Elektroauto-Nissan-Leaf  ALIANÇA RENAULT-NISSAN: 200.000 VEÍCULOS ELÉTRICOS VENDIDOS Elektroauto Nissan Leaf

Nissan Leaf

A Aliança Renault-Nissan vendeu seu 200.000º veículo elétrico e atingiu a liderança do segmento zero emissão, com 58% de participação de mercado. O marco foi atingido no início de novembro, quatro anos após o lançamento do Nissan Leaf, o primeiro carro elétrico comercializado em grande volume em todo o mundo. O modelo continua sendo o veículo elétrico mais vendido em toda a história.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a Aliança vendeu aproximadamente 66.500 unidades, um aumento de aproximadamente 20% em comparação com o mesmo período de 2013. A Aliança vende em torno de 2 de cada 3 veículos elétricos comercializados em todo o mundo, incluindo os modelos Twizy, o veículo compacto de dois lugares da Renault para uso urbano, e o furgão Nissan e-NV200, à venda na Europa e no Japão.

“Os veículos elétricos Renault e Nissan lideram o segmento zero emissão em termos de volume. Mas o importante é que eles se beneficiam de um alto índice de satisfação entre seus proprietários em todo o mundo” comentou Carlos Ghosn, presidente e executivo-chefe da Aliança Renault-Nissan. “Com os retornos positivos dos proprietários e o aumento na demanda por carros movidos a energia renovável, não é de se surpreender que a venda de veículos elétricos não pare de crescer, principalmente nas regiões onde a infraestrutura de recarga está bem desenvolvida.”

Para registrar o que os primeiros 200 mil consumidores mais gostam em seus veículos elétricos, a Aliança Renault-Nissan está lançando uma série de vídeos mostrando os proprietários de carros elétricos de três continentes. Os vídeos da série “I Made the Switch” (“Eu fiz a mudança”) contam por que as pessoas decidiram comprar um veículo elétrico e o que esta mudança representou em suas vidas. O primeiro vídeo mostra Chris Beers, um engenheiro de software que vive na cidade de Holliston, no estado do Massachusetts, um dos muitos americanos que recarrega o seu Nissan Leaf com energia limpa gerada pelo sol. Clique neste link para assistir ao vídeo:  www.multivu.com/players/English/7381531-renault-nissan-electric-vehicle-sales/

 EUA e Japão acumulam maior número de proprietários de veículos elétricos 

Os Estados Unidos são o maior mercado de veículos elétricos para a Aliança. Naquele país, mais de 750 postos de recarga já estão em funcionamento e a Nissan está trabalhando com seus concessionários e parceiros do setor de recarga para aumentar este número para 1.100 até meados de 2015. Os postos de recarga rápida podem levar a capacidade da bateria de um Leaf passar de 0% a 80% em torno de 30 minutos.

Neste ano, a Nissan lançou o programa de recarga gratuita “No Charge to Charge”, permitindo o acesso a postos de recarga por dois anos gratuitamente após a compra ou aluguel de um novo Nissan Leaf. O programa está disponível em 12 localidades nos Estados Unidos e a Nissan pretende fazer este número aumentar até meados de 2015.

Já o Japão é o segundo maior mercado de veículos elétricos para a Aliança. Lá, mais de 2.900 postos de recarga rápida estão em funcionamento e, junto com outras três grandes fabricantes locais, a Nissan se comprometeu a trabalhar para aumentar este número para 6.000 até março de 2015.

O Reino Unido é o mercado mais maduro da Europa em termos de infraestrutura para veículos elétrico, cuja rede de postos de recarga rápida já cobre 87% de sua malha rodoviária.

Nissan Leaf é o veículo elétrico mais vendido em todo o mundo; Renault lidera o mercado Europeu no mês de outubro

Com seis modelos elétricos rodando, a Aliança Renault-Nissan é o único grupo automobilístico a oferecer uma gama completa de veículos 100% elétricos, que podem ser totalmente recarregados com energia pura e renovável.

A Nissan vendeu um total acumulado de 148.700 veículos elétricos em todo o mundo desde dezembro de 2010, quando o Leaf foi lançado. O carro já foi premiado várias vezes, tendo sido eleito “World Car of the Year” em 2011, “European Car of the Year” em 2011 e “Car of the Year Japan” em 2011 e 2012. O veículo elétrico tem um índice de satisfação de 95%, o mais alto já atingido por um veículo Nissan.

Os principais mercados para o Nissan Leaf são os EUA, com 67.000 vendas acumuladas desde o seu lançamento, o Japão, com aproximadamente 46.500 unidades vendidas, e a Europa, onde perto de 31.000 exemplares já foram comercializados.

Nos EUA, o Leaf está prestes a se tornar o veículo elétrico número um da classificação de 2014, ultrapassando outros modelos elétricos ou híbridos do tipo recarregável pela tomada. No acumulado do ano, as vendas do Leaf estão em alta de 35%, e o modelo já bateu 21 recordes consecutivos de vendas mensais, tendo quebrado seu próprio recorde anual de vendas nos Estados Unidos faltando dois meses para o fim do ano. Além do Leaf, a Nissan também vende o furgão e-NV200, que foi lançado na Europa em junho e no Japão em outubro.

Já a Renault vendeu um total acumulado de 51.500 veículos elétricos em todo o mundo desde que seu primeiro modelo, o Kangoo Z.E., começou a ser vendido, em outubro de 2011. O Kangoo Z.E. foi eleito “International Van of the Year” em 2012. A Renault recentemente entregou a 5.000ª unidade aos correios da França (La Poste), que tem a maior frota corporativa daquele país. Mais 5.000 unidades serão entregues nos próximos anos.

Além do Kangoo Z.E. e do Twizy, a gama zero emissão da Renault inclui o subcompacto ZOE e o sedã Fluence Z.E. Na Coréia do Sul, o Fluence Z.E. é vendido com o nome SM3 Z.E. através da marca Renault Samsung Motors. O ZOE apresenta o mais alto índice de satisfação da gama Renault, com 98%.

O principal mercado para os veículos elétricos da Renault é a Europa, sendo que França, Alemanha e Reino Unido estão no topo das vendas. Em outubro, a Renault recuperou o primeiro lugar em vendas de veículos elétricos na Europa, com uma participação de mercado de 31%. O ZOE foi o veículo mais vendido, com uma participação de 23%. (Renault-Nissan)

Ae/BS

Foto:  prestigecars.de

 

Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Publicações Relacionadas