dona Triumph: tão esperando o quê para consolidar a parceria com o AUTOentusiastas?
    Parabéns a todos pelo oitavo ano de vida do Ae!

  • Philadelpho

    Como assim? Pode nos dizer onde estamos errando ou o que não esteja lhe agradando?

  • Rafael Sumiya Tavares

    Não posso de maneira alguma deixar de lhes dizer parabéns! Aqui é uma escola e das melhores, faz-se amigos, aprende-se de forma única e criamos uma comunidade de pessoas de bem e com o mesmo propósito! Sem o AE eu não seria o que sou hoje, obrigado!

  • Mas não tem! Apesar da ampla aceitação do logo ainda temos muito que trabalhar nele. Não precisa se desculpar. Você não está cadastrado no Disqus? Obrigado!

    • Lucas

      Eu é que agradeço, Paulo. Fiz o comentário com o intuito de colaborar. Grande abraço.

  • Caros, estamos adorando os comentatórios e os cumprimentos. Me fazem sentir que todo o suor está valendo muito a pena! PK

    • RoadV8Runner

      Pode ter certeza absoluta de que vale a pena sim!

  • Eu que me emocionei com o comentário anterior!

    • Mazini

      Poxa PK, fiquei sem palavras agora….
      apenas te digo que tudo que falei é verdadeiro e de coração.
      vocês são uma inspiração para mim e para todos nós.
      parabéns e obrigado por estes sete anos de autoentusiasmo.

  • Edison Guerra

    Dizer mais o quê, creio que não consiga expressar meu contentamento e satisfação em todos os dias passar por aqui, durante todos estes anos. Jornalismo tratado com seriedade e competência por especialistas. Já “convivi” com o Bob Sharp, Arnaldo e Paulo Keller e o Juvenal Jorge, todos afáveis e receptivos. Lamentei não ter podido participar do já histórico 1º passeio dos AUTOentusiastas, mas farei de tudo para estar no próximo. Vida longa ao AE!

    • Valeu Edison!!!!! Estamos trabalhando no próximo passeio!

  • João Guilherme Tuhu

    Virou cachaça. 🙂

  • Caio Azevedo

    Meu filho faz 1 ano hoje!! E hoje ele falou papai pela primeira vez! É muita coisa boa ao mesmo tempo! Quero levá-lo ao próximo passeio!

    Esse site não é simplesmente um blog bom, que consegue reunir autoentusiastas (editores e leitores). Esse site é a sinergia disso tudo, inserindo-nos num mundo em que o carro é encarado como parte da vida, aliviando muitos leitores do fardo de viverem isolados nessa paixão, pois não são todos que contam com algum amigo ou parente autoentusiasta. Parabéns!!

  • Cafe Racer

    O AE já percorreu muitos quilometros nesses 7 anos de estrada e certamente é só o começo de uma longa jornada.
    Acho que o sucesso do site é uma mistura de dois fatores:
    1-) um time de primeiríssima linha que tem profundo conhecimento sobre o mundo automotivo. Cada qual com sua bagagem, experiêcia profissional e de vida. Como um bom professor, esse time do AE tem paixão em difundir e dividir toda essa cultura.
    2-) Do outro lado , está um público ávido por tudo que se relaciona ao maravilhoso universo do automóvel.
    Público que que busca informação e conteúdo de forma organizada, atual, dinâmica, mas principalmente textos prazerosos de ser ler!

    Tenham certeza, o trabalho de vocês esta cada vez melhor!

  • Caio, parabéns pelo filhote e para o filhote. Que ele seja um verdadeiro autoentusiasta como o pai!
    Você tocou em um ponto que vou abordar na minha próxima matéria (…em construção): a falta de autoentusiastas!
    Legal que nos encontramos aqui! PK

  • ANBBNB

    O AE esta nos meus sites favoritos e que visito diariamente ja ha muito tempo!! Com certeza o melhor site de carros do brasil. É a unica fonte de noticias sobre o assunto que confio. Continuem assim!

  • André Castan

    Parabéns família Ae! Disparado o melhor site para quem ama carros. Leitura diária, obrigatória e prazerosa. Continuem investindo e evoluindo os vídeos. Além da leitura, o Ae será nossa TV.

    Um grande abraço a todos!
    André Castan.

  • jr

    Parabéns a todos!

  • Cláudio P

    Comecei a acompanhar o Ae em 2009 e lembro do sentimento de grata surpresa que tive. Desde então não consigo passar um dia sem ler e a evolução ao longo do tempo se fez perceber de forma inequívoca. O que sempre foi ótimo foi se tornando cada vez melhor e foi uma grande satisfação participar do primeiro passeio. Parabéns a vocês pelo sucesso do Ae!! Sem dúvidas resultado de muita dedicação. Quanto a essa ideia para o novo logo achei excelente, não mudaria nada, está perfeito! Já quero um adesivo com ele no meu carro (hehe).

  • Lucas CRF

    Que site sensacional é o Ae. Brilhante. Sinto-me lisonjeado em ter pequenos textos de minha autoria no “História do Leitores”. Vida longa ao querido site!

    Abraço

    Lucas

  • Viajante das orbitais

    Sabe com o que parece muito mais na minha opinião ? Com o yin yang do taoismo que o André Dantas tanto fala.

  • Viajante das orbitais

    Parabéns !

  • Leo-RJ

    Não me canso de repetir, juro que sem pedantismo, que os leitores são os verdadeiros presenteados por cada texto no Autoentusiastas! Hoje, não existe qualquer veículo deste meio – seja eletrônico ou impresso –, com tamanha qualidade de recursos humanos, de onde advém os textos tão especiais e embasados no mais apurado conhecimento.

  • RoadV8Runner

    Se for para usar a “nova gramática”, prefiro que deixem como está.

    • Philadelpho

      Pois é, mas se uma pessoa que entra aqui e eventualmente está prestando vestibular, concursos públicos, ou até mesmo uma pessoa que trabalha com redação oficial, textos jornalísticos, qualquer coisa do gênero, dá uma baita confusão… Penso que é um grande prejuízo para quem lê

  • vstrabello

    Parabéns Ae!

  • Tessio R R Bonafin

    Parabéns! Faz parte da minha rotina duas visitas diárias obrigatórias: a primeira no meu horário de almoço para conferir o post, e a segunda a noite para ler os comentários. Sempre fui apaixonado por carros, mas leigo nas questões técnicas, o AE vem me ensinando muito ao longo desses anos.
    Estou iniciando no mundo do motociclismo e gostaria de conhecer um canal que trata de motos, dicas de pilotagem, etc com a mesma característica e qualidade que o AE tem em relação às quatro rodas. Alguma dica, pessoal?
    Abraços

  • Paulo Ferreira

    Vida longa ao AE! Parabéns!

  • Roberto Neves

    Parabéns aos Autoentusiastas!

  • Mingo

    Como passaram rápido esses sete anos. Vida longa ao Autoentusiastas, o melhor site sobre carros, motos e aviões do Brasil!

  • Rafael Malheiros Ribeiro

    Parabéns aos editores, que tiveram a iniciativa de criar o Ae e a perseverança de mantê-lo e aperfeiçoá-lo sempre. Hoje considero o Ae minha referência no assunto, tendo substituído com louvor outras fontes que eu costumeiramente lia. A razão está no time, esse verdadeiro “dream team” do jornalismo automobilístico, que me faz acessar o site diariamente, às vezes mais de uma vez para “dar conta” de tanto conteúdo relevante. Parabéns também aos leitores, que sempre acrescentam informações relevantes a cada assunto abordado, com uma qualidade raramente vista, até mesmo em sites de outros segmentos.

  • Felipe Lima

    Parabéns AUTOentusiastas!

    Parabéns para toda essa brilhante equipe de editores e leitores!

    #VidaLongaAoAe

  • Parabéns a todos! Opinião minha: muitas vezes leio o AE no smartphone e pra mim não precisa mudar nada no formato. Para ler no smart é só ativar o formato paisagem e deitar o telefone, usando o zoom pra clicar nos links e ajustar o tamanho das linhas pra encher a tela. Abraços!

  • Maier

    Parabéns ao Autoentusiastas! Descobri o AE cerca de 2 anos atrás quando estava pesquisando sobre o Focus MK 1,5, que estava pretendendo comprar. Tava em dúvida sobre a compra, mas depois de ler um brilhante texto do MAO sobre o Focus, não tive mais dúvidas e nesses 2 anos o carro só me trouxe alegrias. Depois do primeiro texto lido aqui, não parei mais, li quase todas as matérias que já foram publicadas e é leitura obrigatória diariamente. Vida longa ao AE!

  • DPSF

    Muito bom esse site. Desde o dia em que fui apresentado ao AE não canso de durante as minhas navegações sempre dar um pulinho por aqui e ler as matérias. Acompanho os textos do Bob Sharp desde a revista Carro, e segui no BCWS quando ele escrevia para este sitio. Foi uma grata surpresa reencontra-lo aqui no AE e com uma equipe de colegas escritores/jornalistas de primeira linha. Parabéns a toda equipe do Autoentusiastas, vocês fizeram por onde merecer esse sucesso.

  • Queoma Antunes

    Parabéns AUTOentusiastas!
    Vida longa ao site!

  • Frederico

    Site isento, sincero, sem rabo preso com fabricantes ou marcas de qualquer tipo. Critica quando tem que criticar, elogia quando tem que elogiar.
    Acho que esse foi o segredo do sucesso do Autoentusiastas. Muitos falam que revistas X e Y são “compradas” pelos fabricantes para dar uma boa publicidade ao carro “da moda”… mas por mais que seja verdade ou mentira, aqui não vejo isso.
    Ótimas histórias, sim, histórias, não matérias ou reportagens. Me sinto sentado numa mesa de bar, com amigos conversando sobre automóveis!
    Que continuem sempre assim! Sempre buscando o melhor!
    Parabéns à equipe por toda dedicação e entusiasmo!

  • CorsarioViajante

    Parabéns, muito sucesso e sempre agradeço a oportunidade de poder ler tantos textos excelentes!

  • Anti-patrulhamento

    Essa eu não vou desculpar, embora eu imagine que isso seja fruto do sistema Paulo Freire de ensino brasileiro.
    Tem de “enxergar” muito para ver uma suástica nesse logotipo e, ainda que assim fosse, bastam 5 minutos de Google para descobrir que a cruz suástica não foi criada por Hitler e nem por outro nazista.
    Tem de haver muita má vontade – para dizer o mínimo – em pretender vincular o Ae ao nazismo. E, ainda que assim fosse (repeti propositalmente), isso estaria assegurado pelos artigos 5º e 220 da Constituição.

  • Caio Azevedo
    Que máximo! Parabéns pelo primeiro aniversário do filhão!

  • Nora Gonzalez

    Rápido registro. Não tenho 7 anos de AUTOentusiastas (quase 1 escrevendo, e 6 como leitora), nem de idade (snif, snif) nem sequer de formada. Qualquer coisa que me lembre é 7 vezes algum outro número. Mas posso dizer que é um prazer enorme estar num grupo tão craque da mecânica e que ainda por cima são pessoas da melhor qualidade. E temos a honra de ter leitores idem. Vale muito a pena estar em tão boa companhia.

  • Beta Romeo

    Parabéns à equipe do AUTOentusiastas! Aprendi muito com as matérias publicadas, com certeza todo esse esforço de manter o site funcionando vale a pena por formar motoristas melhores e mais conscientes nesse mundo onde parece que os valores estão se invertendo. É uma satisfação ter um lugar de alto nível formado por pessoas que compartilham seus conhecimento e experiências simplesmente pela paixão em comum pelo automóvel. Legal também ver que as empresas estão reconhecendo a competência da equipe e algumas fazendo parcerias para matérias especiais escritas de maneira única que vemos somente aqui no Ae! E os leitores que enriquecem o site com comentários que valem a pena ler tanto quanto as matérias!
    Obrigado Ae!

  • Andre Mondino

    Parabéns à toda equipe! Tive o imenso prazer de participar do passeio de 19/07 e estar junto com a minha esposa na foto de abertura do post! Conhecer e conversar um pouco com Bob Sharp, Paulo Keller e Nora Gonzalez foi uma honra! Vida longa aos Ae!

  • Felipe Strelau

    Parabéns ae!
    O melhor é mais completo site automotivo do BR.

  • marco de yparraguirre

    Parabéns.Gostei do logotipo.Classudo.

    • Cristiano Reis

      Eu achei meio carregado, o pior é que não tenho uma sugestão melhor para dar, mas poderia ser mais limpo.

  • Felipe Reis

    Caros, o grande valor do Ae está na paixão com que tudo é feito. Ela “escorre pela tela”. Isto, aliado à boa técnica e correto português fazem do site O lugar para entusiastas!!. Parabéns!!!

  • agent008

    Parabéns Autoentusiastas! Demorei para conhecer o site (na época blog) mas hoje acompanho quase que diariamente, conforme meu tempo permite. às vezes tiro o atraso de leitura nos fins de semana, passo horas lendo e vendo os vídeos. Até antes do passeio, isto ocorria para desespero da minha excelentíssima. Depois do passeio, ela entendeu a mágica que existe nesta máquina fantástica chamada automóvel, e que contagia os que a apreciam, e hoje ela até lê junto. Grande abraço!

  • Fernando

    Parabéns ao Ae e a todos que o fazem ser o que é!

  • agent008

    Um comentário adicional! Uma versão para dispositivos móveis viria bem a calhar também para quem tem leitores digitais (e-readers) como por exemplo o Kindle da Amazon (acho que a Saraiva oferece um aparelho destes tambem) . Sinceramente os smartphone de hoje já permitem uma boa leitura no formato atual, basta usar o zoom, mas os leitores não lidam bem com a formatação do site. Fica minha sugestão pois os leitores digitais são aparelhos relativamente baratos, com telas que causam bem menos fadiga visual que PC, smartphone ou tablet, e duração de bateria incrível além de serem muito leves. Abraço!

  • Ramiro Junior

    Parabéns e muito mais sucesso!

  • Braz Portari

    Parabéns pelo sétimo ano!! Leitor desde os primeiros posts, sinto-me muito bem informado sobre este fascinante mundo automobilístico.