Restabelecendo o entusiasmo  R.S. ENTUSIASMO Captura de tela 2014 12 27 15

Roteiro básico do prazer

Esse ano que está acabando não foi o melhor que tive. Ao menos numa rápida e apressada conclusão é assim que o vejo. Porém, já tenho uma matéria em elaboração para me contradizer — aguarde. Mas por conta dessa conclusão apressada já faz alguns meses que venho tentando restabelecer meu entusiasmo. 

Entusiasmo é o que me move, sem ele eu não sou nada. E 2014 frustrou diversas expectativas e confesso que fiquei abalado com isso. No entanto, na semana passada percebi que estou precisando de um pouco mais de gasolina na veia. Quando eu saí do Mégane R.S. tive a nítida impressão de ter recebido uma recarga no meu entusiasmo, no meu autoentusiasmo. Mas foi uma daquelas cargas rápidas, que duram pouco tempo.

Mas como felizmente o Bob vai ficar mais alguns dias com o R.S., eu o “requisitei” — brincadeirinha, é normal trocarmos de carro no Ae — para andar um pouco com ele para que pudesse dar uma carga completa na minha bateria e começar 2015 a todo vapor e totalmente revigorado. Já faz um tempo que planejo um nova matéria nos moldes da minha favorita, aquela da viagem à Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Minha idéia é escrever ao menos uma matéria como aquela por ano.

Com o R.S. na mão, acabei de acertar isso com o Bob nesse instante, estou definindo o meu roteiro. Dessa vez terá que ser algo menos pretensioso. Diferente da história da Serra do Rio do Rastro, onde o lugar e a companhia eram o foco, e felizmente o carro era fantástico, agora o foco é exatamente o carro e o autoentusiasmo; o prazer de dirigir. Então, apesar da vontade, resolvi restringir o raio de alcance do passeio. Dois motivos essenciais me levaram a isso. Um deles é a época do ano, em que sempre procuro evitar viagens longas. E o outro são os pneus 235/35ZR19 do R.S. Quanto mais longe eu for maior a chance de estragá-los.

Acabei de sair do Google Maps onde fiz um roteiro básico. Saída de São Paulo amanhã, segunda, às 5h30 em direção a Itu passando pelo “campo de provas” do Ae. Depois de Itu para Indaiatuba para visitar o MAO (ainda não consegui acertar isso com ele) e dividirmos um pouco desse autoentusiasmo gerado pelo R.S. E se ele me convidar para almoçar, saio em seguida para Joanópolis, Terra do Lobisomem. No dia seguinte volto para São Paulo, mas não defini o roteiro.

Minha idéia é fazer paradas no meio desse percurso. Fazer relatos sobre o R.S. e postar imagens, tanto no Instagram quanto no Facebook, em tempo real. E também registrar algumas imagens na GoPro. Não sei se vou conseguir fazer tudo isso do jeito que imagino. Mas eu os convido a seguir este passeio tanto pelo Instagram quanto pelo Facebook. Vocês serão minha companhia. E depois esse passeio será relatado em uma nova matéria.

Facebook: https://www.facebook.com/siteAUTOentusiastas
Instagram: http://instagram.com/autoentusiastas

Em tempo, R.S. Entusiasmo significa ReSet Entusiasmo, ou Entusiasmo Restabelecido. 

PK

 

Sobre o Autor

Paulo Keller
Editor Geral

Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

Publicações Relacionadas

  • Fórmula Finesse

    Ah amigo Paulo; imagine de nós – leitores sem acesso a carros tão estimulantes – o esforço e a dedicação necessária para manter as pilhas automobilísticas em dia (rsrsrsrsr)…; vale tudo: o carro surrado, o carro do amigo, aquela moto de um cilindro que comprou para expedientes mais pragmáticos, bicicleta…novos trajetos; tudo vale!
    Por que a vida é bonita também pelo envolvimento e movimento que exige; se nossas expectativas extra carros são frustradas (emocionalmente, profissionalmente…etc); qualquer coisa com rodas e que promova locomoção e comprometimento diverte…relaxa, traz aprendizado constante (tenho pena de quem acha que dirige bem e chegou ao “estágio ideal”, sem considerar melhoras, mesmo que não percebíveis)…o entusiasmo é assim, sobrevive até a bordo de um Escort Hobby 1.0 (creio rsrsrs),por muito anos, perdura…movimento, essa é a chave; enquanto a(o) tivermos, tudo estará bem e sempre poderemos recarregar as baterias…

    Feliz Ano Novo e dirija forte esse petardo por todos nós!!!!

    • FF, como você sabe nós do Ae temos certeza absoluta que quem faz o entusiasmo é o motorista e não o carro. Claro que uma máquina de prazer ajuda bastante. Mas o entusiasmo realmente vai além disso. Forte abraço!

  • Roberto Eduardo Santonini Ceco

    Putz, o MAO é meu conterrâneo? Rs…

    • Ao menos por agora é!

      • Roberto Eduardo Santonini Ceco

        Gostaria muito de conhecê-lo e pegar umas dicas de BMW com ele…
        Tô com uma 325 Touring em estudos pra fazer companhia ao meu Fusca!

  • Roberto Eduardo Santonini Ceco

    E belo trajeto, estradas boas o tempo todo.

  • André Andrews

    Só o trecho de Piracaia–Joanópolis já vale a viagem.

    Ele foi o “culpado” de minhas pastilhas acabarem com 21.500 km, e a troca dos pneus dianteiros com 25.000 km.

  • Marcos Namekata

    Belo trajeto. Boa viagem!

    Saudade do tempo que fazia todos os dias o trajeto de Piracaia a Joanópolis. Ô estrada bonita.

    • Valeu Marcos! Agora você vai relembrar no Ae.! Abraço.

  • Dr. Bactéria

    Ok,
    Divirta-se.
    Dirija com cuidado, tem muito doido nas ruas!
    Aguardo as atualizações e matérias.
    Mas não de esqueça de levar os seus óculos e aquela escova de dentes para tirar aquela foto com o pneu…

    • Foto com o pneu?

      • Guilherme Jun

        Aquele pneu da Ducati que era mais largo que o Ray Ban.

      • Lucas dos Santos

        Paulo,
        Dá uma olhada no comentário que o nosso colega deixou na matéria do Arnaldo, sobre a Ducati Diavel, e entenderá!

    • Oli

      Keller errado, hehe.

  • Miquelle Francisconi Alves

    PK, caso seja possível, inclua no seu roteiro Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia, excelentes estradas cheias de curvas!

  • Miquelle Francisconi Alves

    Especialmente a Rod. SP 105, Dr. Pupo Pimentel.

  • JT

    PK, se quiser esticar o roteiro até Paulínia (a cidade até aparece no mapa) te sirvo um café e vou te seguindo até Joanópolis na minha Alfa 156. Brincadeirinha: esse tipo de passeio não se faz em carreata.
    Gosto muito de Joanópolis e quando passo por lá almoço na Cantina Província di Lucca. Não sei se estará aberto nesta época do ano.
    Recentemente passei por lá e fiz estas fotos:
    http://www.jeantosetto.com/2014/09/joanopolis.html

    Aproveite o passeio e volte para casa com a certeza de que 2015 será melhor. Abraços!

    • Valeu Jean! Se eu evoluir bem no trajeto te ligo quando passar por Campinas. Abraço.

  • Lucas dos Santos

    Paulo,

    Faz um favor para nós: coloca a GoPro para filmar essa viagem inteira e publica o vídeo aqui NA ÍNTEGRA e sem edições – cortes somente nas paradas! Nós não vamos achar ruim, hahahahaha!

    Boa viagem e bom divertimento!

    • Lucas, a ideia é ótima. Mas haja bateria e memória! Mas prometo filmar bastante! Abraço.

  • Que culpa!!! Legal! Abraço.

  • R.

    PK
    Fantástica a ideia do roteiro “ao vivo”
    Vai ser muito legal essa viagem ..
    Fico aguardando seus posts.
    Quanto a 2014 não ter sido um bom ano, não se deixe abater..
    Ha 2 anos, nao passo por meus melhores momentos, mas nas dificuldades da vida aprendemos, amadurecemos e muitas vezes mudamos o foco de como vemos as coisas…
    Desejo muito entusiasmo e muitas realizações no seu 2015 !
    Certamente começar o “ano novo” com a fresca lembrança de uma viagem como essa já o prelúdio de um ótimo 2015.
    Pé na tábua !

  • F A

    Ontem fui a Extrema pela Fernão dias. É irritante os limites de velocidade que mudam a todo instante. Tirando a parte de serra antes de Mairiporã, é estressante ficar toda variando de 100, 110 ou 80. Mesma coisa a Ayrton Senna na volta a São Paulo não ser 120 e sim com trechos 100 e 110.

  • francisco greche junior

    Boa viagem!

  • Domingos

    Afinal, vão lançar o RS aqui ou não? Tenho um verdadeiro sonho por esse carro, já vi ao vivo e dirigi a versão coupé um bom tempo mas nunca consegui entrar em um e nem achar um para dirigir – estava longe da época de lançamento do carro. O AUTOentusiastas aceita pedido de dar uma volta nele? Pode ser com o Bob dirigindo!

  • 0nurb

    Que beleza… eu uso o mesmo “campo de provas” do Ae 😛

  • Diego s

    Para quem ainda tem dúvidas do duelo tração dianteira x traseira:

    Ao volante, Mark Higgins, nativo desta Ilha do Autoentusiasmo:

  • Domingos, a Renault ainda não se decidiu se vai lançar o RS por aqui. Bem que nós e os leitores poderíamos fazer uma petição! Sabe que sua ideia de ter acesso ao carro não é ruim. Vamos pensar em ações desse tipo para 2015. Abraço.

    • Domingos

      Pensando bem, seria mesmo uma ótima oportunidade de pesquisa para as fabricantes e de interação entre vocês e os leitores… Espero que o RS ainda esteja com vocês nesse caso hehehehe! Obrigado pela resposta!
      PS: Acredito que, caso lancem, será com a frente do face-lift. Esse modelo já esgotou há tempos na Europa (infelizmente – o achava mais bonito…).

  • KzR

    Aguardo com ansiedade o lançamento da matéria do PK e do Mégane RS no Brasil. Faço preces para que isto ocorra em 2015.