1912_Marmon_model_32speedster  PRIMAZIAS AUTOMOBILÍSTICAS – 2ª E ÚLTIMA PARTE 1912 Marmon model 32speedster

Marmon 32 Speedster 1911 com o espelho fixado na moldura do pára-brisa (foto taurtoisemotorsports.com)

Treze dias atrás publicamos “Primazias automobilísticas“, que suscitou enorme interesse. Pelo volume de texto, parei em “Freios” para continuar em outro momento, que chegou. 

Novamente saliento que pode haver imprecisões e omissões de fatos e datas, como em toda História, mas o saldo dessa compilação é plenamente aproveitável e de grande utilidade para quem tem interesse em conhecer um pouco da História do Automóvel por meio das primazias automobilísticas.

Vamos a elas, sempre repassando o conteúdo traduzido do  site Final Gear.

 

Lista de superlativos automobilísticos – 2ª e última parte

 

Auxílios ao motorista

Primeiro espelho retrovisor de série: Marmon 1911

Primeira direção assistida: Chrysler Imperial 1951

Primeiro controle automático de cruzeiro: Chrysler Imperial 1951
Menção honrosa: o Peerless tinha um sistema centrífugo de controle de velocidade nos anos 1910

Primeiro controle de tração: Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7, em 1987, sistema Bosch

Primeiro sistema dinâmico de controle de estabilidade/Programa eletrônico de estabilidade: BMW Série 7/ Mercedes-Benz Classe S, ambos em 1996

Primeiro controle automático de cruzeiro adaptativo: Toyota Celsior 1997

Primeiro sistema de visão noturna: Cadillac DeVille 2000

Primeiro controle dinâmico do veículo integrado: Toyota Crown Majesta 2005 (chamado de Vehicle Dynamics Integrated Management, gerenciamento integrado da dinâmica do veículo)

 

Retenção passiva

Primeiras bolsas infláveis: Oldsmobile Toronado 1974

Primeiras bolsas infláveis para cabeça: BMW Série 7 1998

 

Revestimento de roda (pneus)

Primeiro uso de revestimentos pneumáticos: Peugeot L’Éclair 1895 (Michelin)

Primeiro uso de revestimentos pneumáticos de série: Bollee Voiturette 1896

Primeiro revestimento pneumático radial: Michelin “X” em 1947 (patenteado em 1946)

Primeiro pneu auto-selante: Goodyear em 1950

Primeiro pneu roda-vazio (run-flat): Porsche 959 (Dunlop Denloc; com rodas especiais)
Menção honrosa: Chevrolet Corvette C4 1994 (Goodyear SST; opcional, com rodas normais)
Menção honrosa: Chevrolet Corvette 1997 C5 (normal de série)

Nota da redação: Foi usado o termo ‘revestimento de roda’ exclusivamente para dar o sentido do texto original em inglês. Nessa língua há distinção entre revestimento de roda e revestimento de roda pneumático (com ar em seu interior), tires e pneumatic tires (tyres no Reino Unido). No começo da era do automóvel os “pneus” eram maciços, como se vê na foto abaixo. Em outras línguas, como espanhol, ocorre o mesmo, cubiertas e cubiertas neumáticas; em italiano, gomme e gomme pneumatici; em alemão, reifen e pneumatisch reifen.

 

Pneu sólido  PRIMAZIAS AUTOMOBILÍSTICAS – 2ª E ÚLTIMA PARTE Pneu s  lido

“Revestimentos” sólidos, ou solid tires, sem ar dentro (foto prewarbuick.com)

 

Iluminação

Primeiro farol elétrico: Columbia electric 1898

Primeiro farol de série: “Prest-O-Lite” acetileno em 1904

Primeiro farol elétrico de série: Peerless 1908

Primeiro sistema elétrico e de iluminação integrados: Cadillac 1912 (Delco)

Primeiro farol com facho baixo: Guide Lamp Company, 1912

Primeiro farol com dois fachos: Bilux, 1924

Primeiro farol direcional: Tucker Torpedo 1948

Primeiro farol de troca alto-baixo automática: Cadillac 1952 (Autronic Eye)

 

Autronic Eye  PRIMAZIAS AUTOMOBILÍSTICAS – 2ª E ÚLTIMA PARTE Autronic Eye

Autronic Eye

Primeiro farol de ligar e desligar automaticamente: Cadillac Twilight Sentinel 1964

Primeiro farol halógeno: Hella, 1965

Primeiro limpador de farol: Saab 1970

Primeiro carro moderno no mercado americano com faróis selados (sealed beam): Lincoln Mark VII 1984

Primeiro farol de descarga de gás a corrente alternada: BMW Série 7 1991

Primeiro farol de descarga de gás a corrente contínua: Lincoln Mark VIII 1997

Primeiro com luzes de néon: Lincoln Mark VIII 1997

Primeiro com luzes traseiras só a LEDs: Maserati 3200 GT 1998

Primeiro farol bi-xenônio: Mercedes-Benz Classe CL 2000

 

Sistema elétrico

Primeiro acionamento elétrico de vidros das janelas: Buick Y 1938

Primeiro interruptor de ignição/partida a chave: Chrysler 1949

Primeiro alternador: Valiant 1960

Primeira bateria selada: Pontiac 1971 (“Freedom Battery”)

Primeira fiação multiplexada: Cadillac Allanté 1987

Primeiro controle integrado dos sistemas do carro: Mazda Eunos Cosmo 1991 (Car Control System)

 

Controle de climatização

Primeiro desembaçador de pára-brisa: Studebaker 1928

Primeiro lavador de pára-brisa: Studebaker 1937

Primeiro ar-condicionado: Studebaker Commander 1938
Menção honrosa: Packard 1939 e Cadillac 1941

Primeiro desembaçador traseiro: Cadillac 1948

Primeiro banco com aquecimento: Cadillac 1966
Menção honrosa (primeiro aquecimento elétrico): Saab 99 1972

 

Saab 99  PRIMAZIAS AUTOMOBILÍSTICAS – 2ª E ÚLTIMA PARTE 1968 1984 Saab 99 1972

Saab 99

Primeiro controle automático de temperatura de cabine: Cadillac 1964

Primeiro controle automático digital de temperatura de cabine: Saab 95 1997

 

Eletrônica e entretenimento de bordo

 Primeiro rádio de série: Springfield 1923

Primeiro sistema da navegação: Honda Accord em agosto de 1981 (analógico, instalado em concessionária)

Primeiro sistema de navegação digital: Acura Legend 1990

Primeiro sistema de navegação GPS: Oldsmobile Eighty Eight 1995 Guidestar
Menção honrosa: empate em 1996: BMW Série 5 modelo 1997 e Acura RL
Menção honrosa: Pioneer Electronics/Trimble (mercado de peças)
Menção honrosa: Mazda 1992 (instalado em concessionária)

Primeiro sistema telemático de assistência: empate em 1996: Cadillac Seville modelo 1997 (OnStar) e Lincoln Continental (Motorola RESCU)

Primeiro sistema de navegação por DVD: Matsushita/Pioneer Electronics 1996 (mercado de peças)

Primeiro computador pessoal em automóvel: Microsoft Auto PC (mercado de peças)

Primeiro sistema de áudio com Bluetooth: Chrysler 2000

Primeiro sistema estéreo certificado THX: Lincoln LS 2003

Primeira máquina de karaokê de bordo: Geely BL 2003

Primeiro cancelamento de ruído ativo: Acura RL 2005

 

Outros

Primeira direção por volante: Packard 1899

Primeiro velocímetro: Oldsmobile 1901

Primeiro volante de direção ajustável em altura: Peerless 1912

Primeiro mostrador do nível de combustível instalado no painel: Studebaker 1914

Primeiro indicador de direção: Buick 1939

 

Buick Flash-Way direction signal   PRIMAZIAS AUTOMOBILÍSTICAS – 2ª E ÚLTIMA PARTE 1939 Buick 32

Buick Flash-Way direction signal

Primeiro banco traseiro escamoteável bipartido: Renault 4 1961 (a Fiat patenteou o sistema em 1978)

Primeiro volante de direção ajustável em altura e distância: Cadillac 1965

Primeira roda de compósito: Shelby CSX 1989

Primeiro diferencial ativo: Honda Prelude Type SH 1997
Menção honrosa: Ferrari F430 e Acura RL lançaram em 2005 os primeiros diferenciais eletrônicos totalmente integrados.

 

Nos Estados Unidos

Primeiro carro americano padronizado: Duryea Motor Wagon em 1896

Primeiro carro elétrico americano: Detroit Electric 1907

Primeiro utilitário esporte híbrido americano: Ford Escape Hybrid

 

Espero que você tenha visto muita coisa nova.

BS

Sobre o Autor

Bob Sharp
Editor-Chefe

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Publicações Relacionadas

  • Nando

    Ri muito com o primeiro karaokê a bordo

  • Ilbirs

    Bob, só uma mudança a ser feita. Onde está:

    “Primeiro banco traseiro escamoteável: Renault 4 1961 (a Fiat patenteou o sistema em 1978)”

    Leia-se:

    “Primeiro banco traseiro escamoteável bipartido: Renault 4 1961 (a Fiat patenteou o sistema em 1978)”

    No original em inglês está:

    First split folding rear seats – 1961 Renault 4 (Fiat patented the system in 1978)

    Também é preciso considerar a que tipo de banco estão se referindo. Se for um bipartido do jeito mais usual (60-40), pode ser que esteja certa a informação, pois peruas DKW dos anos 1950 já tinham banco bipartido (50-50 e com aquele ferrinho que impedia uma plataforma de carga 100% plana e desimpedida):

    http://i.auto-bild.de/ir_img/4/9/8/1/3/3/Mit-dem-DKW-F-89-Universal-auf-der-Fachwerkstrasse-560×373-690677d9f8faea3e.jpg

    https://c1.staticflickr.com/3/2694/4389821971_129c8a017d_z.jpg?zz=1

    Há também a curiosidade de termos por aqui também o Karmann-Ghia TC, também com banco traseiro bipartido antes de a Fiat fazer a tal patente de 1978:

    http://4.bp.blogspot.com/-yxiDOiyusdI/UaeqUbKKF_I/AAAAAAAABDQ/N38c2p2WHsQ/s1600/Volkswagen_Karmann-Ghia_TC_1971_+05.jpg

  • Bob Sharp

    Illbirs
    Isso mesmo, corrigi. Agora, História é mesmo algo bem difícil, mormente quando se trata de automóvel. Por isso avisei sobre erros e omissões. Na perua DKW-Vemag aquele suporte para apoio dos encostos era escamoteável também.

    • Lorenzo Frigerio

      Talvez o sistema “stow’n go” das Grand Caravan/ Town& Country mais recentes, que escamoteiam os bancos traseiros no assoalho, mereçam uma menção.

  • Leonardo Mendes

    Procurem no Youtube por Honda Gyro-Cator Navigation System 1981 pra terem uma ideia de como era o sistema de navegação do Accord mencionado no texto.

    • Mineirim

      Tosco demais! É, literalmente, copiar e colar o mapa… E aquele sensor que fica se movimentando? Sem precisão nenhuma! hahaha

    • João Carlos

      Rapaz, que legal!

      Eu já ia chamar isso de ultrapassado. Mas aí lembrei que cá estou, 33 anos depois, com uma internet da Vivo de 10 Mega que não consegui transmitir em 480 p…

    • RoadV8Runner

      Muito interessante o sistema. Hoje pode parecer arcaico ao extremo, mas basta lembrar que em 1981 computador era um sonho distante (ou nem isso…)

  • AlexandreZamariolli

    Bob,

    Segundo sua fonte, as primeiras rodas em material composto equiparam o Shelby CSX de 1989.

    Mas o Citroën SM de 1972 já podia ser equipado opcionalmente com as rodas RR (résine renforcée), feitas pela Michelin com uma mistura de resina plástica e carbono e que pesavam míseros 4,3 kg cada – menos da metade das equivalentes em aço.

  • ccn1410

    (Autronic Eye) – Todos os carros modernos deveriam ter.

    • Rafael Aun

      (Autronic Eye) – Todos os carros modernos deveriam ter.

  • RoadV8Runner

    Legal! Novamente, tem muita coisa comum hoje que surgiu a um século atrás (ou mais), mas que demorou a virar o padrão da indústria automobilística.

  • Harerton Dourado

    Karaoke a bordo… imagina se a moda pega!