HONDA INAUGURA PRIMEIRO PARQUE EÓLICO DA EMPRESA NO MUNDO

HONDA INAUGURA PRIMEIRO PARQUE EÓLICO DA EMPRESA NO MUNDO Parque eolico

Parque eólico da Honda em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul

O parque eólico da Honda Energy do Brasil iniciou oficialmente suas operações nesta quarta-feira, 26. Localizado na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o projeto é pioneiro no setor automobilístico brasileiro e no grupo Honda no mundo.

Desde que a construção do parque eólico foi iniciada, em outubro de 2013, a Honda fez investimentos na ordem de R$ 100 milhões para a implementação total do projeto. A partir de agora, a unidade produzirá energia suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda Automóveis em Sumaré, interior de São Paulo, que tem capacidade de 120 mil carros por ano.

O parque eólico que acaba de entrar em operação possui nove aerogeradores de 3 megawatts (MW) cada, com capacidade total de 27 MW, que devem gerar 95.000 MW/ano, o equivalente ao consumo de energia de cidades de cerca de 35 mil habitantes.

Os equipamentos da Honda Energy são um os maiores do Brasil. As nove torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As pás, por sua vez, possuem 55 metros de comprimento e pesam 15 toneladas cada.

Para a preparação do terreno e montagem dos aerogeradores, a empresa contou com uma equipe de 130 pessoas, entre colaboradores diretos e indiretos

“O Rio Grande do Sul está entre os líderes na produção de energia eólica na América Latina e o investimento da Honda no nosso litoral, em Xangri-Lá, torna-se importante neste contexto por trazer mais tecnologia para o setor. Os parques eólicos representam bilhões de reais em investimentos e geram milhares de empregos em regiões que antes eram consideradas deprimidas. Caminhamos para ser um estado auto-suficiente em energia, com grande participação da energia eólica. Estes resultados e a inauguração do Parque da Honda são motivos de grande orgulho para o nosso Governo”, enfatizou o Governador do estado, Tarso Genro (PT), em seu final de mandato, já que não foi reeleito.  (Honda Energy)

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

Publicações Relacionadas

  • Cristiano Reis

    Alguém sabe dizer se o equipamento foi produzido pela própria Honda?

    • Gilberto

      Sei que as hélices são fabricadas pela Gerdau.

  • Bob Sharp

    Cristiano
    Provavelmente não, ou teriam acrescentado na informação à imprensa.

    • HS

      Acabo de verificar no Google. Os aeros são da Vestas, fabricados na Dinamarca.

      • CristianoReis

        Obrigado, já trabalhei com a Suzlon, Gamesa e Siemens, por isso a curiosidade 🙂

  • HS

    Não, a Honda não produz aerogeradores. Nem a Gerdau produz pás.

  • Leister Carneiro

    Bob deixe fazer um comentário , para uma empresa fazer um empreendimento deste tipo, é necessário que ela participe de um leilão na ONS. Entrei no site da Honda e ela parece que uma empresa pode acoplar no sistema interligado energia no momento que quiser

    Mas a ideia da Honda é fantástica uma visão a frente, pq ela pode comercializar o seu excedente de energia que está bem caro

    Parabéns pelo site evoluiu muito a organização dos autores