Dotado do motor 1.6L BlueHDi, o compacto da marca conquistou um novo recorde de consumo de combustível para longas distâncias ao percorrer 2.152 quilômetros com 43 litros de diesel, com média de 50 km/l.

Esse desempenho foi alcançado no final de abril na pista de teste da PSA Peugeot Citroën em Belchamp, na França, sob o controle da organização francesa de certificação UTAC (União Técnica de Automóveis, Motocicletas e Bicicletas). O 208 de série, equipado com motor 1.6L BlueHDi e câmbio manual de cinco marchas, percorreu em 38 horas a distância de 2.152 quilômetros, consumindo apenas 43 litros de combustível — menos que um tanque, que é de 50 litros. Diversos motoristas participaram da iniciativa, com cada um deles dirigindo em turnos de até quatro horas. A média horária global foi de 56,3 km/h.

Com um consumo oficial de combustível combinado de 33,5 km/l e baixas emissões de CO2 de 79 g/km, o modelo garante um lugar de referência mundial para um veículo de produção em série propulsionado por motor de combustão interna. Esta versão é caracterizada pela presença de um defletor traseiro aerodinâmico e pela adoção de pneus Michelin de baixa resistência à rolagem Energy Saver+.

Associando a redução catalítica seletiva (SCR) ao filtro de material particulado aditivo, a tecnologia BlueHDi prova mais uma vez que é o sistema de controle de emissões de motores Diesel mais eficiente do mercado. O desempenho ambiental da Peugeot fez do Grupo PSA Peugeot Citroën  SA líder na Europa em 2014, com emissões médias de CO2 de 110,3 g/km, num mercado onde a média é de 123,7 g/km. Este resultado foi alcançado sem qualquer mudança no mix de segmentos da fabricante.

Ae/BS (Peugeot)

(120 visualizações, 1 hoje)