Alpine  ALPINE VAI DISPUTAR O FIA WEC Alpine

O Alpine A450b, categoria LMP2 (divulgação Renault)

Vencedora da European Le Mans Seriesem 2013 e 2014, a equipe Signatech-Alpine assume um novo desafio em 2015 com sua participação no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA (Federação Internacional do Automóvel). 

Os pilotos Nelson Panciatici e Paul-Loup Chatin recebem agora a companhia de Vincent Capillaire. O Alpine A450b estará na largada de cada uma das oito etapas do FIA WEC na categoria LMP2, entre as quais a 24 Horas de Le Mans, nos dias 13 e 14 de junho.

Anunciado no início da temporada de 2013, o retorno da marca Alpine às competições já é um grande sucesso. As duas participações no European Le Mans Series (ELMS) foram coroadas com dois títulos em 2013 e 2014, culminando com um pódio na categoria LMP2 na 24 Horas de Le Mans de 2014.

O motor do Alpine A-450b um V-8 turbodiesel a 90° central-traseiro transversal de 4.494 cm³ que desenvolve 550 cv. O transeixo é seqüencial de 6 marchas.

Após os dois últimos anos com excelentes resultados, a Alpine decidiu acelerar ainda mais em 2015. O Alpine A450b participará das oito provas do Campeonato Mundial (FIA WEC) — e a 24 Horas de Le Mans será o ponto alto do desafio.

“O Campeonato Mundial é um novo desafio”, comentou Bernard Ollivier, Diretor da Alpine. “O contexto será bastante diferente. No campeonato FIA WEC, temos a ambição de nos diferenciarmos na categoria LMP2. Será uma grande oportunidade para aprender e mostrar do que somos capazes em regiões importantes para a nossa marca. Esta participação em nível mundial também será muito benéfica para a notoriedade global da Alpine.”

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Signatech-Alpine, comentou: “Esta é uma etapa importante. Esta participação no FIA WEC está alinhada com nossa estratégia esportiva e as ambições da marca. Sempre temos o objetivo de ganhar, mas esta chegada ao Campeonato Mundial nos faz ser mais humildes. Com oito corridas entre as quais a 24 Horas de Le Mans, será uma verdadeira temporada de resistência. Já a regulamentação nos obrigou a rever a composição da nossa tripulação. Nelson Panciatici e Paul-Loup Chatin receberam a companhia de Vincent Capillaire, um excelente piloto ‘Silver’ – estávamos de olho nele há muito tempo. Ele teve um excelente desempenho no ano passado e, por isso, queríamos trabalhar com ele. Estes três pilotos franceses formarão uma belíssima equipe”.

Vincent Capillaire foi vencedor de uma prova da ELMS no ano passado e ficou em 4º na categoria LMP2 da 24 Horas de Le Mans. Agora, ele será o piloto “Silver” escolhido pela Signatech-Alpine. Nelson Panciatici está classificado na categoria “Platinum” e Paul-Loup Chatin agora é “Gold”.

 Os primeiros treinos estão programados para 27 e 28 de março no Circuito Paul Ricard, no sul da França.

 

Calendário FIA WEC 2015

12 de abril – 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
2 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
13-14 de junho – 24 Horas de Le Mans (França)
30 de agosto – 6 Horas de Nürburgring (Alemanha)
19 de setembro – 6 Horas do Circuito das Américas (Estados Unidos)
11 de outubro – 6 Horas de Fuji (Japão)
1° de novembro – 6 Horas de Xangai (China)
21 de novembro – 6 Horas de Bahrein (Bahrein)

 

Ae/BS

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

Publicações Relacionadas

  • braulio

    Legal. Acho que quanto mais carros a Audi ultrapassar antes de ganhar seu sexto campeonato consecutivo, mais próximo de surpreendente pode ser considerado o resultado.