Corrida em Santa Cruz do Sul tem terceira intervenção consecutiva do Safety Car e muitos acidentes. Felipe Fraga inaugura a lista de mudanças confirmadas para o ano que vem.

 

Thiago Camilo e Daniel Serra travaram boa disputa pela vitória na Corrida 1 (Foto Fernanda Freixosa)  Stock Car: campeonato embola e mudanças começam 20140930 Thiago Serrinha FFF

Thiago Camilo e Daniel Serra travaram boa disputa pela vitória na Corrida 1 (Foto Fernanda Freixosa)

Na segunda das três etapas seguidas disputadas em circuitos gaúchos, o cenário da Stock Car brasileira ganhou os primeiros sinais da decoração de fim de ano: acidentes e incidentes implicaram em uma grande mudança entre os 10 primeiros na classificação geral do campeonato, que agora entra em recesso de um mês. Após a nona rodada, realizada neste domingo (28/09) em Santa Cruz do Sul, seis pilotos melhoraram suas posições, sendo que três deles entraram nesse grupo formado pelos dez primeiros; dois saíram e, curiosamente, os dois ponteiros mantiveram suas colocações. O melhor progresso foi de Thiago Camilo, que passou de quinto para terceiro graças à vitória na Corrida 1 (que vale mais pontos) e um nono lugar na Corrida 2, na qual Rafa Matos obteve seu primeiro triunfo na categoria.

 

Amadeu Rodrigues e Rafa Matos: vitória celebrada por toda a categoria (Foto Duda )airros)  Stock Car: campeonato embola e mudanças começam 20140930 Amadeu Rafa DBairros

Amadeu Rodrigues (esq) e Rafa Matos: vitória celebrada por toda a categoria (Foto Duda Bairros)

Faltando três provas para o encerramento da temporada, ainda há 111 pontos em jogo (39 em Tarumã, 24 em Salvador e 48 em Curitiba), o que mantém a luta pelo título bastante aberta, em teoria, até o 26º colocado, atualmente Tuka Rocha, que soma 38 pontos. A realidade, porém, reduz essa lista aos 15 melhores, entre os quais destacam-se Átila Abreu (146,5 pontos) e Rubens Barrichello (146), o primeiro pela velocidade e o segundo pelo crescimento ao longo da temporada. Sob o aspecto de melhora durante o ano, nas últimas cinco etapas vários pilotos conseguiram melhorar sensivelmente seus resultados, com destaques para Thiago Camilo, Cacá Bueno, Júlio Campos, Sérgio Jimenez, Max Wilson, Ricardo Maurício e Allam Khodair.

 

Ricardinho (E) e Max recuperaram a boa forma na segunda metade da temporada (Foto Fernanda Freixosa)  Stock Car: campeonato embola e mudanças começam 235306 440765 fff 9444

Ricardinho (esq) e Max de novo na disputa pelos primeiros lugares (Foto Fernanda Freixosa)

O que pode complicar essa história é a constância das intervenções do Safety Car, que proíbe as ultrapassagens e o desenvolvimento normal das competições. O formato atual, certamente criado para satisfazer exigências do canal SporTV para adequar o evento à sua grade programação, certamente pode ser melhorado para evitar que uma prova de 20 minutos tenha mais da metade disputada sob bandeiras amarelas para retirar carros que saíram da pista. Foi isto que aconteceu em Santa Cruz do Sul e no Velopark. Um formato que pode dar certo seria deixar a primeira corrida mais curta e dar maior destaque à segunda nas transmissões de TV; certamente os pilotos adotariam uma pilotagem menos arrojada desde que a pontuação da prova final fosse bem mais atraente.

 

Átila Abreu: problema no reabastecimento tirou chance de ampliar liderança (Foto Fernanda Freixosa)  Stock Car: campeonato embola e mudanças começam 20140930 Atila FFF

Átila Abreu: problema no reabastecimento tirou chance de ampliar liderança (Foto Fernanda Freixosa)

Fraga confirmado

Como publicado por esta coluna na edição de 18/09, o tocantinense Felipe Fraga foi confirmado como piloto da equipe Voxx Racing Team/Cimed para a temporada de 2015. Ainda não está definido qual dos pilotos atuais — Sérgio Jimenez e Denis Navarro— continuará na equipe, uma vez que ambos têm contrato para esta temporada apenas.

 

Felipe Fraga largou na frente nas mudanças de equipe para 2015 (Foto Duda Bairrros)  Stock Car: campeonato embola e mudanças começam foto 15378658951 40874 foto

Felipe Fraga  (88) largou na frente nas mudanças de equipe para 2015 (Foto Duda Bairros)

Resultados de Santa Cruz do Sul e posições no Campeonato

Corrida 1:

1) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 27 voltas em 41’59”283
2) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 0”746
3) Allam Khodair (Full Time Sports), a 5”523
4) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a 6”639
5) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), a 7”257
6) Felipe Lapenna (Hot Car Competições), a 9”006
7) Antonio Pizzonia (Prati-Mico’s Racing), a 9”393
8) Julio Campos (Prati-Mico’s Racing), a 9”892
9) Max Wilson (Eurofarma RC), a 11”902
10) Raphael Matos (Hot Car Competições), a 14”178
11) Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 17”506;
12) Alceu Feldmann (Hanier Racing), a 21”334
13) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 21”795
14) Gabriel Casagrande (C2 Team), a 22”453
15) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 22”978
16) Diego Nunes (C2 Team), a 23”301
17) Valdeno Brito (Shell Racing), a 23”461
18) Rafael Suzuki (ProGP), a 26”652
19) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 32”155*
20) Felipe Tozzo (Boettger Competições), a 50”757**

* Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Galid Osman

** Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Bia Figueiredo

Corrida 2:

1) Rafa Matos (Hot Car Competições), 13 voltas em 22’44″812
2) Júlio Campos (Prati-Mico’s Racing), a 0”221
3) Max Wilson (Eurofarma RC), a 0”959
4) Antonio Pizzonia (Prati-Mico’s Racing), a 1”471
5) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), a 3”016
6) Felipe Lapenna (Hot Car Competições), a 4”144
7) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a 4”579
8) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 4”979
9) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 5”742
10) Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 6”466
11) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 8”196
12) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), a 9”346

Campeonato de pilotos:

1) Átila Abreu, 145,5 pontos; 2) Rubens Barrichello, 145; 3) Thiago Camilo, 136,5; 4) Cacá Bueno, 134; 5) Júlio Campos, 124,5; 6) Sérgio Jimenez, 123; 7) Max Wilson, 119; 8) Antonio Pizzônia, 117,5; 9) Marcos Gomes, 116; 10) Daniel Serra, 115; 11) Ricardo Maurício, 112,5; 12) Allam Khodair, 109; 13) Valdeno Brito, 102; 14) Felipe Fraga, 84; 15) Galid Osman, 74,5

Campeonato de equipes:

1) Full Time Sports, 254 pontos; 2) Red Bull Racing, 249; 3) Prati Mico’s Racing, 242; 4) Eurofarma-RC, 231,5; 5) Ipiranga-RCM, 219.

Próxima etapa: Tarumã (RS), 2/11.

Em Sugo (Japão). acidente na Super Fórmula

 

João Paulo de Oliveira foi atingido por dois carros em prova de Super Fórmula no Japão (Foto arquivo pessoal)  Stock Car: campeonato embola e mudanças começam 20140930 JP Oliveira Facebook

João Paulo de Oliveira foi atingido por dois carros em prova de Super Fórmula (Foto arquivo pessoal)

O brasileiro João Paulo de Oliveira, há anos radicado no Japão, sofreu um acidente espetacular na primeira volta da etapa de Sugo do Campeonato Japonês de Super Fórmula, categoria semelhante à GP2 e F-Renault 3,5 européias. Após passar por vários exames médicos, incluindo ressonância magnética e tomografia, Oliveira foi dispensado e agora vive dias de repouso em preparação para sua próxima atuação, que será no próximo fim de semana, na Tailândia. Você pode ver o vídeo do acidente clicando aqui. Depois de receber alta, o brasileiro comentou em sua página nas redes sociais:

“Meu capacete ficou prensado entre o pneu traseiro e a asa dianteira de dois carros. Os médicos confirmaram que não sofri nenhum dano neurológico e agora só me resta descansar e me recuperar para a próxima corrida. Também fiquei contente que ninguém se machucou.”

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Sobre o Autor

Wagner Gonzalez
Coluna: Conversa de Pista

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 300 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Publicações Relacionadas

  • Leonardo Mendes

    Foi difícil assistir essa etapa da Stock… batida em cima de batida.
    Até minha namorada, que não entende nada de carros, acabou aprendendo o que é safety car e bandeira amarela…rs.

  • Maurilio Andrade

    Uma pena as corridas da Super Formula não serem transmitidas para o Brasil, nem via VT. Devem ser muito legais. Pelo que leio, as corridas são bem competitivas.