Testes em Barcelona (McLaren Media Centre)  O fim esta próximo 20150224 Abre McLaren

Testes em Barcelona (McLaren Media Centre)

Terminada a segunda das três sessões de treinos livres, Barcelona mostrou que a  Mercedes continua dando as cartas na F-1 e promete mais, que a Ferrari dá sinais de viver uma fase Fênix e Felipe Nasr mostrando que será o primeiro piloto da equipe. Nascar abre temporada com vitória de Joey Logano (Ford Fusion) na Daytona 500 e trio brasileiro Allam Khodair/Marcelo Hahn/Cristiano Hahn (Lamborghini) vence em Homestead.

 

O passado está de volta

 

Nico Rosberg (Mercedes Benz Media)  O fim esta próximo 20150224 Nico MercedesMedia

Nico Rosberg (Mercedes Benz Media)

Anos atrás a equipe Brown, aproveitando a estrutura comprada da Honda a troco de pão amanhecido, impressionou a todos pela superioridade demonstrada nos testes de inverno; durante o ano dominou o campeonato — vencido por Jenson Button —, e estraçalhou os críticos que juravam de pés juntos e mãos atadas que tudo não passava de um bote para atrair patrocinadores. Os patrocinadores jamais chegaram com os recursos que uma equipe de ponta faz jus, mas a equipe simplesmente aniquilou a concorrência.

 

Daniel Ricciardo (Foto Red Bull)  O fim esta próximo 20150224 Ricciardo RedBullPoolService

Daniel Ricciardo (Foto Red Bull)

Na Red Bull, que segue com seu carro pintado no estilo dos protótipos de teste das grandes fábricas de automóveis, Daniel Ricciardo brilhou no segundo dia, mas a relação com a Renault ainda não s consolidou como as partes esperavam. Já se fala até mesmo que a marca francesa estaria considerando voltar a participar da F-1 com sua própria equipe como forma de capitalizar melhor o investimento feito nos motores.

Completada a segunda rodada de treinos livres desta temporada, a equipe Lotus se vê em situação semelhante à da Brown: Pastor Maldonado (Posição final 3, 1:24.348) e Romain Grosjean (P1 1:24.067) lideraram, respectivamente, duas e uma sessão de testes, com o francês emergindo como o mais rápido de todos. O fato de ter usado pneus super macios deve ser encarado em uma perspectiva mais realista quando comparado à marca de 1:24.321 que Nico Rosberg (P2) registrou com seu Mercedes no mesmo dia, mas usando pneus médios.

Posto isto, a Lotus ainda precisa demonstrar seu real índice de competitividade: essa diferença de equipamento pode ser traduzida por algo entre 0,5 e 0,8 segundo por volta. Lewis Hamilton deu 201 voltas (quatro voltas a mais que Rosberg), mas acabou mais lento que seu companheiro de equipe (P9 – 1:24.923).

A economia ficou por aí: a equipe alemã foi a que mais andou nesses quatro dias de Barcelona, completamente praticamente a distância de sete GPs (2.076 km), apesar das faltas — abonadas com atestado médicos —, de seus dois principais pilotos: Nico Rosberg sofreu as dores de um nervo inflamado na quinta-feira e Lewis Hamilton experimentou uma gripe das mais fortes. Sobrou para o piloto reserva Pascal Wehrlein, que parece ter ganho a Mega Sena do fim de semana: no acerto de contas do aluguel dos motores Mercedes, a Force India  (1.415 km) aceitou Wehrlein como seu piloto-reserva e o escalou para andar em Barcelona com o carro de 2014. Há rumores que a situação econômica da equipe de Vijay Mallia é tenebrosa a ponto de atrasar o cronograma desta temporada.

Como os dois titulares de Stuttgart estavam sem condições de pilotar, o novato acabou vivenciando o privilégio de andar em dois chassis diferentes, uma dádiva para qualquer piloto em início de carreira na F-1. No final seu melhor tempo, pasme, foi com o Force India de 2014 (P19 – 1:27.333), tempo 1”573 melhor que sua melhor marca com o carro 2015 da Mercedes. Os dois pilotos oficiais da equipe cujas origens remontam à Jordan Grand Prix, ficaram em P7 (Sérgio Pérez, 1:24.702) e P18 (Nico Hulkenberg, 1:26.591).

Se a Mercedes manteve o foco na durabilidade e acertos de corrida, a Lotus mirou na velocidade e na promoção que isso gera, algo importante em época de vacas magras e patrocínios esquálidos. De qualquer maneira, o fato de ter completado 1.680 km mostra que o seu conjunto é infinitamente superior ao de 2014 e que Romain Grosjean voltará a marcar importantes pontos ao longo do ano. Quanto a Maldonado, é esperado que ele faça uma temporada menos vibrantes, por assim dizer…

 

Kimi Räikkonën (Ferrari Media)  O fim esta próximo 20150224 Raikonnen Ferrari

Kimi Räikkonën (Ferrari Media)

Segunda equipe em termos de distância percorrida (1.913 km), a Ferrari deu o recado de que a Scuderia está realmente mudando demasiado, a ponto de Kimi Raikkonën (P5, 1:24.584) ter dado sorrisos e elogiado o novo carro. Sebastian Vettel se concentrou em um programa diferente: (P16, 1:26.312) ao contrário de Räikkonën, que andou com pneus macios, o alemão marcou seu melhor tempo com pneus de composto médio, menos eficiente. Soube-se em Barcelona que o ex-campeão mundial de aeromodelismo na categoria planadores, o sul-africano Rory Byrne, voltou a colaborar com a equipe. A julgar pelo passado de Byrne — um apaixonado pela caça submarina e destaque em todas as equipes que ajudou a destacar —, pode-se dizer que o veterano engenheiro ainda tem muita lenha para queimar.

Se Byrne se destaca pelos seus 71 anos (10/1/1944), a Toro Rosso (1.894 km) é atração pelos dois novatos selecionados para pilotar seus carros nesta temporada. O holandês Max Verstappen (30/9/1997) vai completar 18 anos três dias após o GP do Japão, marcado para 27 de setembro e o espanhol Carlos Sainz Jr (1/9/1994), não é muito mais velho… Verstappen, filho de Jos — piloto que passou maus momentos quando seu Benetton pegou fogo quando era reabastecido  no GP da Alemanha de 1994 — tem mostrado bom ritmo e foi o segundo mais rápido no treino de domingo quando marcou o seu melhor tempo da rodada de testes, 1:24.739, suficiente para deixa-lo em P8 no resultado geral. Encarando seu trabalho sob outra ótica e mais preocupado em ganhar confiança no carro, Sainz Jr (P13, 1m25.604), bateu forte no domingo, vítima dos fortes ventos que sopravam no Circuito de Catalunya, mesma causa oficial do acidente com Fernando Alonso.

Felipe Massa, Valteri Bottas e a piloto-reserva Susie Wolff dividiram o chassi FW37 da equipe Williams  (1.894 km) e tiveram agendas de trabalho específicas. Wolff (P22, 1:28.206) deu início aos trabalhos e marcou seu dia de treinos de forma infeliz: recém-saída dos boxes, ela acabou colidindo com Felipe Nasr, que vinha em uma volta rápida, encurtando sobremaneira a atividade de ambos. No segundo dia Massa (P6, 1:24.672), dedicou-se a trabalhar a acertos de corrida, enquanto Bottas ( P12, 1:25.345) encarou um programa de durabilidade. Ambos se esmeraram em treinar paradas no boxe, um ponto que já causou muitos dissabores à equipe de Grove, que percorreu o total de 1.894 km neste teste.

 

Felipe Nasr (Foto D.Reinhart-Sauber)  O fim esta próximo 20150224 Nasr D Reinhard Sauber

Felipe Nasr (Foto D.Reinhart-Sauber)

Destaque no teste de Jerez, a Sauber (total de 1.390 km rodados) optou por outra linha de trabalho, certamente ligada à programação da Ferrari. O acidente de Nasr (P11, 1:24.956) e pequenos problemas mecânicos atrapalharam tanto o brasileiro quanto o sueco Marcus Ericsson (P17 1:26.340), que a cada sessão de treinos reforça que não deverá andar na frente do seu companheiro de equipe.

 

Fernando Alonso (McLaren Media Centre)   O fim esta próximo 20150224 Alonso McLaren

Fernando Alonso (McLaren Media Centre)

Ainda com muitos problemas relativos ao motor Honda, a McLaren (577 km) acabou sendo o destaque o acidente que envolveu Fernando Alonso (P14, 1:25.961) por volta das 13 horas de domingo. Informações que o espanhol teria desmaiado e, consequentemente perdido o controle do carro, foram negadas pela equipe; a falta de imagens de vídeo da dinâmica do acidente impediram que o assunto fosse esclarecido com maior segurança. Por medida de precaução o piloto passou dois dias no Hospital Geral da Catalunha, em Saint Cougat.

 

Foto do jornal Marca mostra mancha negra na lateral do carro de Alonso (Foto Marca)  O fim esta próximo 20150224 ALonsoAcidente

Foto do jornal Marca mostra mancha negra na lateral do carro de Alonso (Foto Marca)

Ontem voltaram a circular suspeitas de que a causa do acidente teria sido um problema iniciado com uma peça do sistema elétrico, que teria explodido ou sido ejetado do seu ponto de fixação. Uma foto publicada pelo diário espanhol Marca mostra uma área bastante escuro na lateral esquerda do carro, exatamente no local onde em condições normais seria visto o logotipo de um patrocinador. A descarga elétrica decorrente desse acidente teria causado o comentado desmaio de Alonso. Cabe lembrar que Jenson Button (P20 1:28.182) foi obrigado a interromper seu treino no sábado por causa de um retentor do MGU-K, a unidade recuperadora de energia cinética.

Apontar a mudança de vento como causa de acidentes e saídas de pista não é novidade na F-1. Nos tempos de Ayrton Senna a McLaren foi obrigada a mudar o desenho do bico dianteiro após testes em Silverstone deixarem claro que o chassi perdia muita estabilidade ao completar a curva Copse, a primeira após a reta dos boxes. A melhor descrição da situação atual da equipe saiu da boca de Button:

“Não teremos um bom carro na primeira corrida do ano, mas na última certamente teremos um carro competitivo..”

 

McLaren e Honda andaram pouco (McLaren Media Centre)  O fim esta próximo 20150224 McLaren McLaren

McLaren e Honda andaram pouco (McLaren Media Centre)

Números de Barcelona

Posição/Piloto/Carro-Motor/Dia da melhor volta/Tempo/Composto do Pneu

1) Romain Grosjean, Lotus E23-Mercedes, 4, 1:24.067/Super Macio
2) Nico Rosberg, Mercedes W06, 4, 1:24.321, Médio
3) Pastor Maldonado, Lotus E23-Mercedes, 3, 1:24.348, Super Macio
4) Daniel Ricciardo, Red Bull RBR 011-Renault,  2, 1:24.574, Macio
5) Kimi Räikonnën, FerrariSF15-T, 2, 1:24.584, Macio
6) Felipe Massa, Williams FW37-Mercedes, 2, 1:24.672, Macio
7) Sérgio Pérez, Force India VJM07-Mercedes, 2, 1:24.702, Super Macio
8) Max Verstappen, Toro Rosso STR 010 Renault, 3, 1:24.739, Super Macio
9) Lewis Hamilton, Mercedes W06, 2, 1:24.923, Médio
10) Daniil Kvyat, Red Bull RBR 011-Renault, 4, 1:24.941, Macio
11) Felipe Nasr, Sauber 34-Ferrari, 4, 1:24.956, Super Macio
12) Valteri Bottas, Williams FW37-Mercedes, 4, 1:25.345, Macio
13) Carlos Sainz Jr, Toro Rosso STR010, Renault, 4, 1:25.604, Super Macio
14) Fernando Alonso, McLaren MP4/30-Honda, 3, 1:25.961, Macio
15) Jolyon Palmer, Lotus E23-Mercedes, 2, 1:26.280, Macio
16) Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T, 4, 1:26.312, Médio
17) Marcus Ericsson, Sauber Ferrari, 3, 1:26.340, Macio
18) Nico Hulkenberg, Force India VJM07-Mercedes, 4, 1:26.591, Macio
19) Pascal Wehrlein, Force India VJM07-Mercedes, 3, 1:27.333, Médio
20) Jenson Button, McLaren MP4/30-Honda, 1, 1:28.182, Médio
21) Pascal Wehrlein, Mercedes W07, 1, 1:28.489, Duro
22) Susie Wolff, Williams FW37-Mercedes, 1, 1:28.906, Médio

 

Quilometragem percorrida por cada equipe

1) Mercedes, 520 voltas, 2.076 km
2) Infiniti Red Bull Racing,  414 voltas, 1.945 km
3) Scuderia Toro Rosso, 411 voltas, 1.913 km
4) Williams,  407 voltas, 1.894 km
5) Lotus,  361 voltas, 1.680 km
6) Ferrari,  345 voltas, 1.605 km
7) Sauber,  319 voltas, 1.480 km
8) Force India,  304 voltas, 1.415 km
9) McLaren, 124 voltas, 577 km

 

Penske e Logano vencem em Daytona

 

Joey Logano venceu a Daytona 500 de 2015 (Foto Nascar)  O fim esta próximo 20150224 Logano Nascar

Joey Logano venceu a Daytona 500 de 2015 (Foto Nascar)

Roger Penske e Joey Logano foram os grandes vencedores da edição 2015 da 500 Milhas de Daytona, que terminou em bandeira amarela e cujas voltas finais você poder ver clicando aqui. Foi a segunda vitória de Penske e a primeira de Logano na prova que abre, em grande estilo, a temporada da categoria mais popular do automobilismo americano.

 

Brasileiros conquistam Homestead 200

 

Lambo de Khodair/M.Hahn/C.Hahn (Foto Rodrigo Ruiz)  O fim esta próximo 20150224 LamboHomestead RodrigoRuiz

Lambo de Khodair/M.Hahn/C.Hahn (Foto Rodrigo Ruiz)

O trio formado por Allam Khodair, Marcelo e Christian Hahn venceu a prova 200 Milhas de Homestead, que teve a participação de inúmeros brasileiros. O trio da equipe Blau deveria marcar a estréia da Lamborghini Gallardo R-EX, mas um acidente nos treinos forçou a utilização de um carro-reserva, que estava preparado na especificação FL2, menos avançada. A presença de vários pilotos e pessoal técnico do Brasil nessa prova denota uma situação que aflige o esporte no Brasil; os custos mais reduzidos em relação aos praticados no automobilismo e a falta de uma categoria similar são as causas para tal situação.

 

Varela e Gugelmin na Rússia

 

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Foto NDP)  O fim esta próximo 20150224 Varela

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Foto NDP)

A dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin terminou em quarto  lugar o Baja Russia Northern Forest, prova de abertura do Campeonato Mundial de Cross Country, encerrada domingo em Karelia. A dupla vencedora foi formada pelos finlandeses Jouni-Matti Ampuja  e Markku Antero Hurskainen, que não estão inscritos no campeonato mundial. Com isso a classificação doa prova para efeitos de contagem de pontos indicou como vencedores Tapio Suominen e Toni Nasman, que tal como os brasileiros pilotaram uma Toyota Hilux da equipe Overdrive.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Publicações Relacionadas

  • marcus lahoz

    WG, esta ano a Mercedes vai colocar 1,5 s na segunda equipe. Ano passado eram 2,5 s. A disputa pelo segundo lugar vai ficar boa entre Williams e Ferrari.
    Acho que o Alonso esta chorando por estar na Mclaren.

    A corrida da Nascar foi boa demais, por sinal quanto mais assisto a Nascar mais eu gosto. Bons comentaristas, motor com ronco bacana, disputas do começo ao final. Paradas de boxes sem frescuras carros remendados.

  • Mr. Car

    Off-topic: ontem estava pulando de canal em canal na TV, quando vi que ia começar um documentário chamado “Motoboys – Vida Loca”. Resolvi dar uma espiada. Parei já bem no início, quando um tal de Paulo Mendes da Rocha, urbanista, aos 2:04 do vídeo, abriu a cloaca para vomitar. Quem quiser conferir, digite “Motoboys – Vida Loca [Completo] [HQ]” na barra de procura do “Youtube”.

  • Transitando

    Aquilo não é uma “mancha negra”, é apenas sombra daquele apêndice superior. Veja o “deslocamento da mancha” por sobre o patrocínio da Esso ao longo desta sequência de fotos abaixo:


    http://i.imgur.com/dMosfSc.jpg


    http://i.imgur.com/BZAns4o.jpg


    http://i.imgur.com/iinuKFX.jpg

    Acho que irão concordar comigo…

    • RoadV8Runner

      Depois da explicação do Wagner é que vi que há a câmera lateral à frente do logo da “Mobil”. Rapaz, tens olhos de águia!

  • André Castan

    Legal, Wagner, você estar comentando sobre a Nascar, que na minha opinião é a mais emocionante e disputada categoria.

  • RoadV8Runner

    Não é sombra da câmera, pois o sol estava incidindo da traseira para a frente no carro. Portanto, a sombra teria que estar à esquerda do que aparece nas fotos.

    • Wagner Gonzalez

      RoadRunner, o acidente ocorreu por volta das 12h35, segundo o jornal Marca, e a sombra realmente corresponde a uma camera de TV instalada em uma linha trnaversal ao logotipo da Mobil.

      • RoadV8Runner

        Agora vi a tal da câmera que projeta a sombra na seqüência de fotos. Antes só consegui ver a câmera acima da entrada de ar (acima das letras “KPMG”).
        Confesso que fiquei bons minutos tentando entender de onde vinha aquela mancha escura que mudou de posição ao longo das fotos…
        Obrigado pelo esclarecimento!

  • RoadV8Runner

    Preocupante a situação do automobilismo brasileiro, cada vez mais largado às moscas pelas entidades responsáveis (CBA, FPA…).

    • Wagner Gonzalez

      Sem dúvida. E as autoridades não se manifestam. Pior, cortam gastos…

  • RoadV8Runner

    Aliás, se esse cidadão também dirigir em São Paulo, teremos mais um idiota ao volante… Esse pessoal deveria pensar (isso mesmo, pensar!!!) antes de falar tamanhos impropérios. Me recuso a aceitar que uma pessoa que teça comentário do cacife desse urbanista tenha, de fato, raciocinado sobre a tremenda estupidez que está falando.

  • Wagner Gonzalez

    Essa prova é das mais tradicionais da temporada e não poderia ficar de fora.

  • Wagner Gonzalez

    Correto “Transitando”, essa “mancha negra”, descobri depois com amigos fotógrafos e outros fanáticos, é a sombra da camera lateral. De qualquer forma, já foi admitido que o ALonso perdeu a consciência no acidente e a FIA abriu uma investigação mais séria sobre o assunto. Tampouco não está certo que o espanhol disputará a prova da Austrália e a McLaren decidiu instalar um MGU-K alternativo ao da Honda. Enfim, há algo mais no asfalto do que simples carros de corrida…

  • Wagner Gonzalez

    Marcus, acho que ainda é muito cedo para definir essa diferença. Não sou o fã número 1 do Jackie Stewart, embora tenha um enorme respeito e o admire, mas assino embaixo em uma de suas análises de início de temporada: só após três corridas podemos ter uma idéia de um carro que é regularmente rápido e eficiente. Agrego que não me surprenderei se as Williams forem as grandes rivais da Mercedes este ano.