Hyunday Azera AUTOentusiastas 13 c

Faltava conhecer e andar no Hyundai Azera. O problema era a dificuldade de obter carro de teste do importador, mas isso agora pertence ao passado com a gestão de Antônio Maciel Neto, que foi presidente da Ford e hoje é o executivo-chefe da Caoa, o importador oficial da marca sul-coreana para o Brasil e que tem fábrica em Anápolis (GO), onde produz os suves ix35 e Tucson e os caminhões leves HD78 e HL.

Dirigir o Azera 2015 foi uma  grata surpresa. O carro está no Brasil desde 2007 (lançado na Coréia do Sul em 2005), passou por evoluções, como é normal. Nesta última versão traz pequenas modificações, especialmente na traseira, deixando-o mais elegante quanto ao desenho da tampa do porta-malas.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 02

Já teve motor V-6 de 3,3 litros  de 265 cv a 6.000 rpm e 31 m·kgf a 3.500 rpm e em 2010 passou a um 3-litros de 250 cv a 6.400 rpm com 28,8 m·kgf a 4.700 rpm. É um duplo-comando de 24 válvulas com bloco e cabeçotes de alumínio, variador de fase contínuo  na admissão e no escapamento, corrente, coletor de admissão variável em três estágios, injeção no duto.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 03

É um sedã grande, 4.920 mm de comprimento com entreeixos de 2.845 mm, portanto sobra espaço para cinco ocupantes. Para passageiros do banco traseiro, conforto de limusine, distância enorme das pernas para o encosto do banco dianteiro no nosso padrão de eu sentar atrás de mim mesmo, com saída de ar-condionado e cortinas escurecedoras retráteis nas janelas e no vidro traseiro, esta de acionamento elétrico por interruptor no console dianteiro. O porta-malas é de 461 litros.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 15

Que espaço no banco traseiro!

O câmbio é automático epicíclico de seis marchas com trocas seqüenciais pela alavanca (sobe marcha para frente), de fabricação “caseira”, ou seja, Hyundai,  tem funcionamento impecável. O carro não é pesado pelo porte que tem, 1.581 kg, e com esse trem motriz acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, de maneira convincente e com um som musical do motor, que é absolutamente liso como se espera de um 6-cilindros. A suavidade do motor Lambda II MPI é mesmo um dos pontos alto do Azera e leva à sensação de perda devido a motores de quatro cilindros serem a tendência atual nesse histérico mundo “caça-CO2”.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 10

Motor Lambda II 3,0 MPI, o dono do show

Não foi informada velocidade máxima, mas com essa potência e a boa aerodinâmica aparente não é exagero estimar 250 km/h. A v/1000 é 52,8 km/h, portanto cruzando a 120 km/h velocidade verdadeira o conta-giros indica 2.300 rpm — e se o ponteiro do velocímetro estiver na vertical ele mostrará 130 km/h, velocidade real de 122 km/h, a certeza de dar uma banana para os caça-níqueis do DER-SP e curtir a viagem.

O conforto de marcha tem rara e perfeita conciliação com comportamento dinâmico, com calibração perfeita da suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço. O carro roda sobre borracha 245/45R18V (Hankook Ventus Prime2) com uma de reserva no porta-malas, de roda igual, e a direção hidroassistida, comandada pelo volante de 380 mm de diâmetro. é irrepreensível. Freios com grandes discos (320/284 mm de diâmetro) dissipam velocidade como deve. Há controle de estabilidade e tração desligável. E o freio de estacionamento é elétrico, havendo também o assistente de partida em rampa e o desliga-liga motor nas paradas.

O consumo observado no computador de bordo sempre se situou entre 10,8 e 11 km/l na estrada e 7,5~8 km/l na cidade, coerente portanto. Na portinhola do tanque não há indicação de octanagem, podendo ser abastecido com qualquer gasolina sem chumbo, o que vale dizer que roda perfeitamente com gasolina comum (de preferência aditivada, com em todo carro). A taxa de compressão de 10,6:1 o garante. Após reabastecer com a gasolina com 27% de álcool não foi notada nenhuma imperfeição de funcionamento.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 20

Dobradiças “pescoço de ganso”, mas guarnecidas para não danificar a bagagem

O ambiente interno é como deve, sem exageros porém elegante, a leitura dos instrumentos é “à Wolfsburg” ‘mas com uma inteligente localização do termômetro do líquido de arrefecimento do motor no centro conta-giros (à esquerda!) e da quantidade de combustível (do conveniente tanque de 70 litros), idem, no velocímetro.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 11

O único senão do quadro de instrumentos (que tem reostato de iluminação) é ser do tipo permanentemente iluminado, o que requer incutir o hábito de sempre verificar se o ideograma de luzes ligadas está ou não aparecendo: num retorno à Capital quando começava a escurecer demorei a perceber que estava com as luzes desligadas, quando normalmente já as teria ligado.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 14

Interior elegante

Note na foto acima uma nesga do teto solar. É em duas partes, deslizante, a dianteira é é também  inclinante, e a veneziana também é de acionamento elétrico, enrolando-se para frente. ´Para quem, como eu, aprecia teto solar, é o melhor que já vi.

Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico com os botões de controle na porta, no alto, estilo Mercedes-Benz, com cada botão representando o que se quer ajustar. Para o motorista há duas memórias que abrangem volante de direção (altura e distância) e espelhos externos. Ao desligar o motor e abrir a porta dianteira esquerda, o banco recua bastante e o volante sobe, para facilitar saída ou entrada.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 16

Absurdo total do “patropi abençoado por Deus e bonito por natureza”: extintor de incêndio obrigatório, um estorvo no Azera; se eu comprasse um o retiraria

A chave é presencial com partida por botão e as maçanetas das portas dianteiras “sentem” a chave próxima, bastando um toque num ponto delas para as portas destrancarem. Se os espelhos externos estiverem dobrados, ao se aproximar do carro  voltam à posição normal.

Em suma, o Azera traz tudo o que é considerado essencial por muitos, até bolsa inflável para os joelhos do motorista e dois engates Isofix no banco traseiro. O navegador é de fácil utilização e bem visível na tela tátil de 8″ do sistema multimídia que traz todos os elementos desejáveis hoje, inclusive Bluetooth. Digno do maior elogio é a seleção da emissora de rádio, a freqüência em leitura digital é exibida no centro da tela, com caracteres grandes, e basta girar o botão direito para escolher — exatamente como fazem os pilotos dos aviões modernos para escolher a freqüência de radiocomunicação.

Os faróis são bi-xenônio, há a “assinatura” com LEDs nos dois grupos óticos, mas não há a função de luz de uso diurno, uma pena. E tampouco luz traseira de neblina, itens fáceis de acrescentar e que não representam custo diante de um carro com o Azera.

 

Hyunday Azera AUTOentusiastas 18

A faixa degradê não foi esquecida

Em compensação, os sul-coreanos não esqueceram da faixa degradê no pára-brisa e há atenção para quem mora no Sul: volante de direção e bancos dianteiros com aquecimento.

Deixei por último de propósito, para aguçar a curiosidade do leitor que deve estar se perguntando quanto custa tudo isso: R$ 150.000 (menos R$ 10 para o preço exato). E com um acessório “de grátis”: é inflex. Se conselho valer, compre antes que vire flex. A Caoa nada diz, mas nesta “abençoada” terra brasilis tudo é possível quando se trata de combustível,

BS

Fotos e vídeo: Paulo Keller

 

 

FICHA TÉCNICA HYUNDAI AZERA 2015
 
MOTOR
Instalação/configuração Dianteira, transversal / V-6
Material do bloco/cabeçotes Alumínio
Diâmetro x curso 92 x 75,2 mm
Cilindrada 2.999 cm³
Aspiração Natural
Taxa de compressão 10,6:1
Potência máxima 250 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 28,8 a 4.700 rpm
N° de válvulas por cilindro 4
Árvore de comando de válvulas Dupla, ambas de fase variável, corrente
Formação de mistura Injeção no duto, coletor de admissão variável
Combustível Gasolina 91/95 octanas RON
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Dianteiras
Câmbio Hyundai automático epicíclico, Shiftronic
N° de marchas 6 à frente e uma à ré
Relações de transmissão 1ª 4,252:1; 2ª 2,654:1; 3ª 1,804:1; 4ª.1,386:1; 5ª 1,000:1; 6ª 0,772:1; Ré 3,393:1
Relação do diferencial 3,041:1
FREIOS
De serviço Hidráulico, ABS + EBD
Dianteiro A disco ventilado Ø 320 mm
Traseiro A disco ventilado Ø 284 mm
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, hidroassistida, Servotronc
Diâmetro mínimo de curva 11,1 m
RODAS E PNEUS
Rodas 7,5J x18, alumínio, incl. estepe
Pneus 245/45R18V, incl. estepe
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
PESOS
Em ordem de marcha 1.581 kg
Carga máxima 539 kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.920 mm
Largura 1.860 mm
Altura) 1.470 mm
Distância entre eixos 2.845 mm
Bitola dianteira/traseira 1.606 / 1.607 mm
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (estimado) 0,32
Área frontal (m², estimada) 2,18 m²
Cx x A (m²) 0,697
CAPACIDADES
Porta-malas 461 litros
Tanque de combustível 70 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 250 km/h (estimada)
Aceleração 0-100 km/h 8,7 s
CONSUMO (computador de bordo)
Cidade 7,5~8 km/l
Estrada 10,8~11 km/l
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª 52,8 km/h
Rotação a 120 km/h, 6ª 2.300 rpm
Rotação à vel. máx., 5ª 6.100 rpm
GARANTIA
Prazo 5 anos

 

EQUIPAMENTOS HYUNDAI AZERA 2015
 
INTERIOR – CONFORTO E COMODIDADE
Apoios de cabeça com ajuste de altura
Ar-condicionado automático com visor digital, mais ionizador
Banco do motorista com ajuste elétrico – distância, altura, inclinação do encosto e lombar
Banco do motorista com 2 memórias, atreladas aos espelhos e volante
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico de distância e inclinação do encosto
Banco traseiro com porta-copos
Banco traseiro dividido 1/3-2/3 rebatível
Bancos dianteiros com aquecimento
Bancos em couro
Bolsas porta-revistas atrás dos encostos dos bancos dianteiros
Botão de partida/desligar com chave presencial
Câmera de ré
Chave inteligente
Computador de bordo de 7 funções
Console central com compartimento e descansa-braço
Console central do painel   e volante com acabamento metalizado
Controlador automático de velocidade cruzeiro c/ controle no volante
Cortina retrátil no vidro traseiro, de acionamento elétrico
Cortinas retráteis nos vidros laterais traseiros (acionamento manual)
Entradas para iPod, USB e Aux
Freio de estacionamento elétrico
Imobilizador de motor
inibidor sonoro do sensor de estacionamento
INTERIOR – BANCOS
Luz de aviso de cinto do motorista desatado
Memória (2) de posição do volante e dos retrovisores
Porta-copos no console central
Porta-luvas com fechadura a chave e climatizado
Porta-luvas com fechadura a chave e climatizado
Saída de ar-condicionado para o banco traseiro
Sistema de áudio Infinity com 7 alto-falantes, 4 tweeters e 1 subwoofer
Sistema multimídia com tela tátil integrado com leitor de CD/MP3/DVD, mais GPS e Bluetooth
Tomadas de 12 V no console central (3)
Travamento de portas a distância sem chave
Volante com ajuste elétrico de altura e distância
Volante de direção de quatro raios em dois tons
Volante e manopla da alavanca seletora de câmbio em couro
DADOS GERAIS
Abertura do porta-malas a distância
Alarme periférico
Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura
Desembaçador do vidro traseiro e do pára-brisa (este automático)
Espelhos nos pára-sóis com iluminação
Estepe 100% operacional
Função pisca-3 no indicador de direção
Ganchos e rede no porta-malas para fixar objetos
Luz de leitura para os passageiros traseiros
Retrovisor interno fotocrômico
Sensor crepuscular
Vidros dianteiros um-toque
EXTERIOR
Escapamento com duas saídas
Faróis bi-xenônio
Faróis com acendimento e nivelamento automático
Faróis de neblina
Lanternas dianteiras e traseiras, e 3ª luz de freio, em LED
Lavador de faróis
Pára-choque na cor da carroceria
Retrovisores externos com ajuste elétrico
Retrovisores externos com desembaçador e na cor da carroceria
Retrovisores externos com orientação para baixo ao selecionar ré
Retrovisores externos com repetidores em LED
Retrovisores externos com rebatimento automático
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Teto solar panorâmico de acionamento elétrico
SEGURANÇA
Amortecedores autoajustáveis
Bolsa infláveis frontais, laterais dianteiras, laterais traseiras, de cortina abrangendo as duas fileiras de bancos e para joelhos do motorista
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Cintos traseiros de três pontos
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix (2) para bancos de crianças e top tether (2)
Porta-malas com função cofre
Sensor antiesmagamento nos vidros dianteiros e no teto solar
Trava de crianças nas portas traseiras

 

Mais fotos:

 

(1.957 visualizações, 3 hoje)