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É o terceiro Golf que o Ae testa “no uso”. Já andamos no GTI e no Highline manual, agora é a vez do Comfortline com câmbio robotizado de sete marchas. Acho desnecessário elencar de novo todas as virtudes (e nenhum defeito, para desgosto dos que acham que a imprensa tem por obrigação sair criticando, se não houver motivo que se  “descubra” um; nem o propalado chocalho do câmbio e/ou embreagens em piso irregular apresentou).

Em março a Volkswagen adicionou a versão Comfortline, uma simplificação em relação à Highline que a deixou 8,4% mais barata com supressão dos bancos revestidos parcialmente em couro (no lugar, um agradável tecido, que muitos, inclusive eu, preferem), de lanternas traseira e luzes de uso diurno de LEDs, ar-condicionado bi-zona e volante multifuncional. Todo o resto do bom e do melhor que a versão Highline traz permanece, inclusive o câmbio DSG de sete marchas opcional.

 

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Tecido dos bancos é muito agradável

O problema para se pôr a mão nesta máquina alemã que agora vem do México, e não mais da Alemanha, é o preço. O carro Comfortline básico sai por R$ 69.510, mas com o pacote Exclusive de R$ 8.256 a coisa vai para R$ 77.766. Como esse carro testado tinha o câmbio DSG, seu preço é de R$ 75.890 + 8.256 = R$ 84.146.

 

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De qualquer ângulo, agrada à vista

O que vem nesse pacote? Chave de comando remoto, GPS, assistente de estacionamento, 4 alto-falantes e 4 tweeters, toca-CD com dois leitores de cartão de memória, cabo de interface para iPod/iPhone, comando de voz, controlador e limitador de velocidade, espelho interno eletrocrômico, espelhos externos de ajuste elétrico, com aquecimento e repetidoras das setas, mais a função orientar para baixo ao engatar ré, sensores de chuva e crepuscular com acendimento de faróis ao se aproximar/afastar do veículo, sistema de infortenimento Discover Media com tela tátil de 5,8 polegadas que exibe o sensor de aproximação dianteiro e traseiro, e Bluetooth, travamento central com controle remoto, volante de direção multifuncional em couro com comandos de áudio, do computador de bordo, do controlador/limitador de velocidade e borboletas de troca de marcha, e rodas 17-polegadas com pneus 225/45R17W.

 

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Rodas de 17 pol. com pneus 225/45R17W

Mas não está nesse pacote o teto solar panorâmico, que sozinho custa R$ 4.922, portanto chegando o “nosso” Comfortline a R$ 89.068. Dá pena, pois esse Golf de 7ª geração com esse motor está seguramente entre os melhores carros do mundo, dos que não dá vontade de parar de andar com ele. Por isso digo que dá pena, o fato de poucos no Brasil poderem comprá-lo.

Já falei antes, impressiona a carroceria monolítica, absolutamente rígida que passa uma agradável sensação no nosso piso miserável. A altura de rodagem é a tal de “para maus caminhos”,  15 mm maior que nos Golf de mercado europeu, a suspensão é firme porém longe de ser dura, mostrando parâmetros corretos para o nosso chão.

Os pneus não eram os Dunlop Sport Maxx do Highline que dirigimos antes, mas  Bridgestone Turanza ER300 poloneses, que no seco se mostraram muito bons. Gostaria de ter podido compará-los com os Dunlop quanto ao desempenho no molhado, superlativo com aqueles,  mas a estiagem não deixou.

 

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O dono do show, sem nenhuma dúvida; pintura das parte internas não é igual à externa, decepção

O câmbio DSG funciona à perfeição e no modo automático parece estar sintonizado com a mente do motorista. É realmente desnecessário usar o modo manual, tal a precisão da escolha automática das marchas.

Tudo neste Golf, aliás, parece feito para entender o que se quer ao dirigi-lo, não há surpresas. Usar o controle de estabilidade e tração é mero diletantismo.  O volante de direção de 370 mm de diâmetro chega a parecer obra de arte de tão perfeito ao receber as mãos de quem o dirige.

Tudo isso consumindo pouca gasolina alcoolizada, 10,7 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Mesmo com o relativamente pequeno tanque de 50 litros se vai longe, quase 750 quilômetros.

Por isso é que repito, é uma pena o preço do Golf não ser mais acessível.

BS

Fotos: autor

 

FICHA TÉCNICA VW GOLF COMFORTLINE 1,4 TSI (DSG)
MOTOR
Designação EA211 R4
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° de cilindros/configuração Quatro/em linha/cinco
Aspiração Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar
Diâmetro x curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo 25,5 m·kgf de 1.500 a 3.500 rpm
Corte de rotação 6.500 rpm, limpo
N° de válvulas por cilindro Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada
N° de comandos de válvulas Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento
Formação de mistura Injeção direta
Gerenciamento do motor Bosch MED
Combustível Gasolina comum (95 octanas RON)
TRANSMISSÃO
Embreagem Duas, automática
Câmbio Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira
Relações das marchas 1ª 3,500:1; 2ª 2,097:1; 3ª 1,343:1; 4ª 0,933:1; 5ª 0,974:1; 6ª 0,778:1; 7ª 0,653:1; ré 3,182:1
Relações da diferencial 4,800:1 e 3,428:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 24 mm
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva 10,9 m
Relação de direção 15,5:1
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros Disco ventilado de Ø 288 mm
Traseiros Disco de Ø 272 mm
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 7Jx17, inclusive estepe
Pneus 225/45R17W, inclusive estepe
Marca e tipo no carro testado Dunlop Sport Maxx, fabricação alemã
PESOS
Em ordem de marcha 1.238 kg
Carga máxima 562 kg
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,318
Área frontal 2,20 m²
Área frontal corrigida 0,700 m²
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.255 mm
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.027 mm
Altura 1.468 mm
Distância entre eixos 2.630 mm
Bitola dianteira/traseira 1.539/1.510 mm
CAPACIDADES
Porta-malas 313 L
Tanque de combustível 50 L
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 8,4 s
Aceleração 0-1.000 m 29,6 s
Retomada 80-120 km/h, 5ª 8,5 s
Velocidade máxima 212 km/h
CONSUMO (COMPUTADOR DE BORDO)
Cidade 10,7 km/l
Estrada 14,9 km/l
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª/7ª 43,5/51,9 km/h
Rotação em 6ª/7ª a 120 km/h 2.750/2.300 rpm
Rotação em vel. máxima, 6ª 4.900 rpm

 

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