IMG_1552 (2)  GOODYEAR: NOVIDADES PARA FROTISTAS E CONSUMIDOR FINAL IMG 1552 2

O crescente mercado de utilitários esportivos (suves) passa a contar a partir deste mês com uma nova opção de pneus. Apresentado à imprensa nesta na segunda-feira em Comandatuba (BA), o Goodyear EfficientGrip SUV promete melhorar em 30% a dirigibilidade e em 15% a tração e frenagem na chuva quando comparado com seu antecessor, o Fortera Comfortred.

No total, haverá 12 medidas do pneu, desde aro 16 até 19 pol. — a primeira delas, a 205/60R16, pode equipar o Ford EcoSport e o Peugeot 2008. As demais serão lançadas até agosto deste ano e equiparão modelos Hyundai Tucson, Land Rover Freelander, Renault Sandero, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, entre outros — alguns em fase de homologação.

O EfficientGrip SUV completa a série de quatro lançamentos da marca iniciados em 2014 — os outros são Efficient Grip Performance, Wrangler Armortrac e Assurance Touring, num total de US$ 240 milhões investidos ao longo dos três últimos anos na fábrica de Americana (SP).

“Aumentamos especialmente a capacidade de produzir pneus com mais qualidade, que podem atender às fábricas de veículos e aos requisitos do selo do Inmetro — como aderência em piso molhado e reduções de ruído e resistência ao rolamento”, disse no lançamento o presidente da Goodyear do Brasil, Henry Dumortier. 

“O segmento de utilitários esportivos é o que mais cresce e com essa nova linha passaremos a ter 62% de cobertura desse mercado no lugar dos atuais 35%”, afirmou o gerente de marketing para pneus de passeio e picapes, Vinícius Sá. Na trilha “construída” pela Goodyear na Ilha de Comandatuba (BA) pudemos testar os pneus num EcoSport.

 

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O pequeno percurso de teste criado na Ilha de Comandatuba (divulgação)

Apesar de relativamente curta (uns 4,5 quilômetros) e da velocidade baixa pelas condições da trilha (que permitiam andar a não mais do que 45 km/h, a maioria das vezes menos, até porque a largura não ultrapassava as do próprio carro, e ainda tinha os coqueiros…) a alternância de piso entre areia fofa, areia mais compactada, grama solta e terra deu para perceber a ótima aderência dos pneus — especialmente nas frenagens. Nas curvas também o carro colava muito bem ao chão, apesar das superfícies propositadamente acidentadas. Mérito talvez do novo desenho do pneu e do composto de sílica utilizado na banda de rodagem. Ou da tecnologia de polímeros multifuncionais nela aplicados.

Manutenção

A Goodyear também lançou simultaneamente com o EfficientGrip SUV o Control Max, um software que facilita o gerenciamento dos pneus de frotistas. Embora o objetivo principal sejam caminhões e ônibus, ele pode ser utilizado por frotistas de carros de passeio como locadoras de veículos, entre outros. “O Control Max permite a redução de custos operacionais, o aumento da quilometragem rodada com o mesmo pneu, e permite o rastreamento durante toda a vida do pneu, administrando o estoque de pneus – enfim, permite o total gerenciamento e controle do patrimônio”, explica Fábio Garcia, gerente de Marketing para pneus comerciais da Goodyear. O sistema permite também a coleta de dados de pressão de ar e profundidade de sulcos. “De cada 100 pneus inutilizados, cerca de 80 saíram de circulação por enchimento incorreto, seja pressão alta ou baixa demais”. Ele estima que a adoção do Control Max permitirá ao frotista uma economia de até 15% nos gastos anuais com pneus.

Para o consumidor final também foi lançado o aplicativo Goodyear Consumer, uma ferramenta disponível para os sistemas Android e iOS que auxilia os compradores a encontrarem o pneu adequado para o seu carro com apenas algumas informações — seja o tipo de pneu ou o modelo de carro. Realmente fácil de utilizar, mesmo para quem não é versado em aplicativos de celular. Ou em pneus.

Ae/Nora Gonzalez

 

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  • Thiago Teixeira

    Está aí uma coisa importantíssima que o Contran deveria determinar para os carros como item obrigatório (sem entrar no mérito de custos): Os indicadores de pressão dos pneus.
    Hoje o custo de um extintor para carro é na faixa de 140 reais. E quantos usam? Quantos sabem usar? Qual o beneficio ativo desse equipamento? Segurança nunca é demais, porém ser obrigatório só me remete à iniciativa lucrativa de alguns (quem??).
    Uma conhecida disse que caso o carro dela iniciasse pegar fogo, que a primeira coisa a fazer seria pegar o iPhone e bolsa e sair correndo do carro.
    Calibragem correta está associada a consumo e segurança.
    Certo, fui repetitivo.

    • Guilherme Keimi Goto

      Porque não me custa nada mostrar a alta eficiência do extintor ABC:

    • Nora Gonzalez

      Thiago Teixeira, você está certíssimo. Calibragem tem tudo a ver com segurança e por isso não acho que seja repetitivo falar disso. Ao contrário, é sempre importante. Mas tenho informações conflitantes quanto aos indicadores de pressão. Aproveitarei sua sugestão e falarei disso na minha coluna em breve. Abraços.

  • Davi Reis

    Não sou o público alvo desse produto, pois não tenho carro dessa categoria, mas é um assunto que acho extremamente interessante e também, importante. Sinto falta dos comparativos de pneus, como os que faziam antigamente. Sempre me lembro de um realizado pela Quatro Rodas, nos idos de 1991/1992, com uma vasta seleção, de todas as marcas e dimensões. Pena que em tempos recentes, isso tenha se tornado quase ficção científica.

  • petrafan

    Seria interessante se a Goodyear comercializasse no Brasil o mesmo modelo EfficientGrip que equipa o Fluence. Como o carro vem da Argentina, o modelo de pneu tem o mesmo nome do que é vendido aqui, mas na prática é um pneu diferente.

  • Luis Antonio barbosa

    Os pneus dessa marca instalados no carro da minha mulher deformaram. Após a perda de tempo da análise pela revendedora Roma Pneus, o procedimento para a garantia era apenas mandar os 4 pneus por 30 dias para a fábrica. Como não se costuma ter pneus guardados na dispensa de casa fomos mais uma vítima da enganação chamada garantia Goodyear. Na troca do carro por um novo a primeira condição era de que este não utilizasse pneus dessa marca. Goodyear nunca mais.