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PARA GOSTAR DE ESCOLHER

para gostar de ter, de manter, de mexer e de escolher

para gostar de ter, de manter, de mexer e de escolher

A penúltima confusão.

Sendo a última coisa que fiz de alteração no Alfa Romeo 145 foi a instalação de um toca-fitas e magazine de 6 CDs, agora irei explicar para o leitor por que tenho que tomar cuidado com minhas idéias de fuçar o carro.

Antecipo, ainda, que esta matéria irá chatear os puristas.

No meio da saga da troca de rádios no Alfa, exatamente entre a instalação de um CD player (Plano B) com a correta compatibilidade de luzes e a versão final com o uso de um toca-fitas “de época” e magazine para 6 CDs, ocorreu uma das únicas e principal mudanças estéticas no carro.

Rodas… Já expressei antes a minha opinião sobre a importância e a influência primordial que um adequado conjunto de rodas, e seus respectivos cúmplices, os pneus, exercem, de maneira profunda, no conjunto de um automóvel. Preciso reconhecer que temos e tivemos na história dos veículos sobre rodas, ótimos desenhos e casamentos perfeitos em vários casos e modelos ao redor do mundo. Mas a rebeldia de conseguir emplacar outro conjunto, ousar trocar as rodas cuidadosamente traçadas pelos designers e ficar analisando o resultado final, é e acredito que sempre será um grande barato entusiasta. E tem aquele quê de rebeldia provocativa e saudável.

O problema é que no caso do Alfa 145 lá de casa, as rodas que equipavam originalmente, desde a sua produção na fábrica napolitana, não eram ruins, nem feias. Eram clássicas e remetendo à linhagem Alfa Romeo, com suas faces lisas e orifícios ovalados em toda a extremidade. Então não tinha que trocar.

 

Alfa Romeo 145, aguardando a mexida

Alfa Romeo 145, aguardando a mexida

Bem, vamos tentar colocar a questão de outro modo, analisar sob outro prisma. Racionalmente não havia sentido em promover a troca das rodas originais, mas emocionalmente eu estava inclinado a fazê-lo. Achava, sinceramente, que conseguiria um bom resultado com um outro conjunto de rodas e pneus.

Aí a astuta maneira de fazer o coração convencer a razão começou a trabalhar. Era preciso encontrar motivos plausíveis para que minha mente aceitasse a busca por novas rodas…

O desenho das rodas Alfa é muito elegante, e a face externa, quase que completa apenas com os quatorze vazamentos ovais, é extremamente charmosa. Mas notei que os discos de freio dianteiros viviam bem aquecidos e por mais de uma vez tive a sensação de estar com perda de eficácia devido ao excesso de temperatura, vinha um certo fading. Prontamente meu coração começou a imaginar como convencer a minha cabeça de que o desenho das rodas era culpado pelo problema.

 

Alfa Romeo 145, sem mexer

Alfa Romeo 145, sem mexer

O argumento de que o desenho das rodas prejudicava o adequado arrefecimento dos freios ainda era incipiente, quando outra chance de retórica surgiu a favor do time da emoção. Eu tinha iniciando a garimpagem de quatro novos pneus para o Alfa, pois os quatro que estavam montados nele, apesar de apresentarem pouco desgaste, já tinham quase dez anos de idade. Como manda a tradição, notei que os elementos que seriam mais indicados para participar do espetáculo seriam novamente os mesmos Pirelli P6000 que vieram da fábrica como jogo original, de origem italiana e depois substituídos apenas uma vez por modelos iguais, só que desta vez com fabricação argentina, mas depois de fuçar um pouco descobri que os mesmos estavam em desuso no mercado. P6000 ainda eram produzidos mas a medida 195/60R14 remontava à épocas longínquas de Tempra e Santana, e parece que a marca italiana havia decidido, como se fosse uma alteração de padrão de beleza aceito, que eles não eram mais tão atraentes nestas medidas como outrora.

Consegui rastrear a existência de alguns pneus novos P6000 na medida que eu queria, mas além de pertencerem a fornadas diferentes, nenhum deles era realmente novo, no sentido de que apesar de não terem rodado ainda, apresentavam data de nascimento sempre de quatro a seis anos anteriores. Não poderia usá-los por muito tempo sem estar preocupado que mesmo novos já teriam perdido suas melhores características de desempenho e segurança.

A minha emoção começou a arquitetar mais um round vitorioso, montando a estruturada argumentação com base em que se partíssemos para um novo conjunto de rodas, agora também neste caso sendo de um outro tamanho, maiores claro, permitiria a livre escolha de novos pneus e teríamos resolvido a triste elegia causada pelo desaparecimento das medidas originais.

Aqui colocaremos um breve intervalo nesta história, apenas para registrar algumas particularidades no tocante às medidas de pneu utilizadas nos Alfa 145. Para a versão equipada com rodas de 14 polegadas de diâmetro, as medidas da borracha diferiam aqui no Brasil daquelas das versões vendidas na Europa e na África do Sul.

As opções em rodas previstas para aqueles mercados eram: em aço estampado, apenas com aro 14, tala de 5,5 polegadas e com o uso do acabamento externo com supercalotas, ou as rodas feitas em liga de alumínio, que nesta opção de material os aros poderia ser de 14  ou 15 polegadas, assim a coincidência de dimensão de aros e medidas de pneus utilizadas no Brasil casava exatamente com as versões européias apenas para o 145 Quadrifoglio com seus 195/55 R15 e as belíssimas rodas com o desenho de seis furos grandes e seis furos pequenos.

 

Alfa Romeo 145 Quadrifoglio, e suas aro 15 (divulgação)

Já a versão Elegant, que era exclusiva para exportação, montando o mesmo motor 2-L do topo da linha italiana, o Quadrifoglio em uma versão de acabamento interno diferente e com uma pequena alteração da relação do diferencial, deixando-o ligeiramente mais longo, trazia a mesma roda de aro 14 das versões de motorização menor (o motor Twin Spark dos 145 poderia ser também 1,4-L, 1,6-L ou 1,8-L na Europa. Existiram também o Diesel de 2 litros e os boxer de 1,7 litro), e era aquela feita em liga leve, porém nenhuma das opções de pneus adotados por lá — 175/65 R14, 185/60 R14, 185/65 R14 — caiu no gosto da equipe que “nacionalizou” os nossos Alfas. A opção 195/60R14 foi usada por aqui, não só por ser já disponível para os Fiat Tempra da época, mas também por incitar um uso mais confortável em nossas ruas menos lisas do que aquelas do lado de lá do Atlântico.

Porém, as rodas 14 em alumínio tinham também tala de 5,5 polegadas e não 6 polegadas como as de aro 15, assim os 195 ficavam meio bolachões nos 145 Elegant. E meu coração desejava algo ainda mais elegante. E se possível esportivo, sem perder a elegância.

Para ser justo com a minha razão, o emocional conversou direito e até entendeu que era possível conseguir os pneus na medida esperada, eles existiam em outros lugares do mundo e marcas orientais os traziam para o Brasil, eram novos e competentes, mas não tinham um nome com doppia consonante (dupla consoante) escrito no flanco lateral e seu desenho era esportivo demais, sem ser elegante. Essa era a opção para muitos órfãos dos P6000, mas minha razão combalida pelos argumentos da aproximação com o mundo de Dante, também na marca de pneus, e lembrando ainda do tema da ventilação dos freios cedeu e a emoção tomou a frente na busca dos novos sapatos para o 145.

Para gostar de escolher, e acertar na escolha, é preciso coragem e bom gosto. Com estes princípios na cabeça, agora vencida pelos argumentos do coração, partimos para a escolha do novo conjunto que calçaria o Alfa 145. O equilíbiro, a fidelidade, a ruptura controlada com o equilíbrio do desenho original e uma pitada de ousadia deveriam ser acrescentadas ao caldeirão da escolha ideal.

Uma idéia que encabeçou a procura era usar alguma solução já vista antes, e obviamente a primeira consideração foi o modelo de roda aro 15 e pneus 195/55 R15 que embelezavam a versão Quadrifoglio do 145.

Mas esta opção era rápida demais, além de entregar um ululante óbvio que não encerraria a busca. Se estivéssemos optado por este caminho em breve a emoção seria chamada novamente a serviço e não tardaria para uma nova busca e uma nova alteração começar a incomodar a minha mente acomodada que estaria com a segurança e simplicidade da escolha.

Viramos nossa objetiva para a Europa e encontrei um sonho, uma versão especial dos Alfa Romeo compactos, limitada a 500 edições e que seria batizada de Zender, nome da tradicional empresa fornecedora de opcionais exclusivos e bem bolados para a marca de Arese.

 

Alfa Romeo 145 Zender (motoweb.pl)

Alfa Romeo 145 Zender (motoweb.pl)

De desenho ousado, uma legítima “tala larga” com suas 7,5 polegadas de largura, pedindo assim pneus sérios, era uma roda de aro 16 que compunha com um conjunto de pequenas alterações, todas de extremo bom gosto, que equipavam esta versão pouco conhecida e que ficou disponível apenas em alguns mercados, sendo todos os 500 exemplares produzidos com volante à esquerda.

Um sistema de escapamento especial para ampliar e enaltecer ainda mais o já fabuloso som do quatro cilindros Twin Spark, um adesivo comemorativo (não poderia faltar) e um detalhe de acabamento interno faziam dos Zender modelos exclusivo de um carro que poderia sair do comum com a mesma facilidade que atendia um jovem proprietário iniciante no mundo Alfa. A ampla gama de motorizações e acabamentos disponíveis na Europa apenas transformavam as opções dotadas de motores maiores e exclusividade no acabamento mais interessantes.

Imerso nesses pensamentos as rodas da Zender iam e vinham no meu imaginário. Seria fantástico poder encontrar um conjunto desses, e bem que tentei, pois a parte emocional não via limites em ir buscar as redondas em solo estrangeiro. A razão começou a se preocupar.

A dificuldade de ir garimpar as tais rodas especialíssimas e depois trazê-las para nossa terra, longínqua das coisas mais bacanas do automóvel europeu, me fez girar a atenção as opções que seriam possíveis encontrar por aqui.

 

Alfa Zender, edição limitada a 500 unidades (motoweb.pl)

Porém, daquelas 500 unidades especiais ficou uma decisão, iria usar o aro 16 no meu Alfa, saltando, assim, a provável e simples opção de crescer apenas um degrau a mais das 14 originais. Uma pequena rebeldia e uma pequena aproximação da desejada Zender.

Tentei várias opções mas a estrada das escolhas sempre voltava para as rodas 16 desenhadas pela Fiat para os automóveis. Diferentemente da situação em outros países, no Brasil as opções de customização normalmente saltam dos aros 15 para os 17, ficando as opções em 16 polegadas praticamente restritas àquelas oferecidas pelos fabricantes. Pouca coisa existe de mercado de acessórios em 16 e menos ainda em 16 polegadas de diâmetro e furação 4×98, exigidos para a montagem nos Alfa 145.

Depois de analisar as opções mais óbvias e aquelas nem tanto, um modelo não convencional capturou a minha atenção. Eram rodas escuras e não as clássicas prateadas e por alguma razão pintadas em uma cor que insistia em me convencer que podia conversar muito bem com a cor da carroceria do Alfa Romeo.

 

pronto, mexi

pronto, mexi

Normalmente não concordo com as rodas escuras, sempre achei que deveriam ser prata. Mas estava procurando uma intransigência e resolvi apostar na ousadia. Se o resultado final não agradece ou o tempo me aborrecesse de encarar o acabamento naquele tom, bastava trocá-las novamente, ou simplesmente repintá-las no prata convencional.

As novas rodas foram montadas devidamente com pneus de dupla consoante e as originais italianas de aro 14 também devidamente guardadas, para no dia que a saudade ou a sanidade bater à porta estarem dispostas a voltar ao trabalho.

 

sapatos novos

“Sapatos” novos

Certa vez ouvi dizer que para renovar um carro nada melhor do que uma boa limpeza e pneus novos. As novas rodas e pneus realmente melhoraram a dinâmica do 145. Com mais coragem de abusar nas curvas do que tinha antes com a antiga borracha, pude certificar a fantástica capacidade de contornar traçados sinuosos do modelo.

Como benefício extra, o Alfa ganhou ainda mais conforto para rodar, nitidamente os novos P7 da Pirelli tinham se aproveitado da evolução de compostos e eram seguros e macios, além de bonitos.

 

impura, mas em roupa de gala

Impura, mas em roupa de gala

Aproveito este espaço para deixar um pedido de desculpas aos puristas. A busca pelas rodas Zender ainda não foi descartada e quando isso puder ser viável imagino que terei alcançado o perdão definitivo, mas por enquanto vamos girando pelo purgatório mesmo, que está sendo muito legal, mesmo carregando um pequeno pecado. E girando sem fading.

Que drama, mas que bacana.

FM

 

Fotos do autor quando não especificado diferente


Sobre o Autor

Felipe Madeira

Engenheiro, atuando na indústria desde o início dos anos 1990, focado no segmento de autopeças e fabricantes de veículos. Apesar de algumas preferências automobilísticas pouco ortodoxas, aprecia de tudo um pouco quando o assunto é carro. Interessado não só no mundo automobilístico nacional, mas também antenado no que acontece lá fora. Propõe em seus posts um papo aberto e sem preconceitos neste cotidiano, mas fascinante, mundo sobre rodas.

  • Marques Goron

    Gostei não…

  • 015b

    Sapatos novos para o carro sempre dão um animo a mais para continuar com o carro! Boa escolha de rodas!

  • CorsarioViajante

    Me permite dizer? Não sou purista mas realmente não curti as novas rodas. Para mim não combinou.
    Aliás, estava de olho num 145 elegance verde com interior verde, que sonho. Agora aparece mais este post… Será um sinal?? rs

    • Domingos

      Rara essa combinação. Existe aqui no Brasil? Deve ser legal, especialmente se for verde musgo.

  • Jundy

    Sempre fico a pensar em alterar as rodas, vejo e sonho com modelos super esportivos, mas no fim das contas permaneço com o comodismo e com as mesmas rodas.
    Obs.: a Fiat tem feito rodas muito bonitas nos últimos tempos, salvo duas exceções.

  • Mr. Car

    Já achou o primeiro purista chateado, Felipe. Eu ficaria com as originais, he, he, he! Aliás, em 1992, quando comprei meu Alfa Romeo 2300 1977, muitíssimo bem conservado, as únicas coisas não originais nele eram as rodas, e o retrovisor externo. E quando vendi, as únicas frustrações que ele havia me dado, foram as de nunca ter conseguido encontrar as rodas e o retrovisor que vinham de fábrica.

  • Leonardo Mendes

    Como já escrevi em outro site e repito aqui: não existe nada mais belo num carro que um jogo de pneus novo em folha… fora o ganho no visual ainda tem-se o bônus do inebriante aroma de borracha nova.
    Seu 145 ficou com uma cara bem invocada, sou fã confesso de rodas em tons escuros desde pequeno, quando a Caravan da minha mãe perdeu uma calota e meu pai tirou as outras… as Repolho pretas contrastando com a carroceria marrom metálica até hoje povoam meus sonhos.

    Sou da opinião que o máximo de roda para asfalto lunar como o nosso é aro 15, no máximo 16 e só em carros médios para cima… acho um exagero um 208 Griffe ser ofertado com exageradas rodas aro 16 quando as 15 das versões inferiores fazem bem melhor o trabalho e até conferem ao pequeno um ar mais simpático.
    (se bem que recentemente vi uma foto de um Griffe com as rodas da Aircross no pátio da fábrica, e não é que caíram bem?)

  • francisco greche junior

    Gostei de ler sobre o debate entre a razão e a emoção. Realmente os Zender parecem ter o visual perfeito, além do nome que é muito legal mesmo.
    Quanto ao diâmetro total aumentou muito?

  • Marcos Pastori

    Está de parabéns primeiramente pela magnífico Alfa. Em segundo, por ousar dar um toque pessoal de bom gosto, no próprio Alfa.

    Como também não gosto de rodas pretas sugeriria apenas pintá-las de prata metálico ou então de um cinza mais claro. E se colocar os ”miolos” das rodas, especialmente estes…http://img.auctiva.com/imgdata/1/9/2/5/3/5/1/webimg/785061226_o.jpg

    Ficará magnífica!!

    • Felipe Madeira

      Marcos, valeu pelo comentário! A pintura em outro tom, mais claro neste caso, ainda não foi descartada. Mas também ainda não me aborreceu do jeito que está. Quando isto acontecer, já tenho algo novo para mexer no carro.

  • BrunoL

    Não gostei.
    Não que eu devesse ser tomado em conta ou que minha opinião valha alguma coisa, mas não gostei.
    As rodas do Quadrifoglio seriam a solução obvia e digna a quem deseja “subir na vida”.
    E roda de Alfa é uma coisa muito especial, na minha cabeça. Dispensá-las é jogar fora parte de sua aura, com ou sem fading.
    Fiquei tão empolgado com a descrição do cuidado na troca do rádio que essa troca de rodas/pneus parece simplesmente comodismo e mau gosto. Não combinou.
    Desculpe a sinceridade, ainda que eu não tenha nada que dar palpite no desejo dos outros.

  • Lorenzo Frigerio

    As rodas da 164 não servem? Na minha opinião, essas rodas que você pôs não têm nada a ver com o carro; é coisa mais comum do ano 2000 em diante, especialmente em carros alemães.
    Quanto a pneus Pirelli, nunca um carro meu os terá. Talvez você não queira o visual mais “xunning” dos Yokohama ou Toyo, mas tem muita opção em Michelin, Continental, Dunlop e até marcas como Hankook, Kumho, Marshal…

  • WSR

    O 145 é como o Fiat Coupé: difícil de combinar rodas. Será que algum modelo estrela não ficaria melhor?

  • Domingos

    Um drama bacana mesmo. Legal ver seu detalhe e cuidado com o carro, tentando combinar tudo nos mínimos detalhes, você é muito detalhista até na marca de pneus, onde eu teria colocado a de melhor aderência/conforto sem ligar muito se era doppia, singola, ou qualquer coisa 🙂

    Mas eu pintaria elas no prata fosco/ligeiramente dourado original das rodas 14 que vieram com ela imediatamente. Ficariam bonitas e sem cara de adaptação, justamente por já terem o desenho e os traços com o DNA das marcas Fiat e serem elegantes como o carro pede.

    O grafite meio que quebrou tudo isso e fica parecendo que foram tiradas diretamente de um Stilo e colocadas sem maiores cuidados, o que não foi o caso, no Alfa.

  • Carlos A.

    Felipe, está perdoado!! Primeiro por ter guardado o jogo original, segundo pela aula sobre os modelos de roda para o Alfa. E também por esse jogo atual ter ornado o carro.

  • $2354837

    Essas rodas do Alfa Romeo 145 Quadrifoglio é a coisa mais linda que já vi. Nada supera essas “bolinhas” a la alfa. Tirar essas rodas é como tirar o “cuore” da frente.

  • a. shiga

    Acho que seria uma boa idéia pintar os pára-choques:

    • R.

      Caramba !
      Esse seu Alfa tá lindo!!

    • CorsarioViajante

      É engraçado, neste caso acho lindo com o parachoque preto contrastando.

  • Cesar Mora

    Estes textos do Felipe Madeira são deliciosos! Permeiam as dúvidas e vontades de todo entusiasta… além do carro em questão ser tão emocional e emocionante quanto… acredito que todos devem ter o prazer de poder ter um Alfa ao menos por um tempo em sua vida. Eu por enquanto vou me contentando pegando emprestado de amigos, mas meu “cuore” tem espaço para um preferencialmente rosso!

  • Cadu

    Parabéns, acho que acertou na mosca! A combinação carro claro e roda escura dá um contraste e personalidade pro carro. Também uso assim!

    Embora as 15” da Quadrofoglio sejam lindas, você não acharia novas, talvez bem reformadas e o salto estético seria mínimo!

    E os pneus evoluíram muito! Hoje há carros com perfil 35 que rodam numa boa (com cuidado, claro!). Os primeiros perfis 50 (Gol GTi) sofriam com bolhas e cortes pois não tinham resistência estrutural e ombros como os pneus atuais! Hoje é comum perfil 45 em aro 17″ sem tanto problema.

    As 16” casam bem com o porte do carro. De fato, o maior problema é achar pneus. São poucas opções e sempre tão caros quanto os 17″

  • CharlesAle

    Esse carro é monobloco do Fiat Tipo?? Pois parece…….

  • Felipe Parnes

    Felipe não se preocupe com os puristas, o que importa é ter o carro do jeito que te agrada mãos. E ele ficou lindo com essas rodas.

    • Felipe Madeira

      Obrigado, xará!

  • Mineirim

    FM,
    Que entusiasmo! Mas acho mais bonitas as originais e as do Zender…

    • Felipe Madeira

      Também acho as Zender sensacionais, mas a garimpagem neste caso acontece em um outro patamar.

  • Thiago Teixeira

    Achei o conjunto original mais bonito. Fez bem não escolher (ou não achar) o conjunto Zender. Você iria ter que mexer na altura do carro pra equilibrar o conjunto original e fatalmente iria tirar a boa dinâmica do carro.

  • Victor

    Ficou bem melhor que a original, mas me pareceu meio “pneuzudo” talvez um perfil ligeiramente menor? Ou aro 15 com o mesmo perfil..

  • gpalms

    Trocou visual original por esportividade. Nenhuma decisão é isenta de conseqüências! Gostei, mas na minha opinião melhoraria se a roda fosse clara.

  • Jefferson

    Felipe, belo texto! realmente o Alfa é viciante, e faz o dono perder o sono! Estas rodas aro 16 me parecem que são do Punto Sporting, mas ficaram realmente muito bem casadas com o desenho do carro. Quantos centímetros o Alfa ficou mais baixo? Isto já lhe afetou ao passar em lombadas e valetas?

    • Felipe Madeira

      Jefferson, o carro ficou na verdade mais alto, são 4% a mais no diâmetro total do conjunto.

  • Sergio Pereira Barreira

    Aconteceu o mesmo comigo com o meu Xantia 2.0 16V 2001, que estava equipado com rodas aro 15″ e pneus 185 x 65 x 15. As originais tipo hélice são clássicas para esse modelo, mas eu não estava satisfeito. Mudei para aro 17″ e pneus 205 x 50 x 17. Ficou muito bom, mas alguma coisa não ficou boa no comportamento do carro. Acho que a suspensão hidropneumática não lida bem com essas alterações radicais. Depois de muitas dúvidas, como você passou, resolvi pelas de 16″. Coloquei pneus 205 x 60 x 16 e o carro voltou a se comportar bem. Como todo Xantia deve ser, ou seja, confortável e estável. O filme nos vidros já retirei e o carro ficou mais bonito ainda!

    • R.

      Invocado esse seu Xantia , hein Sergião !
      Eu gostei muito dessas rodas!
      Pintaria as maçanetas de prata e colocaria uma película menos escura nos vidros.
      Esse carro deve ter uma estabilidade infernal !

  • Lucas CRF

    Combinou. Ficou lindo. Muito difícil equipar um carro já de certa idade com rodas que combinem com seu desenho. Estou penando para achar uma roda 14 legalzinha para o meu Escort 98.

    Abraço

    Lucas CRF

    • Felipe Madeira

      Que bom que curtiu, Lucas. Procure com cuidado que você encontrará boas opções para o seu carro. Eu tive uma Escort SW 97 que deixou boas lembranças.

  • Luciano Gonzalez

    Eu estou na minha penitência há 4 meses… montar as lindas BBS made in Germany do Passat VR6 B4 no Voyage… sem gambiarra, tudo com peças originais VW (vale lembrar que essas rodas são 5 furos)… terminei o quebra cabeça agora e estou a procura de pneus 185/55-15 (sim, medida não muito comum, mas não perco tanto conforto de rodagem e evito possíveis e desagradáveis contatos da borracha com as caixas de roda traseiras)… gostaria de usar os Michelin XM2, mas estão muito caros nessa medida, dessa forma, encomendei um jogo de Dunlop SPLM704, vamos ver se chega até sexta feira… estou muito ansioso!

    • Cadu

      Se eu pudesse dar um conselho era de não usar medidas incomuns: em caso de acidente, perda de pneu, é duro repor!

    • Domingos

      Michelin tem nessa medida porque alguns franceses usaram ela no Brasil.

      Mas como você vai colocar essas rodas com 5 furos no Voyage? Bonito fica…

      • Luciano Gonzalez

        Domingos, a minha preferência são realmente os Michelin XM2, é a minha primeira opção mas por ser uma medida não muito usual, são caros e difíceis de achar… os mais fáceis de achar são os Pirelli, tanto o Phantom como o P7, mas a Pirelli é a minha quarta opção… acho que vou pegar o Dunlop SPLM 704 para experimentar.
        Com relação à 05 furos no Voyage, vai a dica:
        Traseira – Conjunto completo de freio traseiro, tambores e pontas de eixo do Fox que montam no eixo traseiro do Voyage sem adaptação.
        Dianteira: cubos do Fox (montam nas mangas de eixo do Voyage) com os rolamentos, pinças para disco ventilado do Santana (têm que ser dos primeiros Santana com disco ventilado que têm a maior abertura) e discos 239mm de Fox 1.0…plug n’ play.
        Abraços!

      • Barroso

        A Continental também tem, é pneu original de alguns Renaults

  • ferrari

    Gosto nem mau gosto se discute! não gostei. Abs.

  • Daniel

    Felipe, não sou purista mas devo admitir, o conjunto original era mais harmonioso. Uma roda que deveria ficar muito bonita é a do 500 Sport Air. No mais, belíssimo carro. Um dos poucos 4 cilindros que soam como música para os ouvidos.

    • Felipe Madeira

      Daniel, o motor TwinSpark da Alfa Romeo é o quatro cilindros mais gostoso de ouvir que eu conheço. Quanto às rodas, consegui guardar o conjunto original, quando bater aquela vontade posso harmonizar tudo de novo, terei apenas que aceitar a combinação com pneus de outra marca.

  • Cid Mesquita

    Vai de gosto mas eu colocaria umas rodas mais racing aqui: http://shop.alfisti.net/Tuning-Styling/Alfa-145-146/Rims:::1_13_299.html tem modelos usados em pista que para mim não foge ao purismo.

    • Thiagusss

      Quando comecei a ler o post pensei que ele fosse trocar por um desses modelos…
      Esse site é sensacional!
      Se for importar um jogo desse, vai custar uns 6 mil reais!!!!

  • Lorenzo Frigerio

    Estranho, alguns comentários meus não têm saído. Alguém aí está com o mesmo problema? Pensei que com a mudança para site próprio, com o Disqus, esse tipo de problema tinha acabado. Será que terei de trocar de browser?

  • vstrabello

    Colocava umas Orbital aí e ficava “zica” (rs). Eu iria de Zender ou Quadrifoglio. Mas não condeno as atuais.

  • Paulo Roberto de Miguel

    Não vi muita graça nessas rodas Zender. As que você instalou combinam mais, apesar de não ter gostado do acabamento escuro. Será que, no caso das Zender, a motivação seria mais a exclusividade de um equipamento original raro do que a beleza? Às vezes a mente nos prega peças…

  • Thiago Teixeira

    Acho que todos os comentários demoraram a entrar.

    • Thiago Teixeira
      De fato, por motivo de força-maior, não é o padrão do Ae, acho que você sabe disso.

      • Thiago Teixeira

        Sim Bob! Não foi crítica. Imaginei algum problema mesmo.

  • Thiago Teixeira

    Na antiga SW do meu pai coloquei as do Focus 15″ dos primeiros que vieram ao Brasil (que lembra essa aí do Alfa do Felipe). Ficou com boa harmonia o conjunto geral.

  • Thiago Teixeira

    Se você pintar as maçanetas na cor do carro, acho que vai melhorar ainda mais. Deixará um desenho mais “limpo” e fluido.

  • Rafael Ax

    Gostei das rodas. Acho que o tom delas caiu bem sim com a cor clara da pintura. Mas colocaria os miolos com o logo colorido da Alfa Romeo. Uma coisa que eu não entendi, mesmo relendo: qual foi a medida pneu/roda escolhida afinal?

    • Rafael Ax

      Opa, já reli e vi que você foi para as 16, como as do Zender, e deu para ver nas fotos dos pneus, exceto a medida. Mas como o anterior aro 14 era 195, chuto que foram 195/55 aro 16, ou 205/50, já que daria quase os 4% informados de aumento de diâmetro no conjunto, pelo que calculei.

  • Christian Govastki

    Felipe, sei que é pessoal, mas não gostei das novas rodas… desculpe.

    • Felipe Madeira

      Christian, está desculpado. Valeu pelo seu comentário.

  • a. shiga

    Não é meu não (rs), só peguei uma foto aleatória na internet pra dar uma idéia 😀

  • Thiago Teixeira

    O 164 usa cubos de cinco parafusos.

  • Domingos

    Pirelli faz alguns pneus bons sim. Meu carro tem opção de vir com Bridgestones ou Pirellis de fábrica e bom, o Bridgestone curva tanto quanto ou mais que o Pirelli P1, só que são tão duros que fiquei descontente com o carro inteiro. Com os P1 o carro fica macio e curva tão bem quanto.

    Mas as rodas de 164 também me pareceriam uma melhor escolha…

  • Felipe Madeira

    Hugo, valeu pelo comentário. O maior problema é contentar-se com a customização e segurar o ímpeto de fazer algo mais. Quando passa de um certo limite, o bom gosto vai embora.

  • Felipe Madeira

    Mr.Car, tranquilo, pode ficar chateado à vontade. O que vale é ter opinião. Além do que você tem crédito de sobra aqui no Ae.

  • Felipe Madeira

    Leonardo, legal sua história com a Caravan, eu nunca tive coragem de ousar com rodas escuras, este foi o primeiro teste. Abraço.

  • Felipe Madeira

    Francisco, o diâmetro total aumentou em 4%. Legal que gostou do debate.

  • Felipe Madeira

    Bruno, sem problemas, e é claro que sua opinião conta. Cheguei a encomendar um conjunto das rodas da Quadrifoglio, de aro 15. Mas desisti em face da possibilidade de transgressão. Apenas garanto que comodismo não foi a razão da escolha atual. Deu bastante trabalho, mesmo porque não é um conjunto que estava facilmente disponível no mercado na época.

  • Felipe Madeira

    Lorenzo, as rodas do 164 fixam-se por cinco parafusos, não servem. Valeu pelo comentário.

    • Lorenzo Frigerio

      Será que os cubos da 164 não servem? Ou da 156?

  • Felipe Madeira

    A cor original fosca é realmente especial. Quem sabe um dia ela não irá voltar ao Alfa, apenas depositada em outra dimensão??

  • Felipe Madeira

    Valeu, Carlos.

  • Felipe Madeira

    Cesar, bacana ler o seu comentário. Só nos motiva a continuar trabalhando pela qualidade e conteúdo do Ae. Apareça sempre.

  • Felipe Madeira

    Valeu Cadu. As 15 polegadas Quadrifoglio ainda vagam pela minha mente. São fantásticas e únicas.

  • RoadV8Runner

    Eu prefiro manter o carro original, alterando somente as partes que tragam melhora em desempenho e comportamento dinâmico. Mas as rodas que você escolheu para o 145 ficaram boas, sem exagero.

  • Sergio Pereira Barreira

    Os vidros receberam filmes bem claros, tipo aqueles vidros fumê, levemente escurecidos. Como os pneus passaram de 185 para 205 e perfil mais baixo, ficou difícil acompanhá-lo nas curvas!

  • Fabio Toledo

    Quanta filosofia para um novo “jogo de calçados” para o seu carro, hein, amigão!
    Eu só colocaria pneus novos, se me permite a crítica como entusiasta, pneus com 10 anos? Lógico que seu carro mudou da água para o vinho, os pneus já estavam vencidos há 5 anos.
    Gastou muito tempo pensando nestes P6000, modelo odiado pelos “gearheads”, péssimo na chuva. Com os P7 OK, ao menos manteve o fabricante italiano.
    Não gostei das Zender, nem da sua escolha. Gostei das rodas do Quadrifoglio e estas do site que o nosso amigo postou abaixo, que seria mais para quem tem o carro para track days.

  • FAF

    FM,

    Parabéns pelo texto! Sempre muito elucidativo e detalhista. Com o novo aro, maior, a relação certamente foi alongada. Como foi sua percepção disso? Reduziu em quantos mil rpm o giro? Abraço

    • Felipe Madeira

      Obrigado! A redução é de 4%, em qualquer regime. Abraço.

  • Mais um texto muito gostoso de ler, FM. Não comentei antes, pois a correria para aprontar a macchina para Caxambu está grande.
    Achei que o ficou legal, gosto desse contraste de carro claro com roda escura.
    No meu caso, penso em trocar temporariamente as rodas da 155, pois é meu único carro e tenho modo de estragar as Speedline, que são um dos maiores charmes do carro.
    Mas no dia que comprasse outro carro, as originais voltariam imediatamente para o seu lugar.
    Meu sonho de consumo seria essa daqui, mas as originais do Marea Turbo dariam para o gasto

  • Leo-RJ

    Caro FM, achei que seu Alfa ficou ótimo com essas rodas. Interessante saber do comportamento dos pneus P7.

    Agora, as rodas 15 de seis furos grandes são um escândalo de tão bonitas!! Puramente Alfa!

  • CorsarioViajante

    Existe, é o tal que estou de olho e balançado:

    http://www.webmotors.com.br/comprar/alfa-romeo/145/2-0-elegant-16v-gasolina-2p-manual/2-portas/1996/13257545

    O que me deixa triste é saber que quem comprar certamente vai arrancar estes excêntricos bancos e colocar um banco de “couro vegetal” genérico… Que dó. Queria ter este dinheiro na mão!

    • Barroso

      Tá lindo o carro, dá pra ver que foi bem cuidado. Eu compraria e ainda negociaria aquele CD Alpine verde com o Felipe para ele. Rsss.

      • CorsarioViajante

        Não me fale, estou suando frio aqui com vontade de comprar… rs

  • KzR

    FM, as vezes certas escolhas devem primar pela função antes da forma. Com o novo conjunto você conseguiu melhor dirigibilidade e ausência de fading sem abrir mão do conforto. Ótimo. No entanto, eu prefiro as rodas originais ou as do Q, pois estas colocadas deixam este 145 parecido com algum Mille que se vê por aí. Ok, pode me chamar de purista, rsrs

  • Rodrigo

    Não identifiquei de que carro são essas rodas, embora se pareça com as do Punto.
    Pessoalmente eu colocaria as rodas de Idea essence. São aro 16 como queria e do meu ponto de vista são as rodas mais bonitas da linha Fiat atualmente.

  • pedro rt

    Acho as rodas originais muito bonitas, mas a dos Quadrifoglio são insuperáveis nos próprios Alfa Romeo.

  • Daniel, o autor Felipe Madeira não faz parte mais do AE.

    • Daniel Limas

      Obrigado!