Honda-HR-V-1-620x402  Não tão ruim para todos Honda HR V 1

Em plena crise, nem todos estão se dando mal, caso do HR-V (foto blog.tribunadonorte.com.br)

A queda de vendas em 2015 sobre 2014 é estimada entre 13% e 19%, dependendo do otimismo ou pessimismo da fonte, mas nem todas as marcas foram tão atingidas. Há mais inclinação em encolher a procura por modelos de menor preço e dessa forma os quatro fabricantes mais antigos e dominadores por décadas estão sofrendo.

Pela primeira vez desde a chegada de novos entrantes com produção local na segunda metade dos anos 1990, Fiat, GM, VW e Ford juntas ficaram abaixo da barreira simbólica de 60%. Para ser mais exato, 59,1% de participação somada no mês passado. As marcas orientais tradicionais conquistaram aparentemente uma zona de conforto, sem precisar dar férias coletivas, implantar bancos de hora, suspender contratos de trabalho ou promover programas de demissões voluntárias.

A Hyundai continua a funcionar em três turnos com redução mínima de vendas: 2,4% frente à queda geral acumulada no primeiro quadrimestre de 19,2%. Mas as japonesas Honda, Toyota e Nissan foram além. As três cresceram 12,5%, 12,4% e 3,4%, respectivamente, sobre o mesmo período de 2014.

Há explicações conjunturais, além da tradicional prudência oriental ao fazer investimentos em fábricas. Segundo Marcelo Cioffi, da consultoria PWC, “trata-se de marcas de menor volume, com produtos novos ou renovados e, portanto, menos afetadas pelos recuos de mercado”.

No entanto, outros fatores também influenciam. A Honda, particularmente, só concluirá a nova fábrica em 2016 e, assim, poderá ter até de sacrificar vendas do Civic e do City para atender a demanda muito boa do HR-V este ano. Se a unidade de Itirapina (SP) já estivesse em produção talvez ficasse mais difícil.

Nissan, ao contrário, tem produtos mais baratos e tende a ficar com capacidade ociosa a exemplo das marcas de maior presença. Mas ao partir de bases comparativas muito baixas, quando dependia de importações controladas do México, tem como crescer um pouco mais este ano. Até 10% sobre 2014, estima com otimismo o fabricante.

Também se deve considerar que apenas a Nissan atua de forma significativa na faixa de produtos mais importante e sacrificada em torno de R$ 30,000. Hyundai, Toyota e Honda têm tíquete médio de venda superior, em que a queda vem sendo menor. Toyota admite que espera repetir os números de 2014, o que seria ótimo resultado em cenário tão recessivo como o atual. Exceção é a Mitsubishi cujo tombo acompanhou a média de mercado, em torno de menos 19%.

Quanto às orientais chinesas a situação é bem diferente. Aproveitaram o real muito valorizado para oferecer modelos equipados a preços superconvidativos. Com o aumento dos impostos do programa Inovar-Auto importadores anunciaram a intenção de construir fábricas.

Mas, ano passado, todas juntas ocupavam menos de 1% do mercado. No auge estimavam ter, em conjunto, 5%. Só a Chery inaugurou uma unidade industrial, em 2014. Mal funcionava e a produção do Celer parou por greve de um mês que terminou semana passada. Assim, o lançamento do QQ nacional sofreu outro adiamento para o final deste ano. Quanto à JAC, os planos dependem de linha de financiamento do governo da Bahia.

Sobre as demais chinesas e as fábricas prometidas, não se fala mais nisso.

 

RODA VIVA

ANFAVEA viu um indicador levemente positivo no mês de abril. Vendas alcançaram 11.240 veículos/dia, aumento de 8,2% sobre março, com mais dias úteis do que o mês passado. Estoques totais passaram de 49 para 50 dias (50% acima do normal), apesar da diminuição de produção. Confiança dos compradores continua abalada.

FENABRAVE, por sua vez, contabiliza fechamento de 250 concessionárias, em especial nos grandes centros. Ainda não assusta tanto, pois existem mais de 8.000 lojas e a associação congrega, além de fabricantes de veículos leves e pesados, também os de motocicletas e de máquinas agrícolas. De qualquer forma, 12.000 funcionários a menos.

LEVE reestilização pegou bem no Duster 2015 para enfrentar, com preço mais em conta, os quatro novos concorrentes. SUV compacto da Renault ficou mais silencioso. Motor de 1,6 L melhorou respostas em baixas rotações sem mudanças em torque e potência. Já o 2L ganhou 6 cv com etanol (agora 148 cv) e a versão 4×4 não se sai mal em fora de estrada de exigência leve a média.

INDÚSTRIA de autopeças também tem sido obrigada a demissões: a cada emprego perdido numa fábrica de veículos, dois desaparecem nos fornecedores. Bosch, a maior do setor, conseguiu administrar a situação em 2014, quando o sistema ABS se tornou obrigatório. Em 2015 confia em alguma recuperação de exportações para América Latina e assim melhorar seus resultados.

MICHELIN se antecipou à onda de crescimento dos SUVs e desenvolveu em grande parte no Brasil, em três anos, a linha LTX Force, de olho também na Índia e China. Entre as novidades estão desenho, parcela do composto de borracha vinda dos ralis, banda de rodagem que se estende pelas laterais do pneu e reforços entre blocos de rodagem para maior estabilidade em asfalto.

FC

fernando@calmon.jor.br
Foto destacada: rise.eclhost.com
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Sobre o Autor

Fernando Calmon
Coluna: Alta Roda

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  • Junior

    Estão mantendo as vendas ou crescendo as fabricantes com foco no segmento superior, mas que também têm a confiança do consumidor. Outras como Peugeot e Citroën estão despencando mais que a média.

  • Roberto

    Passei ontem pelo Velopark e o estacionamento está abarrotado de carros da GM (Ônix e Prisma).

    • César

      Pois é prezado Roberto. Se me permite, passo à minha análise e opinião sobre o assunto. Também moro no Rio Grande do Sul e faz três dias que a notícia do momento é esta. Liga-se o televisor e está aparecendo uma vista aérea do estoque da GM.
      Acontece que a GM simplesmente parou no tempo, com uma mentalidade de mercado de 30 anos atrás. A fábrica de Gravataí produz hoje dois modelos dos anos 90, com preços que variam entre três e meia e seis dezenas de milhares de reais (corrija-me, por favor, se eu escrever alguma mentira).
      Somam-se dois fatores: a crise econômica lastreada pela queda brusca nos rendimentos do consumidor com o conseqüente desemprego e a falta de de competitividade da fabricante que citei. O resultado é um pátio cheio, como você viu. A partir deste resultado, o fantasma das demissões em massa passa a rondar a fabricante, como uma forma de pressionar o governo para que se promova a baixa no IPI, a amenização das taxas de juros e o esticamento dos prazos de financiamentos. O governo cede, o povo ávido pelo consumo vai aos concessionários, compra porque o preço abaixou em algumas míseras centenas, a fabricante desova seus estoques e tudo fica em paz.
      Tanto faz que os produtos sejam modernos e ou não.
      Parece-me, entretanto, que o panorama começa a mudar. O consumidor não está mais cedendo seu suado dinheiro às ofertas “tentadoras” praticadas pelos fabricantes que pararam no século passado.

      • CorsarioViajante

        Boa análise. Após brevíssima visita à uma VW, uma semana depois, recebo ligação me convidando a ir conhecer suas “condições imperdíveis”. Agradeci, mas desisti de comprar outro carro.

  • CorsarioViajante

    Também me parece que quem apostou em qualidade de produto e de atendimento, ainda que a um custo alto, está HOJE se dando melhor que quem apostou que preço baixo compensaria defeitos de produto ou péssimo atendimento.
    Mas, reforço: hoje… Vale lembrar que bem pouco tempo atrás só o Gol vendia em um mês mais de 30.000 unidades!

  • Roberto C.

    O fechamento de concessionárias nos grandes centros, em meu entendimento, está relacionada mais à especulação imobiliária. Aqui no Rio, a maioria está sendo expulsa das áreas residenciais e centrais por conta da valorização dos imóveis.

    • Danniel

      Aqui no DF, mais precisamente em Taguatinga, a concessionária Chevrolet se desdobrou em Chevrolet, Honda e Renault, além de dois empreendimentos imobiliários de porte considerável.

  • Piero Lourenço

    Baixar o preço nem pensar!! Nunca vi fabricante fazer isso sem redução ou isenção de IPI!

  • Joaquim Santos

    A marca que vende qualidade (pré-venda, venda e pós-venda) não passa por tempo ruim. Honda e Toyota são provas disso.

  • douglas

    Essa crise só tá mostrando como o governo é “esperto”

    Como não está vendendo carros (da onde vem a maior arrecadação de impostos), implantou-se impostos sobre produtos de beleza e cosméticos, que é atualmente o setor que menos sente a crise!

    Quero ver o próximo passo do governo quando o movimento desse setor de beleza cair pelos altos preços que vão aparecer…

    Sobre o caso de algumas marcas estarem melhores, imagino eu q numa época de crise a RAZÃO fale mais alto que a EMOÇÃO…

    Por isso de marcas com histórico de bons frutos, como baixa desvalorização e pouca manutenção estão bem melhores que as outras!