Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas Autoentusiastas URGENTE: PIËCH RENUNCIA À PRESIDÊNCIA DO CONSELHO AO NÃO CONSEGUIR DERRUBAR WINTERKORN – Autoentusiastas
Piech fora

Ferdinand Piëch, 78 anos, neto de Ferdinand Porsche (foto ANE)

Da Automotive News Europe/Reuters:

O presidente do Conselho de Supervisão do Grupo Volkswagen, Ferdinand Piëch, renunciou ao cargo repentinamente neste sábado após sair perdedor de discussão aberta com o presidente executivo Martin Winterkorn.

Figura dominante na VW por mais de duas décadas e neto de Ferdinand Porsche, o criador do Fusca, Piëch renunciou também à cadeira no Conselho e a toda e qualquer função no Grupo Volkswagen, com efeito imediato, disse a VW.

Um painel de membros seniores do Conselho na Volkswagen disseram que a perda de confiança deverá ser atribuída à saída repentina de Piëch.

“Os membros do comitê diretivo chegaram a um consenso que à luz das semanas passadas a confiança mútua necessária para uma exitosa cooperação não existia mais”, disse o painel de seis membros num press release.

A crise de liderança na VW veio a público este mês quando a revista semanal alemã Der Spiegel citou Piëch, o patriarca de 78 anos da família que tem 51% dos direitos a voto na VW, como dizendo ter-se ele mesmo se distanciado de Winterkorn.

O comentário surgiu numa época em que a VW está cortando custos e melhorando as operações para aumentar a lucratividade. A fabricante tem encontrado dificuldades nos EUA e declarou queda nos lucros da sua principal divisão de automóveis.

As tensões entre Piëch e Winterkorn pareciam ter amainado na semana passada quando os membros do Conselho de Supervisão apoiaram o presidente executivo, deixando Piëch isolado numa votação 5-a-1 e forçando-o a concordar com uma declaração conjunta em apoio a Winterkorn.

Contudo, fontes disseram ao mesmo tempo que ele havia recebido sugestões para que renunciasse caso não apoiasse o presidente executivo.

O presidente-substituto do Conselho, Berthold Huber, assumirá temporariamente a liderança até à eleição de um novo presidente, disse a Volkswagen, acrescentado que a esposa de Piëch, Úrsula, também renunciou a todos os seus cargos no grupo.

Ae/BS



Sobre o Autor

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

  • Lorenzo Frigerio

    Winterkorn é o tal que entrou num carro da Hyundai, rodeado de puxa-sacos, tirou uma fita métrica do bolso e fez um monte de medidas, garantindo publicidade gratuita àquela empresa… ou é tremendamente cara de pau, ou tem muito poder, ou ambos.

  • pedro

    Agora fiquei com medo. Piëch é, na minha opinião, antes de um executivo, um engenheiro e autoentusiasta; foi responsável por “crias” que entraram para a história do automobilismo. Sem ele, muita coisa bacana não existiria nas pistas e nas ruas.

    Que os deuses do automobilismo tenham piedade de nós, mas temo por um futuro automobilístico ainda mais sem graça do que imaginava que seria.

  • Holandês Louco

    Acho que ele se arrependeu… foram só 6 meses…