2015a r  FELIZ ANO NOVO! 2015a r

Para trás ficou 2014, seja bem-vindo, 2015!

Não foi um ano mau de todo, 2014. O que realmente preocupa são os rumos da economia do país e a frustração de metade dos eleitores ao ver a presidente Dilma Rousseff reeleita e, pior, ela falar em “novo governo” como se ela não tivesse sido a presidente de 2011 a 2014. Preocupa. Preocupa o que aconteceu e o que está acontecendo no âmbito da Petrobrás, empresa que cuida de uma área sensível em qualquer país, a dos combustíveis.

O seu balanço do terceiro trimestre que era para ser publicado em novembro só o será agora em janeiro e sem parecer de auditoria externa. Só isso é motivo para demissão imediata da presidente da empresa, Graça Foster, mantida no cargo por Dilma Rousseff, que está sendo conivente com flagrante e grave irregularidade, que só por esse fato, isolado, não poderia ser diplomada para o segundo mandato.

 

FELIZ ANO NOVO! Graca Foster

Graça Foster, presidente da Petrobrás: ser demitida imediatamente é o mínimo a fazer (foto correioestado.com.br)

O pífio crescimento do Produto Interno Bruto, abaixo de 0,2% indica problemas estruturais na economia de um país de mais de 200 milhões de habitantes, que cresce menos que seus vizinhos exceto a Argentina, que vive uma das suas piores fases econômicas sob as rédeas de uma presidente claramente incompetente.

Estamos como um transatlântico de grande tonelagem com o leme quebrado e com os motores sem reversão, ambos os problemas impedindo-o manobrar. A inflação começa a se desamarrar e o dólar dispara. Preocupante.

Foi o ano em que o Congresso aprovou elevação do teor de álcool na gasolina para 27,5%, do atual 20 a 25%, embora não tenha sido posta em prática — só mesmo aqui… Para compensar essa decepção e desgosto, a gasolina brasileira passou a conter enxofre em níveis mundiais, 50 partes por milhão; só a Podium continha menos e continua, 30 ppm.

Foi ano também da multiplicação tresloucada das ciclofaixas em várias cidades do país,  especialmente em toda a cidade de São Paulo, muitas delas autêntico serviço porco, seja por estabelecê-las na calçada, como na Av. Escola Politécnica, em Pinheiros, ou na Av. Moaci, em Moema, em torno do Shopping Ibirapuera, ou bem recentemente na Av. Engº. Caetano Álvares, na Casa Verde, em que a pintura — acredite se quiser — foi feita por cima de tachões, um real perigo para os finos pneus das bicicletas que pode levar facilmente a acidente.

 

FELIZ ANO NOVO! Ciclofaixa sobre tachoes r

Ciclofaixa com tachões ocultados pela pintura: serviço mais porco, impossível (foto: cortesia do leitor Roberto Besser)

O descontrole do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad,  é de tal ordem que dias atrás foi autorizado o uso das ciclofaixas por tudo que é “movido a sangue”, de skates a cadeiras de rodas, passando por triciclos de carga.

Mas foi em 2014 que o AUTOentusiastas deu um grande passo ao deixar ser um blog para se tornar um site. Fizemos questão de não mudar radicalmente a “cara” do Ae, a sua interface, e agora ficou mais fácil navegar e encontrar o que se procura. Valeu a pena, não fosse um problema: a migração para a nova plataforma passou longe da perfeição. Muitos comentários do período blog ainda não foram restabelecidos e alguns textos do passado estão incompletos. Mas todo o todo conteúdo continua disponível, sob nosso controle, e haveremos de concluir a migração, mesmo que leve algum tempo.

Com a mudança, criamos um espaço dedicado a notícias, inexistente antes, e, na esteira, introduzimos a seção “Histórias dos Leitores”, um pedido que nos era feito praticamente desde que o Ae foi fundado em 24 de agosto de 2008.

Foi em abril que passamos a contar com a experiência e conhecimento do engenheiro Carlos Meccia para, como editor, nos contar histórias e fatos da indústria automobilística praticamente inéditos, com sua perfeita didática a encantar a todos.

Cinco meses depois, em setembro,  o Ae ganhou a competência e a experiência da jornalista e autoentusiasta Nora Gonzalez, que assina a coluna “Visão Feminina”, que tanto alegra as nossas quartas-feiras, dando nova cor ao Ae.

Em breve teremos a chegada de mais um colunista, o também jornalista Chico Lelis, que teve anos à frente do departamento de imprensa da GM brasileira

Mas, em contrapartida, tivemos baixas. Todos amigos, mas não conseguiram manter o fluxo necessário de textos que o ritmo do Ae exige. Assim, embora ainda constem no quadro “Editores”, não escrevem mais para o Ae: Alexandre Garcia, Marco Aurélio Strassen, Portuga Tavares e Rex Parker, a quem o Ae agradece a participação e, muito importante, para quem as portas sempre estarão abertas caso  manifestem intenção de voltar às lides.

A lamentar a perda do grande radialista Luciano do Valle em 19 de abril, a simpática figura que tanto nos alegrou durante décadas com seu estilo único e humano de narrar as corridas de F-1 e depois, de F-Indy. Até mesmo as lutas do Maguila.

Em 2014 desenvolvemos nossos vídeos, mediante a compra de equipamento, tendo ocorrido visível melhora de qualidade, mas não paramos aí. Estamos planejando expandir essa parte que é a grande vantagem da internet sobre as mídias televisão (imagens breves demais e praticamente nada de texto) e impressa (vídeos, impossível). E também passamos a dar mais atenção às redes sociais como Facebook e Instagram.

Vamos manter nossa linha editorial de abordar problemas de trânsito por entendermos que o Brasil tem de sair desse quadro trágico, o de um brasileiro morrer a cada 12 minutos em acidentes de trânsito. São quase 44.000 por ano! Esse é um custo social e emocional intolerável.

Por isso batemos e continuaremos a bater naquilo que alcunhamos “‘fábrica de idiotas”, as diretrizes gerais impostas pelas autoridades de trânsito que são inegável retrocesso na capacidade  e habilidade dos motoristas brasileiros, a começar pela arcaica formação de condutores.

Continuaremos a empunhar a bandeira contra a demonização do automóvel — que, estranhamente, não é feita por quem mais deveria, a Anfavea — que ganha força por parte de administrações municipais de caráter ou de viés socialista, demonização essa que está freando o país, com ares de um plano cuidadosamente orquestrado.

Continuaremos a aspirar ver no Palácio do Planalto, quiçá em 2018, nomes respeitados, competentes, patriotas em sua essência, como Aécio Neves ou Jair Bolsonaro. Já é mais do que tempo para o Brasil se dar ao respeito.

Assim, o seu Ae continuará com toda a força em 2015 sabendo poder contar com sua indispensável leitura e, principalmente, opinião.

Desejamos ao leitor ou leitora, à sua família e amigos, um 2015 feliz e proveitoso, com muita saúde.

Os editores do AE

André Antônio Dantas
Arnaldo Keller
Bob Sharp
Carlos Maurício Farjoun
Carlos Meccia
Felipe Madeira
Josias Silveira
Juvenal Jorge
Marco Antônio Oliveira
Milton Belli
Nora Gonzalez
Paulo Keller
Roberto Agresti
Roberto Nasser
Wagner Gonzalez

 

Ae

Foto:  Paulo Keller. vipturcom.br

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

Publicações Relacionadas

  • Matheus_Ulisses_P

    Parabéns, pessoal do Ae! Muito obrigado, vosso trabalho é fantástico! Tenho certeza que em 2015 teremos grandes matérias e conteúdo de primeira linha, como sempre. Feliz Ano Novo a todos! Abraço.

  • Alexandre

    Parabéns Ae!

  • Aureo da Rosa

    Caro Bob e todos editores e leitores de Autoentusiastas. Um promissor 2015 de muitas conquistas, realizações e acima de tudo saúde! Um forte abraço para todos.

  • CorsarioViajante

    Parabéns, e que venha mais um ano de sucesso como este, com tantas mudanças positivas no site!

  • Luciano Pinho

    Parabéns à toda a equipe do AE, meu “site de cabeceira”. Que 2015 seja excelente para todos, apesar dos prognósticos da imprensa e do (des)governos brasileiro… Um abraço!

  • Leo-RJ

    Feliz Ano Novo ao AutoEntusiastas, talvez o último refúgio de entusiastas atualmente; seus editores e tudo de bom que nos passa!

    Leo-RJ

  • Fabio Vicente

    Um feliz 2015 para o Ae e todos seus leitores. Espero que o próximo ano todos possamos realizar nossos planos e atingirmos nossas metas pessoais.
    E que venham muitos post! O Ae é a verdadeira bíblia do entusiasta.

  • Boni

    Vida longa ao Ae!
    Feliz 2015 aos amigos editores e leitores.

    At.,
    Boni

  • Mineirim

    O Ae está de parabéns! Brinde diário de um jornalismo automobilístico excelente. Prazer de ler. Abração a todos os colunistas e freqüentadores do site.

  • Mr. Car

    O tempo mostrou que Regina Duarte estava certíssima em ter medo. Meus votos de um grande 2015 para todos, editores e demais participantes. Podemos ao menos tentar, apesar do desgoverno fazendo tudo em sentido contrário, fazendo de tudo para fazer nossa felicidade escorrer pelo ralo, como está fazendo com a PeTrobras, e com o país de modo geral. E falando nisto, poderiam ter nos poupado de ver as fuças desta infeliz da Desgraça Foster na mensagem de fim de ano, né pessoal?
    Abraços.

    • Bob Sharp

      Mr. Car
      Poderíamos realmente ter poupado os leitores do dissabor de olhar para a cara da Graça Foster, mas diante desse fato novo, que soubemos ontem, de balanço trimestral sem auditoria externa numa empresa de sociedade por ações, não nos restou alternativa. Balanço sem esse requisito cumprido tem a mesma credibilidade de um nota de R$ 30. Ela tem quer ser demitida.

  • Marcos Alvarenga

    Lamentável a perda dos editores acima. Espero que voltem, pelo menos como colaboradores ocasionais, se a linha editorial assim permitir.

    Parabéns ao Ae, e também à “família” de comentaristas assíduos, que enriquece o espaço com uma discussão respeitosa e de alto nível, quase sempre prestigiada pelos editores.

    • Bob Sharp

      Marcos Alvarenga
      Um ponto de honra do Ae é a freqüência e a pontualidade das publicações. Colaborador até podemos ter, já há casos aqui, mas para ser editor é preciso comprometimento. Todos podem voltar na hora que quiserem, pois acima de tudo somos todos amigos.

  • Ciro Margoni

    Bom 2015 a todos. Aqui, membro da metade que raciocina e não leva vantagem, a sensação é de que estamos ferrados.

  • Antonio Ancesa do Amaral

    Feliz 2015 aos Editores e aos Comentaristas do Ae. Paz, luz e evolução. A certeza de dias melhores nos mantem vivos.

  • Ricardo

    O Ae é uma trincheira em favor do uso racional, consciente e prazeroso do automóvel. Nós, os poucos que gostamos do “Mundo Automóvel” (pois brasileiro não gosta de carro, gosta é do status associado ao carro), nos deliciamos com as matérias apresentadas. Longa vida ao Ae!

  • Burke M. Hyde

    Feliz é o marido da Graça Foster, cuja empresa, a C. Foster Serviços e Equipamentos já recebeu mais de 614 milhões de reais de 43 contratos com a ética petrolífera brasileira. Relação mais incestuosa impossível…
    Pena que o Sr. Colin Foster tem que acordar todo dia do lado desse dragão, que aparentemente nem São Jorge consegue arrancar da Petrobrás…

    • Newton (ArkAngel)

      O Sr. C. Foster recebeu 614 milhões? Nada mais justo, afinal tem de ter alguma recompensa por ser marido daquele dragão! (brincadeirinha, hehehe!)

  • CCN-1410

    DÓLAR R$ 2,659.

    Feliz 2015 para todos do Ae e também para os amigos do Ae.
    Célio-SC.

  • Christian Bernert

    Obrigado a toda a equipe Ae, pelo magnífico trabalho de altíssimo nível. Não há como não usar superlativos para definir o trabalho de vocês.
    Desejo a todos um 2015 de muita paz e realizações.

  • Michel

    Praticamente impossível viver sem o Ae, eita vício bom!
    Tenham todos, na medida do possível, um ótimo 2015!

  • Marco Antonio

    Há todos os Editores e Leitores e seus Familiares, Desejo 2015 de muita Saúde e Realizações!!!!

    Abraço,

    Marco

  • Rafael Ax

    Pois é, do pouco que entendo de contabilidade, uma empresa do porte da Petrobrás é obrigada a publicar seu balanço com o parecer de auditoria independente. É o parecer que valida – ou não – as demonstrações contábeis. Além de dar a entender que tem caroço nesse angu, o próprio mercado investidor não vai ver isto com bons olhos, derrubando ainda mais o valor de mercado da empresa…

  • Carlos A.

    Que 2015 seja ótimo a todos do AE e leitores…..mesmo com a realidade de nosso país, aqui comentada não indicar um futuro promissor. Devemos contribuir da melhor forma possível para um ano melhor.

  • Robinson Garcia

    Prezado Bob Sharp,

    Um ótimo 2015 a todos e obrigado pela gentileza!!!

    Robinson Garcia

  • O comentário aonde a presidente reeleita fez campanha clamando um “novo governo” e nunca se lembrando que não iria suceder ninguém reflete perfeitamente a mesmice que está por vir nos próximos 4 anos. Desejo, de verdade, que os que votaram nela sintam (e sofram) isso na pele. Aos demais, desejo um Ótimo 2015, repleto de saúde, sucesso, conquistas, paz e harmonia. Parabéns pelo ótimo trabalho aqui no Ae!

  • Eduardo Mrack

    Queria eu poder desejar a todos um feliz 2015, mas tá difícil… Desejo saúde, paz ( na medida do possível ) e bom senso a todos os editores e leitores.

    Que venha 2015 e todos nós com (caros) extintores novos, mais uma vez, e uns 3 ou 4 fabricantes de extintores ficando milionários, junto de um ou dois deputados…

    Além de qualquer coisa, boas festas de fim de ano, cheers, prost, salute, santé o/

  • Obrigado por fazerem esse ano melhor, que 2015 seja muito bom para todos nós!

  • Lauro Agrizzi

    Esta Sem Graça Foster não tem sequer humildade e inteligência para pedir demissão.É apenas uma guerrilheira defendendo até a morte as ações corruptas do PT. Pode torturar que não entrega a Dilma nem o Lula .Umna vergonha para o Brasil

  • Ilbirs

    Já que tivemos o Carlos Meccia contando a longa via para que a Ford deixasse de pipocar, estou bastante interessado em saber o que o Chico Lelis vai ter a dizer sobre a GMB. Imagino eu que, a exemplo da Ford, vamos ter algumas coisas interessantes que não foram adiante, assim como muitas dúvidas do pessoal vão ser dirimidas.
    Também espero que continuem batendo forte nessa doideira que se tornou São Paulo, ainda mais que isso tudo só vai até o fim de 2016 e imagino que os paulistanos já estão mais espertos e provavelmente não engolem mais as ações “apartidárias” que foram usadas para que o Haddad subisse ao poder. Um termômetro importante para isso é o tamanho da surra que o PT levou por aqui nas eleições presidenciais e estaduais, o que permite uma projeção razoável do que se pode esperar nas urnas, ainda que sejam eletrônicas e não tenham papelzinho impresso para se fazer recontagem.

    Em relação a “fábrica de idiotas”, também sugerirei que expandam esse conceito para além de nosso ensino porco de direção, pois também envolve aquilo que as pessoas estão lendo sobre automóveis. Acompanho aqui bastante, assim como sigo um ou outro site, justamente porque cansei de ler e ouvir bobagens a respeito dessas coisas de quatro rodas de que tanto gostamos. E por bobagem entenda-se coisa bem bobagenta mesmo. Aliás, sugeriria inclusive que este site falasse um pouco que fosse de certas besteiras que líamos na imprensa automobilística de outrora e que acabaram contribuindo para que certos conceitos fossem demonizados por simplesmente serem certos conceitos, em vez de se olhar para a maneira como esse conceito foi executado. Quantas não foram as vezes em que vimos um estranho coro em uníssono em diversos meios que em tese deveriam concorrer entre si e evitar “telepatia”?
    No mais, desejo feliz 2015 a todos que leem este texto.

  • César

    Parabéns à toda a equipe do Ae por mais um ano de sucesso, e que se repita por muitos mais.
    Para mim 2014 foi um ano bom, bom de verdade! Coloquei em prática muitos planos antigos que iam sendo deixados para trás.
    E que venha 2015. Abraços.

  • $2354837

    Um feliz ano novo a equipe do Autoentusiastas. Parabéns pelo crescimento e só tenho a agradecer o conteúdo automobilístico de qualidade. E por dar espaço as motos, migra grande paixão. Um grande abraço.

  • joaoamc

    Feliz ano novo para todos! Infelizmente os tachões que iremos enfrentar pela frente são muitos, e muitos deles camuflados como o da matéria, mas devemos ter esperança! Um forte abraço!

  • Lucas dos Santos

    [OFF] Bob, me responda uma coisa, por gentileza:

    Li uma Revista Quatro Rodas de novembro de 1992 (Ed. 388), através do Acervo Digital disponibilizado pela editora, e vi que você trabalhava lá nessa época. Aí surgiu uma curiosidade: você teve alguma participação na elaboração do questionário do concurso O Melhor Motorista, publicado naquela edição?

  • KzR

    Feliz Ano Novo. Uma pena que alguns editores acabem ficando sem fluxo de textos, mas que 2015 seja ainda mais próspero para o Ae e sua missão de lutar contra a demonização do carro e da contínua Fábrica de Idiotas.

  • Mamalam

    Feliz 2019,
    porque 2015, 2016, 2017 e 2018 o PT já avacalhou.