A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os resultados da indústria automobilística em abril e no primeiro quadrimestre. Segundo a entidade, o setor fechou o quarto mês do ano com 219,3 mil veículos comercializados, o que significa uma queda de 6,6% em relação aos 234,6 mil de março de 2015.

Na comparação com abril do ano passado, que registrou 293,2 mil veículos, a redução foi de 25,2%. No acumulado do ano as vendas foram de 893,6 mil unidades: queda de 19,2% frente as 1,1 milhão de unidades vendidas até abril de 2014. Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, a atual conjuntura continua afetando fortemente a confiança do consumidor:

“A confiança do consumidor e dos empresários é  uma das principais razões para o complexo cenário que vivemos atualmente. Por esta razão, entendemos que é de fundamental importância a realização o mais rápido possível dos ajustes fiscais na economia. Desta forma, as regras ficarão claras, o planejamento será mais preciso e a atividade será retomada”.

As exportações recuaram 1,2% no acumulado do ano, com 108,5 mil unidades em 2015 ante 109,9 mil do ano anterior. No quarto mês deste ano 28,8 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, o que significa diminuição de 10,7% frente as 32,2 mil de março e de 18,4% com relação as 35,2 mil de abril de 2014.

A produção no quadrimestre também apresentou declínio: 17,5% em relação ao ano passado — 881,8 mil e 1,1 milhão de unidades, respectivamente. Abril terminou com baixa de 21,7%, com 217,1 mil veículos no mês contra 277,1 mil de igual período de 2014. Na comparação com março, a fabricação foi 14,5% inferior, quando comparadas as 254 mil unidades daquele mês.

Caminhões e ônibus

No segmento de caminhões o licenciamento terminou o mês com baixa de 10,9% ao se comparar as 5,8 mil unidades de abril com as 6,5 mil de março. O setor apresentou retração de 46,9% na análise com as 10,9 mil unidades negociadas em abril do ano passado. O resultado no acumulado, com 25,1 mil unidades, está 39,3% menor do que no ano passado com 41,3 mil unidades.

A produção ficou 6,9% abaixo — foram 6,9 mil unidades em abril e 7,4 mil em março. Ao defrontar o resultado com abril do ano passado, quando foram produzidos 12,3 mil caminhões, o decréscimo é de 44,3%. No quadrimestre a baixa é de 45,2%: 30,2 mil este ano e 55,1 mil em 2014.

Os dados mostraram que a exportação de 6,1 mil unidades acumulada de janeiro a abril encolheu 1,7% se comparado com as 6,2 mil unidades de igual período de 2014. Apenas em abril 1,7 mil produtos deixaram o país, o que representa queda de 7% em relação as 1,8 mil unidades de março e estabilidade no comparativo com abril do ano passado.

Os fabricantes de chassi de ônibus comercializaram 1,6 mil unidades em abril deste ano, uma diminuição de 13,5% contra as 1,8 mil de março. No comparativo com abril do ano passado, quando o setor vendeu 2,2 mil unidades, o resultado foi menor em 30%. Até abril deste ano foram vendidas 6,8 mil unidades: queda de 26,1% em relação as 9,2 mil do ano passado.

A produção no quarto mês do ano, com 2,1 mil unidades, recuou 26% quando comparada com as 2,8 mil de março e 39,3% ante as 3,4 mil unidades de abril do ano passado. No quadrimestre, 9,8 mil unidades deixaram as fábricas, resultado menor em 26,6% frente as 13,3 mil unidades de 2014.

As exportações de ônibus concluíram os primeiros quatro meses com crescimento de 7% ao se comparar as 2 mil unidades deste ano com as 1,8 mil de 2014.

O licenciamento total de veículos leves (automóveis e comerciais leves) em abril foi:

Licenciamento total de veículos leves – abril 2015
FabricanteAutosCom. levesTotal%
Posição
FCA/Fiat27176106193779517,84
GM2868654223410816,10
VW2465264883114014,69
Ford2158816782326610,98
Toyota127513040157917,45
Renault141761527157037,41
Honda136740136746,45
Hyundai BR131720131726,22
Nissan444242948712,30
10ºOutras405760246592,20
11°Hyundai Imp328857938671,82
12ºMitsubishi2327121435411,67
13ºCitroën216213923011,09
14ºMercedes129462019140,90
16ºPeugeot161413917530,83
17ºAudi1573015730,74
18°BMW1188011880,56
19°FCA/Chrys.1064010640,50
20ºIveco02352350,11
21°MINI17701770,08
22ºSubaru10301030,05
23ºMahindra014140,01
24ºAgrale0110,00
25°FCA/Jeep0000,00
17916432746211910100,00
 Fonte: Anfavea

A participação de mercado das chamadas Quatro Grandes — Fiat, Ford, GM e VW — continua a cair, em abril foi de 56,6%; no mês anterior, 60,4%.

Ae/BS

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  • Christian Bernert

    Existe alguém que faça as contas dos números da Anfavea multiplicando as unidades vendidas pelo preço médio de venda dos modelos? Esta conta resultaria em um ‘faturamento presumido’, que ao meu ver traria alguns números bem reveladores.
    Por exemplo: acredito que Toyota e Honda assumiriam a liderança do mercado, ou estariam muito mais perto disso do que a 5ª e 7ª posições que ocupam pela estatística de volume de unidades.
    Quem se habilita a fazer o trabalho?

  • RoadV8Runner

    Interessante que, em termos de automóveis somente, as “quatro grandes” estão razoavelmente próximas, com a GM tendo vendido mais unidades do que a Fiat.

  • Vinicius Mol

    Interessante: Querem ajustes na economia, só não querem ajustes nos preços (absurdos) de alguns modelos vendidos por aqui.

  • REAL POWER

    Quando as quatro grandes tiverem menos de 50% do mercado, aí sim vai ficar bom para o consumidor. Tenhamos calma, que não vai demorar muito.