Raquel Valadares e Anísio Campos em cena do filme Homem-Carro  Anísio Campos em DVD homem carro foto 02

Raquel  e Anísio  em cena do filme Homem-Carro (Foto Anima Lucis)

Ícone da história brasileira do automóvel e do automobilismo, Anísio Campos tem sua obra voltada para a indústria documentada em vídeo dirigido por sua filha. Em Maranello, a Ferrari anuncia Esteban Gutiérrez  como terceiro piloto e marca o retorno da bandeira mexicana à equipe desde a passagem dos irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez. 

 

Anísio e seus carros

Vinicius de Moraes passou por esta vida e deixou marcas e hedonismo através de poesias e melodias. Para autoentusiastas de carteirinha não é difícil enxergar em Anísio Campos um paralelo com o embaixador, poeta e bon vivant carioca. Autodidata de traços, cores, e principalmente idéias, Campos já tem parte de sua obra registrada com boa dose de poesia no documentário “Homem-Carro”, dirigido por sua filha caçula, Raquel Valadares. Em 72 minutos de cenas o filme mostra o resgate literal e figurado de boa parte do trabalho desenvolvido por Anísio em mais de seis décadas dedicadas à arte, ao automóvel e ao automobilismo.

 

Sete carros de Anísio são destaques no filme (Foto Anima Lucis)  Anísio Campos em DVD homem carro foto 05

Sete carros de Anísio são destaques no filme (Foto Anima Lucis)

Produzido com recursos gerados pelo que um dia se chamava vaquinha — ação hoje ciberneticamente rebatizada de crowdfunding e na qual o empresário Eduardo Souza Ramos foi importante contribuinte —, o documentário foca basicamente nos carros desenhados por Anísio e que foram fabricados em maior ou menor escala. A possibilidade de contar com modelos restaurados e em condições de uso limitou essa escolha aos mini-carros construídos pela Dacon, ao bugue Tropi/Kadron, ao GT Malzoni e ao AC, sem dúvida um dos carros de corrida mais belos construídos no Brasil e cujo único remanescente de cinco modelos construídos está vivo por capricho do colecionador paranaense Claudio Mader. Exemplares do Topazzio e da Ergo estão em fase de recuperação comandadas pelo filho de Anísio, Rodrigo Junqueira, e também aparecem na produção.

 

Filme pode ser adquirido pela internet (Foto Anima Lucis)  Anísio Campos em DVD homem carro cartaz

Filme pode ser adquirido pela internet (Foto Anima Lucis)

A obra de Anísio Campos transcende o belo trabalho de Raquel e Alexandre Sivolella, a boa fotografia de Flora Dias e a trilha sonora criada por Rafael Bordalo e André Colares. As pinturas, os trabalhos em móveis, suas esculturas, a criação da antológica equipe Hollywood e outras facetas deste personagem tão criativo e carismático certamente não se encaixavam na proposta sobre o homem-carro idealizada  por sua filha; mesmo assim o DVD que será vendido através do site homecarrofilme.com.br é um item obrigatório para quem aprecia ícones da história do automóvel no País.

 

Ferrari contrata Gutierrez

 

Gutierrez agora na Ferrari (Foto Ferrari Media Center)  Anísio Campos em DVD 140367 new

Gutierrez agora na Ferrari (Foto Ferrari Media Center)

Foi uma daquelas contratações que parecem esconder mais do que mostram: a Ferrari anunciou ontem a contratação do mexicano Esteban Gutiérrez como terceiro piloto para a temporada de 2015. Contemporâneo de Sérgio Pérez, Gutiérrez divide com o conterrâneo as atenções do automobilismo mexicano na Europa e é apontado por boa parte dos entusiastas do seu país como mais rápido que o rival. O que parece ter pesado na sua contratação pela Ferrari, porém, vai além disso; pode-se dizer que é o conjunto formado por sua experiência com os carros atuais, os dois anos que passou pilotando os carros da Sauber, impulsionados por motores de Maranello e, principalmente o suporte que tem de Carlos Slim e o apelo junto a um dos mercados mais promissores para a venda de super-esportivos.

Ainda no campo das contratações, a Williams anunciou ontem a chegada de Steve Nielsen para atuar como gerente esportivo. No currículo de Nielsen, que começou a trabalhar na F-1 em meados dos  anos 1980 como motorista do caminhão de empresa que fornecia alimentação às equipes, destaca-se uma carreira bem-sucedida com passagens pelas equipes Lotus, Tyrrell, Benetton, Honda, Renault, Lotus, Caterham e Toro Rosso, onde trabalhou em 2013.

Vitória do MCR na 12 Horas de Tarumã

O protótipo MCR pilotado por Vitor Genz, João Santanna, Carlos Kray e Christian Castro venceu a edição 2014 da 12 Horas de Tarumã, disputada no último fim de semana em Tarumã. A competição ganha importância ano a ano e, tradicionalmente voltada para o automobilismo local, reúne cada vez mais representantes de outros estados do País.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Publicações Relacionadas

  • Ilbirs

    Dos carros de Anísio Campos, um que sempre me faz dar uma olhada é o Dacon 828. Além de antecipar em uns 20 anos o conceito básico de um smart fortwo, é mais uma daquelas provas de que daria para existir uma marca legitimamente nacional se a implantação de nossa indústria automobilística fosse como a da Coreia do Sul.

  • Uber

    Precisa corrigir o link do homem-carro.
    Ficou misturado com o link deste post, não direciona para o site.

  • Bob Sharp

    Uber
    Corrigido, obrigado por avisar.