Dedoduro  EDITORIAL: ÔNIBUS VAI VIRAR CARRO DE POLÍCIA Dedoduro

Imagem: folha.uol.com.br

Muito além do surreal: a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. cujo município é administrado pelo petista (só podia ser…) Fernando Haddad quer transformar ônibus em… carro de polícia!

A diabólica idéia é instalar leitores automáticos de placa (LAP), ou leitores ópticos de caracteres (OCR) em 300 ônibus — isso mesmo, trezentos — ônibus para fiscalizar, ou seja, autuar automaticamente (nosso grifo) motoristas por desrespeito ao rodízio, desrespeito às restrições de circulação aos caminhões, invasão de faixas de ônibus e de corredores de ônibus, veículos irregulares, veículos sob suspeita policial, veículos em situação de licenciamento irregular. Fala até em veículos que não passaram pela inspeção veicular, como se ela ainda existisse.

As informações da jornal Folha de S. Paulo e foram publicadas no portal UOL

Ou seja, safadeza às escâncaras, do tipo da pegadinha da CET no acesso à Ponte das Bandeiras.

Ontem (9), segundo o jornal,  o Tribunal de Contas do Município (TCM) suspendeu o pregão da prefeitura para contratação do serviço. Olhe só as irregularidades que o órgão apontou no documento: falta de justificativa de necessidade do equipamento (essa é para mesmo para o Jack Palance e seu “Acredite se quiser”), justificativa do orçamento estimado de R$ 43,2 milhões, informações sobre a quantidade de equipamentos propostos e real necessidade da cidade (nosso grifo), ausência de demonstrativo de impacto orçamentário-financeiro e ausência de quais serviços poderão ser subcontratados.

A prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Transportes recebeu o ofício com o posicionamento do TCM na manhã de ontem e que “as questões apontadas pelo Tribunal serão analisadas pela área técnica e devidamente respondidas”.

Acrescenta a reportagem da Folha que em julho o Tribunal suspendeu também a licitação de compra de 841 câmeras que seriam usadas pela CET no monitoramento do trânsito. Monitoramento? Sei… A decisão apontava falha de especificação dos pontos de instalação e a forma de operação das câmeras.

Esse cara (foto abaixo), o Fernando Haddad, pelo jeito acha a que a cidade de São Paulo é dele.

 

Haddad 3  EDITORIAL: ÔNIBUS VAI VIRAR CARRO DE POLÍCIA Haddad 3

Fernando Haddad (foto opensadordaaldeia.blogspot.com)

Não se poderia mesmo esperar muito de quem, quando Ministro da Educação, autorizou livro escolar dizendo que “nós pega o peixe” é correto só porque assim é falado pelo povo.

Bob Sharp
Editor-chefe

 

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

Publicações Relacionadas

  • Juvenal Jorge

    Não dá para acreditar que com tanto advogado por aí, nenhum consiga remover esse dejeto da Prefeitura. Inacreditável a incompetência desse Direito brasileiro.

    • Malaman

      JJ,

      O PT usa a máquina pública para cometer crimes, todos comprovados, vide caso dos correios nessa eleição e a Petrobras, e nada acontece. Não é “só” pela incompetência que sofrerão alguma sanção. Infelizmente esse é o nosso Brasil.

  • c4vitesse

    Espero que o pessoal que votou nele tenha aprendido a lição. Pelo menos ai ele vai ter servido de alguma coisa.

    • Marcelo Alonso

      C4vitesse, sinto muito, não aprenderam, veja meu post sobre a % de votos válidos no estado e na capital.

  • Silvio

    Bob,

    Não acho ruim que um sistema dessa chegasse a ser implantado, principalmente se o próprio coletivo já fosse alvo de fiscalização. Não só quanto aos limites de velocidade, mas especialmente se fossem instalados acelerômetros de 3 eixos. E os condutores tivessem que se identificar biometricamente cada vez que partem para uma jornada.

    Os motoristas de coletivos, não raro chamados pelos populares de “pilotos”, realmente entendem que merecer a alcunha. As acelerações, e desacelerações são sempre bruscas, mudanças de faixa idem, tráfego por vias de piso irregular não alteram em nada o modo de conduzir o coletivo, que os “pilotos” chamam apenas de carro, mas devem sentir como se fossem karts.

    As próprias empresas deveriam optar por um sistema nesse sentido, em um tempo em que buscar redução de custo operacional é quase que uma obrigação para sobreviver, a redução no gasto com combustíveis e manutenções me parece seriam muito maiores do que o gasto com implantação e manutenção do sistema de monitoração.

    Já no que se refere aos demais veículos, não vejo como uma ideia de toda ruim, isso faria a fiscalização estar “em todos os lugares”, não só fixa em um ponto conhecido.

    • Bob Sharp

      Sílvio
      Não, sim, não. Explico. Os dois “não”, por fiscalização ser atribuição da polícia, em carros identificados como tal. Fiscalização de trânsito não é mister de polícia secreta. Sim, pela suas excelentes idéias, a de acelerômetro em três eixos e identificação biométrica. Parabéns!

  • Lucas

    De forma geral o PT acha que tudo onde eles “poem a mão” é deles. E depois não querem largar o osso, vide governo federal…….

  • Bob! 3% de 43 milhoes é o troco de alguém…Estes caras tem escola para isto!

  • Thallys Augusto

    É incrível como as prefeituras vem contando com esse dinheiro “extra” das multas para fechar os rombos de más administrações!

    • Dr. Traffic Calming

      Essa historia de ma administracao encobre gastos operacoes suspeitas, entre elas p. ex. a duplicacao de semaforos na mesma haste, com a mesma funcao; campanhas passadas, de altos custos e baixissimos resultados; transformar SP na Capital Mundial das Placas de Transito (trocadas com uma frequencia para la de suspeita) e por ai vai-se esvaziando o bolso do contribuinte… A CET e uma empresade capital misto, sendo a Prefeitura socio majoritario,conciliando assim, os interesses politicos excusos com as diversas mafias que ali operam. Socializam as despesas e privatizam os lucros.

      • P500

        “Socializam as despesas e privatizam os lucros.” Perfeito.

  • Dr. Traffic Calming

    A empresa CET, que entre varias barbaridades transformou a cidade de SP na Capital Mundial das Placas de Trânsito, ainda mais agora, sugere semelhanças com determinadas operações da Petrobras.

  • CharlesAle

    Esse cara já provou ser um doente insano..E é impressionante como a loucura tem apoiadores…

  • Marcelo Alonso

    Mais espantoso e preocupante é o fato de que, apesar do nosso “brilhante” prefeito, a cidade de São Paulo concedeu 22,1% dos votos válidos ao candidato à governador do PT, contra 18,22% no estado como um todo. Vá ser masoquista no inferno…

    • Ozirlei

      Concordo, com o Alckmin ai de volta vai continuar nele. Calorzão, sem agua na torneira… Vai parecer um inferno esse verão mesmo. (como não sei se vão aprovar meu outro comentario, Alckmin sabia desde 2003 que o cantareira era insuficiente, pavimentar estradas e enche-las de radares foi o que ele fez, o consumo aumentou, a seca veio… e a culpa é da chuva, e não da má gestão)

  • Ozirlei

    Agora vem cá, a primeira noticia que consegui achar sobre o assunto é de 02/04/2013. http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2013/04/02/sao-paulo-quer-cameras-em-onibus-para-multar-invasores-de-corrredores-exclusivos/
    Se não estou enganado, isso foi apenas 4 meses depois da posse do prefeito. Se o Haddad é tão incompetente acha mesmo que esse projeto era dele? E os radares que já tinham se transformado em fiscalizadores do rodizio em 2012? Isso dai é projeto do Kassab… Ou mesmo da propria CET, que como o blog noticia, sai prefeito, entra prefeito e as loucuras continuam… Não dá nem pra ter certeza até onde o prefeito esta envolvido nisso. O blog tem essa informação? Tem alguma fonte do prefeito citando o projeto??
    Diferente do radar por media de velocidade do alckmin nas estradas…
    acho
    pior, porque esse não tem escapatoria. Vai ter que andar o trecho todo
    entre “2 PCs” (raid de regularidade?) na media de velocidade maxima.
    E esse, em especifico o Alckmin falou de boca cheia “vai ter”
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/32943-alckmin-vai-avaliar-multa-por-velocidade-media-em-sp.shtml

    Alckmin ganhou, o dono dos pedagios, radares, das privatizações das estradas, do mensalão do metro e do cantareira que ele sabia desde 2003 que era insuficiente… tiririca em segundo nos deputados, um sujeito q por si só não apresentou em 4 anos mais que 4 folhas de projetos, dos quais a maioria visa os artistas circenses e os ciganos!
    Não me admira se colocar mais um lá, agora na presidencia!
    .
    O estado que guiava a nação, até na bandeira, agora é a coisa mais sem rumo q existe.
    No geral o brasileiro é ruim qdo escolhe candidato, mas acho que paulista tem um senso bem ruim quanto aos politicos.
    Skaf era a melhor opção disparado, meio skaf era mais que 2 alckmin e com o padilha de troco.

    • Lucas dos Santos

      Vai ter que andar o trecho todo entre ‘2 PCs’ (raid de regularidade?) na media de velocidade máxima.”

      É importante não confundir “velocidade média” com “média de velocidade máxima” – não sei se foi o seu caso, mas foi o que eu entendi da sua afirmação.

      Tem muita gente achando que o radar mede a velocidade no “ponto A” e no “ponto B” e então divide por 2 para obter a média aritmética das velocidades. Não é assim que funciona. O que é levado em consideração é o tempo que um veículo leva para passar entre os dois pontos. Ao dividir a distância entre esses dois pontos pelo tempo registrado, obtém-se a velocidade média.

      Independentemente disso, acho que, ao invés de investir em equipamentos caros e “ultra-tecnológicos” pela “caça à velocidade”, deveriam é educar o motorista para dirigir com cuidado e atenção. Mas, como diria o Bob, isso dá um trabalho… e não gera receita.

  • F A

    E se eu entrar na faixa do ônibus para entrar num posto de gasolina? Como a câmera do ônibus vai saber?

  • RoadV8Runner

    R$ 43,2 milhões de reais para investir na indústria da multa, enquanto existem zilhões de outras necessidades mais importantes para as quais esse dinheiro pode ser destinado…

  • Bob Sharp

    F A
    A câmera não vai saber é você escutará o plim-plim da caixa registradora em alguns dias, na sua casa. É óbvio que tudo isso é para reforçar o Caixa da prefeitura.

    • F A

      Perguntei isso, pois esse dia entrei numa concessionária da Hyundai e a “guardinha” viu que entrei e mesmo assim a safada me multou.

  • Malaman

    Tá “serto”. Boa mesma é a nossa “governanta” e o PT dela.

    • J Paulo

      Nenhum partido no poder durante muito tempo é bom pra população.

  • Malaman

    Claro, a falta de chuva é culpa só da crise energética do governo federal. No caso dos governos de oposição a culpa é da má gestão. Tão óbvio!

    • Totiy Coutinho

      Justiça seja feita, investiram em termoelétricas para ninguém ficar sem ar-condicionado,não ficaram esperando a agua acabar.

      • R.

        A corja petista deve ser apeada do poder urgentemente.
        A hora é agora !
        Esse “partido” ou “quadrilha” , não tem mais condição moral de governar o Brasil.

  • CCN-1410

    Não defendo o PT nem qualquer partido político brasileiro e isso, não tem nada a ver com determinado partido, mas somente com a burrice do povo que aceita tudo o que lhe é imposto.
    Saiam às ruas, ora! Bloqueiem tudo e critiquem quem e o que lhes incomoda.
    Eu sei que bloquear as vias deixa o Bob nervoso, mas por acaso existe outra maneira?
    Até tem gente que pensa que se a Dilma se reeleger o país vai melhorar e outras que pensam que se o Aécio vencer irá melhorar. Ledo engano pessoal, porque no fundo, são todos farinha do mesmo saco que só vivem para prejudicar o povo.
    E nós aceitamos tudo bravamente…

    • Xara_do_Edson

      ccn1410, o pior é que os protestos que ocorrem são só para quebrar agências bancárias, concessionárias de automóveis, enfim, depredação pura de patrimônios públicos e privados. Badernas que não levam a nada e descaracterizam qualquer motivo pelo qual foram promovidos. Infelizmente o povo brasileiro não sabe nem protestar. Votar então….

  • Newton

    Enquanto isso, a bandidagem correndo solta, assaltando, roubando. Mas para coibir isso, não há pessoal suficiente, todos estão preocupados em multar os carros.

  • Breno Felipe

    Caramba! Mesmo achando um absurdo devo dizer que é uma ideia genial já que os coletivos circulam diariamente. Sabe o que falta para acabar em pizza? Colocarem um radar na traseira e outro na frente, onde a área do ônibus seria usada para ver se os condutores da lateral estão ou não no limite de velocidade! Em vez de investir em infraestrutura e tentar corrigir essas ruas esburacadas ficam gastando dinheiro na indústria das multas… Ainda bem que em Belo Horizonte AINDA não tem o rodízio maldito.

  • petrafan

    Por que Haddad e o PT odeiam São Paulo tanto assim?
    Quantos dias faltam para nos vermos livres desse prefeito que tanto odeia a cidade?

  • J Paulo

    Deve ter um jeito de derrubar isso na justiça

  • Totiy Coutinho

    kkkkkkk !

    • .

      Dia 27 de outubro quero ver quem é que vai estar rindo assim ….
      He he …

  • Fernando Y

    E quem vai fiscalizar as m* que os motoristas de onibus fazem?

  • Bruno L. Albrecht

    Genial…gasta-se milhões pra fazer isso funcionar (o PT levando sua parte), aí alguém toma juízo e acaba com a inconstitucionalidade que são esses atos (alô rodízio) e gasta-se mais milhões pra remover esses equipamentos (o PT levando sua parte…de novo)…