O piloto Larry Dixon nada sofreu neste impressionante acidente com seu dragster da classe Top Fuel na primeira sessão de classificação da Amalie Motor Oil NHRA Gatornationals, em Gainesville, na Flórida, no fim de semana passado.

Note que não foi perda de controle de reta, como costuma acontecer com esses carros, mas uma falha estrutural séria. Como existe forte downforce (força vertical descendente) na dianteira e a potência e torque desses carros são monstruosos, o torque quis levantar a dianteira mas a downforce se opôs. Resultado: o chassi partiu ao meio!

Veja o vídeo:

 

Ae/BS

Foto: mirror.co.uk


Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 7)
  • Renato Mendes Afonso

    Realmente impressionante. Não tenho palavra melhor para descrever. Sorte que não houve fatalidade.

    Aproveitando o post do acidente, queria a opinião tanto de editores quanto de leitores de um outro acidente, ocorrido alguns dias atrás em Nurburgring Nordschleife com um Nissan GTR (carro de corrida de categoria GT3), infelizmente com um final não tão feliz (um espectador morto e 2 feridos, de acordo com noticias que eu vi) e o banimento de temporário de algumas categorias do circuito.

    Algumas informações e o vídeo estão no link abaixo:

    http://www.autoevolution.com/news/gt3-race-cars-banned-from-nurburgring-after-gt-r-fatally-crashed-into-spectators-93844.html#

    Obrigado pela atenção!

    • Bob Sharp

      Renato
      Já vi (em vídeo) alguns acidentes desse tipo, até em motonáutica. Se houver uma grande e plana área sob o veículo e a força vertical descendente for baixa, pode ocorrer o efeito. Nesse mesmo ponto da pista era comum os F-1 dos anos 1960 decolarem, sem nenhum problema desse tipo.

      • Renato Mendes Afonso

        Eu também já tinha visto acidentes desse tipo, mas com carros mais antigos, e por isso fiquei surpreso.

        Mas a minha duvida é: como consequências desse tipo podem ser evitadas? Não me parece ser um tipo de acidente comum de se ocorrer, mas também não me pareceu adequado o aquele local para os espectadores.

        Sei que é cedo para tirar conclusões, mas me parece que algo estava errado para que tal acontecimento ocorresse.

    • WSR

      Que loucura, praticamente uma rampa na pista. Rampa, muros, ressaltos… essas coisas não combinam muito com pistas de corrida. O difícil é saber se as providências não são tomadas antes por falta de prognóstico ou por omissão. Ou tudo junto.

  • Vitor

    Agora, pensa num torque bruto!

  • RoadV8Runner

    Duas coisas impressionam nesse vídeo: a primeira, é o torque brutal que esses motores são capazes de gerar; a segunda, a incrível segurança para o piloto, que foi obtida ao longo dos anos de competição.

    • a. shiga

      e a terceira é a quantidade de downforce!

      • RoadV8Runner

        É verdade, não sei o que impressiona mais: o torque insano ou o downforce, que segurou todo esse torque!