NOVO KA – IMPRESSÕES AO DIRIGIR


Slide8

Esta semana a Ford convidou a imprensa para andar um pouco mais no Novo KA, dando oportunidade para quem ainda não o havia dirigido, meu caso.  Experimentei o Novo KA hatch com motor 1,5-L e o KA+, que é como é chamado o sedã, com motor três-cilindros de 1 litro.

A rota de avaliação pré-escolhida contemplou trechos urbanos e trechos de estrada, totalizando aproximadamente 70 quilômetros nas regiões entre Porto Feliz e Sorocaba, no interior de São Paulo.

KAhatch 1,5 SEL

 

Slide9

Veículo bonito porém não tão charmoso quanto o seu irmão mais velho, o New Fiesta, de quem herdou a plataforma. As rodas de liga com pneus 195/55R15 deixam o veículo bem harmônico e proporcional.

Enquanto no  New Fiesta me sinto como em um cockpit de carro de corrida, no KA me sinto à vontade, com bom espaço para as pernas, ombros e cabeça, tanto no banco dianteiro quanto no traseiro. A visibilidade também me pareceu superior. Notei a falta de um terceiro apoio e cabeça no banco traseiro, o que infelizmente ainda não é obrigatório nos carros nacionais. Sem falar do cinto de segurança subabdominal para o passageiro do meio.

 

Interior Novo Ka_02

Interior Novo Ka_11

O porta- malas de 257 litros é pequeno, porém com um formato uniforme que facilita a utilização do espaço.  Não tem fechadura aparente na tampa e para abri-lo há dois acessos remotos, na chave ou por um botão ao lado do interruptor de luzes.

O painel de instrumentos é grande demais para o tamanho do veículo. É tão grande que parece que vai despencar no colo. Em contrapartida, o cluster (quadro) dos instrumentos é pequeno e com aparência espartana. Os caracteres do conta-giros e velocímetro poderiam ser maiores para ajudar as pessoas mais velhas que  têm dificuldade de enxergar de perto — a chamada presbiopia — como eu, por exemplo. O porta-luvas é bem espaçoso e quando aberto não interfere com o joelho do passageiro. O acabamento interno me pareceu bom, com os plásticos de boa qualidade e com bons ajustes de maneira geral.

 

Interior Novo Ka_01

Interior Novo Ka_09

Os bancos são confortáveis, com um bom apoio para as pernas em seu comprimento e também na região lombar. O tecido dos bancos é  agradável ao toque e com aderência adequada, não deixando o corpo escorregar. Conta também com regulagem em altura por meio de alavanca do lado esquerdo, junto à coluna central. Os espelhos retrovisores externos não têm ajuste elétrico nem nesta versão-topo, dificultando a sua regulagem, principalmente o do lado direito.

O KA hatch visto de traseira apresenta a caixa do estepe muito visível na cor cinza claro. Creio que somente uma pintura em preto fosco resolveria este pequeno problema de aparência.

Destaque para o SYNC, dispositivo capaz de parear até 10 telefones , transferir seu celular para a central de entretenimento e ser comandado pela voz. O sistema é prático e intuitivo. Outra novidade é o assistente de emergências, que percebendo a gravidade de um acidente pelo acionamento das bolsas infláveis, liga diretamente ao 192 do Samu  (Serviço de atendimento móvel de urgência), com telefone pareado.

Dirigindo o KA logo vem à tona o DNA Ford. A direção com assistência elétrica é leve na medida certa, mantendo a característica de torque build-up (a assistência vai diminuindo com o aumento da velocidade) que eu tanto aprecio. O esforço de direção cresce proporcionalmente com o ângulo de esterço, me mantendo conectado com o solo. O volante de direção, com boa empunhadura e com ajuste de altura, complementa o excelente conjunto dinâmico. As suspensões são muito bem calibradas combinando conforto de rodagem com estabilidade e segurança. O ruído de rolagem é baixo assim como o ruído de vento, parecendo um veículo de classe superior.

Durante o trajeto, me  passaram despercebidos os controles de estabilidade e tração, o Advance Track,  assim como o assistente de partida em rampa que evita o recuo do carro ao se tirar o pé do freio em ladeiras.

Não gostei da pequena distância entre as alavancas do pisca e limpador e o volante da direção, me deixando acioná-las às vezes sem querer durante as  manobras.

 

Interior Novo Ka_03

Os freios são muito eficientes, passando potência e segurança, porém a modulação do pedal é um pouco abrupta no início do seu curso (freio bicudo).

Vamos ao coração do carro, o seu motor 1,5-l (o mesmo do New Fiesta, porém com calibração diferente, com potência e torque marginalmente inferiores), com  110 cv a 5.500 rpm e 14,9 m·kgf a 4.250 rpm (álcool).

 

One Millionth Sigma Engine Produced in Taubaté

Confesso que esperava mais do conjunto. Ficou claro que  a Ford privilegiou o consumo de combustível em detrimento do desempenho, porém passou um pouco do ponto, na minha visão. A aceleração a partir da imobilidade simulando um 0-100 km/h é boa, me fazendo sentir os 110 cv disponíveis, porem a recuperação em 5ª marcha é lenta, obrigando a trocar para a 4ª marcha quase sempre, principalmente em pequenos aclives. Como referência, a 120 km/h em 5ª marcha o motor está a 3.400 rpm.

Evidentemente, foi escolha da Ford dar essa característica à transmissão do Ka com o motor maior, sei que os outros editores do Ae prezam esse conceito, mas não é minha preferência. Creio que um final drive em torno de 4,25:1, ante o atual 4,07:1, cairia que nem uma luva para melhorar  o desempenho do Ka 1,5  e sem deteriorar significativamente o consumo de combustível. A rotação do motor a 120 km/h passaria para 3.550 rpm, ainda aceitável. Me lembro do primeiro Ka com motor 1,6 RoCam e com relações de marcha bem curtinhas e que parecia um kart e deixou saudade!

A calibração do motor 1,5 é muito bem feita, deixando o veículo bem agradável no trânsito urbano, sem apresentar trancos e/ou asperezas. Não senti buracos nas trocas de marcha e o ronco do motor em acelerações é bem refinado, não instigando o motorista a apostar corridas.

KA+ 1,0 SE (sedã)

 

Slide11

A aparência do KA sedã também é  bonita, porém a lateral traseira me pareceu um pouco desbalanceada em altura com relação ao tamanho das rodas com pneus 175/65R14.  Com rodas e pneus 195/55R15 fica um pouquinho melhor. A diferença entre os raios dinâmicos de rolagem dos pneus é de 6 mm (0,282m versus 0,288 m).

O conforto interno é semelhante ao modelo hatch e no lugar do SYNC há o rádio e o My Ford dock, um dispositivo que permite encaixar o seu celular, muito interessante.

O porta-malas é de  tamanho razoável,  com 450 litros de capacidade e com dimensões que facilitam arrumação das malas.

A excelente sensação de desempenho do motor 1,0 3-cilindros é um caso à parte.  Que motorzinho bacana !

1.0 jpeg

Com 85 cv a 6.400 rpm e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (com álcool),  girando quase a 7.000 rpm com  lisura digna de elogios, tem um ronco com a qualidade sonora beirando a esportividade. Sua freqüência mais grave de ordem 1,5 dá vontade de acelerar o bruto. A menor inércia das massas girantes devido a ter um cilindro a menos e seus dois comandos variáveis fazem toda a diferença, deixando o carrinho ágil e divertido de dirigir.  A 120 km/h o motor esta a 4.000 rpm aproximadamente, bem perto de sua rotação de torque máximo. É só dar a patada no acelerador que a força de tração máxima vem à tona, dando uma sensação muito positiva de dirigir.

Certamente as métricas de aceleração e velocidade máxima do KA 1,5 são melhores do que o KA 1,0, porém a sensação de desempenho inverte os resultados, parece que o 1-L anda mais.  Como referência, o KA 1,5-L tem 17% mais força  de tração no pico de torque do que o KA 1-L.

O KA 1,0 é tão gostoso dirigir que eu nem me importava em trocar de marcha de 5a para 4a para melhorar a sua retomada de velocidade.  Bom trabalho de powertrain matching feito pela engenharia Ford.

Comparativo de força de tração no pico de torque máximo

 

dente de serra

Comparativo de escalonamento das marchas – diagrama dente de serra

 

diagrama dente de serra metrico

Comparativo de escalonamento das marchas – dente de serra numérico

 

CM

Fotos: imprensa Ford no local do evento

 

FICHA TÉCNICA NOVO KA/KA+
MOTOR 1-L 1,5-L
Tipo 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase admissão e escapamento, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio; instalação transversal 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal
Cilindrada 997,3 cm³ 1.498,5 cm³
Diâmetro e curso 71,9 x 81,8 mm 79 x 76,4 mm
Taxa de compressão 12:1 11:1
Potência 80 cv (G), 85 cv (A) de 6.300 a 6.500 rpm 105 cv a 6.500 rpm (G), 110 cv a 5.500 rpm (A)
Rotação de corte 6.700 rpm 6.800 rpm
Torque 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (G) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (A) 14,6 m·kgf (G) e 14,9 m·kgf (A), a 4.250 rpm
Formação de mistura Injeção eletrônica seqüencial nos dutos
Combustível Gasolina e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Embreagem Monodisco a seco, comando hidráulico
Câmbio Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais, tração dianteira
Relações das marchas 1ª 3,846:1; 2ª 2,038:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,951:1; 5ª 0,756:1; ré 3,615:1
Relação do diferencial 4,73:1 4,07;1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Relação de direção 14,3:1
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A tambor
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 5,5Jx14 ou aluminio 6Jx15
Pneus 175/65R14T ou 195/55R15H
DIMENSÕES
Comprimento 3.886 mm (Ka+ 4.254 mm)
Largura sem/com espelhos 1695/1.911 mm
Altura 1525 mm
Distância entre eixos 2491 mm
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Cx 0,33 (Ka+ 0,32)
Área frontal (calculada) 2.06 m²
Cx x área frontal 0,679 m² (Ka+ 0,659 m²)
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha 1.007 kg (SEL 1.026 kg) / Ka+ 1.022 kg (SE e SEL) 1.018 kg (SEL 1.034 kg) / Ka+ SE 1.032 kg e SEL 1.048 kg
Porta-malas 257 litros (KA+ 445 litros)
Tanque de combustível 51,6 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 13,9 s (A; G N.D.) N.D.
Velocidade máxima (est) 165 km/h
CALCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª 29,8 km/h 35,4 km/h (motor 1,5-l)
Rotação a 120 km/h em 5ª 4.000 rpm 3.390 rpm
Rotação em vel. máxima, 5ª 5.540 rpm 5.900 rpm (em 4ª, motor 1,5)
GARANTIA
Termo 3 anos
Troca de óleo 10.000 km ou 1 ano
Revisões 10.000 km ou 1 ano

 

EQUIPAMENTOS NOVO KA E KA+
SE SE Plus SEL
Abertura ele’trica do porta-malas
Acabamento SEL
Acionamento 1-varrida do limpador
AdvanceTrac (controle de establidade e tração)
Ajuste de alt. do banco do motorista
Ajuste de altura do volante
Alarme volumétrico
Antena de teto na traseira
Ar-condicionado
Assistente de partida em rampa
Chave-canivete
Computador de bordo
Conta-giros
Direção com assist. elétrica
Espelhos retrovisores cor do veículo
Freios com controle de curva
Grade dianteira com aplique cromado
Indicador de troca de marcha
Lanternas traseiras escurecidas
Limpador/desembaçador do vidro traseiro (Ka+ não)
Maçanetas externas cor do veículo
My Ford Dock
MyConnectio Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth)
Pacote de acabamento SE
Pisca-3
Pneus “verdes” 175/65R14
Pneus “verdes” 195/55R15
Quatro alto-falantes
Roda de aço 14″ com calota integral
Roda de alumínio de 15″
Sync media system com Applink, Assistência de emergência, CD/MP3/USB/Bluetooth, comandos de voz em português, controles de áudio e telefone no volante
Tapetes de carpete
Travas elétricas c/ controle remoto
Vidros elétricos dianteiros
Vidros elétricos traseiros

 

 

 

 

(884 visualizações, 1 hoje)