Renault Sandero Autentique 11

O Renault Sandero de segunda geração chegou em julho e Ae esteve no lançamento, com matéria publicada em seguida.  Na ocasião só dirigi o topo de linha Dynamique, que tem motor 1,6-litro, e agora é a vez do 1-litro básico Authentique e numa condição melhor, que é no uso. A versão custa R$ 31.280 e há uma versão com ar-condicionado, R$ 34.010 — R$ 2.730 mais — opção que traz junto assistência hidráulica de direção e desembaçador do vidro traseiro. Essa foi a versão testada.

 

Renault Sandero Autentique 03

Interior é bem simples, mas não choca, toque do volante é agradável

Como o título diz, é a volta o básico depois de tantos testes de carros de várias marcas e sempre versões superiores com boa dotação de equipamentos e posso dizer que valeu a experiência. A única falta que realmente se sente no dia-a-dia é de travas elétricas, especialmente num carro de quatro portas.

O resto, dá para conviver sem problema, até o acionamento manual dos vidros pela prosaica manivela, mas que funciona bem, apesar de requerer 5,5 voltas para o curso total. Pelo menos o acionamento gira no sentido certo, anti-horário para baixar — é estranho reduzir velocidade, como ao chegar a uma praça de pedágio,  e girar a manivela para frente.

Claro, sente-se falta de alguns itens, por exemplo, o acionamento uma-varrida do limpador e o pisca-3, mas se acostuma logo. O mais importante é saber que se trata de um carro de baixo preço mas muito agradável de usar, particularmente o desempenho.

Como o este Sandero pesa só 1.013 kg (sem ar-condicionado, pense-se em 15 a 20 kg mais) e o motor agora é o mesmo do novo Clio, monocomando de 16 válvulas, 77/80 cv (gasolina/álcool) e 10,2/10,5 m·kgf, a desenvoltura na cidade e na estrada satisfaz plenamente, até para quem tem reservas com relação a carros de motor 1-litro. Anda mesmo muito bem. O 0-a-100 km/h em 14,2/14 s diz isso. Na estrada, chega a velocidade máxima de 160/161 km/h com relativa facilidade.

O câmbio é curto, 120 km/h a 4.250 rpm em quinta, deveria — e poderia — ser menos, algo na região de 3.800~3.900 rpm, pois tem motor para isso. À velocidade máxima está praticamente na rotação de pico de potência, 50 rpm abaixo, nada. Para mim seria forte candidato a ter um bom câmbio “4+E”. Falando nisso, o comando de câmbio é por varão, estranha-se um pouco o toque, mas os engates — seleção e curso — são perfeitos.

 

Renault Sandero Autentique 06

Boa legibilidade dos instrumentos; há aviso de portas mal-fechadas

Seu porte pequeno, 4.060 mm de comprimento com bom entreeixos de 2.590 mm, lhe dá a apreciada agilidade no trânsito urbano e proporciona bom espaço interno. com um excelente porta-malas de 320 litros. Os passageiros do banco traseiro dispõem de bom espaço para pernas e a carroceria é larga, acomoda bem três pessoas atrás, o “sentado atrás de mim mostra isso bem.

 

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“Sentado atrás de mim”, foto feita no lançamento em Florianópolis

Comportamento em curva perfeito, ajudado pelos pneus 185/65R15H que, mesmo “verdes” (Continental ContiPowerContact EcoPlus), proporcionam a aderência que espera, tanto longitudinal quanto lateral. Os discos dianteiros não são ventilados, o que a Renault poderia repensar. É sempre bom contar com arrefecimento dos discos.

A direção é hidráulica e funciona bem em todas as velocidades. A relação de direção não foi informada, mas pelas 3,4 voltas entre batentes e pelo diâmetro mínimo de curva deve estar na região de 17:1. A calibração da suspensão (McPherson/torção) é acertada, como vem correndo com os carros fabricados no Brasil e Argentina. Nem dura nem macia demais e proporcionando precisão de resposta.

Como não tem computador de bordo não foi possível saber consumo (o tanque de 50 litros ainda não chegou a ¼…), mas os dados oficiais (veja na ficha técnica) o atestam como econômico, inclusive com etiqueta A.

 

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Mola a gás para sustentação do capô aberto

Há percepção de qualidade, como usar mola a gás em vez de vareta de sustentação do capô aberto e pintura igual nas partes visíveis e invisíveis. Há manta fonoabsorvente no capô. Para fazer o punta-tacco basta pensar nele… é perfeito!  E o estepe armazenado no porta-malas é 100% operacional.

Como transporte básico, esse Sandero atende mesmo às necessidades e expectativas.

BS

Fotos: Paulo Keller

 

FICHA TÉCNICA NOVO RENAULT SANDERO
  Authentique e Expression Expression e Dynamique
  1,0 16V Flex 1,6 8V Flex
MOTOR
Tipo 4 tempos, 4 cilindros transversais em linha, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, atuação indireta, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio
N° de válvulas 16 8
Cilindrada 999 cm³ 1.598 cm³
Diâmetro x curso 69 x 66,8 mm 79,5 x 80,5 mm
Taxa de compressão 12:1
Potência 77 cv (G) e 80 cv (A) a 5.750 rpm 98 cv (G) e 106 cv (A) a 5.250 rpm
Torque 10,2 m·kgf (G) e 10,5 m·kgf (A) a 4.250 rpm 14,5 m·kgf (G) e 15,5 m·kgf (A) a 2.850 rpm
Formação de mistura Injeção eletrônica seqüencial
Combustível Gasolina E25 e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro de 5 marchas
Relações das marchas 1ª 4,09:1. 2ª 2,24:1; 3ª 1,39:1; 4ª 1,03:1; 5ª 0,82:1; ré 3,55:1 1ª 3,73:1. 2ª 2,05:1; 3ª 1,32:1; 4ª 0,97:1; 5ª 0,76:1; ré 3,55:1
Relação do diferencial 4,93:1 4,36:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal e amortecedor hidráulico (barra estabilizadora no Dynamique)
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor hidráulico com efeito de barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Voltas entre batentes 3,4 voltas
Diâmetro de giro 10,6 metros
FREIOS  
Dianteiros A disco de Ø 259 mm A disco ventilado de Ø 258 mm
Traseiros A tambor de Ø 203 mm
Circuito hidráulico Duplo em “X”
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 5J x 15, alumínio opcional Aço 5J x 15 (Expression), alumínio 5J x15 (Dynamique)
Pneus 185/65R15
DIMENSÕES
Comprimento 4.060 mm
Largura 1.733 mm
Altura 1.536 mm
Distância entre eixos 2.590 mm
AERODINÂMICA
Cx 0,35
Área frontal (calculada) 2,13 m²
Área frontal corrigida 0,745 m²
PESO E CAPACIDADES
Peso em ord. de marcha 1.013 kg 1.055 kg
Porta-malas 320 a 1.196 litros
Tanque de combustível 50 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 14,1 s (G) e 14 s (A) 11,2 s (G) e 11 s (A)
Velocidade máxima 160 km/h (G) e 161 km/h (A) 177 km/h (G) e 179 km/h (A)
CONSUMO
Cidade 11,9 km/l (8,4 l/100 km) (G) e 8,1 km/l (12,3 l/100 km) ) (A) Não informado
Estrada 13,4 km/l (7,5 l/100 km) (G) e 9,2 km/l (10,9 l/100 km) (A) Não informado
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª 28,2 km/h 34,3 km/h
Rotação a 120 km/h em 5ª 4.250 rpm 3.500 rpm
Rotação à veloc. máx. 5ª 5.700 rpm 5.200 rpm
     
MANUTENÇÃO
Revisões/troca de óleo A cada 10.000 km ou 1 ano
GARANTIA 3 anos ou 100.000 km

 

Abertura interna mecânica da porta de carga
Abertura interna mecânica da portinhola do tanque
Acionamento manual por manivela de todos os vidros
Ajuste de altura do volante
Alarme acionado por controle remoto
Alarme sonoro de luzes ligadas
Apoios de cabeça dianteiros fixos
Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura
Ar-condicionado frio-quente
Aviso de portas mal-fechadas
Banco traseiro com encosto rebatível
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis
Cintos dianteiros com ajuste de altura de ancoragem
Conta-giros
Desembaçador do vidro traseiro
Espelho no pára-sol do passageiro
Imobilizador de motor por transponder
Indicador baixo nível do reservatório de gasolina do sistema de partida a frio
Indicador de troca de marcha para subir e reduzir
Limpador/lavador do vidro traseiro
Luz interna na parte dianteira do teto
Pára-choques na cor da carroceria
Porta-copos/objetos no console central dianteiro
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-objetos no painel
Pré-disposição completa para rádio (antena e fiação até o local dos alto-falantes)
Relógio digital
Revestimento completo do porta-malas
Temporizador do limpador de pára-brisa
Terceira luz de freio
Tomada de 12 V
Trava para crianças nas portas traseiras
Travas de porta mecânicas
Vidros esverdeados

 

Mais fotos:

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Atrás da alavanca do freio de estacionamento, uma janela para acesso os cabos e sua regulagem

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