O Museu Nacional do Automóvel promoverá curso de esclarecimentos mecânicos destinado ao público feminino. Repete e aprimora a iniciativa para ensinar e tirar dúvidas sobre o funcionamento básico dos veículos. Na prática, esclarece Roberto Nasser, Curador, “é uma conversa didática, conduzida por um especialista em mecânica, pedagogo por formação, para esclarecer questões sobre o funcionamento e manutenção de veículos. O primeiro curso de mecânica indicou o acerto da iniciativa; as alunas não estavam interessadas em distinguir torque e potência, ou quantos quilogramas-força·metro de força se aplicam para apertar o cabeçote do motor. Queriam conhecer um pouco para saber, na recepção da oficina, se pagavam por serviços necessários. Querem a prática do automóvel”.

O curso é a participação do Museu Nacional do Automóvel na programação da 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),  com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

Lembra o Curador, apesar de o público feminino ser jocosamente associado ao descompromisso em conduzir ou se entender com o automóvel, a sua história útil não começou com um homem. Ao contrário, foi uma mulher, Bertha Benz, quem demonstrou a confiabilidade, a utilidade da invenção e da patente obtida por seu marido, o engenheiro Carl Benz, considerado o inventor do automóvel. E hoje, enfatiza, a mulher é o agente econômico mais importante no setor dos automóveis: entre compras próprias e influência para a aquisição do carro de família, significa mais de 2/3 do mercado.

O curso, gratuito, é apresentado por Kefere Lúcio, pedagogo, ex-instrutor do Senai, diretor da Escola de Mecânica Automotiva Diferencial e colaborador do Museu.

3° Curso de Mecânica Básica para Mulheres
Local: Concessionária Kia Car Collection
Setor Sia Sul Trecho 4, Lote 520
Dias: 1, 2 e 3 de junho de 2015
Turma matutina – das 8h30 às 11h30 – segunda, terça e quarta-feira
Mais informações: tel. (61) 3225-3000
Inscrições:  [email protected]

 



  • Christian Govastki

    Interessante a iniciativa do Nasser.
    Agora a pergunta, o mais importante, o Museu já foi reaberto?
    Se sim, há no Museu alguma biblioteca de literatura técnica automobilística, em especial, manuais de especificações técnicas e de manutenção?