Fiat 500X  FIAT APRESENTA O 500X NO SALÃO DE PARIS Fiat 500X

A Fiat apresentou hoje no Salão de Paris o hatchback 500X (a Fiat o chama de crossover). Produzido na fábrica de Melfi (Potenza), será disponível em duas versões diferentes — 500X e 500X Cross — dotados de motor a diesel e a gasolina, três tipos de câmbio — manual, automático de 9 marchas ou robotizado de 6 marchas com de dupla embreagem — e com tração dianteira, tração nas quatro rodas ou tração dianteira com configuração Traction Plus.

Os novos Fiat 500X, de acordo com o tipo de cada mercado que eles serão vendidos, trazem várias combinações de motor, câmbio e tração. Os motores a gasolina disponíveis são: 110 cv 1,6 E.TorQ (tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas), 140 cv 1,4 Turbo MultiAir II (tração dianteira e caixa manual de 6 marchas), 140 cv 1,4 Turbo MultiAir II (caixa automática de 9 marchas e tração nas 4 rodas) e os potentes 184-cv Tigershark 2,4 (câmbio automático de 9 marchas e tração nas 4 rodas).
?
Também estão disponíveis os seguintes motores a diesel: 95 cv 1,3 MultiJet II (manual de 5 marchas e tração dianteira), 120 cv 1,6 MultiJet II (manual de 6 marchas e tração dianteira) e 140 cv 2,0 MultiJet II (manual 6-marchas e tração dianteira ou automático de 9 marchas com tração nas 4 rodas).

O 500X é o primeiro carro da Fiat a oferecer um câmbio automático de 9 marchas. Esse câmbio, em combinação com o motor a gasolina de 170 cv 1,4 Turbo MultiAir II e ao motor turbodiesel 140 cv 2,0 MultiJet II, traz muitas vantagens, incluindo uma grande capacidade de retomada e  com acelerações vigorosas e sem interrupções. Comandado eletronicamente, o câmbio automático de 9 marchas traz ainda a função manual-sequencial.

O novo Fiat 500X está disponível em duas configurações, com tração nas rodas dianteiras ou nas quatro rodas. Uma característica particular da tração nas quatro rodas do novo Fiat é a adoção de um sistema de desconexão do eixo traseiro, que permite uma redução no consumo de combustível e maior desempenho. Ele é o único carro do segmento a oferecer essa característica, em conjunto com o Jeep Renegade; a desconexão do eixo traseiro promove a alternância suave entre as trações nas duas e quatro rodas para o gerenciamento de torque em tempo integral sem a necessidade de intervenção do motorista.

 

Fiat 500X rear  FIAT APRESENTA O 500X NO SALÃO DE PARIS Fiat 500X rear

O novo 500X oferece o Drive Selector Mood, que atua no motor, freios, direção e câmbio/ transmissão, permitindo três comportamentos diferentes do carro, com base no estilo de condução mais apropriado para a situação ou condições da superfície da estrada: Auto (para o melhor em termos de conforto, consumo e emissões de CO2), Sport (para uma condução que favorece o desempenho) e All Weather (a máxima segurança, mesmo em condições de baixa aderência).

Nas versões Fiat 500X Cross, o modo All Weather passa a ter a função de tração, que, no caso da versão de tração às quatro rodas, acelera a transmissão de torque para o eixo traseiro. No 500X Cross com tração dianteira, no entanto, ele ativa o sistema de controle Traction Plus, que por um lado melhora a aderência em terreno difíceis e escorregadios, e, por outro lado, é mais barato para o cliente do que uma tração nas quatro rodas convencional, provando-se mais eficiente no uso off-road diário e leve.
 
Espaço interno

Projetado pelo Centro Stile Fiat, o novo 500X representa uma nova dimensão para o inconfundível 500, com a junção de seu estilo icônico e moderno e do conceito de aventureiro, além de uma capacidade off-road respeitável assegurada na versão Cross.

O novo carro caracteriza-se pela flexibilidade, racionalidade e qualidade aplicadas em suas dimensões compactas, pelo seu amplo espaço interno e pela escolha de materiais e tecidos de alta qualidade, bem como a tecnologia mais sofisticada a serviço da segurança, conforto e bem-estar a bordo.

 

Fiat 500X interior  FIAT APRESENTA O 500X NO SALÃO DE PARIS Fiat 500X interior

O 500X também atende aqueles que precisam enfrentar o tráfego urbano diariamente, graças às suas dimensões inteligentes: 4,25 metros de comprimento (2 cm a mais para a versão Fiat 500X Cross), 1,8 metros de largura e 1,61 metros em altura.

O confortável compartimento de passageiro, que é sem dúvida nenhuma Made in Italy, é oferecido em nada menos do que sete configurações de interior, por meio de vários tipos de tecido, couro e cores. Isso tudo torna-se ainda mais funcional através das muitas possibilidades de ajuste dos bancos e do espaçoso compartimento de bagagem (350 litros).

São oito projetos diferentes para as rodas de alumínio de 16, 17 e 18 polegadas.

Em termos de conforto e equipamentos de entretenimento, o Fiat 500X se destaca em sua categoria, graças aos sofisticados sistemas Uconnect™ com telas táteis de 5″ ou 6,5″. Ambas as versões vêm com Bluetooth, entrada auxiliar, porta USB e comandos de voz. Além disso, o dispositivo Uconnect Radio Nav  de 5” oferece o sistema de navegação TomTom 2.5D enquanto o Uconnect Radio Nav de 6.5″ dispõe de navegação por satélite com mapas 3D, orientação de rota progressiva e a função One Shot Destination Entry para inserir endereços com comandos de voz.

Utilizando a tela tátil em cores, o sistema permite acesso as  principais funções, como o rádio analógico ou digital, até todas as principais fontes multimídia (media player, iPod, iPhone, smartphone) que podem ser conectadas via porta USB ou entrada auxiliar ou pelo sistema Bluetooth para streaming de áudio. Isso tudo pode ser gerenciado diretamente usando os controles no volante, para que o motorista não tire as mãos dele ou desvie o olhar da estrada.

O novo sistema Uconnect ™ Live também permite aos clientes — através da integração com seus smartphones — usarem muitos aplicativos no sistema de computador de bordo, para que possam estar sempre conectados com seus amigos no Facebook e Twitter; ouvir milhões de músicas no Deezer e na rádio da Internet com Tune-In; obter atualizações em tempo real de notícias da Reuters sobre o tráfego, câmeras de velocidade e tempo, graças aos serviços TomTom Live .

Em termos de áudio, o exclusivo sistema Beats Hi-Fi está disponível como opcional. Desenvolvido em colaboração com a Beats by Dr. Dre e lançado no modelo 500L, ele revoluciona a maneira como a música pode ser vivenciada no interior do novo Fiat 500X.

Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Publicações Relacionadas

  • Lucas dos Santos

    O nome “500X Cross” me soa estranho.

    Pois, por se tratar de um veículo chamado de “Crossover”, é natural para mim ler o “X” como “cross“. Ao ler dessa forma, o nome acaba ficando redundante, hehehe.

  • DanielGT

    Caramba, a Fiat investiu pesado nesse carinha aí, hein!…que o sucessor do Punto e Bravo tenham o mesmo cuidado.

  • Mineirim

    De novo a inflação de marchas… Olha, acho que, em vez de 9 marchas, deveriam colocar um CVT. Com a tecnologia atual, as fábricas conseguem até simular marchas nesse tipo de câmbio.
    Nos áureos tempos dos V-8 até 3 marchas caíam bem.