BMW NineT AUTOentusiastas 23  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 23

A BMW R nine T foi apresentada no ano passado, 2013. Ela comemora os 90 anos do lançamento da primeira motocicleta da marca, a BMW R32. Ao falarmos “nine T” soa “ninety”, que em inglês significa noventa, daí o nome.

A BMW começou como fabricante de motores aeronáuticos. Seu símbolo, o círculo dividido nas cores azul e branca, remete a uma hélice em movimento. Muitos dos aviões alemães usados na Primeira Guerra Mundial usavam seus excelentes motores radiais refrigerados a ar. Porém, com a derrota alemã, o Tratado de Versalhes impôs à Alemanha a proibição de fabricar artefatos de guerra. O avião estava entre eles e com isso a BMW se viu numa enrascada. Passou a produzir motores estacionários. Um deles, um motor boxer de dois cilindros, veio a equipar a motocicleta da fabricante Victoria. A congênere Helios fez o mesmo, e logo em seguida se associou à BMW. Em seguida à fusão, o diretor geral da BMW, Franz Josef Popp, pediu ao diretor de Projetos, Max Friz — que antes da guerra trabalhara na Mercedes e durante o conflito fora responsável pelos motores aeronáuticos da BMW —, que estudasse a moto da Helios. A conclusão de Friz foi bem bávara, direta, que o melhor a fazer seria jogar a moto no lago mais próximo.

 

Motocicleta Helios. Notar que cilindro traseiro fica "escondido" do vento (www.ozebook.com)  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA heliosbmw1921

Motocicleta Helios. Notar que cilindro traseiro fica “escondido” do vento (www.ozebook.com)

O mais condenável na Helios, segundo Friz, era a disposição transversal do motor boxer, que acarretava má refrigeração do segundo cilindro, o que ia atrás. Decidiram começar tudo do zero. Fabricar uma moto excelente seria uma boa propaganda para a qualidade dos motores BMW.  E assim nasceu a R32 em 1923, a primeira motocicleta BMW, já com a disposição básica que ainda perdura em muitas motos da marca: motor bicilíndrico boxer disposto longitudinalmente e transmissão por cardã. Assim os dois cilindros ficam igualmente expostos ao fluxo de ar. Toda BMW com essa configuração é designada pela fábrica como Série R.

 

A BMW R32, lançada em 1923, estabeleceu o design que perdura  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW R32 vl TCE

A BMW R32, lançada em 1923, estabeleceu a configuração que perdura (foto: wikipedia.com)

Mesmo a R32 tendo sido lançada em um período economicamente sombrio da Alemanha, com a hiperinflação, ela foi um sucesso. Dei essa volta toda para explicar o porquê do nome de batismo desta R nine T, que considero uma das mais lindas motos já feitas. Mas ainda falta uma coisinha que gostaria de contar: o Dr. Friz tinha muita razão ao estabelecer as linhas básicas da moto, e isso ficou provado na II Guerra, quando o motor das BMW suportou o calor infernal do norte da África. As outras sobreaqueciam e ela, não. O fato da transmissão final ser feita por cardã também fez diferença nessa campanha, já que a abrasiva areia do deserto logo “comia” corrente, coroa e pinhão das outras. Depois da guerra o governo americano mandou que a Harley-Davidson fabricasse algumas cópias da BMW para o seu exército. A Harley fez mil delas.

 

O maior perigo é acostumar-se a ela e não querer nenhuma outra  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 17

O maior “perigo” é acostumar-se a ela e não querer nenhuma outra

Os Corvette têm motor V-8 dianteiro, as Harley têm motor V-2 transversal, os 911 têm motor 6-ciindros boxer “de popa” e as motos BMW têm motor 2-cilindros boxer longitudinal. Essas são as disposições clássicas dessas marcas, as que de imediato associamos a elas. Esta R nine T, a meu ver, já nasceu como uma moto clássica; linda e boa .

A cilindrada é de 1.170 cm³, quase 600 cm³ por cilindro. Motor pesado, porém baixo, o que dá à moto um centro de gravidade baixo. Ela é sólida, plantada no chão. Sendo de grande cilindrada e instalado na longitudinal, a reação normal que todo motor tem ao torque,  especialmente nas aceleradas mais fortes e repentinas, passa para a moto, levando a incliná-la para a direita. O leitor na certa já viu as osciladas que um motor V-8 ou 6-cilindros de grande cilindrada dá nessas circunstâncias, que chegam a fazer o carro mexer lateralmente. Como na maioria das motos o motor é transversal, essa reação é pouco ou nada percebida e, principalmente, não ocasiona mudança na inclinação. Já numa BMW Série R sentimos esse efeito de maneira bem pronunciada.

Elas são assim e isso demanda a técnica correta de quem pretende pilotá-las nos limites de acelerada em saída de curva. Tem-se que estar preparado para agir segundo as diferentes curvas. Se ela é para a esquerda, a acelerada de saída de curva fará a moto se desinclinar. Mas se a curva é para a direita, a acelerada a levara a se inclinar ainda mais, o que pode gerar uma situação perigosa. Mas é só um cuidado que se tem que tomar e isso se torna automático para um possuidor de BMR R. É uma característica, não um defeito, e esse cuidado só precisa ser tomado em situações de tocada forte; em tocada normal pouco se nota. Mas, afinal, é uma moto feita para motociclistas. Não foi feita para novatos, e gosto disso. Que se aprenda nas outras motos, para depois pilotar uma BMW R.

 

O essencial e nada mais, porém com requinte nos detalhes  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 05

O essencial e nada mais, porém com requinte nos detalhes

São 6 marchas, mas com um torque máximo de 12,1 m·kgf a 6.000 rpm já dá para imaginar que vamos metendo marcha e dali a pouco já estamos sem saber exatamente em que marcha estamos. Ela responde de pronto a qualquer acelerada, seja lá em que marcha estiver. Na dúvida, o painel indica a marcha vigente. A potência máxima de 111 cv vem a 7.550 rpm. A frente é pesada, daí que se pode dar boas arrancadas sem muita preocupação com empinadas indesejáveis. O pneu traseiro, no caso, um Metzeler 200/50 R17, traciona muito, e não há controle de tração.

ABS, tem, e não há como desligá-lo. Eu preferia que pudesse, ao menos o do freio traseiro. Os freios são independentes,  não são combinados, o que acho bom. Na dianteira, dois discos flutuantes. Na traseira, um. Freia muito.

 

É impressionante o que freia  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 13

É impressionante o que a R Nine T freia

Na cidade temos que cuidar dos cabeçotes. Por exemplo: nas filas de sinal, não basta livrar o guidão por cima do capô dos carros parados, pois os cabeçotes podem bater no pára-choque do carro. Tudo bem, essa não é moto para nervosos caminhos de rato. Ela convida a longos passeios, longas viagens por paisagens desabitadas. Gostei que o motor pouco emite calor na cidade. Não é uma “moto quente” no uso urbano. O calor só atinge os pés, e mesmo assim não muito.

Os cursos das suspensões são suficientes para encarar sem susto os buracos-surpresa. A massa da moto é grande, o centro de gravidade é baixo, daí que sua trajetória pouco se abala com buracos, e é bom mesmo que não se abale, porque depois de abalada a coisa pode complicar…

 

Ambas as suspensões com 120 mm de curso  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 02

Ambas as suspensões têm 120 mm de curso

Na estrada, bom, na estrada ela está onde foi feita para estar. Que delícia de moto! Coloque a 6ª marcha e esqueça. As trocas de marcha são feitas só para sentir o prazer de trocá-las, porque a 6ª já dá uma tremenda pegada, mesmo em baixa velocidade. Ela acelera como se o motor não soubesse que tem algo a carregar. Ela vao de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, o que é arrancada para os super dos superesportivos. E atinge, segundo a BMW, “mais de 200 km/h”. Calculo que a máxima esteja ao redor de 230 km/h, o que já está para lá de suficiente.  

A R Nine T foi desenhada na Califórnia. Pretende agradar quem não suporta mais esse design no estilo “Power Rangers” e “Transformers” que veio dominando e parece que já deu o que tinha que dar. A BMW oferece vários opcionais. Pode-se removera metade traseira do selim, que, por sinal, é plano, e apesar de ser estreito é bom para a garupa. É possível tirar o miolo dos silenciadores para que o ronco fique mais encorpado. Esta de teste estava sem os miolos. Não fica nada exagerado e não incomoda ninguém. A regulagem da mola, única, da suspensão traseira é feita facilmente. Deixei na mais macia e ficou ótima, deu mais tração nas aceleradas em piso irregular. Não há regulagem da suspensão dianteira, que é a tradicional, por garfo, mas com amortecedores invertidos. Tem computador de bordo. Fez ao redor de 17 km/l na estrada e numa tocada razoavelmente rápida, normal numa moto dessas. Com o tanque de 18 litros a autonomia gira em torno de 300 km, o que não é muito, mas também não é pouco.

 

Grande radiador de óleo e tomada de ar  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 33

Grande radiador de óleo e tomada de ar de admissão

Pesa, tanque cheio, 222 kg. O banco está a 785 mm do chão. Baixo, e isso é bom, pois em moto pesada é bom poder abrir as pernas para poder firmá-la sem esforço.

Esta moto nos foi cedida pela Eurobike, em cuja loja da Avenida Hélio Pellegrino, em São Paulo, também estão expostas algumas R nine T customizadas pela Johnnie Wash. O espírito dessa moto é esse mesmo, ser maleável para personalizações. Ela me fez desconfiar que a BMW andou lendo a minha mente e tirando as minhas medidas. Sorte da Eurobike que a devolvi antes deste domingo de eleição presidencial, pois estivesse ela comigo acho que sumiria com ela mundo afora até que acabasse este meu desapontamento, e isso poderia levar semanas, talvez meses. Seria um bom remédio, sem nenhuma dúvida.   

 

Um olhar e adeus  BMW R nine T, MOTO QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA BMW NineT AUTOentusiastas 20

Um olhar e adeus

 

AK

 

Vídeo

 

FICHA TÉCNICA BMW R nine T
 
MOTOR
TipoBoxer, longitudinal, arrefecido a ar e óleo
Diâmetro e curso101 mm x 73 mm
Cilindrada1.170 cm³
Potência máxima111 cv a 7.550 rpm
Torque máximo12,1 m?kgf a 6.000 rpm
Formação da misturaInjeção eletrônica no duto
TRANSMISSÃO
N° de marchas do câmbio6
Transmissão finalCardã
EmbreagemMultidisco, comando hidráulico
CHASSI
QuadroConceito de quadro em quatro seções com quadro traseiro em três seções
Roda dianteiraRaiada 3,50 x 17″
Roda traseiraRaiada 5,50 x 17″
Pneu dianteiro120/70R19
Pneu traseiro200/50R17
Suspensão dianteiraGarfo telescópico hidráulico invertido com Ø 46 mm, curso de 120 mm
Suspensão traseiraMonobraço oscilante com BMW Motorrad Paralever, curso de 120 mm
Freio dianteiroDisco duplo com Ø 320 mm, flutuantes, pinças de freio monobloco radiais com 4 pistões
Freio traseiroDisco com Ø 265 mm e pinça flutuante de pistão duplo
DIMENSÕES, CAPACIDADES E PESO
Comprimento2.220 mm
Largura890 mm
Altura (com espelhos)1.265 mm
Distância entre eixos1.476 mm
Altura do banco785 mm
Tanque de combustível18 L
Peso em ordem de marcha222 kg

Galeria

Sobre o Autor

Arnaldo Keller
Editor de Testes

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Publicações Relacionadas

  • Angelito

    AK, excelente a atitude do site de trazer mais motos para as matérias. Vejo que cada vez mais elas se popularizam, tanto por serem menos caras que um carro, e porque o homem tem bem mais controle sobre a máquina do que num carro (para alguns, controle até demais).

  • AlexandreZamariolli

    Arnaldo,
    Confesso que inicialmente não havia reparado, mas você tem razão: em termos gerais, a moto é mesmo bastante bonita. Só acho que a BMW tem insistido em algumas assimetrias – como a tomada de ar dessa R nine T e os faróis da S 1000 RR e da linha GS, por exemplo – que tiram um pouco da harmonia do design.

  • Comentarista

    Bela máquina mas para longas viagens acredito que a 1200gs deve ser mais confortável.

  • Peter Losch

    Finalmente, uma moto com cara de moto.

  • Piantino

    Linda moto!!! Já vi uma ao vivo e é muito interessante essa releitura de um design clássico.

  • Piantino

    Alexandre, eu já gosto justamente das assimetrias… Acho lindo o farol assimétrico e hoje já é uma identidade das motos BMW.

    • José Rodrigues

      Os faróis das GS parecem os olhos de certo companheiro petroleiro, hahaha

  • GFonseca

    Linda moto!

    E AK, você tem toda a razão, nessas horas de grande desapontamento, mototerapia é uma baita de uma ajuda…

    Abs

    • GFonseca,
      Mototerapia, boa essa! Por favor, me permita usar essa sua expressão em futuras matérias. Tem tudo a ver.

  • Danilo Grespan

    Nao vai ter versão flex?! hahahaha! Brincadeira a parte, acompanhar no vídeo a aceleração dessa moto é sensacional, A moto realmente tem cara de moto, mas não teria uma dessa para andar dentro de São Paulo: seguro deve ser absurdo.

  • como diriam os bragantinos, essa moto tem um “plus a mais” em relação a 1200gs… mas com certeza a 1200 é uma estradeira muito mais competente mas não tem nada a ver com qualidade, são dois seguimentos diferentes, só isso, não desabona ninguém, bonus pra bmw que consegue manter um padrão animal e consegue oferecer um leque de opção invejável!

  • joão

    Parabéns pelo texto. Tomara que BMW, Chevrolet, Harley e Porche não tirem a personalidade dos seus veículos, como fez a Forde com o Mustange. Amém.

  • Que maquina! só faltou mesmo informar o valor rsrs

    • Robson, bem lembrado! Vou colocar, mas adianto já: R$ 58.500,00. Está em promoção pois o preço oficial é R$ 61.500,00. Obrigado por avisar.

  • César

    Uma moto clássica, sem dúvidas. E com cardã, como deve ser. E até que não é cara considerando a marca. Achei bem resolvida em termos de design, relevando, na minha modesta opinião, os amortecedores dianteiros pintados de dourado. Creio que a BMW poderia ter dispensado esta cor. E ela até que não traz a assimetria que tanto abomino na maioria das motos – por exemplo, no farol da linha GS – e pelo menos tem discos de freio dianteiros dos dois lados.

    Se fosse para ter uma moto da BMW, teria uma K1600GTL…
    Abraço. CSS

  • RoadV8Runner

    Rapaz, que ronco é esse? E a moto anda muito, absurdo como acelera fácil, fácil!

  • RR

    Aos 9:20 começaram a passar umas motocas bem rápido.
    Aos 9:24 passou um doido a milhão !
    Parece que a estrada é a Ayrton Senna .. Né não ?
    Demais essa BMW … mas qual é o preço ?

    • A estrada é a Bandeirantes. R$ 58.500 na promoção. Preço tabela é R$ 61.500.

  • André K

    AK

    Excelente avaliação do que me parece ser uma excelente moto! Muito bonita e com a qualidade da BMW.

    Pegunta abusada… se fosse para escolher uma, qual seria:
    – Triumph Bonneville (http://autoentusiastas.com.br/2013/05/triumph-bonneville-t100/);
    – Royal Enfield (http://autoentusiastas.com.br/2013/06/royal-enfield-classic-500-uma-classica-trazida-pelo-tunel-do-tempo/); ou
    – BMW R nine T

    • André, tudo depende do que se pretende fazer com elas. Gostei muito das três, muito mesmo, mas não existe moto ou carro ideal para tudo. Entretanto, se você pretende me presentear com uma delas, qualquer uma está ótimo, obrigado!

      • André K

        Ah se eu pudesse… Certamente presentearia!

  • José Ernesto

    Parabéns pela reportagem Arnaldo. Gosto muito das suas avaliações técnicas de moto.

  • thiago

    Motor com rpm máximo baixo… para motos. Interessante o recurso de tirar o miolo do escapamento. Som é parte do tudo em carros, motos e qualquer máquina.

  • Luiz_AG

    Puxa, não vem com o telelever na suspensão dianteira? Tenho curiosidade de saber como se comporta uma moderna boxer da BMW Sem essa suspensão.

  • Danilo Bod@o

    Que coisa linda esse ronco, meu Deus!!!

  • Leonardo Mendes

    A conclusão de Friz foi bem bávara, direta, que o melhor a fazer seria jogar a moto no lago mais próximo
    Huhahahahaha, ri alto com essa conclusão.

    Interessante como ela remete a Hornet antiga quando vista de lado.

  • Boni

    AK,

    Parabéns pela avaliação e, principalmente, pelos vídeos que estão cada vez melhores.
    Espero que vocês continuem trazendo avaliações de motos para nós.

    Acho que você só pecou em uma parte no vídeo, quando diz que o disco de freio tem 310cm de diâmetro, quando na verdade são 310mm.

    Mas qualquer um entendeu que é um baita disco de freio que deve parecer ser capaz de freiar uma locomotiva. Senti essa sensação quando andei de Ducati Multistrada 1200.

    Abraços.

  • marcos

    Eu entendo as BMWs boxer como perfeitas. Gostei deste modelo! Pena não ter um pouquinho mais comprimento de banco,( inclusive poderia ser mais espesso) e um guidon mais recuado, sem ser necessariamente custon. A colocação de uma bolha pequena retiraria o ar do peito nas velocidades maiores e não atrapalharia. Mas isto é fácil. Tenho uma Guzzi California 1100 ano 2000, zero km, outra que adoro e dei a imensa sorte de comprar zero em 2013 de um cara que comprou para revender de um leilão da receita federal. Boa matéria AK. Saludos.

  • o arnaldo, testa a gs800 e a 1200!!!

  • Boni, essa foi o menor erro, já que é evidente que o disco não tem 3,20 metros. Errei mesmo foi na hora de falar dizendo que o motor é transversal, quando é longitudinal. Foi bobeira minha, pensei uma coisa e falei outra. Acho que foi de tanto ver a Dilma falar atrapalhado que peguei essa praga.

  • Felipe Ré

    Arnaldo, novamente mais um vídeo e avaliação EXCELENTES de uma moto maravilhosa… e põe maravilhosa nisso….
    Muito me agrada que grandes marcas do mercado atual de motos se preocupem e respeitam tanto o seu passado, nos oferecendo motocicletas como a Triumph Boneville ou as Enfield clássicas, até mesmo as Harley e agora a BMW com essa peça linda da legitima engenharia alemã.

    Esta ai uma boa fonte de inspiração para as marcas de automóveis.
    Quem sabe para produzirem carros com aquela simplicidade destinada ao simples prazer em dirigir (ou pilotar) e se preocupassem menos com apenas “parecer antigo”.

    Mai um vez, parabéns pela excelente matéria.
    Curto demais os seus vídeos, sobretudo os dessas motos “clássicas ao nascerem”
    Abraço.

  • Lucas Giampietro

    Eu estou justamente com essa dúvida, e já faz tempo. Agora ainda me aparece essa obra de arte da BMW para dificultar mais ainda a decisão.
    Vou acabar ficando com a Royal, acho a história dela sensacional.

  • conduzidos

    a inclinação ao acelerar somente acontece com a moto parada – andando com a moto você não irá perceber, até porque, voce não da essas aceleradas assim nas curvas…..

  • Conduzidos, sente com ela andando, sim. E sente nas curvas, sim.