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O sedã Ford KA+ com motor 1-litro impressiona. Impressiona pela maciez da suspensão, pelo espaço e conforto a bordo para até quatro ocupantes, e respectivas bagagens, e pela suavidade, economia e desempenho do motor. E impressiona como viaja bem, tendo em vista a pequena cilindrada do motor.

Confesso que ando encantado com esses modernos motores 3-cilindros de 1 litro da Ford e VW (o da Hyundai/Kia não testei). Diferenciam-se dos outros de mesma cilindrada por, devido aos comandos variáveis e outros diferenciadores, funcionarem muito bem tanto em baixa quanto em alta rotação. Este da Ford logo em baixa já disponibiliza potência consistente, o que permite dirigir em trânsito urbano fazendo menos trocas de marcha. Isso é conveniente ao motorista e dá naturalmente maior maciez na tocada, além de economizar combustível. E a partir de ao redor de 4.500 rpm vem boa pegada, que rapidamente lança o motor para mais de 6.000 rpm.

O da VW me pareceu um pouco melhor em baixa, abaixo de 3.000 rpm, mas já a partir daí o da Ford se equivale e parece até ser um pouco melhor em alta. São só impressões pessoais, mesmo porque não os colocamos lado a lado para medições. De qualquer modo, ambos são amplamente suficientes para os carros que equipam, além de agradavelmente econômicos.  

 

Espaço, conforto, bom desempenho e economia de combustível

Espaço, conforto, bom desempenho e economia de combustível

O KA+ pesa 1.022 kg, tem Cx 0,32 e com álcool o motor gera potência de 85 cv a 6.400 rpm e torque máximo de 10,7 m·kgf a 4.500 rpm. Com gasolina são 80 cv a 6.300 rpm e 10,2 m·kgf a 3.500 rpm. O escalonamento das marchas e relação de transmissão parecem perfeitos. Aproveitam muito bem o que o motor dispõe. A 120 km/h reais, que seria com o mostrador indicando ao redor de 128 km/h, o giro está rondando as 4.000 rpm, e a esse giro o motor funciona suave e silencioso. Na verdade, o motor também trabalha praticamente do mesmo modo a 4.700 rpm, e se poderia tranquilamente viajar assim o dia inteiro, caso nossas leis o permitissem.

 

Nota-se que dedicaram muita atenção à ergonomia

Nota-se que dedicaram muita atenção à ergonomia

O motor chega a ser atrevido, pois vai rápido e sem titubeios à rotação de corte, 6.700 rpm. Não tem medo de regime alto. Parece ter menos freio-motor que motores de 4 cilindros e mesma cilindrada. É uma pena que o modelo testado não tenha computador de bordo para uma avaliação mais aproximada do consumo, mas usando a antiga técnica de encher o tanque, viajar e tornar a encher, o consumo de álcool em estrada foi de 12 km/l, o que é bastante baixo para as condições desfavoráveis de uma viagem com algum tráfego. Praticamente não sente o peso do ar-condicionado ligado.

 

Motor agradavelmente surpreendente

Motor agradavelmente surpreendente

O banco do motorista não tem regulagem de altura, porém ela é correta. O volante só tem regulagem de altura, porém está na distância certa. Sendo assim, a ergonomia é boa e a viagem confortável. O peso do volante, com assistência elétrica indexada, está como gosto, ou seja, não excessivamente leve em baixa velocidade e praticamente sem assistência na estrada. Ele permite boa conexão ao carro. O trambulador do câmbio é a varão, mas os engates são leves e preciso, perfeitamente satisfatório para madame que quer leveza e para o piloto que quer precisão.

A carga do pedal da embreagem é bem baixa. O freio é que um pouco abrupto no início do seu curso, o que exige certo cuidado para que na manobra do punta-tacco não se exagere na freada. Mas com isso se acostuma fácil e logo depois ele segue progressivo. A progressividade do pedal do acelerador é perfeita, linear, não é nervosa. O giro cai como deve cair ao se tirar o pé do acelerador; o gerenciamento eletrônico do acelerador não fica sustentando o giro. Disso saem trocas de marcha perfeitas e suaves, seja na tocada leve, seja na pesada.

 

Dois adultos têm espaço e conforto. Não haverá reclamações

Dois adultos têm espaço e conforto. Não haverá reclamações

O adulto sentado atrás vai bem, com espaço e conforto de carros de maior porte. O teto é alto, sobra espaço acima da cabeça. Vale lembrar que, apesar do carro ser até que alto (1.525 mm), só o teto é alto, seu centro de gravidade é baixo. Não tenho números quanto a isso, mas é perceptível ao dirigi-lo. Faz curva muito bem. Equilibrado e sem vícios, apesar da suspensão priorizar a maciez. Realmente bom, confortável para viagens longas, impensável num “carro mil” até alguns anos atrás.

 

Painel no atual padrão da Ford brasileira

Painel no atual padrão da Ford

O painel tem poucos mostradores: conta-giros, velocímetro e nível de combustível. Sua legibilidade é boa, seja dia ou noite. Faz falta um computador de bordo. O painel central, apesar de ter um design estilo armadura do “Star Wars”, é funcional.

A conclusão é que o KA+ merece ser testado por quem deseja um pequeno sedã que ofereça conforto e espaço de carro grande, e economia de combustível só obtida desses modernos e surpreendentes motores de 3 cilindros e 1 litro. Os outros fabricantes que corram atrás, porque os 3-cilindros vieram para revolucionar e dominar o segmento de 1-litro. Custa a partir de R$ 38.890.

 

Porta-malas com 445 litros. O encosto rebate, porém não fica um fundo plano.

Porta-malas com 445 litros. O encosto rebate, porém não fica um fundo plano.

Em tempo: parece que a Ford resolveu atacar do mesmo modo como o fez quando lançou o Corcel em 1968. O Corcel surpreendia pela suspensão macia, pela ergonomia perfeita, pelo conforto e economia de combustível. O Corcel foi um sucesso, fez história e deixou boas lembranças. Dois anos depois lançou a perua Belina, derivada do Corcel, e foi mais um sucesso. Este KA merece sua versão perua. O mercado iria adorar.

 

A objetividade e boa leitura dos mostradores é imprescindível.  Este é um bom exemplo

A objetividade e boa leitura dos instrumentos é imprescindível. Este é um bom exemplo

 

 Um pequeno vídeo:

AK

Fotos: autor

 

FICHA TÉCNICA NOVO KA/KA+  
   
MOTOR 1-L 1,5-L
Tipo 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase admissão e escapamento, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio; instalação transversal 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase na admissão, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal
Cilindrada 997,3 cm³ 1.498,5 cm³
Diâmetro e curso 71,9 x 81,8 mm 79 x 76,4 mm
Taxa de compressão 12:1 11:1
Potência 80 cv (G), 85 cv (A) de 6.300 a 6.500 rpm 105 cv a 6.500 rpm (G), 110 cv a 5.500 rpm (A)
Rotação de corte 6.700 rpm 6.800 rpm
Torque 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (G) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (A) 14,6 m·kgf (G) e 14,9 m·kgf (A), a 4.250 rpm
Formação de mistura Injeção eletrônica seqüencial nos dutos
Combustível Gasolina e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Embreagem Monodisco a seco, comando hidráulico
Câmbio Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais, tração dianteira
Relações das marchas 1ª 3,846:1; 2ª 2,038:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,951:1; 5ª 0,756:1; ré 3,615:1
Relação do diferencial 4,73:1 4,07;1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Relação de direção 14,3:1
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A tambor
RODAS E PNEUS  
Rodas Aço, 5,5Jx14 ou aluminio 6Jx15
Pneus 175/65R14T ou 195/55R15H
DIMENSÕES
Comprimento 3.886 mm (Ka+ 4.254 mm)
Largura sem/com espelhos 1695/1.911 mm
Altura 1525 mm
Distância entre eixos 2491 mm
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback (KA+, sedã), 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Cx 0,33 (KA+ 0,32)
Área frontal (calculada) 2.06 m²
Cx x área frontal 0,679 m² (KA+ 0,659 m²)
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha 1.007 kg (SEL 1.026 kg) / KA+ 1.022 kg (SE e SEL) 1.018 kg (SEL 1.034 kg) / KA+ SE 1.032 kg e SEL 1.048 kg
Porta-malas 257 litros (KA+ 445 litros)
Tanque de combustível 51,6 litros
DESEMPENHO  
Aceleração 0-100 km/h 13,9 s (A; G N.D.) N.D.
Velocidade máxima (est) 165 km/h
CALCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª 29,8 km/h 35,4 km/h (motor 1,5-l)
Rotação a 120 km/h em 5ª 4.000 rpm 3.390 rpm
Rotação em vel. máxima, 5ª 5.540 rpm 5.900 rpm (em 4ª, motor 1,5)
GARANTIA
Termo 3 anos
Troca de óleo 10.000 km ou 1 ano
Revisões 10.000 km ou 1 ano

 

EQUIPAMENTOS NOVO KA E KA+
  SE SE Plus SEL
Abertura ele’trica do porta-malas
Acabamento SEL
Acionamento 1-varrida do limpador  
AdvanceTrac (controle de establidade e tração)
Ajuste de alt. do banco do motorista
Ajuste de altura do volante
Alarme volumétrico
Antena de teto na traseira
Ar-condicionado
Assistente de partida em rampa
Chave-canivete
Computador de bordo
Conta-giros
Direção com assist. elétrica
Espelhos retrovisores cor do veículo
Freios com controle de curva
Grade dianteira com aplique cromado
Indicador de troca de marcha
Lanternas traseiras escurecidas
Limpador/desembaçador do vidro traseiro (Ka+ não)
Maçanetas externas cor do veículo
My Ford Dock
MyConnectio Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth)
Pacote de acabamento SE
Pisca-3
Pneus “verdes” 175/65R14
Pneus “verdes” 195/55R15
Quatro alto-falantes
Roda de aço 14″ com calota integral
Roda de alumínio de 15″
Sync media system com Applink, Assistência de emergência, CD/MP3/USB/Bluetooth, comandos de voz em português, controles de áudio e telefone no volante
Tapetes de carpete
Travas elétricas c/ controle remoto
Vidros elétricos dianteiros
Vidros elétricos traseiros
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